Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
luiz.junyor

Rs 15,00 O Metro Cabo 30mm Eh Caro?

Recommended Posts

tava vendo uma cabo de 30mm

para ligar duas bateras em paralelo

e o cara me pediu 15 reais o metro

eh um cabo especialmente para betarias

sera que eh muito caro ou tah a preço de banana

pois em outros lugares que fui

tava 20reais o de 20mm

e soh nessa faixa de preço

o que vc acham disso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É nessa base de preço pro power automotivo sim ... dependendo da marca, passa beeeem desse valor.

Compartilhar este post

Link para o post

Baratissimo.

mais ai vc tem que ver uma coisa.

As vese esses de 30mm de 15,00 , tem menos malha do que os de 20mm de 20,00.

Olha la se ele realmente tem 30mm.

Marcelo Spalenza

Compartilhar este post

Link para o post
Baratissimo.

mais ai vc tem que ver uma coisa.

As vese esses de 30mm de 15,00 , tem menos malha do que os de 20mm de 20,00.

Olha la se ele realmente tem 30mm.

Marcelo Spalenza

eu fui ver e tem bastate malha bem mais o

de 20mm

nao eh dos melhores cabos mas dah pro gasto

Compartilhar este post

Link para o post

só por curiosidade, procure por cabos residenciais flexíveis... sai bem mais barato... e vc acha marcas renomadas.

eu pague R$7 no metro do cabo 25mm em minha cidade... sendo que ia pagar no mínimo R$12,00 + frete num cabo Pompéia da vida pela internet...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

tbm comprei cabo residêncial...

paguei R$ 6,00 o metro.

Ele é preto e não é tão bonito qto o proprio pra som.... mas vale cada centavo!

Compartilhar este post

Link para o post

sempre usei cabo residencial flexivel nos meus sons tbm :D

Compartilhar este post

Link para o post
sempre usei cabo residencial flexivel nos meus sons tbm :D

eu fui ver esse cabo resisdencial flexilvel tmb

e tava 3,50 o metro do cabo 10mm

se au pegar e puxar dois ou tres cabos

vai ficar bom ou nao?

sera que vai hever perda de amperagem

ou vai superaquecer os cabos?

Compartilhar este post

Link para o post

residencial flexível 35mm = 10,00 metro... 50mm = 14,00 o metro! ;) (e olha q moro em cidade relativamente pequena)

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tenho achado estranho as bitolas utilizadas em nosssos sistemas. Seguinte, não quero causar confusão, só analisar a coisa mais técnicamente. Para dimensionar um cabo temos que pensar em varios aspectos:

- do condutor a secção, cor, forma, velocidade do ar circundante ao seu redor, a resistencia do condutor em relação a sua dimensão e etc.

- da aplicação, pricipalmente a potencia dissipada e o efeito joule.

Pensando em potencia dissipada, temos o seguinte:

P = V x I ( potencia = tensão x corrente)

Alguns exemplos disso seriam:

Um cabo de seção igual a 21,15 mm² (aprox 21 mm² ou 4AWG) tem uma capacidade entre 55Al a 60A . Portanto:

P = 12 X 55 = 660W

P = 12 x 60 = 720W

Se a seção for igual a 32 mm² (aprox 31 mm² ou 2AWG) tem uma capacidade entre 90A a 95A. Portanto:

P = 12 x 90 = 1080W

P = 12 x 95 = 1140W

Se considerarmos a tensão igual a 13,8v ou 14,4V a potencia é ainda maior, consumindo a mesma corrente. Os sistemas de transmissão de energia utilizam esse conceito, enviam um sinal de altissima tensão e baixa corrente, garantindo a mesma potencia mas sem ter utilizar cabos de bitolas enormes. Sem considerar o custo de um cabo de bitola maior (cobre é caro pra ca*****) a infra-estrutura necessaria também seria muito dispendiosa.

Agora analisando o efeito joule, que é o calor gerado quando uma corrente percorre um condutor, temos o seguinte:

Q = I² x R x t ( Q = calor gerado, I = corrente, R = resistencia do condutor, t = tempo que a corrente percorre o condutor)

Quanto menor a bitola do condutor, maior sua resistencia, consequentemente maior o calor dissipado por efeito joule. O efeito joule não é desinteressante só pelo risco de rompimento do dieletrico do condutor (parte isolante), mas também porque cria perdas uma vez que a energia é utilizada para gerar calor.

Não concordo com um "chicote" de fios de bitola menor só para economizar no custo. Estando perto uns dos outros, esse condutores irão gerar mais calor, aumentando ainda mais a possiblidade de rompimento do dieletrico. Na minha opnião, se for para baixar o custo da instalação, só utilizaria-os após um bloco distribuidor.

Acho que condutores de bitolas maiores são interessantes quando utilizamos grandes potencias. Por exemplo, em um sistema de 480W (se o sistema realmente conseguir reproduzir toda esta potencia), com uma boa proteção, 16 mm² já é o suficiente.

Bom, é a minha opnião.

Abração a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, tenho achado estranho as bitolas utilizadas em nosssos sistemas. Seguinte, não quero causar confusão, só analisar a coisa mais técnicamente. Para dimensionar um cabo temos que pensar em varios aspectos:

- do condutor a secção, cor, forma, velocidade do ar circundante ao seu redor, a resistencia do condutor em relação a sua dimensão e etc.

- da aplicação, pricipalmente a potencia dissipada e o efeito joule.

Pensando em potencia dissipada, temos o seguinte:

P = V x I ( potencia = tensão x corrente)

Alguns exemplos disso seriam:

Um cabo de seção igual a 21,15 mm² (aprox 21 mm² ou 4AWG) tem uma capacidade entre 55Al a 60A . Portanto:

P = 12 X 55 = 660W

P = 12 x 60 = 720W

Se a seção for igual a 32 mm² (aprox 31 mm² ou 2AWG) tem uma capacidade entre 90A a 95A. Portanto:

P = 12 x 90 = 1080W

P = 12 x 95 = 1140W

Se considerarmos a tensão igual a 13,8v ou 14,4V a potencia é ainda maior, consumindo a mesma corrente. Os sistemas de transmissão de energia utilizam esse conceito, enviam um sinal de altissima tensão e baixa corrente, garantindo a mesma potencia mas sem ter utilizar cabos de bitolas enormes. Sem considerar o custo de um cabo de bitola maior (cobre é caro pra ca*****) a infra-estrutura necessaria também seria muito dispendiosa.

Agora analisando o efeito joule, que é o calor gerado quando uma corrente percorre um condutor, temos o seguinte:

Q = I² x R x t ( Q = calor gerado, I = corrente, R = resistencia do condutor, t = tempo que a corrente percorre o condutor)

Quanto menor a bitola do condutor, maior sua resistencia, consequentemente maior o calor dissipado por efeito joule. O efeito joule não é desinteressante só pelo risco de rompimento do dieletrico do condutor (parte isolante), mas também porque cria perdas uma vez que a energia é utilizada para gerar calor.

Não concordo com um "chicote" de fios de bitola menor só para economizar no custo. Estando perto uns dos outros, esse condutores irão gerar mais calor, aumentando ainda mais a possiblidade de rompimento do dieletrico. Na minha opnião, se for para baixar o custo da instalação, só utilizaria-os após um bloco distribuidor.

Acho que condutores de bitolas maiores são interessantes quando utilizamos grandes potencias. Por exemplo, em um sistema de 480W (se o sistema realmente conseguir reproduzir toda esta potencia), com uma boa proteção, 16 mm² já é o suficiente.

Bom, é a minha opnião.

Abração a todos.

Parabens pelo teor tecnico do topico so lendo e aprendendo .Precisamos de mais respostas assim!!! :legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post

vai ficar bom ou nao?

ficar bom vai...

mas eu acho que não compensa... a economia vai ser mínima, a instalação fica bem mais "porca".

no meu sistema, eu usava 2 fios de 10mm... agora troquei por 1 de 25mm... fica bem melhor... só um terminal na bateria, só 1 terra... e acho que vc acaba nem economizando nada comprando 3 de 10 ao invés de 1 de 30.

eu tb usei disjuntor ... me custou R$14,00 e é bem melhor que porta fusível...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

vai ficar bom ou nao?

ficar bom vai...

mas eu acho que não compensa... a economia vai ser mínima, a instalação fica bem mais "porca".

no meu sistema, eu usava 2 fios de 10mm... agora troquei por 1 de 25mm... fica bem melhor... só um terminal na bateria, só 1 terra... e acho que vc acaba nem economizando nada comprando 3 de 10 ao invés de 1 de 30.

abs

que tipo de disjuntor usa para som automotivo????

Compartilhar este post

Link para o post

vai ficar bom ou nao?

ficar bom vai...

abs

achei o meu com preço de fábrica..

9 reais o metro de 35mm.

mto BOM o cabo.

Compartilhar este post

Link para o post

vai ficar bom ou nao?

ficar bom vai...

abs

achei o meu com preço de fábrica..

9 reais o metro de 35mm.

mto BOM o cabo.

Mas de 750v ou 1kv? Po aqui em Santos ta R$10,00 o cabo de 35mm² e eu vi no fórum que é melhor o de 1kv, só que la só tem o de 750v e o vendedor jura que não fará muita diferença, e tem um la que tbm gosta de som e usa no carro dele...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

vai ficar bom ou nao?

ficar bom vai...

abs

Na mala eu tenho daqueles disjuntores 'bunitinhos', de 3 vias e tal, que uso como distribuidor...

Lá na frente na bateria eu coloquei um normal residencial mesmo!

O Vectra tem uma caixa de relês no cofre do motor, que coube perfeitamente o disjuntor dentro.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

vai ficar bom ou nao?

ficar bom vai...

abs

Na mala eu tenho daqueles disjuntores 'bunitinhos', de 3 vias e tal, que uso como distribuidor...

O Vectra tem uma caixa de relês no cofre do motor, que coube perfeitamente o disjuntor dentro.

abs

jah comprei o cabo

na verdade nao era 30mm e sim 35mm

saiu melhor que a encomenda

e paguei 15 pila o metro

agora soh falta mandar instalar o rele para quando

ligar a ignção as duas baterias fiquem ligadas

e mais tarde montar o som

Compartilhar este post

Link para o post

vai ficar bom ou nao?

ficar bom vai...

abs

abs

Cara, qual a amp do disjuntor que tu colocou lah na frente junto com a bateria?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia galera som! comprei 6 metros de cobo 21MM, 2 metros de cabo 16MM,[[FALTA COMPRAR]] 1 porta fusivel tres vias ( 1 emtrada para cabo 21mm e 2 saidas para cabo 16mm) e um fusivel bananinha.

Minha ligação vai ficar assim puxar o fio 21mm da bateria para a mala, proximo da pateria colocar o fusivel BANANINHA, na mala colocar o fusivel tres vias, na entrada o fio 21mm e duas saidas do fio 16mm, para dois modulos ( STETSOM VENON 900 e HBM 4000, O COM LED AZUL, para dois woofer stel line 15 polegadas 250rms e dois street spyder 12 polegadas 150rms.

PERGUNTA E QUAL A AMPERAGEM DE CADA FUSIVEL???? lembrado que são trez, a bateria e de 80amp. valeu.....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...