Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rob

Passa Alta Em 40hz

Recommended Posts

Comprei o MXR 4.120 e subwoofer Hinor Cruzader 2.5. Eu queria fazer uma caixa selada para o sub, mas o problema é que o manual diz: "é obrigatório o uso de filtro subsônico (passa alta) em 40hz nas caixas seladas". Acontece que o amplificador tem passa alta e passa baixa, mas só se pode utilizar OU um OU outro, pois há uma chave para a gente indicar qual dos dois quer utilizar.

E agora, o que eu faço!!!??? Se fizer como diz o manual, vou colocar o sub para reproduzir só freqüências acima de 40hz, mas o mais importante, para um sub, é usar o passa baixa, não é???

E aí, o que faço, para respeitar o manual, mas não ter o sub reproduzindo agudos???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

usa passa baixa no rádio e passa alta no amp :P

mas acho que forçaram no "obrigatório" do manual viu...

se fosse vc botava passa baixa nuns 80, 90hz e desencanava desse manual.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

esse obrigatorio num existe.. num tem logica nenhuma...

tem q ser por volta de 25Hz

Compartilhar este post

Link para o post
usa passa baixa no rádio e passa alta no amp :P

mas acho que forçaram no "obrigatório" do manual viu...

se fosse vc botava passa baixa nuns 80, 90hz e desencanava desse manual.

abs

Como faço para colocar passa baixa no próprio rádio?

Poderia também usar um crossover entre o amplificador e subwoofer, não é? No caso teria de colocar passa baixa no amplificador e passa alta no crossover, não é? Ou o inverso? Ou tanto faz? hehe

Muito obrigado pelas respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

tem que ver se seu rádio tem a função de cortes... geralmente se tiver saída de sub ele tem cortes de frequencia.

e tb tem que ver se o passa alta do seu amp chega a 40hz... geralmente é pra frequencias acima de 60hz...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Putz filtro subsônico em 40Hz, vai matar a resposta do sub nessa caixa selada. O sub vai tocar secão! A própria caixa selada já é um filtro subsônico, dependendo do tanto de volume interno dela.

Compartilhar este post

Link para o post
Putz filtro subsônico em 40Hz, vai matar a resposta do sub nessa caixa selada. O sub vai tocar secão! A própria caixa selada já é um filtro subsônico, dependendo do tanto de volume interno dela.

As caixas seladas com menor litragem funcionam dessa forma q o dudufuddellys falou, pois ñ deixam o sub descer tanto.

Compartilhar este post

Link para o post
As caixas seladas com menor litragem funcionam dessa forma q o dudufuddellys falou, pois ñ deixam o sub descer tanto.

Exato, essas caixas "seguram" o cone, vai ser mto difcil sobrexcursionar, eu usava 2 kicker L7 15" em caixa selada, subsonico no zero, nunca tive problemas.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Exato, essas caixas "seguram" o cone, vai ser mto difcil sobrexcursionar, eu usava 2 kicker L7 15" em caixa selada, subsonico no zero, nunca tive problemas.

Abraços

Valeu pelas respostas de todos. Vou deixar de lado o manual, então. hehe. Só uma coisa, se der errado, como eu vou saber? O que pode dar errado, o auto falante queimar? Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Vale a similaridade com um midbass sem o passa-alta normalmente utilizado no estéreo. Sem o filtro distorce antes ou deixa de tocar “folgado” com menos potência.

Se estiver dando errado o sub vai passar do x-máx e a resposta fica comprimida: vc aumenta o volume e o sub não rende mais, apenas representa que está se esforçando mais, talvez distorcendo e perde qualidade. Facilmente perceptível.

Nos níveis de potência que vc está trabalhando para ter problemas só se for muito vândalo ou sub muito for fraco...

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Valeu pelas respostas de todos. Vou deixar de lado o manual, então. hehe. Só uma coisa, se der errado, como eu vou saber? O que pode dar errado, o auto falante queimar? Um abraço.

Vc corre o risco de danificar o subwoofer na selada, se o volume interno dessa caixa for muito grande, fora da caixa especificada e se aplicar o dobro de potência no subwoofer utilizando essa caixa. Aí sim o falante irá ter um descontrole de cone, aquecimento da bobina e causando danos mecânicos.

Se no manual exige uma caixa selada de 20 litros, ele vai atenuar bem as freqüências abaixo dos 40Hz. É aí que no manual fala desse filtro subsônico passa-alta em 40Hz. Que não vai ser preciso utilizar um filtro subsônico, pois a caixa já é o próprio filtro!!!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

Vc corre o risco de danificar o subwoofer na selada, se o volume interno dessa caixa for muito grande, fora da caixa especificada e se aplicar o dobro de potência no subwoofer utilizando essa caixa. Aí sim o falante irá ter um descontrole de cone, aquecimento da bobina e causando danos mecânicos.

Se no manual exige uma caixa selada de 20 litros, ele vai atenuar bem as freqüências abaixo dos 40Hz. É aí que no manual fala desse filtro subsônico passa-alta em 40Hz. Que não vai ser preciso utilizar um filtro subsônico, pois a caixa já é o próprio filtro!!!

A caixa especificada pelo manual é pequena, em relação ao dos outros sub, 25 litros. O que acha, posso descartar o manual. Vou mandar fazer caixa especificamente para esse sub. Outra coisa, quando o manual diz que a caiza é de 25 litros, isso é descontando o volume do auto falante, ou não? Ou seja, se a caixa especificada é de 25 litros, e o volume do sub é de 4 litros, tenho de fazer uma caixa de 29 litros?

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

A caixa especificada pelo manual é pequena, em relação ao dos outros sub, 25 litros. O que acha, posso descartar o manual. Vou mandar fazer caixa especificamente para esse sub. Outra coisa, quando o manual diz que a caiza é de 25 litros, isso é descontando o volume do auto falante, ou não? Ou seja, se a caixa especificada é de 25 litros, e o volume do sub é de 4 litros, tenho de fazer uma caixa de 29 litros?

Sim.

eu faria a caixa um pouco maior com uns 35 litros, se vc curte graves mais prolongados e controlados, uma selada de 31 litros livres já descontados o volume ocupado do sub vai render bons graves gostosos.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...