Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

erasmo

Meu Som Tem Algum "gargalo"?

Recommended Posts

Postado em

Gargalo - É quando algum componente do projeto fica subdimensionado, ou seja, o sistema todo tem a máxima performance comprometida por causa de um ou alguns itens. O que vocês acham que pode ser gargalo no meu projeto e que mudariam futuramente?

Meu som:

Player Sony CDX-F5507X MP3 S-MOSFET 52WX4

http://www.ricardoeletro.com.br/alpha/prod...goria=42&id=476

Amplificador Audiobank KA4100

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...8dv8qkvsnceiqu0

Kit 2 Vias Bravox CS60D

http://www.bravox.com.br/produtos/componen...tsets_csd60.asp

Par de Coaxiais Bravox CX60D

http://www.bravox.com.br/produtos/coaxialh...hiend_cx60d.asp

Amplificador Faitron Fighter Aquarius (1 canal Mono/500W RMS 2 Ohm)

http://www.rpsom.com.br/Amplificador_Faitr...o500_WRMS).html

2 Subwoofers Sony Xplod XS-LB1200 (300W RMS a 4 Ohm cada)

http://www.sony.com.br/corporate?page=prod...LB1200&top=1328

Estou pensando em fazer isso:

Comprar mais um Amplificador Fighter Aquarius e trocar os dois Sub's da Sony por dois Bravox UXP de 12" e 500W RMS...

Vocês fariam o que no meu lugar? Deixaria assim como está mesmo ou mudariam algo em um upgrade futuro?

Postado em

eu trocaria esse aquarius ai por um SD1800.1D, e colocaria 2 UXP 12", ou usaria um SD1000.1D com um par de NAR 10SW3

a primeira opção é mais SPL, e menos qualidade, a segunda é um grave mais definido e limpo, mas com menos SPL!

as duas opções ficariam mto boas!

em termos de stereo, eu trataria a porta, tiraria o TW do kit e colocaria um Ti da NAR, montaria, ou compraria um cross com opção de bi-amplificação e usaria o 4100 em bi-amp para o KIT, e ligaria os coaxiais direto no player, canais REAR pra manter atenuados qdo não tivesse ngm no banco de tras!

pensaria em trocar o player mais pra frente, pegando um DEH-800PRS (modelo novo da pioneer) ou um 880PRS, fazendo 3-way, ou mesmo um modelo mais simples, mas superior a esse SONY

cabos RCA DIY poderiam fazer MUITA diferença gastando mto pouco!!!

acho que a PRIMEIRA coisa a fazer ai, é trocar esses sobs SONY, sinceramente, são MUITO RUINS!!! se a grana tiver apertada, pega um unico UXP q vc ficara melhor servido q com esses sony ai!

Postado em

SubSonic,

será que 2 UXP de 500W sendo empurrado por um Fighter Aquarius de 500W cada um não ficaria bom? Não ficaria também mais barato?

Eu acho que conseguiria vender fácil meus 2 Sub's da Sony na cidade onde moro...

Também pensei em vender minha caixa selada montada com os 2 Subs da Sony + o Fighter Aquarius juntos, quanto será que vale? Dai eu pegaria um Taramps T1000 (1000W RMS) para empurrar 2 UXP de 500W cada! O que você e o pessoal do AutoFórum acham?

Postado em

pra tocar 2 UXP de 500W.. eu iria de SD1800.1 .. como ja foi dito..

o T1000.. só usaria se fosse pra tocar só um UXP.

Postado em
pra tocar 2 UXP de 500W.. eu iria de SD1800.1 .. como ja foi dito..

o T1000.. só usaria se fosse pra tocar só um UXP.

Mas com tanta potência a mais assim sendo enviada para o sub não corre o risco de danificar a bobina? Digamos que tecnicamente... Sim! :huh: Na pratica não? Porque?

Postado em

Digamos q tecnicamente não.. e na pratica não tb..

Um amp de 1000w. só vai fornecer 1000w qdo estiver no seu limite máximo.. vc não ouve o som com o volume no talo o tempo todo ouve??

e essa potencia de 1000W do amp é obtida com sinal senoidal, freq pura.. mas não é isso q vc ouve no seu carro.. vc ouve musica.

Uma musica não tem o mesmo comportamento de uma freq pura.. numa musica vc tem alguns picos de freq , mas na media a intensidade é muito menor q a da freq pura.. vc não tem uma batida de bumbo bateria de 60Hz q dure a musica inteira.

ai no q se chama de programa musical.. dependendo do tipo de musica vc vai ter uma atenuação maior ou menor em relação à freq. pura.

se for pensar em musica "ao vivo" .. um rock pesado, com muita guitarra e muita bateria é umas das musicas com maior intensidade de informação sonora.. e mesmo assim ela tem -3db em relação ao sinal senoidal de freq pura.. -3db significa ter a metade da potencia.

ou seja.. um amp de 1000w tocando rock pauleira.. só vai liberar 500w qdo estiver no seu máximo..

se vc for pensar em uma musica estilo bossa nova.. a atenuação é de -12db.. ai o amp de 1000w só vai liberar 125W..

por isso q se recomenda q o amp tenha pelo menos o dobro da potencia do sub.

e pótencia não é o q danifica o sub.. e sim a distorção.. é muito mais fácil queimar um sub de 500w com um amp de 150W do q com um amp de 1500w. .. pois o amp de 150w não vai dar conta de tocar o sub satisfatóriamente no volume normal.. ai vc vai ter q usar o amp sempre no seu limite máximo pra ter um pouco mais de volume .. só q com isso o amp vai trabalhar no seu limite máximo , onde a sua distorção tb é maxima, e vai liberar sinal clipado pro sub..

e ai com sinal clipado. é 120% de chance do sub ser danificado em pouco tempo.

a unica ressalva é qto a musicas eletronicas.. pois alguns DJs abusam de freq puras nas montagens de suas músicas.. ai pode ser ter uma musica eletronica com 0db de atunauação . ou seja.. a mesma freq da onda senoidal pura... ai o amp de 1000w liberaria os seus 1000w .. mas tb só no seu limite máximo..

e o sub de 500W tb suporta essa potencia por um periodo bem prolongado... em periodos curtos ele suporta bem mais q isso.. é o q os fabricantes divulgam como potencia máxima.. (ou a antiga PMPO) .. um sub de 500w geralmente suporta 1500w de pico sem maiores problemas.

ja vi subs de 125w , serem alimentados por amps de 500w.. e não era pra Trio ou SPL não. era em sistemas voltados pra Hi-Fi, onde potencia nem é o mais importante.

Postado em

recomendo você trocar esse aquarius...

já tive um, e bate legal, mas o THD dele é altíssimo!

com sinal limpo mesmo deve dar uns 250w! pra cima disso vc já está arriscando a mandar os subs pro quiabo...

abs

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...