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icarodt

Opala 250 S

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Se tem uma coisas q eu odeio, é conversar sobre carro com alguém q nao entende e acha q é o editor da 4 rodas!!!

intaum estava eu conversando com um amigo meu e q por pura coincidência estava ate falanu do subaru do mopar!!e tals q tem um amigo meu buscanu um la em recife maior barato!!! AI começa a bosta do negocio, a gnt tava falanu de tempo de 0 a 100 de carro e tals!!!ai o cara me vira e fala q 0 a 100 em menos de 6 segundos e uma coisa normal!!!e me fala q o opala 250 s faz 0 a 100 em menos de 6 segundos!! intaum como eu odeio nego fala coisa sem saber, gostaria de saber se alguem tem o 0 a 100 coreeto do opala 250s!!!

aff ja imagino opala 250s da bina ne subaru!!!abre o olho em MOPAR ehueheuheuheueh seu carro compra 10 opala 250s e o cara fala q o opala detona subaru!!

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Se tem uma coisas q eu odeio, é conversar sobre carro com alguém q nao entende e acha q é o editor da 4 rodas!!!

intaum estava eu conversando com um amigo meu e q por pura coincidência estava ate falanu do subaru do mopar!!e tals q tem um amigo meu buscanu um la em recife maior barato!!! AI começa a bosta do negocio, a gnt tava falanu de tempo de 0 a 100 de carro e tals!!!ai o cara me vira e fala q 0 a 100 em menos de 6 segundos e uma coisa normal!!!e me fala q o opala 250 s faz 0 a 100 em menos de 6 segundos!! intaum como eu odeio nego fala coisa sem saber, gostaria de saber se alguem tem o 0 a 100 coreeto do opala 250s!!!

aff ja imagino opala 250s da bina ne subaru!!!abre o olho em MOPAR ehueheuheuheueh seu carro compra 10 opala 250s e o cara fala q o opala detona subaru!!

Foto: Paulo Abreu

 

Opala

 

Foto: Paulo Abreu

 

Diplomata

 

Foto: Paulo Abreu

 

Motor Opala Preparado

 

 

OPALA DEGREAS X OPALA SCORT

 

Conheça os Opalas mais velozes do Brasil

 

 

 

E muito bom poder falar deste carro que até hoje faz sucesso nas pistas seja nos “Burn Outs” no ronco gerado pelo um propulsor 6cil ou pela arrancada forte que o carro tem, muitas pessoas ainda não conhecem muito do carro, mas posso dizer que nos já proibidos rachas de rua dos anos 70/80, quando um Opalão “seis canecos” principalmente o 250 S chegava pipocando com um comando mais bravo, a galera enlouquecia, com certeza quem tem de 35 a 48 anos sabe do que estou falando, bem hoje todos só falam em turbo e nitro, mas na época só ouvíamos falar de comando e carburação, no final desta matéria vamos fazer algumas comparações com o velho Opala e com os atuais Carros Turbo.

 

 

 

Eu mesmo não resisti a tentação da época e comprei uma Caravan 250S com escape 6x2, nunca fui rachar, mas era uma diversão desfilar com ela, todos pediam para dar uma acelerada, acabei vendendo depois de quebrar algumas caixas de cambio, fazendo “Burn Outs”.

 

Bem mas vamos falar um pouco da história do carro e finalizar com estas duas verdadeiras máquinas somando mais de 4000 hps.

 

O opala foi lançado aqui no Brasil em novembro de 1968, era um sedã de 4 portas e o nome apesar de ser também de uma pedra, comenta-se que surgiu da fusão da Opel com a Impala.

 

Os primeiros motores foram, um 4 cil de 2500 cm3 com 80 cv (potencia bruta), e outro de 6 cil de 3800 cm3 com 125 cv (potencia bruta), o carburador dos dois motores era de corpo simples, o motor 6 cilindros era o mesmo do conhecido Impala, ambos tinham cambio de 3 marchas com tração traseira

 

O Opalão “seis canecos” tinha um bom desempenho para época, chegava de 0 a 100 km/h em 13 segundos e batia nos 168 km/h de velocidade final, era dono do titulo de carro mais rápido do Brasil.

 

Em 1971 a marca resolveu apimentar ainda mais a fama de carro veloz, com a criação da sigla SS já utilizada nos Americanos Camaros, as alterações não se resumiram somente a sigla, o motor foi substituído pelo conhecido 6 cilindros 4100, passando a contar com 140 cv (potencia bruta) e um torque muito bom 29 m.kgf já a 2400 rpm, o cambio agora passava para 4 marchas, além disso este modelo já vinha com diferencial auto-blocante e freios a disco na frente, nos teste o carro chegou a 180 km/h.

 

Em 1972 foi lança o modelo cupê elevando ainda mais a moral de carro veloz, e em 1975 foi lançada a Caravan, neste ano o motor 4100 ganhou mais 8 cvs com a utilização de carburador com corpo duplo chegando a 148 cvs (podencia bruta).

:vts

Em 1976 surge o 250S, que era o 4100 (4097 cm3 ou 250 pol3), que tinha comando de válvulas diferenciado, tuchos de válvulas mecânicos e não hidráulicos e carburação de corpo duplo, com isso o motor passou a 171 cvs(potencia bruta), fazendo o carro chegar de 0 a 100 em 10 segundos e atingindo a velocidade de 200 km/h. :vts

 

Em 1980 o carro mudou, utilizando na frente faróis retangulares e na traseira também lanternas retangulares, porem a carroceria do carro era a mesma, o painel era igual ao antigo 79, somente em 1981 o painel seria trocado, ou seja apesar de a frente ser igual no 80 e 81, o segundo acabava sendo mais procurado por causa do painel mais moderno.

 

Nesta época foi lançado o Diplomata “Carro de Rico”, com ar condicionado, toca fitas, antena elétrica e interior diferenciado, o velho Diplomata fez muito sucesso e marcava presença onde parava, e com este modelo o Opala foi descontinuado em 1991, deixando muitas saudades.

 

Curiosidades

O opala azul aspirado de Daniel Rufino fez os 402 mts em 11 seg, contra 12 seg. do gol que venceu a categoria Street Turbo Tração Dianteira B, vejam como os opalões ainda resistem a nova tecnologia.

 

 

 

hihihihihi achei vo imprimi isso !!!mas fik ai topico pra ilustra minha indignação!!!

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"Em 1976 surge o 250S, que era o 4100 (4097 cm3 ou 250 pol3), que tinha comando de válvulas diferenciado, tuchos de válvulas mecânicos e não hidráulicos e carburação de corpo duplo, com isso o motor passou a 171 cvs(potencia bruta), fazendo o carro chegar de 0 a 100 em 10 segundos e atingindo a velocidade de 200 km/h"

 

 

é esse seu amigo só errou por 4 segundos ..... o 0 a 100 do Opala

 

 

EDIT mais um detalhe .... 171 cvs de potencia Bruta .....

 

Só a Carater comparativo ....

 

Uma Audi RS4 FSi V8 com 420cv acelera de 0-100 em 4,8s ... da pra ver que é facil qualquer carro fazer abaixo de 6s

 

http://www2.uol.com.br/interpressmotor/not...s/item17219.shl

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Outro dia mostraram um comparativo e época entre o 250S x Charger R/T x Maverick GT, e o opala virava 0-100 em 12,8, se não me falha a memória.

 

10 segundos não vira mesmo. Já vi muitos dados próximos a 12, mas nunca 10s pro 250s.

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Pergunta estúpida...

Nos ultimos modelos de opala, existiram veículos com injeção eletrônica?

Ou só a partir dos ômega mesmo?

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Opala 250s, 0-100 em 6 segundos? Caindo de qual barranco?

 

Não preciso nem tirar o Subaru da garagem, posso pegar o Civic LXL MT 130cv do meu pai e ainda dou benga nesse Opala...

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Pensando aqui com meus botões, acho que nenhum carro nacional faz 0-100 em menos de 6 segundos. Talvez o Lobini? Acho que o Marea T original deve fazer em torno de 7,5s. Golf GTI 180cv tbem deve ser nessa faixa, uns 7 baixos...

 

É, o Lobini faz sim em menos de 6 segundos. E é só...

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Pergunta estúpida...

Nos ultimos modelos de opala, existiram veículos com injeção eletrônica?

Ou só a partir dos ômega mesmo?

Nunca teve opala com IE. Aliás, o ômega aposentou o "6 caneco" nos veículos de passeio, MAS, como a GM curte uma velharia, modernizou o velho 250 com a injeção eletrônica e tacou de volta no ômega.

 

Os últimos diplomata (92) ainda saíam carburados, assim como 99% dos carros nacionais. Só o gol GTI, Monza EF e Santana Executive tinham IE em 92.

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Pergunta estúpida...

Nos ultimos modelos de opala, existiram veículos com injeção eletrônica?

Ou só a partir dos ômega mesmo?

Nunca teve opala com IE. Aliás, o ômega aposentou o "6 caneco" nos veículos de passeio, MAS, como a GM curte uma velharia, modernizou o velho 250 com a injeção eletrônica e tacou de volta no ômega.

 

Os últimos diplomata (92) ainda saíam carburados, assim como 99% dos carros nacionais. Só o gol GTI, Monza EF e Santana Executive tinham IE em 92.

Só lembrando que não foi apenas pegar o 4100 carburado e jogar uma injeção em cima.

 

Foram feitos alguns ajustes e diminuição de peso, além da injeção dele ser bem moderna para época.

 

Edit:

 

Esse pessoal que defende desta forma os opalas são bem tapados, simplesmente temos que aceitar que hoje em dia um carro 1.6 pode ter rendimento superior aos "6 canecos" dda época, mesmo os V8 antigos não eram lá essaas coisas se compararmos potencia especifica.

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Nos ultimos modelos de opala, existiram veículos com injeção eletrônica?

Ou só a partir dos ômega mesmo?

Nunca teve opala com IE. Aliás, o ômega aposentou o "6 caneco" nos veículos de passeio, MAS, como a GM curte uma velharia, modernizou o velho 250 com a injeção eletrônica e tacou de volta no ômega.

 

Os últimos diplomata (92) ainda saíam carburados, assim como 99% dos carros nacionais. Só o gol GTI, Monza EF e Santana Executive tinham IE em 92.

Esqueceu dos Kadett/Ipanema..............

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Nossa cara seu amigo viajou demais hein, kkk...!!!

Esse tmepo de 6 segundos é tempo de arrancada e olhe lá...

Se fosse esse tempo memso, os Opalas de arrancada iria fazer quanto na reta??? 3 segundos :pirou:

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Bom sem comentários sobre seu amigo...

 

Provavelmente ele já teve um gol 1000 que fazia de 0-100 em 10s... :vts

 

Concordo com vc que dá muita raiva ouvir esse tipo de baboseira! Chega a doer o ouvido! :banghead

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Pergunta estúpida...

Nos ultimos modelos de opala, existiram veículos com injeção eletrônica?

Ou só a partir dos ômega mesmo?

Nunca teve opala com IE. Aliás, o ômega aposentou o "6 caneco" nos veículos de passeio, MAS, como a GM curte uma velharia, modernizou o velho 250 com a injeção eletrônica e tacou de volta no ômega.

 

Os últimos diplomata (92) ainda saíam carburados, assim como 99% dos carros nacionais. Só o gol GTI, Monza EF e Santana Executive tinham IE em 92.

Só lembrando que não foi apenas pegar o 4100 carburado e jogar uma injeção em cima.

 

Foram feitos alguns ajustes e diminuição de peso, além da injeção dele ser bem moderna para época.

 

Edit:

 

Esse pessoal que defende desta forma os opalas são bem tapados, simplesmente temos que aceitar que hoje em dia um carro 1.6 pode ter rendimento superior aos "6 canecos" dda época, mesmo os V8 antigos não eram lá essaas coisas se compararmos potencia especifica.

Um 1.6 pode facilmente chegar a potência de um 6cil ou V8 sim. Mas com o torque sempre inferior ou quando superior beirando os 5000 rpm pra mais.... enquanto as "velharias" já estão te dando alegria antes dos 3000 rpm...

 

Se V8 fosse ruim a F1 não teria adotado ...

 

Teste da quatro rodas exatos 11,67.

 

1880411603tefb7hi4.jpg

1880411603tefb7hi4.6f22b2e88c.jpg

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Nos ultimos modelos de opala, existiram veículos com injeção eletrônica?

Ou só a partir dos ômega mesmo?

Nunca teve opala com IE. Aliás, o ômega aposentou o "6 caneco" nos veículos de passeio, MAS, como a GM curte uma velharia, modernizou o velho 250 com a injeção eletrônica e tacou de volta no ômega.

 

Os últimos diplomata (92) ainda saíam carburados, assim como 99% dos carros nacionais. Só o gol GTI, Monza EF e Santana Executive tinham IE em 92.

Só lembrando que não foi apenas pegar o 4100 carburado e jogar uma injeção em cima.

 

Foram feitos alguns ajustes e diminuição de peso, além da injeção dele ser bem moderna para época.

 

Edit:

 

Esse pessoal que defende desta forma os opalas são bem tapados, simplesmente temos que aceitar que hoje em dia um carro 1.6 pode ter rendimento superior aos "6 canecos" dda época, mesmo os V8 antigos não eram lá essaas coisas se compararmos potencia especifica.

Um 1.6 pode facilmente chegar a potência de um 6cil ou V8 sim. Mas com o torque sempre inferior ou quando superior beirando os 5000 rpm pra mais.... enquanto as "velharias" já estão te dando alegria antes dos 3000 rpm...

 

Se V8 fosse ruim a F1 não teria adotado ...

Calma ai... não disse que v8 é ruim, muito menos que torque de 6 cil é baixo (até pq ando de 4.1 heheheh), só disse que quando a pessoa parte para o fanatismo, não adianta querer conversar, um bom (ou mal) exemplo são os volksmaníacos que não aceitam a idéia de existir opção melhor pelo mesmo preço no mercado. (vide gol caixa pelado por mais de 10k).

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Pensando aqui com meus botões, acho que nenhum carro nacional faz 0-100 em menos de 6 segundos. Talvez o Lobini? Acho que o Marea T original deve fazer em torno de 7,5s. Golf GTI 180cv tbem deve ser nessa faixa, uns 7 baixos...

 

É, o Lobini faz sim em menos de 6 segundos. E é só...

cara se não me engano o tempo do marea e mlhor que o do golf!!

vo procurar aonde vi isso e confirmo

se não me engano o marea é 7,9 e o golf é 8,3

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Eu falei uma vez que 99% dos opalas tem menos de 150 pocotos para uma galerinha que diz que manja de carro...

 

Os caras pensam que o opala original é escapetado por natureza...

 

Quando falei que o opala 250 tem 80 cv...

 

Ai foi a conta, virei motivo de chacota...

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