Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

japax

Como Conseguir Uma Grave Mais Seco

Recommended Posts

Salve galera, vendi os 4 pw3 de 12 e comprei 4 khromus voicer de 12 pra tocar no b52 zl 4240, fiz as caixas com 37 litros livres, com dutos retangulares com 4 cm de altura de 25 de profundidade, agora estou tendo problemas na regulagem, pois esta dando um grave muito macio e eu queria mais seco, gostaria da opinião de vcs para me ajudar!

OBS se alguem me ajudar hoje seria melhor, pois tem motofest aqui hoje a noite e tenho que derreter o som la.....

obrigado a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Salve galera, vendi os 4 pw3 de 12 e comprei 4 khromus voicer de 12 pra tocar no b52 zl 4240, fiz as caixas com 37 litros livres, com dutos retangulares com 4 cm de altura de 25 de profundidade, agora estou tendo problemas na regulagem, pois esta dando um grave muito macio e eu queria mais seco, gostaria da opinião de vcs para me ajudar!

OBS se alguem me ajudar hoje seria melhor, pois tem motofest aqui hoje a noite e tenho que derreter o som la.....

obrigado a todos

E ae amigo!

Passa as medidas completas de cada box inclusive a largura do duto retangular pra poder verificar a sintonia desta caixa... talvez ela esteje sintonizada muito baixo!!

Você quer um pancadão mais agressivo é isto?

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

grave macio com falante de 12 300wrms ??? putz....

imagine um de 18 do lado em, ai vc morre de tanto grave :P

vc quer o POC POC POC POC?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim é isso mesmo,

Bom as medidas da caixa são 37 cm de profundidade, 43 cm de altura, 65 cm de comprimento, e o duto tem 7,5 cm de altura por 24 cm de profundidade.

O comprimento refere-se aos dois falantes

Compartilhar este post

Link para o post

É que eu gosto de pancadão e eu tinha 4 pw3 que batia seco, e eu gostava muito do som, tirei muito nego com 2 street bass de 15.... rsrsrs

apesar do som de 15 ser bem mais encorpado, entendi o que quis dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

É que eu gosto de pancadão e eu tinha 4 pw3 que batia seco, e eu gostava muito do som, tirei muito nego com 2 street bass de 15.... rsrsrs

deixa sem profundidade o duto, só a abertura retangular... vê comé q fica

axo que é +ou- isso que vc quer...

Compartilhar este post

Link para o post

deixa sem profundidade o duto, só a abertura retangular... vê comé q fica

axo que é +ou- isso que vc quer...

Blz obrigado Ivo, vou ver oq faço, mas não queria mexer na caixa....

Acho que talvez com um crossover eu ja consiga melhorar

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta amigo pra melhorar bem mesmo teria que mecher no duto mas seria coisa simples só diminuir um pouco o seu duto!!

As medidas que você me passou são externas né? Me passa agora a expessura da madeira pra eu conferir a litragem e vamos ver se consigo simular algo melhor pra vc!!

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

essa sintonia da caixa ae como funciona?

a partir de qto fica mais seco e apartir de qto mais macio?

Compartilhar este post

Link para o post

Japax: [OFF] é UM grave, UM médio e UM agudo... UM tweeter, UM sub e UM Drive... UM amplificador! Som é coisa meio machista.. mas tudo bem! Uma grave seria tipo "Uma grave situação" onde já não descreveria o tópico (ou não?!).

Quanto ao som, crossover não faz milagre! Talvez um EQUALIZADOR te ajudasse.. mas a forma mais prática e barata é diminuir os dutos! Ou podes tb usar dutos maiores (tiver 3', bota 4') ou até mesmo, acrescentar dutos!!!

Bitarovec: Pra ser detalhado, só sabendo qual falante e caixa estamos lidando! Mas em resumo, dutos mt compridos abaixam a sintonia da caixa... mais curtos, aumentam (deixam mais seca). Mas isso tem um limite... duto comprido demais embola o som (até mto, a depender do sub)... E já acrescentando dutos, faz com que a velocidade no ar deles diminua (sopre menos) mas o fato de acrescentar um duto sobe MUITO a sintonia da caixa! Dái dá pra tu sair deduzindo mtos joguinhos de resolver, tipo: Como reduzir velocidade do ar no duto (soprar menos) sem mecher na sintonia? Acrescenta um duto e aumenta o tamanho dos dois (deixa iguais. pra saber as medidas só no ouvido com simulando). Como aumentar a sintonia da caixa (mais seco, "poc poc poc..")? Reduz o tamanho dos dutos ou aumenta a quantidade deles.. ou até o diametro!

...e por aí vai! :legal:

PS.: Gosto é que nem nariz mesmo! Eu tentando reduzir cada vez mais a sintonia dos meus subs (Sem embolar mt) eo cara tentando SUBIR ainda mais! rrsrss []-[]

EDIT.: Bitarovec, acho q não respondi corretamente sua pergunta (li rápido, sorry!). Sintonia na casa dos 20~40hz dão subgraves extremos mas só toca bem pra dentro (vc ssente mais do q ouve)... sintonia na casa dos 40~60hz dão um som quase misto.. ouve-se algo de fora mais ainda tem MUITO subgrave (os protech são assim)... sintonia na casa dos 60~80hz dão um grave com subgraves beem interessantes no trio... toda faixa de frequencia é aproveitada (iinclusive pra fora)... sintonia na casa dos 80~100hz já dão um grave mais alto e menos encorpado... a maioria dos trios por aí tocam até aqui! E de 100~120hz ou até uns 200hz é pancada seca... 'poc poc poc poc' nos graves... coisa que o amigo do tópico procura!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Blz obrigado Ivo,  vou ver oq faço, mas não queria mexer na caixa....

Acho que talvez com um crossover eu ja consiga melhorar

A sua caixa está boa, não precisa mexer nela não...

Pra fazer o seu grave ficar mais seco, basta usar um crossover cortando Hipass em 100 hz e lowpass em 1Khz, daí pra cima as cornetas dão conta. Bom tbm seria vc dar um ganho próximo da frequencia de corte inferior, no caso qualquer freuquencia acima de 100 hz, na equalização do toca CD escolha a que mais te agradar... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Quer grave mais seco ?

1- Subsonico mais alto.

2-hi pass mais alto (perto dos 60hz ou acima disso) [o_]

Isso contribue para acertar ja com a caixa pronta.

3-caixa menor.

4-duto mais curto.

isso contribue para subir a frequencia de ressonancia da caixa.

Tudo bem que uma caixa que responde mais "seca", consegue tirar mais spl, o amp consome menos bateria e eh bem facil de fazer uma caixa assim.

Maiiiiissss.... Qual o porque dessa vontade de ter uma caixca que "bate seco" ??

Compartilhar este post

Link para o post
Quer grave mais seco ?

1- Subsonico mais alto.

2-hi pass mais alto (perto dos 60hz ou acima disso) [o_]

Isso contribue para acertar ja com a caixa pronta.

3-caixa menor.

4-duto mais curto.

isso contribue para subir a frequencia de ressonancia da caixa.

Tudo bem que uma caixa que responde mais "seca", consegue tirar mais spl, o amp consome menos bateria e eh bem facil de fazer uma caixa assim.

Maiiiiissss.... Qual o porque dessa vontade de ter uma caixca que "bate seco" ??

:+1

O porque deve ser pra abafar cara com som de maior porte, no caso le-sê potência.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu "presenciasse" um racha com um som batendo poc poc poc e o outro carro mesmo perdendo batendo booooommmmm boooooooooommmmmmmm boooooooommmm. EU, eu disse EU, daria mais moral pro som batendo redondinho e pelo menos com subgravezinho.

Compartilhar este post

Link para o post

gente estou com uma duvida também

estou com uma caixa com 2 sub protech de 12" tocados por uma 1200d. a caixa ta com 63L brutos em cada camara sem descontar os subs e um duto de 4" por 20cm em cada camara.

a duvida é : que frequencia sera que ele esta tocando e o que fazer para render mais pra fora em uma s10, na caçamba...

Compartilhar este post

Link para o post
Se eu "presenciasse" um racha com um som batendo poc poc poc e o outro carro mesmo perdendo batendo booooommmmm boooooooooommmmmmmm boooooooommmm. EU, eu disse EU, daria mais moral pro som batendo redondinho e pelo menos com subgravezinho.

:+1

Com certeza não só eu e você faria isso viu Marcelo.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim do jeito que esta esta caixa ae vai ser quase impossível o som ficar do jeito que nosso amigo quer!!

Penso que o ganho da caixa sintonizado está em uma frequencia relativamente baixa.... isto teria que subir um pouco mais!!

A sintonia da caixa para uma resposta plana está muito boa pelas minhas contas de 50 a 55Hz porém pra dar um grave mais seco tendo o ganho da sintonização a favor isto teria que subir um pouco!!

Se cortar 10cm deste duto diminuindo de 25cm pra 15cm de profundidade a diferença vai ser bem mais nítica no SPL e o grave vai ficar com maior attack na minha opinião do jeito que vc quer amigo!

Se tiver um bom toca cd com corte de HPF diria pra cortar nele na faixa de 50Hz a 63Hz e se tiver um amplificador com corte subsonico até 50Hz você pode também deixá-lo fechado até os próprios 50Hz!!

Isto não seria difícil de fazer e verás a diferença nos graves!

vale lembrar que se não tiver regulando corretamente no seu toca CD isto também conta contra ou a favor!

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post
Pra mim do jeito que esta esta caixa ae vai ser quase impossível o som ficar do jeito que nosso amigo quer!!

Penso que o ganho da caixa sintonizado está em uma frequencia relativamente baixa.... isto teria que subir um pouco mais!!

A sintonia da caixa para uma resposta plana está muito boa pelas minhas contas de 50 a 55Hz porém pra dar um grave mais seco tendo o ganho da sintonização a favor isto teria que subir um pouco!!

Se cortar 10cm deste duto diminuindo de 25cm pra 15cm de profundidade a diferença vai ser bem mais nítica no SPL e o grave vai ficar com maior attack na minha opinião do jeito que vc quer amigo!

Se tiver um bom toca cd com corte de HPF diria pra cortar nele na faixa de 50Hz a 63Hz e se tiver um amplificador com corte subsonico até 50Hz você pode também deixá-lo fechado até os próprios 50Hz!!

Isto não seria difícil de fazer e verás a diferença nos graves!

vale lembrar que se não tiver regulando corretamente no seu toca CD isto também conta contra ou a favor!

Abçx

meu toca cd é um pionner 2050.

tenho que ver la c tem cortes de frequencia

num sei t dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que em racha de som o que é válido é o maior SPL obtido e sets sintonizados mais alto saem disparadamente na frente de um SET mais equilibrado!

O ganho em SPL acaba sendo avassalador!

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

É amigo o seu toca CD nao tem corte HPF não.... continuo agora tendo a certeza que você terá que mudar sua caixa se quiser ter um grave de mais attack!

porque você não faz isto?

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post
É amigo o seu toca CD nao tem corte HPF não.... continuo agora tendo a certeza que você terá que mudar sua caixa se quiser ter um grave de mais attack!

porque você não faz isto?

Abçx

e como que eu irei fazer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Sugiro que leve em um marceneiro que ele terá os instrumentos melhores pra diminuir este duto já que um "tico tico" creio que não resolveria!

É coisa rápida amigo!

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post
Sugiro que leve em um marceneiro que ele terá os instrumentos melhores pra diminuir este duto já que um "tico tico" creio que não resolveria!

É coisa rápida amigo!

Abçx

diminuir pra qto amigo??

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado a todos

corta em 120 hz e no equalizador gráfico aumenta a banda de 160 hz com Q pequenissimo... e as de 160 pra baixo atenua... assim vc vai conseguir batida de psy trance que acho q é o q vc ta tentando... bem... dei minha opinião quanto minha especialidade hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que sei ele nao tem equalizador e o toca CD dele possui regulagens simplíssimas!

Amigo acabei de falar lá atras..... vc tem que ir em um marceneiro e pedir pra ele diminuir o comprimento do seu duto que era de 25cm para 15cm de produndidade!

E faz um teste.... se gostar blz, se querer ainda mais seco você tem que ir diminuindo o duto!

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...