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Alves

Mitsubishi Evo X Contra Subaru Impreza Sti

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autoesporte

 

comparativo | 31/07/2008

 

Esporte sangrento

 

Entre no ringue para três rounds brutais de Mitsubishi Evo X contra Subaru Impreza STI

 

Por Edward Loh, Motor Trend/NewYork Syndicate/Fotos Brian Vance e Julia LaPalme

 

0,,15188812,00.jpg

 

Senhoooooras e senhores, sejam bem-vindos ao ringue para o evento principal, o grande combate entre os dois pretendentes ao título de melhor quatro cilindros turbo com tração integral do mundo. No canto vermelho, pesando 1.522 kg e com coração boxer (de cilindros opostos), está a nova geração do Subaru Impreza WRX STI. Vestindo cinza escuro e também representando o Japão, temos o Mitsubishi Lancer Evo X GSR, um mestre do rali de 1.608 kg capaz de brigar em condições que variam entre asfalto, cascalho e neve. Como artistas marciais, EVO e STI são guerreiros multitalentosos que brilham em todos os quesitos do combate. Ambos competem ao redor do planeta em provas de rali, enduro, autocross e de circuito, sem falar no drift e nos pegas de rua. Quilo a quilo, centavo a centavo, esses dois são os esportivos mais versáteis do mundo.

 

MAIS IMAGENS NA GALERIA AO LADO EM "LEIA MAIS"

 

Eles já se enfrentaram por aqui outras vezes. Quando aconteceu o primeiro encontro, em outubro de 2004, o Lancer Evolution MR levou o título. Em dezembro de 2005, a revanche favoreceu o WRX STI. Dessa vez, o resultado pode ser por pontos, já que cada desafiante foi completamente reformulado.

 

Nas cordas

 

0,,15188814,00.jpg

 

Enquanto o Lancer tem estilo limpo, o Impreza STI investe mais pesado no visual, com pára-choques e pára-lamas alargados

 

O STI entra no ringue com duas vantagens significativas: menos peso e mais potência que o rival. O visual é bombado. O Impreza hatch não é mais um camarão franzino: pára-lamas e pára-choque alargados e as quatro saídas de escape lhe dão um físico vigoroso. Por baixo dessa impressionante musculatura está um motor 2.5 boxer turbo de 310 cv e o sistema de tração integral vindo do Subaru Legacy.

 

Em nome da segurança, o Evolution 2008 ficou maior e mais pesado que o antecessor e 8 cm mais longo que o STI. A força vem de um motor 2.0 turbo todo novo, feito de alumínio e com 295 cv. Embora com 15 cv a menos e 86 kg a mais que o STI, aqui não vai ter moleza. O que o Lancer perde em potência e capacidade cúbica, ele ganha na eletrônica. Seu ponto alto é um sistema chamado Super-All Wheel Control, uma complexa estrutura de melhorias dinâmicas, sendo a mais notável o Active Yaw Control (AYC).

 

Lutadores, vocês estão prontos? Então que soe o gongo!

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comparativo | 31/07/2008

 

Round 1

 

Entre no ringue para três rounds brutais de Mitsubishi Evo X contra Subaru Impreza STI

 

Por Edward Loh, Motor Trend/NewYork Syndicate/Fotos Brian Vance e Julia LaPalme

 

 

Round 1: California Speedway, Fontana, Califórnia

 

0,,15188841,00.jpg

Graças à eletrônica de seu sistema de tração integral, o Evo é mais rápido e divertido que o STI nas curvas de alta velocidade

 

Dois meses atrás, testamos com exclusividade o novo Lancer Evolution GRS e sua performance foi, bem, miserável. A Mitsubishi responsabilizou os problemas pelo fato de que o carro ainda era um pré-série e os sistemas eletrônicos não estavam ajustados. Tudo o que sabemos é que ele gastou 5,4 s para arrancar de 0 a 96 km/h, ficando marcado com um dos Evo’s mais lentos já testados de todos os tempos.

 

Dessa vez nosso Evo estava claramente em condição de briga, precisando de 5,2 s para chegar aos 96 km/h e somente 13,8 s para superar os 402 metros. O problema é que 4,7 s é tudo que STI precisa para atingir os 96 km/h, e os 402 metros surgem em 13,4 s. O Subaru bateu o Mitsubishi também nas frenagens, precisando de 1,5 metro a menos que os 33,8 m do rival para parar vindo a 96 km/h, mesmo com o Evo ostentando discos esportivos de grande diâmetro. Devem ser aqueles 86 kg de peso extra...

 

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O painel do Subaru é mais chamativo, com iluminação dos instrumentos em vermelho. O interior do Mitsubishi é mais discreto, mas não menos atraente. Câmbio do STI tem seis marchas, contra cinco do Evolution.

 

O Lancer volta à batalha no nosso circuito em forma de “8”, completando a prova 0,2 s mais rápido, com 25,1 s. Mas a grande surpresa apareceu no skipad, teste que mede a aderência lateral. Enquanto o STI conseguiu 0,94 g, o Evo atingiu 0,99 g. Créditos para o Active Yaw Control, o elemento de controle ativo de torque do Mitsubishi, porque os “sapatos” são semelhantes: os dois carros vestem o mesmo tamanho de rodas (8,5 X18”) e pneus (245/45 R18), com compostos igualmente pegajosos.

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comparativo | 31/07/2008

 

Round 2

 

Entre no ringue para três rounds brutais de Mitsubishi Evo X contra Subaru Impreza STI

 

Por Edward Loh, Motor Trend/NewYork Syndicate/Fotos Brian Vance e Julia LaPalme

 

 

 

 

Round 2: dinamômetro K&N, Riverside, Califórnia

 

Imediatamente após o primeiro round, mandamos nossos lutadores para a K&N Engenharia para ter certeza de eles não estavam “envenenados”. A matriz do fabricante de filtros de ar esportivos fica próxima à nossa pista de testes, e eles nos forneceram o dinamômetro de rolo deles para realizarmos as medições.

 

O STI acelera primeiro e, em três passagens, consegue a média de 258 cv e 38,4 kgfm de torque nas rodas. A Subaru declara 310 cv no motor, e com aproximadamente 15% de perda na transmissão, esses números são coerentes. O Evo marcou 248 cv e 35,8 kgfm de média, com potência declarada de 295 cv no motor.

 

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Com maior capacidade cúbica (2.5 contra 2.0), o motor do Impreza tem maior torque e potência, mas o propulsor Mitsubishi ganha em potência específica, com 124 cv/litro contra 103 cv/litro do rival

 

Então esse round vai automaticamente para o STI por causa de seu maior poderio? Vamos com calma. O Evo consegue uma potência próxima a do STI, a despeito de ter um motor com ¼ de litragem a menos. O fato é que os 124 cv/litro do Lancer batem facilmente o 103 cv/litro do Impreza.

 

Mas a questão não é tão simples. Outro importante fator a ser analisado é a relação peso/potência. E aí não importa onde seja feita a medição (nas rodas ou no motor), o STI tem pelo menos 0,5 kg/cv de vantagem sobre o Evo. Não parece muito, mas em um conflito tão equilibrado, pode ser o suficiente. Vamos ver como eles vão se sair no terceiro e decisivo round na pista.

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comparativo | 31/07/2008

 

Round 3

 

Entre no ringue para três rounds brutais de Mitsubishi Evo X contra Subaru Impreza STI

 

Por Edward Loh, Motor Trend/NewYork Syndicate/Fotos Brian Vance e Julia LaPalme

 

 

Round 3: Buttonwillow Raceway East Loop, Buttonwillow, California

 

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Enquanto o Impreza tende a desgarrar de frente, o Lancer escapa de traseira e permite que o motorista acelere mais

 

Até agora, as coisas não parecem muito boas para o Evo. Ele foi ferido e ensangüentado pela força bruta, pela velocidade em reta e pela habilidade de frenagem do STI. Sim, o Lancer tem melhor comportamento nas curvas, mas isso será suficiente no circuito curto (1.673 metros) de Buttonwilow? “Talvez”, diz um dos juízes da luta, o editor sênior Ron Kiino. O Evo empolga muito mais do que o STI, com uma sensação mais precisa nas entradas de curva e uma melhor sensibilidade da direção durante todo o trajeto. O Lancer ainda tem a direção mais rápida, o que permite atacar mais agressivamente os cantos da pista. O AYC exige um certo costume, mas uma vez que você confia nas sensações que ele cria (saídas de traseira), transforma-se em um aditivo ao divertimento.

 

Em comparação, o STI parece preso em relação ao Evo, que desliza mais. Kiino continua: “A direção do STI oferece uma sensibilidade decente, mas menos orgânica que a do Evo. O Subaru exibe maior tendência a sair de frente, o que protege você de fazer uma besteira muito grande”.

 

0,,15188844,00.jpg

Veja como o Evo escorrega de lado, enquanto o STI sai de frente, evitando que o motorista faça uma besteira muito grande

 

A dirigibilidade mais afiada do Evo e as entradas de curva melhores são produtos do sistema S-AWC, notavelmente do AYC, que divide ativamente o torque entre as rodas traseiras em situações de curvas velozes. O recurso acelera a roda de fora da curva, girando o carro mais rápido e permitindo que o motorista volte a acelerar mais rapidamente.

 

No STI, a eletrônica mais extravagante consiste no Subaru Intelligent Drive (SI-Drive), que engloba o controle manualmente ajustável do diferencial central (DCCD). O SI-Drive melhora a resposta do motor por meio do acelerador eletrônico. No modo mais “hard core”, a resposta do acelerador é notavelmente mais rápida. Mas isso não chega a ser extremamente útil: embora o sistema ofereça três modos (auto, - e +) e seis opções (com ajuste manual) de bloqueio do diferencial, sua finalidade e benefício são mais sentidos em pavimentos secos.

 

O sistema DCCD do Subaru oferece maior controle manual, mas ele não entrega a mesma precisão, clareza e foco no prazer ao dirigir que o S-AWC do Mitsubishi oferece. Enquanto o STI corta a diversão com suas saídas de frente, que obrigam a aliviar o acelerador, o Evo pode ser persuadido em derrapagens divertidíssimas. E então temos o sopro devastador: o Lancer é mais rápido na pista. O editor de testes Scott Mortara fez a volta mais rápida do Mitsubishi em 57,6 s. O Impreza terminou exatamente um segundo atrás.

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comparativo | 31/07/2008

 

A decisão

 

Entre no ringue para três rounds brutais de Mitsubishi Evo X contra Subaru Impreza STI

 

Por Edward Loh, Motor Trend/NewYork Syndicate/Fotos Brian Vance e Julia LaPalme

 

 

 

A decisão

 

0,,15188843,00.jpg

Subaru STI à frente só na foto: o resultado final favoreceu o Lancer Evo, por ser mais divertido e melhor de dirigir

 

Senhooooras e senhores, após três rounds e nenhum nocaute, temos que recorrer às notas dos juízes. O resultado foi apertado, mas a decisão, unânime: em virtude de sua dirigibilidade mais afiada e um fator diversão superior, o Lancer Evolution ganha outro título dos quatro cilindros turbo com tração integral. Mal podemos esperar pela revanche...

 

E no Brasil?

 

Se você se animou com os carros desse comparativo, saiba que o Subaru Impreza WRX STI já está entre nós. Com preço de R$ 220 mil, chega, em média, ao ritmo de uma unidade por mês. Já a décima geração do Lancer Evolution ainda não aportou no país. No entanto, o esportivo pode ser uma das atrações da Mitsubishi no Salão do Automóvel, em outubro.

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comparativo | 31/07/2008

 

Ficha técnica

 

Entre no ringue para três rounds brutais de Mitsubishi Evo X contra Subaru Impreza STI

 

Por Edward Loh, Motor Trend/NewYork Syndicate/Fotos Brian Vance e Julia LaPalme

 

 

 

Lancer Evolution GSR - Subaru Impreza WRX STI

Motor

2.0 16V Turbo - 2.5 16V Turbo

 

Potência

295 cv a 6.500 rpm - 310 cv a 6.000 rpm

 

Torque

41,5 kfm a 4.400 rpm - 40,1 kgfm a 4.000 rpm

 

Câmbio

Manual, 5 marchas - Manual, 6 marchas

 

Comprimento

4,495 m - 4,414 m

 

Largura

1,811 m - 1,795 m

 

Altura

1,480 m - 1,475 m

 

Entre eixos

2,649 m - 2,623 m

 

Peso

1.608 kg - 1.522 kg

 

 

Testes

 

Aceleração 0 a 96 km/h

5,2 s - 4,7 s

 

Aceleração 0 a 402 m

13,8 s a 159,8 km/h - 13,4 s a 161,5 km/h

 

Retomada 72 a 104 km/h

2,8 s - 2,7 s

 

Frenagem 96 a 0 km/h

33,8 m - 32,3 m

 

Aderência lateral

0,99 g - 0,94 g

 

Consumo médio

6,9 km/l - 6,5 km/l

 

Preço básico

N/A - R$ 220.000

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Toda mídia deu vitória pro LanEvo X. A Subaru cagou no pau msm com esse STI hatch...

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Eu acho o STI mais bonito.

Mas num ligo de ter nenhum dois dois!

 

Matéria muito boa!

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STi eh o pai dos fo**.s, o avo dos fo**.s, disso naum duvido, mas msm assim acho um absurdo pagar R$ 220K nele.

 

sou muito mais 2 essas opcoes :

 

http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCo...A_2P_AUTOMATICO

 

http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCo...OLINA_2P_MANUAL

 

 

outras 2 opcoes mais em conta e naum com menos Tesao !

 

http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCo...OLINA_4P_MANUAL

 

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Mas ai tem carro usado.

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Mas ai tem carro usado.

uma Mercedes ou BMW bem cuidada rodam 200mil km igual um popular novo.

 

essa SLK tem 13mil km, a M3 tem 20mil km, quer dizer, nem esquentaram os pneus ainda. []-[]

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STi eh o pai dos fo**.s, o avo dos fo**.s, disso naum duvido, mas msm assim acho um absurdo pagar R$ 220K nele.

 

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Mas ai tem carro usado.

uma Mercedes ou BMW bem cuidada rodam 200mil km igual um popular novo.

 

essa SLK tem 13mil km, a M3 tem 20mil km, quer dizer, nem esquentaram os pneus ainda. []-[]

Falei da comparação de preço. ;) Ele comparou um Impreza 0km c/outros carros usados. O certo seria comparar esses carros c/um Impreza usado tb.

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Belo comparativo e bom texto!

 

Entre os dois o STI tem mais cara de esportivo :)

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Esse Lancer é animal mesmo, não curto o STI, mas ambas as versôes anteriores do modelo eram melhores, principalmente do Evo.

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Esse Lancer é animal mesmo, não curto o STI, mas ambas as versôes anteriores do modelo eram melhores, principalmente do Evo.

:+1

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Eu acho o STI mais bonito.

Mas num ligo de ter nenhum dois dois!

 

Matéria muito boa!

 

 

Lancer EVO roxxxxxxxxxxxxxxxxxx

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Toda mídia deu vitória pro LanEvo X. A Subaru cagou no pau msm com esse STI hatch...

A mudança por um novo STi Hatch tem um importante motivo !!!

Todos os ultimos carros campeões do mundial de Rally foram carros hatch: Focus, Citroen, Peugeot 206, etc.

 

Carros do mundial de rally sedans estão totalmente por fora, a traseira deixa o carro muito desequilibrado nas curvas em comparação aos Hatch.

 

Então resumindo, eles não cagaram no pau não.

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A mudança por um novo STi Hatch tem um importante motivo !!!

Todos os ultimos carros campeões do mundial de Rally foram carros hatch: Focus, Citroen, Peugeot 206, etc.

 

Carros do mundial de rally sedans estão totalmente por fora, a traseira deixa o carro muito desequilibrado nas curvas em comparação aos Hatch.

 

Então resumindo, eles não cagaram no pau não.

:+1

 

eu vo concordar com sua opiniao

 

alem do mais, pq axei mto lindo esse sti novo

apesar de gostar do sedan, nao deixei de gostar desse nao :D

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comparativo | 31/07/2008

 

Ficha técnica

 

Entre no ringue para três rounds brutais de Mitsubishi Evo X contra Subaru Impreza STI

 

Por Edward Loh, Motor Trend/NewYork Syndicate/Fotos Brian Vance e Julia LaPalme

 

 

 

  Lancer Evolution GSR  - Subaru Impreza WRX STI

Motor

2.0 16V Turbo            - 2.5 16V Turbo

 

Potência

295 cv a 6.500 rpm    - 310 cv a 6.000 rpm

 

Torque

41,5 kfm a 4.400 rpm - 40,1 kgfm a 4.000 rpm

 

Câmbio

Manual, 5 marchas    - Manual, 6 marchas

 

Comprimento

4,495 m                    - 4,414 m

 

Largura

1,811 m                    - 1,795 m

 

Altura

  1,480 m                      - 1,475 m

 

Entre eixos

2,649 m                    - 2,623 m

 

Peso

1.608 kg                    - 1.522 kg

 

 

Testes

   

Aceleração 0 a 96 km/h

5,2 s                        - 4,7 s

 

Aceleração 0 a 402 m

13,8 s a 159,8 km/h  - 13,4 s a 161,5 km/h

 

Retomada 72 a 104 km/h

2,8 s                        - 2,7 s

 

Frenagem 96 a 0 km/h

33,8 m                      - 32,3 m

 

Aderência lateral

0,99 g                      - 0,94 g

 

Consumo médio

6,9 km/l                    - 6,5 km/l

 

Preço básico

  N/A                          - R$ 220.000

puts curto d+ o lancer eu tinha uma revista ha muitos anos atrás qdo saiu o lancer de 280 cv,!!ja era show imagina esse então! o q eu achei mais louco nesse + antigo q ja era inorante nos tempos, 0 a 100 principalmente, e o curso do volante dum canto ao outro, ele virava dum canto ao outro com apenas duas voltas completas!!

o fo** e q n tinha garantia nenhuma de mecanica!!, axo q ele chegou custanu 180000,00 dai paga 180 pau num carro sem garantia so pq e turbo(msm senu d fabrica)

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JA EEERA O EVOLUTION !!!!

 

aiuhauihaiuhauihauihaiuhaiuhahihua

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ficaria com o STI.. já sou fan da marca e tudo mais..

mais lancer.. até que não iria nada mal também..

 

só não gostei muito desse lance do sti sair mais de frente..

fazer o que.. ;)

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ficaria com o STI.. já sou fan da marca e tudo mais..

mais lancer.. até que não iria nada mal também..

 

só não gostei muito desse lance do sti sair mais de frente..

fazer o que.. ;)

o WRX e o STI sempre tiveram tendência a sair mais de frente... não é novidade nessa versão 2008...

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