Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Tamanho Do Sub

Responda com sinceridade, não dói nem custa dinheiro... heheheh  

184 votos

1. 1. Responda com sinceridade, não dói nem custa dinheiro... heheheh

• 10". Não gosto de sub de 12".
      14
    • 10" por questão de espaço, apenas.
      13
    • Se o sub for realmente bom, tanto faz 10" ou 12"
      68
    • Se a caixa for tão pequena quanto a de um sub de 10", prefiro o 12".
      10
    • 12". Acho que sub de 10" fica devendo em algum aspecto importante.
      37

Recommended Posts

Bom, vocês estão sendo de grande ajuda para mim, mais pra frente todos descobrirão porquê... hehehehe

[¨]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um bom sub de 12' pode dar uma surra em um não-tão-bom sub de 10', em todos os aspectos. Eu pretendo ir em um de 12 polegadas, e acho que não vou me arrepender (pelo que ouço falar do falante em questão).

Estou estranhando que não apareceram os papagaios falando que sub de 12' não é pra fidelidade ...

Compartilhar este post

Link para o post
Um bom sub de 12' pode dar uma surra em um não-tão-bom sub de 10', em todos os aspectos. Eu pretendo ir em um de 12 polegadas, e acho que não vou me arrepender (pelo que ouço falar do falante em questão).

Estou estranhando que não apareceram os papagaios falando que sub de 12' não é pra fidelidade ...

Mas também, não é fraco o sub do rapaz :vts

Compartilhar este post

Link para o post

gosto dos 10" pelo menor espaço ocupado e a tal da velocidade, mas também gosto dos 12" por tocarem lá imbaixo com mais SPL, de forma geral.

também to na mesma dúvida Kleber... pensei também em 4 de 8",tipo o keybass panther, será fica baum também??

Ó duvida! :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Também tenho duvida, gosto muito de ouvir metal, rock e musica eletrônica, psy...

Final do ano ganho um carro e estava querendo montar um sozinho, pensei em 2 de 10" ou 1 de 12", mas agora fiquei na duvida.

Sou meio leigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vou opinar direito nessa porque estou querendo trocar meu sub também.

O que posso dizer é que os bons subs de 10 que escutei não deixaram nada a desejar em spl sendo UXP, w6, IMPP [¨]

Então assim mesmo tendo a opnião que tanto faz 10 ou 12. Escolho o de 10 por achar que vale a pena perder spl e economizar espaço.

Mas queria que alguém pudesse falar compropriedade sobre a diferença no áudio(rapidez) entre os dois.

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Não votei porque não tem a opção para a turma do sub de 8" :(

Tenho um 206 e como vocês devem saber,a mala não é o forte do pug,e como preciso mUUUito de espaço na mala,optei por um Bravox PXW de 8".Por sinal,é um sub que me surpreendeu nas simulações,e na prática foi muito além das minhas expectativas(guardando a devida relação qualidade & custo).

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, sou novo no SQ, meu negocio era trio e SPL, mas como sempre me falaram... O cara caba tentando para o SQ... Como na bike, o cara começa na trilha, freestyle ou similar e acaba sentado numa speed...

Bom, do pouco que sei e escutei, prefiro os de 12"... Por "manter" mais o grave... Com o de 10" é rápido pra começar, é rápido para terminar... de 10" é mais fiel a musica, porém o spl mais "envolvente" do 12" me agrada mais...

Compartilhar este post

Link para o post

fui na sta ifigenia na sexta, pesquisar o canal...

eh consenso que a galera prefere e compra sub de 12"

Compartilhar este post

Link para o post
:+1[¨]

Mas votei em "Se o sub for realmente bom, tanto faz 10" ou 12""

:+1 mas eu keria 2 de 8 , ou 2 de 6 :vts

Compartilhar este post

Link para o post

O que posso dizer é que os bons subs de 10 que escutei não deixaram nada a desejar em spl sendo UXP, w6, IMPP [¨]

Então assim mesmo tendo a opnião que tanto faz 10 ou 12. Escolho o de 10 por achar que vale a pena perder spl e economizar espaço.

Mas queria que alguém pudesse falar compropriedade sobre a diferença no áudio(rapidez) entre os dois.

Vlw

Não sei se tenho propriedade "técnica" pra falar.

Mas pelo que percebo, a grande diferença está na confecção da caixa e no ampli que empurra o sub.

O sub é um conjunto caixa + sub + ampli. Ele, por si só, pode ter algumas características digamos "inerentes". Porém, o que vai decidir como ele toca é o conjunto.

Exemplo: Você pode ligar um 12w0-4 em um amp classe D de 200rms 14v numa dutada enorme, visando SPL. Vai ser um SPL absurdo . Nem por isso, o sub vai perder a sua qualidade (inerente). Certamente, deixará a desejar na velocidade e na citada fidelidade, principalmente em músicas que exigam mais isso (rock em geral, p.e.) por conta do formato da caixa e da potência ser mais "apertada", ou seja, ter menos headroom.

O mesmo sub 12w0 em uma selada tocado por um AB (ex. 200ix, aprox. 400rms) com qtc em 0.8 (uns 50l) certamente deixará o mesmo sub "descendo" bem menos, ao passo que ele será beneficiado na velocidade e fidelidade, além de se economizar espaço. A maior potência do ampli também prioriza o "controle" do sub.

Eu sou mais fã da segunda opção. A questão é que você pode fazer isso com sub de 8, de 10, de 12 ....

Me corrijam se eu falei alguma besteira, essas são apenas as minhas impressões.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

ENtão pra ter graves tipo rock um de 10 na selada é o ideal ? Ou eu entendi essa parada de grave "rápido" errado ? Seria o grave de "ataque" Grave seco e sem reverberação é isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... era uma coisa que eu vinha observando. Na hora de falar, todo mundo diz que sub de 10" é isso, aquilo... mas raramente vejo alguém comprando sub de 10", a não ser quando o problema é espaço.

Bem... os resultados confirmaram mesmo essa tendência... por isto que é bom fazer pesquisa de mercado... :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Pesquisa rápida...

Na hora de definir a compra do sub do seu sistema, qual tamanho você prefere, e por quê?

Além disto, tendo a opção de pegar um sub com excelente performance, e assumindo que esta performance seja perfeitamente condizente com o preço, até quanto você pagaria? Até 300 reais? Até 400 reais? Até 500 reais?

Eu podia tá matando, eu podia tá robando, mais só to aqui pidindo a opinião doceis. :vts

Eu pagaria até 500 reais, mas mesmo assim chorando um "pouco".

Compartilhar este post

Link para o post

10" por questão de espaço, apenas.

Só tive de 10", por falta de oportunidade de ter um de 12", mas gostaria de ter um...

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw

Não sei se tenho propriedade "técnica" pra falar.

Mas pelo que percebo, a grande diferença está na confecção da caixa e no ampli que empurra o sub.

O sub é um conjunto caixa + sub + ampli. Ele, por si só, pode ter algumas características digamos "inerentes". Porém, o que vai decidir como ele toca é o conjunto.

Exemplo: Você pode ligar um 12w0-4 em um amp classe D de 200rms 14v numa dutada enorme, visando SPL. Vai ser um SPL absurdo . Nem por isso, o sub vai perder a sua qualidade (inerente). Certamente, deixará a desejar na velocidade e na citada fidelidade, principalmente em músicas que exigam mais isso (rock em geral, p.e.) por conta do formato da caixa e da potência ser mais "apertada", ou seja, ter menos headroom.

O mesmo sub 12w0 em uma selada tocado por um AB (ex. 200ix, aprox. 400rms) com qtc em 0.8 (uns 50l) certamente deixará o mesmo sub "descendo" bem menos, ao passo que ele será beneficiado na velocidade e fidelidade, além de se economizar espaço. A maior potência do ampli também prioriza o "controle" do sub.

Eu sou mais fã da segunda opção. A questão é que você pode fazer isso com sub de 8, de 10, de 12 ....

Me corrijam se eu falei alguma besteira, essas são apenas as minhas impressões.

Abs.

Caraca, só hj fui ver essa sua resposta. Realmente muito boa júlio, pensando bem no que vc disse pra mim sub de 12 se encaixa mais. Não ouço muito rock, raramente ele vai precisar ser muito rápido. Agora é pesquisar e escolher, valeu.

Alguém quer complementar algo? todos aqui tem alguma opnião sobre o assunto, já que votaram.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... era uma coisa que eu vinha observando. Na hora de falar, todo mundo diz que sub de 10" é isso, aquilo... mas raramente vejo alguém comprando sub de 10", a não ser quando o problema é espaço.

Bem... os resultados confirmaram mesmo essa tendência... por isto que é bom fazer pesquisa de mercado... :vts

Ué, Kleber, o meu é de 10" e não o comprei por falta de espaço. Mesmo porque ele pede uma caixa gigante para resposta plana.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, prefiro de 10". Quanto ao valor a ser pago? Bom, ja paguei 1400 em um subwoofer que veio quebrado :P

Mas, ainda prefiro dois alto falantes de 10". Não alto falantes de 8". Alto falantes maiores, apenas se realmente muito bons. Caso do focal, 11". Ao menos eu esperava que ele fosse bom o suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Para SQ não uso, nao compro e nem recomendo sub de 12. Optei pelo de 10 por diversos motivos de resposta, "levesa" do conjunto, rapidez...

Para mim se o objetivo é SPL ou SQPL, vá de 12. Se é qualidade ou Hifi, no maximo 10". Se eu tivesse optado pelo de 10 por causa de espaço nao teria colocado 2 subs. Ao meu ver o ideal seria até menor, pena que nao temos tantas boas opcoes de 8 polegadas. Os melhores subs para home theater sao de 8, ou até 6!!!. 12, 15... 18... é realmente para pancada.

Lógico que se me perguntarem, num sq, o que é melhor um JL de 13 ou um bomber de 10?? Comparação desleal. Fico com o JL apesar do tamanho.

Ao inves de ver o tamanho, potencia.... prefiro observar o Xmax do sub, pois normalmente x-max altos tocam forte.

Compartilhar este post

Link para o post
Para SQ não uso, nao compro e nem recomendo sub de 12.  Optei pelo de 10 por diversos motivos de resposta, "levesa" do conjunto, rapidez... 

Para mim se o objetivo é SPL ou SQPL, vá de 12. Se é qualidade ou Hifi, no maximo 10".  Se eu tivesse optado pelo de 10 por causa de espaço nao teria colocado 2 subs.  Ao meu ver o ideal seria até menor, pena que nao temos tantas boas opcoes de 8 polegadas.  Os melhores subs para home theater sao de 8, ou até 6!!!.  12, 15... 18... é realmente para pancada.

Lógico que se me perguntarem, num sq, o que é melhor um JL de 13 ou um bomber de 10?? Comparação desleal. Fico com o JL apesar do tamanho.

Ao inves de ver o tamanho, potencia.... prefiro observar o Xmax do sub, pois normalmente x-max altos tocam forte.

Fala Supercharger!

Assumindo que o sub de 12" tenha mais força para movimentar um cone mais pesado, tornando-o tão bom quanto um modelo de 10", ainda assim vc preferiria o 10", ou partiria pro 12"?

Speedeater, valeu pelas fotos... monstrinho este, hein... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...