Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

Montana Tornado Finalizado Fotos/vídeo Pag.09

Recommended Posts

Só um conselho, experiência própria... "sai fora dos drives Ti" eles reproduzem som de tweeter (muito agudos) exigem um corte muito alto (superior a 1200hz) queimam facil e o reparo é caro pra ca****!!!!

Vai de fenólico, primeiro porque o som deles é aquela voz grossa, que abafa e faz bonito mesmo. Fora o que já falei.

(Robão , desculpa o desabafo que vou fazer agora ... mas é que vejo muitos com o mesmo pensamento que o seu , e pensam assim por falta de conhecimento , ou por vontade de pertubar ao ar livre mesmo)

Desculpa descordar ... Mas o Drive TI é um drive correto se bem utilizado ...

Ele é justamente pra tocar médio-agudo/agudo ... Por isso foi criado ... pra não precisar usar ST (que normalmente os bons são o olho da cara , como os da SNAKE e da HINOR) ...

Ele é cortado alto pq TODO DRIVE DEVE SER CORTADO em média de 1Khz ... abaixo disse se usa um BOM falante de médio grave que responda Linear até 1khz ! (o Pw3 é um desses)

Eu não acho que é pra ABAFAR os outros e sim pra TOCAR pra os outros ... Eu imagino que um TRIO é pra vc ficar na frente dele , ficar Feliz e se divertir ... Não ficar com a mão no ouvido pois está machucando o ouvido ! Nunca vi nesses Campeonatos que eu vou , um DONO DE TRIO na frente do trio curtindo ele ... sempre fica de lado , pois NEM ELE consegui escutar a mer** que tá o trio dele (não são todos que tem trio ruim , mas os fãs de corneta 1" na maioria das vezes são).

E o Drive só queima fácil por algum motivo ... Má Utilização ... Se fosse tããão ruim assim , pq no som profissional seria utilizado ainda , e eles Brigam cada vez mais em projetos pra achar o Drive que fale mais agudo ??? Como os Beyma que tocam até 22khz quase PLANO !?

Vou deixar bem claro uma coisa aqui :

Não é que não sou fã de SOM ALTO , eu ADORO som alto , mas tem uma diferenlça que divide os Bois ... que é :

SOM ALTO AUDÍVEL -X- SOM ALTO IRRITANTE !

Eu fico com o Audível e agradável , que o cara aumenta o som , e junto do médio da corneta , vem aquela porrada forte de tremer o chão , e nada cobre ninguém , é um CONJUNTO ... Não tem freq. que ficam sobre-saindo ABSURDAMENTE , como nas cornetas que BERRAM de 800hz até 4khz !

Pensando bem , eu até seria fã de ABAFAR alguém , mas de uma forma diferente ... O cara colocar do meu lado o som dele cheio de D405 , e eu ligar um bom e velho BLACK MUSIC e COBRIR o som dele com o grave ... Ai acho que seria mais interessante e difícil ... pois ligar corneta é fácil ... conseguir rendimento em graves é difícil !

Robão , mais uma vez deculpa pelo desabafo :( , sei que parece estranho , mas não quero te ofender , juro pra vc ! Mas é que estou muito cansado de sempre ler a mesma coisa , que é ABAFAR os outros ... to cansado disso ... Vivo estudando , ralando , prta fazer um som de Qualidade , e as pessoas sempre se preocupando em ABAFAR os outros =( !

Espero que vc entenda que não quero te ofender ... e obrigado pela sua dica do drive !

Mas vamos aos comentários RESUMIDOS é claro, pois se não vira novela né...:

Desculpa descordar ... Mas o Drive TI é um drive correto se bem utilizado ...

(...) eh tá certo!, mas como utilizar bem 1 drive que consegue ser mais agudo que trocentos super tweeter's? vc tem uma mesa no seu set ou vai tentar só no equalizador gráfico do aparelho?(...)

E o Drive só queima fácil por algum motivo ... Má Utilização ... Se fosse tããão ruim assim , pq no som profissional seria utilizado ainda , e eles Brigam cada vez mais em projetos pra achar o Drive que fale mais agudo ??? Como os Beyma que tocam até 22khz quase PLANO !?

(...) Eh tem projeto pra tudo, mas não podemos confundir as aplicações, no profissional os 18" reproduzem de sub até médio agudo (5000hz) e os tweeter fazem o resto. Os drives são apenas para dar "brilho ao som". Mas pra fazer isso em carro primeiro vc vai precisar de muita potencia (amplificador) e energia, além de uma mesa boa. Se vc tentar reproduzir essa faixa inteira nos woofers com amplificador digital automotivo vc vai ter uma surpresinha (tipo o clipping acendendo emquanto o cara canta e o grave necas).... mas acho q vc deve fazer na prática já q vc nem perguntou porque que eu te fiz a indicação(...)

Vou deixar bem claro uma coisa aqui :

Não é que não sou fã de SOM ALTO , eu ADORO som alto , mas tem uma diferenlça que divide os Bois ... que é :

SOM ALTO AUDÍVEL -X- SOM ALTO IRRITANTE !

(...) Essa foi bem legal! parece que é a preferencia de apenas alguns indivíduos, mas não é.... isso todos achamos amigo!

Som grande dá trabalho igual carro turbinado, é pra quem gosta e sempre dá 1 pauzinho... ruido.... fusível queimando.... drive parando.... falante furado.... umidade.... cerveja cai no set... mulher esbarra no woofer... o irmão ou amigo sai no carro e esbagaça no volume... o lavador dá 1 navalhada.... eh, vc vai ver mais exemplos.

Eu já usei todos esses tipos com crossovers maravilhosos e cortes inquestionáveis, tenho 1 bom set a mais de 3 anos; mas.... vc vai descobrir depois de uns 6 meses como é chato acionar a garantia por 1 drive novinho que simpesmente parou sem queimar ou simplesmente não funcionou.

E distorção é pra quem não sabe o valor de 1 set de mais de 8000 contos saindo fumaça, não é assim. Distorção é pra sonzinho, som com equipamento como os nossos tem que ser bem regulados "e terem a regulagem respeitada" nada de aumentar 1 só pauzinho no bass ou passar dos 70% do volume do aparelho(eu prefiro ser abafado por 1 corneteiro que queimar o set todo.

Robão , mais uma vez deculpa pelo desabafo :( , sei que parece estranho , mas não quero te ofender , juro pra vc ! Mas é que estou muito cansado de sempre ler a mesma coisa , que é ABAFAR os outros ... to cansado disso ... Vivo estudando , ralando , prta fazer um som de Qualidade , e as pessoas sempre se preocupando em ABAFAR os outros =( !

(...) Beleza. Eu também estudei muito, até usar equipamentos que quando ligo meu som niguém tapa os ouvidos e todo mundo vem pra frente do meu carro ouvir um axésinho gostoso hehehehe....

É claro que 4 drives com bastante agudo eh suficiente pra pertubar, mas pra "abafar", não digo pegar mal, mas fazer bonito... tem que saber tocar alto, nítido, e o grave de doer o peito.(...)

Minha ultima fala: dinheiro em som não retorna mais de 50%. A gente gasta pra fazer mais a alegria dos outros que a nossa (quem curte trio, é claro!) então essa era apenas 1 dica pra gastar menos (se eh que vc quer poupar)

Quando a gente não gosta, não diz nada. Ou fala que já fez a opção.

Falar que .... "alguns pensam como vc ou tem falta de conhecimento"... não é uma coisa sábia, pois vc nem conhecia minha experiência no assunto???

É, eu conheço o assunto também, e não é pela boca dos outros.

Boa sorte, e não dou mais 1 piu. viu!!!!

Abraços :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só um conselho,

(...)no profissional os 18" reproduzem de sub até médio agudo (5000hz) e os tweeter fazem o resto. Os drives são apenas para dar "brilho ao som". Mas pra fazer isso em carro primeiro vc vai precisar de muita potencia (amplificador) e energia, além de uma mesa boa. Se vc tentar reproduzir essa faixa inteira nos woofers com amplificador digital automotivo vc vai ter uma surpresinha (tipo o clipping acendendo emquanto o cara canta e o grave necas).... mas acho q vc deve fazer na prática já q vc nem perguntou porque que eu te fiz a indicação(...)

Som profissional os 18" reproduzindo faixa de médio? Onde isso? Eu nunca vi ou ouvi isso. PA Duas Vias?

Compartilhar este post

Link para o post

Robão ... morre aqui ok ??? não quero estragar o tópico que está indo tão bem !

Mas só pra lembrar vc ...

*Mesa de som não arruma som , só se forem as mesas digitais que custam o olho da cara hehehe ...

*Drive TI não é pra falar mais que ST (depende do TI né ... mas esse EROS no caso num fala não)

*Falante de 18" NUNCA fala até 5Khz (ao menos os dedicados a Sub grave ... que são a maioria), o dia que vc achar um falante de 18" (dedicado a sub) que manda bem até 5Khz me avisa , pois é difícil com toda massa do cone do bicho , ele tocar BEM (digo bem , não barulho) até no máximo 500hz !

E claro , que vou ter que usar equalização , não conheço 1 som desse tipo , que não precise de uma afinação com EQ. Mas como vou estar limitado , vou usar só o EQ. do DVD da pioneer que o cliente tem mesmo ... mas o legal seria um Bom e velho ULTRA CURVE , mas é muita grana um desse ... Gastar 900 mangos (em média) num aparelho desse , mais conversor , é chato demais né !

Mas Robão ... paramos aqui OK ??? Tô feliz com o projetão que to fazendo , e não quero me stressar , nem stressar ninguém !

Paz e amor !

Compartilhar este post

Link para o post
morre aqui ok

:+1

Não acrescentou nada de útil pro tópico nem pro forum

Compartilhar este post

Link para o post

Não acrescentou nada de útil pro tópico nem pro forum

Agora um woofer q toca de sub até 5000 hz???????

hauhauauhahuhahauhuauhaau

caramba... era o meu sonho !!!!!!!!!!!!!!!!!!

vamos extinguir aos drives e usar esse sub ai !!!!

essa foi a melhor q ouvi, fora a do drive ti tocando por varios twiters !!!

nem vou comentar...

continua o topico que está show e Guto, poe logo o paredão todo pronto ai pra gente ver ele de pe e deitado tb

abraços

DAvi

Compartilhar este post

Link para o post

baum ... hoje foi o dia de montagem das caixas de grave ...

Ontem eu pareid e mexer nas caixas eram umas 10 da noite ... deixei secando a tinta e fui dormir !

Ai hoje cedinho já coloquei a mão na massa...

Vamos às fotos !

Conector SpeakON :

parte femia

montanatornado39qs6.th.jpg

Seqüencia de montagem desse tipo de conector !

montanatornado40wu3.th.jpg

Instalado

montanatornado41mg9.th.jpg

montanatornado42pf7.th.jpg

Ficou bunitinhu

montanatornado49hk7.th.jpg

Montagem da caixa :

montanatornado43yg6.th.jpg

montanatornado44al6.th.jpg

Detalhe do fio passando para a outra camara

montanatornado45at5.th.jpg

PRONTO (Uma caixa hahaha pasmafaute )

montanatornado46zz2.th.jpg

montanatornado47tr2.th.jpg

montanatornado48nv1.th.jpg

Vou lá terminar a outra ... espero testar o som hoje já ... com amps FRACOS , mas que conseguem fazer um barulho !

abraço gente !

Compartilhar este post

Link para o post

guto

parabens pelo trampo cara

mtooo bem feito msmo

mando mto bem

Compartilhar este post

Link para o post

opa... beleza guto...

cara, pelo que eu calculei aqui, nas medidas que tu postou ai no tópico, o volume de cada uma das 2 caixas dos de 18" fico em torno de 203.322 litros (calculei como madeira de 25mm²)...

descontando o volume do duto, que deu cerca de 16,920 litros, tem-se um box de 186,402 litros para cada 2 falantes, correto? Dá cerca de 93 litros pra cada falante...

qual o papel da caixa nesse fator, sendo que a caixa não tem divisória, ela compensa essa litragem menor?

desculpe se estou enchendo o saco mais uma vez por causa da caixa... :legal:

valew

Compartilhar este post

Link para o post

UFFFA

acabou a montagem das caixas hehehe

depois de MUITO trampo e dedicação em cima das caixas , está terminado a vou fazer um pqno teste aqui em casa daqui a pouco , com uns equipamento de uso profissional , mas de pouca potência !

Segui umas Fotos de como ficou :

p1040002fu5.th.jpg

montana01eb3.th.jpg

montana02ah5.th.jpg

UHUUUUUU , agora é só fazer instalação na montaninha !

Compartilhar este post

Link para o post

vxx quero ver a cara do dono quando ver isso ae

vai ate brilhar o olho!

ja ligou pra ele avisando?

usa teus amplificadores pra irem amaciando os tornados..

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens guto!

vi q vc uso 2 tipo de cantonera estou para encomendar umas 160 delas.. pro meu projeto eheh

pros de 18 axo q uso a grande ne.. pensei em usar nas caixa de 12 tb.. a pequena usei a um tempo atraz mas quebrava facil.. q tu diz?

vlwww

Compartilhar este post

Link para o post
UFFFA

acabou a montagem das caixas hehehe

depois de MUITO trampo e dedicação em cima das caixas , está terminado a vou fazer um pqno teste aqui em casa daqui a pouco , com uns equipamento de uso profissional , mas de pouca potência !

Segui umas Fotos de como ficou :

UHUUUUUU , agora é só fazer instalação na montaninha !

Poxa.

Ficou bala heim Feio.

Bah as telas nos tornados tpe que num ficaram taum feias como imaginei que iam ficar ficou bem legal mesmo.

PARABENS feio, show de bola.

Aguardo tuas impressões mesmo que com ampli fraco sobre o som de forma geral.

Abração ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa,

Caramba.... tirei o chapeu pra vc!!!

muito bom mesmo!!!

agora só instalação e aquele videozinho basico!!!

abraços

DAvi

Compartilhar este post

Link para o post

Bom gente ... é o seguinte ...

valew todos pelos elogios , tanto aqui no tópico , como por MSN ... brigado mesmo !

Fui testar agora pouco o som ... pra ver se tava tudo direitinho e pra ver se minha caixinha de Sub graves tava Falando BEM MESMO !

Bom ... o negocio foi o seguinte hehehe :

uma potência de 1 canal de 600 RMS em 4 ohms para SUB

uma potência de 2 canais 100 RMS cada em 4 ohms

Bom ... liguei os subs em série pra fechar 4 ohms

Liguei os drives em um canal de 100 RMS e os pw3 em outro canal !

Resultado ???

Coisas caindo em minha casa , com a música VERTICO do U2 ... simplesmente CAIU de verdade ... na cozinha os pratos caíram do escorredor , no meu quarto o DVD caiu da comoda , no escritório caiu as pastas de documentos da minha irmã , e no meu escritório só tremeu =) !

O teto de casa é ESTUQUE , começou cair pó do estuque e sujou todo o escritório !

Resumo ... não dá pra testar em casa hehehe

EDIT ... Fotos do teste :

p1040001ss3.th.jpg

p1040003df6.th.jpg

p1040005uj9.th.jpg

p1040006vl8.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

aeaueahiueahie

muito bom

parabens pelo projeto Guto!

Mais um da GA Audio!

tu nao tem site nao?pra irpostando os projetos e tal..

Compartilhar este post

Link para o post
aeaueahiueahie

muito bom

parabens pelo projeto Guto!

Mais um da GA Audio!

tu nao tem site nao?pra irpostando os projetos e tal..

dá uma olhadinha na minha assinatura =) ! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

foi meio dificil mais o guto conseguiu acabar com todo o projeto

nessa ultima foto ai das caixas prontas

tu é feinho viu

uehueheuheuheuheuheuehuheuehuehueh

brincadeira guto

parabens mais uma vez pelo projeto ta muito lindo o trampo ai

quero só v quando isso fik 100% pronto

n esquece dos videos

:legal:

Qual é a litragem liquida da caixa para kda falante???

eu axei 110L descontando só o duto mais o samuca jpa axou outra coisa.

agora fiquei na dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

pooo Guto!

não tinha visto as fotos finais!

parabens, cara! tá GENIAL esse trio!

com certeza vai trazer MUITAS alegrias pro dono! parabens, cara! vc tá se tornando um construtor cada vez melhor! evolui muito de um trabalho pro outro!

Compartilhar este post

Link para o post

=) , brigado gente ... valew à TODOS ... brigado mesmo ... Maior projeto que já fiz , e todos estão gostando =) !

Hoje o João veio aqui em casa pra escutar as caixas e pra deixar a montana ... O bicho parecia uma criança quando escutou hehehe . Realmente o grave ficou FORTÍSSIMO !

Graças a Deus tocou assim hehehe , tenho que confessar que tava com medo ... mesmo sabendo o que estava fazendo !

Ai montamos o paredão na montaana pra ver se ficava certinhu ... e ficou assim hehehe :

p1040003rb0.th.jpg

p1040001au6.th.jpg

p1040002he2.th.jpg

CERTINHU em ???

p1040004dq1.th.jpg

p1040005mq8.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
nao é melhor com os tornados virados pra cima nao?

num cabe

a caixa é mais estreita de lado , que de frente !

Compartilhar este post

Link para o post

ahh sim

e assim, influencia alguma coisa no rendimento daquela caixa que fica entre as cornetas e os tornados que ficam perto da tampa? algum cancelamento ou algo do tipo?

Compartilhar este post

Link para o post
ahh sim

e assim, influencia alguma coisa no rendimento daquela caixa que fica entre as cornetas e os tornados que ficam perto da tampa? algum cancelamento ou algo do tipo?

mas o som num é pra funcionar assim hahahaha

assim é só pra quando for TRANSPORTAR SOMENTE ! hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...