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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Euro

Set De Equips Instalado [com Fotos Da Instalação]

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Galera,

finalizei a compra dos equips para dar um up no som.

 

Me orientei nos equips que pudessem ocupar um pequeno espaço no carro, se possível ficando quase que original, mas com qualidade superior.

 

A configuração é essa:

 

somdu5.jpg

 

Agora falta instalar tudo, sendo que minha idéia é fazer:

 

1) uma caixa selada de fibra na lateral do 307 para o SUB Premium PSW8, que deve dar de 12 a 15 litros.

A recomendação da Bravox é uma selada de 11 litros para grave reforçado.

O que eu perco de bom desse sub com uma caixa pequena assim?

Alguém teria outra sugestão de litragem e formato para ocupar pouco espaço no p.malas do carro e ter um desempenho melhor?

 

Descartei a stealth no estepe pois o sub é alto e fica dando interferência do ímã com a roda de ferro.

 

2) Estou pensando em construir uma selada de fibra moldada dentro do plástico da porta para melhorar o desempenho do kit. Tudo escondido, deve dar uns 5litros+/-.

Vai piorar a resposta do mid (CS60D) ?

Só manta já resolve?

Eu queria fugir da manta para não tirar o forro original e pelo valor tb.

Ou posso aplicar manta por cima do forro original e na parte plástica?

 

 

Crédito das fotos: dtorres

Essas fotos não são do meu carro. Só uma referência.

 

Queria fazer a caixa dentro desse plástico, na parte do alto falante e acima.

DSC01337-1.jpg

DSC01340-1.jpg

 

Esse é o forro original

DSC01334-1.jpg

DSC01336-1.jpg

 

Porta com manta

DSC01339.jpg

 

 

minha dúvida também é como prender o falante na selada que ficará dentro da porta e depois prender ele nos parafusos de fixação, já que a caixa vai estar por cima?

Fazer um recorte no fundo e depois vedar de novo com fibra?

 

 

Vai ficar bom o som nessa configuração? :huh:

 

Valeu!

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acho q só a manta seja mais q suficiente.. e vc vai ter um volume bem maior, pois vai transformar a porta em uma "caixa selada" q vai ter muito mais q 5 litros.. o q vai fazer com q o falante desca muito mais.

 

qto ao forro original, é só retirar ele com cuidado q dá pra colocar ele devolta.. apesar q com a aplicação da manta. ele perde a função dele.. vai ser só por efeito estético mesmo.

 

apesar q acho q essa preocupação deve ser pra não desvalorizar o carro na hora de revenda certo?? agora me diz sinceramente quem q ja tirou alguma vez o acabamento da porta pra ver se tem o forro original ou não na hora de comprar o carro????

 

Qto a caixa pro sub.. precisa ver qual a recomendação da bravox pra um grave "normal".. pois geralmente essa caixa pra grave reforçado é mais voltada pra SPL.. o sub vai ter um SPL maior , vai usar uma caixa de volulme menor, mas não vai descer tanto qto desceria numa caixa de volume um pouco maior.. ai depende do q vc espera do som.

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para um grave normal é 30litros na selada.

 

uma dutada ficaria ótimo, mas troquei o carro para ter um pmalas maior.

me incomoda pensar em ocupar novamente o pmalas com uma dutada de 50litros. :(

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a minha porta tratada com manta qdo o mid axa q eh um subzinhu ela parece uma dutada...sopra uma quantia de ar relevante pelo vão do vidro hehehe..

 

e qto a ter manda na porta pra vender o carro.. NO MAXIMO se o cara compra e tiver q mexer no vidro ou trava ele vai ter uma leve dorzinha de cabeça pra tira akela manta... do resto ele vai até gosta... o som vai ser um poco melhor doq no carro anterior dele... e se vender pra algum entusiasta em sq, poupou-lhe uma graninha com manta =D

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a minha porta tratada com manta qdo o mid axa q eh um subzinhu ela parece uma dutada...sopra uma quantia de ar relevante pelo vão do vidro hehehe..

 

e qto a ter manda na porta pra vender o carro.. NO MAXIMO se o cara compra e tiver q mexer no vidro ou trava ele vai ter uma leve dorzinha de cabeça pra tira akela manta... do resto ele vai até gosta... o som vai ser um poco melhor doq no carro anterior dele... e se vender pra algum entusiasta em sq, poupou-lhe uma graninha com manta =D

uma dúvida que eu tenho:

 

tem que passar manta em tudo mesmo, desmontar tudo e cobrir 100% da porta com manta ou como esse esquema das fotos de um amigo resolve?

eu acho que passar manta parcial nao resolve nada.

 

 

o único problema que o cara me falou é que o forro da porta do 307 serve de vedação contra água, e que depois que ele mexeu, quando chove escorre água pra dentro do carro.

faz sentido até porque tem uns furos embaixo da porta pra escorrer.

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foram 2 dias consecutivos de muita calma e paciência para eu e meu irmão instalarmos o som no carro.

toda fiação duplicada e nada ligado ao veículo.

 

só estou com um problema:

passei os RCAs na lateral sob o carpete e os fios dos falantes mais acima, na canaleta.

o som está com um zunido que aumenta conforme aumenta a rotação do veículo.

 

será do RCA ( que está seguindo junto ao chicote lateral), da fiação ou do ampli?

 

 

 

De bate pronto, como foi um up aos falantes originais do 307, claro que melhorou muito.

Gostei do CS60D, deixei o divisor do tweeter atenuando em -3db dado os comentários aqui que o TW do kit ser estridente.

 

o sub de 8" está amaciando, mas ele não parece responder bem em volumes baixos e não desce além dos 25Hz. Em volume médio está encorpado. Gostei pois ele não é seco como meu antigo Bomber One.

 

Configurei assim:

- Deixei o level no ampli em 2,5V, igual a saída do player, tanto no kit quanto no sub.

- O Filtro do amplificador está em 150Hz para o high e 150Hz para o low pass.

Low pass deixei em 12db (tem 0, 6 e 12db)

- a caixa tem uns 25litros (fibra+madeira+massa), com um duto de 2" de 20cm.

 

 

 

depois posto as fotos que tirei durante a instalação.

 

 

 

RETIREI O ZUNIDO.

o cabo de força foi enrolado sob o banco, se transformando numa espécie bobina.

e o RCA captava essa interferência.

estiquei o cabo de força, distanciei mais ainda o cabo RCA, pronto. :legal:

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depois de muito custo, sab e dom em casa com meu irmao me ajudando, finalizei a instalação do som no peugeot 307.

 

 

seguem umas fotos com algumas dicas para montagem...

 

primeiro, o sufoco de passar o cabo de força do cofre do motor para a cabine interna.

 

 

passei pelo buraco que existe logo abaixo do limpador de parabrisa, só retirar a capa.

o cabo passa ao lado dos terminas eletronicos do motor, passa debaixo da capa plastica do limpador, entra naquele burado e

DSC06903.jpg

 

saiu logo atras dos fusíveis no painel.

DSC06902.jpg

 

durante o processo, minha cadela queria participar tb... hehe

DSC06901.jpg

 

depois passei o resto da tarde passando o cabo pela lateral do motorista, indo sob o carpete até a traseira, e soldando todos os conectores e furando o conector da bateria com furadeira para prender o cabo (nao tem parafuso no conector, é de pressão)

 

 

no domingao acordei bem cedo e fui fazendo o que dava pois meu irmao só chegaria a tarde.

fui para a parte mais chata: passar a fiação de 2x 1,5mm2 nos conectores originais das portas.

 

primeiro desmontei as portas (3 parafusos + o parafuso do descansa braço que prende os trambolhos de comando de vidro e retrovisor (veja o topico do dtorres qe explica direitinho)

veja onde tem os pinos de presao para nao quebrar (quebrei 3 - :001_unsure: )

DSC06925.jpg

 

DSC06910.jpg

 

 

esse é o conector da porta que tirei.

DSC06926.jpg

 

tirei o lado que fixa na carroceria, puxando a borracha e vi que tinha 4 pinos trava no suporte plástico branco.

apertei os pinos com uma chave de fenda e fuii puxando para os lados que ele solta.

mas ele nao saia fácil nao..

fui fazendo com cuidado movimentos pra cima e para baixo para ir trazendo o conector de trava vermelha para fora e depois soltei-o puxando a trava vermelha para cima.

 

solto ele fica assim

DSC06905.jpg

 

veja o fio que tive que passar ali por cima.

 

descolei o forro branco

DSC06907.jpg

 

arrumei um arame firme para servir de guia para pasar o fio dentro do tubo flexível do conector

enfiei por cima

DSC06912.jpg

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e quando ele chegou na borracha da porta, pressionei para que furar a borracha e saiu dentro da porta.

DSC06911.jpg

 

amarrei o arame no fio, passei uma fita isolante e puxei o arame para fora para passar o fio.

tudo com cuidado e paciência para nao rasgar o conector ou o chicote interno.

DSC06913.jpg

 

depois de passar o fio, precisei trazer ele para o falante, por essa borrachinha preta na porta

DSC06914.jpg

 

retirei a borracha, cortei o enforca gato, e passei usando o arame guia.

DSC06915.jpg

 

até sair

DSC06916.jpg

encaixei a borracha.

 

agora a parte dura: passar o fio para dentro da cabine.

soltei o acabamento da soleira puxando para cima.

depois retirei o parafuso que prende o carpete.

DSC06922.jpg

 

eis que minha mão nao chegava onde queria por causa do painel e do airbag.

essa eh a vedaçao a transpor com o fio e arame.

muito mala , cortei tudo os dedos.

DSC06920.jpg

DSC06917.jpg

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do lado do motorista foi pior ainda.

o painel nao me dava aceso ao conector para sentir com a mao onde tinha que sair o arame guia.

mas fui com calma

DSC06923.jpg

DSC06927.jpg

DSC06929.jpg

 

 

eita bagunça da porr@

DSC06930.jpg

 

ai foi puxar as capas dos tweeters e fixar os tw do kit CS60D no local original.

DSC06931.jpg

 

DSC06932.jpg

 

 

Já que o cabo de força estava no lado do motorista, o RCA foi para o assoalho do passageiro.

DSC06933.jpg

 

e os do falante + remoto na canaleta da soleira

DSC06936.jpg

 

 

o divisor ficou na lateral do painel

DSC06934.jpg

 

joguei tudo sob o carpete do banco traseiro e liguei.

DSC06899.jpg

 

falta fixar direito ainda, mas tá aí caixa + rack feitos pelo ZECCA.

DSC06939.jpg

DSC06940.jpg

DSC06938.jpg

 

 

 

é isso.

resolvido o problema do zunido, tudo funcionado Ok agora.

 

abs

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Parabéns ! Bem limpa a instalação.

 

Só falta dizer como tá tocando. Já tive um ampli desses, é bem bacana e toca bem pro que custa.

 

Abraços,

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Parabéns ! Bem limpa a instalação.

 

Só falta dizer como tá tocando. Já tive um ampli desses, é bem bacana e toca bem pro que custa.

 

Abraços,

realmente o ampli toca bem.

 

estou sentindo o grave apagado. mesmo elevando no ampli de 0db para 12db, no player o sub está em +5 e no na curva os graves (20hz, 150hz, 400hz) estão em +4.

 

não estou satisfeito ainda.

 

nao sei se a caixa ficou super dimensionada para esse sub, mas estou pensando em construir uma de 10 litros como recomenda a bravox só para ver como fica.

 

realmente os médios e agudos estão tocando bem limpos.

achei que o ruído do sinal do ampli, qaundo o player com volume 0, fica mais alto do que esperava. tem como atenuar isso, principalemnte nos tws?

 

o que recomendam para melhorar o rendimento do sub?

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Bom !!! primeiro parabens !!! acabamento do porta malas de primeira !!! limpo ... sem frescura e muito bonito ... parece ate original !!!!

 

Sobre os graves acho que um Sub de 8 é pouco .... talves vc esteja exigindo muito dele !!! querendo que ele tenha muito SPL !!!! acho que pra aumentar esse grave somente com um SUB maior !!!! se for da linha Premium da Bravox talvez um de 12.

 

Essa é minha opnião pois tenho um Sub desse ligado sozinho em uma GTA 280, ou seja a potencia ta mandando 210 W rms e acho muito pouco, por esse motivo estou trocando a potencia e o Sub !!!

 

Grande abraço e mais uma vez [-]

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valeu.

pior que acabei de comprar e já estou pensando em mudar.

 

será que um NAR 10SW2 já resolveria, pensando em aproveitar a mesma caixa de 25litros +/-, sem precisar mudar muito o tamanho da abertura para o sub?

 

ou seja:

10SW2

25litros

duto de 2" de 20cm de comprimeto.

 

como bate o NAR nesse esquema de caixa?

 

valeu!

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valeu.

pior que acabei de comprar e já estou pensando em mudar.

 

será que um NAR 10SW2 já resolveria, pensando em aproveitar a mesma caixa de 25litros +/-, sem precisar mudar muito o tamanho da abertura para o sub?

 

ou seja:

10SW2

25litros

duto de 2" de 20cm de comprimeto.

 

como bate o NAR nesse esquema de caixa?

 

valeu!

Acho que vai ficar com um pico bem grande. Para a resposta ser mais plana a caixa dutada precisa ser maior.

 

[]´s

Crawling Chaos

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valeu pela resposta.

 

e se eu tranformá-la em selada?

simulei o tamanho da caixa, deu um caminhão de litros, mas nao entendo muito como reduzir coerentemente.

 

 

com base nas especificações do sub atual, PSW8, o que vocês acham que poderiam ser melhorado na caixa para render mais?

 

 

Impedância 4 (ohms)

 

Sensibilidade 86 (dB/W/m)

 

Freqüência Ressonância 34 (Hz)

 

Gama de Resposta (Hz) 35-2K (Hz)

 

Potência Máxima 320 Wmax

 

Potência Nominal 160 Wrms

 

Qts 0,64

 

Qms 12

 

Qes 0,68

 

Vas 32 litros

 

XMáx 9 mm

 

Sd 0,0214 m2

 

Bl 7,4 TM

 

Re 3,8 ohms

 

Peso 2186 g

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valeu.

pior que acabei de comprar e já estou pensando em mudar.

 

será que um NAR 10SW2 já resolveria, pensando em aproveitar a mesma caixa de 25litros +/-, sem precisar mudar muito o tamanho da abertura para o sub?

 

ou seja:

10SW2

25litros

duto de 2" de 20cm de comprimeto.

 

como bate o NAR nesse esquema de caixa?

 

valeu!

Isso é normal para nos que gostamos de som automotivo !!!! o negocio nunca acaba !!! o grande lance é voce ir aperfeiçoando aos poucos !!!! ate porque pelo menos pra mim $$$$ é dificil de ganhar !!! :vts mais é isso ai !!! vai aperfeiçoando !!!

 

abraço

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valeu pela resposta.

 

e se eu tranformá-la em selada?

simulei o tamanho da caixa, deu um caminhão de litros, mas nao entendo muito como reduzir coerentemente.

 

 

com base nas especificações do sub atual, PSW8, o que vocês acham que poderiam ser melhorado na caixa para render mais?

 

 

Impedância 4 (ohms)

 

Sensibilidade 86 (dB/W/m)

 

Freqüência Ressonância 34 (Hz)

 

Gama de Resposta (Hz) 35-2K (Hz)

 

Potência Máxima 320 Wmax

 

Potência Nominal 160 Wrms

 

Qts 0,64

 

Qms 12

 

Qes 0,68

 

Vas 32 litros

 

XMáx 9 mm

 

Sd 0,0214 m2

 

Bl 7,4 TM

 

Re 3,8 ohms

 

Peso 2186 g

Se selar deve melhorar, mas é melhor fazer uma simulação no BassBox.

 

[]'s

Crawling Chaos

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valeu pela ajuda.

Vou fazer essa simulação.

 

Hoje pela manhã antes de sair para o trabalho dei uma regulada melhor depois que pensei nuns pontos fracos, melhorou bastante e talvez eu mantenha o set assim. Já deu para ouvir um Fugges e um Pearl Jam com um grave legal.

 

 

abs!

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