Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Ianaconi

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro)

Recommended Posts

Eu medi hj a tensao (sem big 3) e ta sem perda nemhuma entre as baterias e de 0,10~0,15V entre o alternador e a bateria. Isso com o carro ligado e som desligado. Nao cheguei a andar com o carro depois da instalaçao pra ter certeza de que a bateria auxiliar esta sendo carregada pelo alternador, mas acho q sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha contribuição pro tópico:

 

http://www.youtube.com/watch?v=p82xRzCr-lc

 

esse vídeo ajuda a tirar dúvidas!

 

abraços

 

Cara desculpa perguntar sou iniciante e achei interessante, big3 consiste em aumentar a bitola dos cabos negativos certo?

No vídeo o cara alterou o positivo só para otimizar o conjunto ou tem algo relacionado com o big3?

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Big 3, pelo que eu entendi, é: melhorar a ligação entre o alternadore a bateria do cofre(+), melhorar o aterramento da bateria(-) e melhorar o aterramento do alternador(-).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Big 3, pelo que eu entendi, é: melhorar a ligação entre o alternadore a bateria do cofre(+), melhorar o aterramento da bateria(-) e melhorar o aterramento do alternador(-).

 

Quase isso, o alternador já é aterrado ao bloco, então seria melhorar o ateramento do motor ao chassis.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, negativo da bateria até o chassis, bloco do motor até o chassis e alternador até o positivo da bateria, são somente esses 3 pontos.

 

A carcaça do alternador é presa diretamente ao bloco logo já é aterrada, não confundir com o positivo do alternador (parafuso onde vai o fio).

 

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo então o positivo do alternador vai no positivo da bateria, ou a carcaça do alternador vai no positivo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como falei a carcaça já é aterrada e o positivo do alternador vai ligado ao positivo da bateria.

 

Não confundir senão vão fundir tudo :vts

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São 3 fios amigo.

 

1 - Positivo do alternador no positivo da bateria

Não possuo fotos pois o local onde coloca a fiação do alternador é bem escondida, mas não tem segredo brother!

 

2 - Negativo da bateria até o chassis

(Não esquece de lixar o chassis, manda um verniz depois pra não dar ferrugem)

dsc00822yq.jpg

 

 

3 - Chassi até o motor

(Evite colocar em um local onde não esquenta muito o motor, achei esse lugar vacilando e já mandei um parafuso hehe, lixa o chassis também e manda verniz depois)

dsc00836dt.jpg

 

dsc00838z.jpg

 

dsc00837sr.jpg

 

Resultado

dsc00828hg.jpg

 

 

Espero ter ajudado amigo, hand26

Editado por Fernandim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não refiz os aterramentos por ser a parte mais trabalhosa (na verdade eu liguei a bateria da mala na caixa de fusíveis e puxei um fio do alternedor pro fusível entre a bateria e a caixa), mas meu carro tá com pouquissima perda. Pondo o multimetro direto na carcaça do alternador e no positivo dele, na lenta, 14,40V (as vezes 14,43V). Na bateria do cofre, 14,38V e, na auxiliar, a mesma tensão do alternador. Acho que o terra do meu carro já é bem bom, pois usando os cabos de 0awg não tive nada de perda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora estou entendendo melhor a situação, vou ver se consigo iniciar amanhã minha montagem.

Editado por Gleisão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mestres, ajuda o tio aqui.

 

Antes de fazer o "Small1", eu testei com fios normais pra ver se funcionava msm.

Peguei 1 cabo de uns 5mm, liguei negativo com o chassis. Só de ter feito isso, aumentou a voltagem no MC de 13.8V pra 14.2V.

Como eu vi que funcionava, comprei cabos Technoise 21mm com o Jander e fui montar certinho, só que desta vez nao deu resultado.

Ele manteve a voltagem em 13.8V. :banghead :banghead :banghead

Eu aterrei o cabo no mesmo lugar que estava aterrado antes.

 

O que poderia ser?? Como com cabos 5mm residencial funciona e de 21mm nao??

 

(É um monza, o negativo pro motor e o positivo do alternador ja são de 21mm, porem o negativo pro chassis é algo em torno de 16mm. Por isso estou fazendo somente neste cabo mais fino)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gente. não achei qual fusível usar !!

alguém pode me dar uma luz?

 

Fusível para que?

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou fazer no meu carro.

 

Qnd fui instalar o sensor de estacionamento, medi e la na lampada de ré estava marcando 13,5v! :o na bateria marcava 14,5v.

 

Esse fds eu monto isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lifan com big3, o primeiro.

 

 

:vts

 

Enviado de meu XT890 usando o Tapatalk 2

 

Imagina qnd eu piscar o farol atras de tu? Vai sair um raio do farol! Hauahauahauahauha

 

:vts

 

Coeh fernandim! Para de zuar meu carro! Hauahauahauahuaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera sou novo no tópico.

estou com uma bateria extra no carro, compensa fazer o big3 mesmo com bateria extra? se sim... eu tenho um cabo de 35mm (tipo aqueles de casa..) posso usar ele mesmo? e qual fusível colocar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mestres, ajuda o tio aqui.

 

Antes de fazer o "Small1", eu testei com fios normais pra ver se funcionava msm.

Peguei 1 cabo de uns 5mm, liguei negativo com o chassis. Só de ter feito isso, aumentou a voltagem no MC de 13.8V pra 14.2V.

Como eu vi que funcionava, comprei cabos Technoise 21mm com o Jander e fui montar certinho, só que desta vez nao deu resultado.

Ele manteve a voltagem em 13.8V. :banghead :banghead :banghead

Eu aterrei o cabo no mesmo lugar que estava aterrado antes.

 

O que poderia ser?? Como com cabos 5mm residencial funciona e de 21mm nao??

 

(É um monza, o negativo pro motor e o positivo do alternador ja são de 21mm, porem o negativo pro chassis é algo em torno de 16mm. Por isso estou fazendo somente neste cabo mais fino)

Quanto aos fios originais já serem de 21mm, isso não quer dizer muita coisa, pois eles podem estar mastigados ou sei lá o que. Vc fez pq tem alguma coisa de acessório que gasta bastante energia ou por prevenção mesmo ?

Quanto a tensão, na verdade o cenário ideal é: a tensão que marcar medindo nos dois polos da bateria (seja ela qual for), marcar medindo com o positivo na bateria e o negativo na lata/motor, ou, melhor ainda, medir lá atrás do carro um fio negativo com a lata.

Pode ser que na segunda vez que vc testou a bateria tivesse com menos carga, o que daria essa diferença =)

 

gente. não achei qual fusível usar !!

alguém pode me dar uma luz?

Eu usei um fusível simbólico de 100A. Na verdade, ele só serve caso dê algum curto hehe

 

Galera sou novo no tópico.

estou com uma bateria extra no carro, compensa fazer o big3 mesmo com bateria extra? se sim... eu tenho um cabo de 35mm (tipo aqueles de casa..) posso usar ele mesmo? e qual fusível colocar?

Eu tenho o Big3 com a bateria extra. Na verdade, não tenho um Big3, pois não refiz o aterramento, mas eu puxei um fio de 54mm2 em "Y" da caixa de fusíveis do cofre e do alternador direto pra bateria reserva =) Assim, mesmo se a minha bateria do cofre ficar a zero, dou partida no carro tranquilamente e vice e versa (acredito eu, pelo menos hehe) e o alternador carrega com mais eficiência a extra do porta-malas (uma Moura de 75A).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vocês estão usando fusível em big3? Onde e para que?

 

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li que é bom colocar um fusível do alternador para a bateria. Balela?

 

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk 4

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mestres, ajuda o tio aqui.

 

Antes de fazer o "Small1", eu testei com fios normais pra ver se funcionava msm.

Peguei 1 cabo de uns 5mm, liguei negativo com o chassis. Só de ter feito isso, aumentou a voltagem no MC de 13.8V pra 14.2V.

Como eu vi que funcionava, comprei cabos Technoise 21mm com o Jander e fui montar certinho, só que desta vez nao deu resultado.

Ele manteve a voltagem em 13.8V. :banghead :banghead :banghead

Eu aterrei o cabo no mesmo lugar que estava aterrado antes.

 

O que poderia ser?? Como com cabos 5mm residencial funciona e de 21mm nao??

 

(É um monza, o negativo pro motor e o positivo do alternador ja são de 21mm, porem o negativo pro chassis é algo em torno de 16mm. Por isso estou fazendo somente neste cabo mais fino)

se os residenciais for de cobre puro e o outro não, ta explicado... um cabo tem condução melhor que o outro... abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As dicas foram boas ms no meu santana velho guerreiro já tinha esse big 3 mas os cabos que tenho que por de 21mm parabéns pra quem teve a iniciativa. vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô gente ms tenho uma dúvida: Será que faz muita diferença e puxar um positivo da caixa de fusíveis ou do alternador direto pra bateria auxiliar?

Eu tenho uma Optma D31A 75A na malinha do Santana hehehe, só que o positivo q alimenta a auxiliar vem do mesmo terminal da bateria do cofre

que entra o positivo que vem do alternador. Alguma coisa que eu possa fazer melhor q já fiz? Abç :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...