Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cirso

Fazer Um Circuito Anti-clipping

Recommended Posts

Pessoal, estava pensando aqui

Se tantos amps hj possuem o led anticlipping, e não são tão mais caros que outros amps semelhantes, isso me faz acreditar que o circuito do led é relativamente barato

Então, não seira possível fazer um led anticlipping p/ testar "por fora" do amp, que eu pudesse conectar no meu carro, regular o som, ir em outro, e por aí vai?

Não existe algum circuito que leia a onda, se conectarmos ele na saída dos falantes, e acuse se ela estiver ficando quadrada?

Se desse pra bolar algo do tipo, cá entre nós, seria uma mão na roda pra todos né?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal, estava pensando aqui

Se tantos amps hj possuem o led anticlipping, e não são tão mais caros que outros amps semelhantes, isso me faz acreditar que o circuito do led é relativamente barato

Então, não seira possível fazer um led anticlipping p/ testar "por fora" do amp, que eu pudesse conectar no meu carro, regular o som, ir em outro, e por aí vai?

Não existe algum circuito que leia a onda, se conectarmos ele na saída dos falantes, e acuse se ela estiver ficando quadrada?

Se desse pra bolar algo do tipo, cá entre nós, seria uma mão na roda pra todos né?

Se tiver como, vou ser um dos primeiros a tentar fazer o meu! Todos os meus amps terão led de clip DIY! =P rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Os amps que tem devem ser microcontrolados. Ou falei besteira?

Dá pra fazer algo que compara a saída com a tensão da fonte, aí dava pra ter uma estimativa...

Compartilhar este post

Link para o post

A voltagem em que ocorre o clip, é uma voltagem fixa (quando o clip é ocasionado pelo amplificador), então ele só faz comparar a voltagem de saida com uam voltagem de referencia, se for maior acende o led.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não daria para fazer algum circuito que pegasse, em uma entrada, a voltagem do rca (por ex. 4v) e comparasse com o sinal da saída do amp (em 20v por exemplo) comparando com o ruído/clipagem no sinal?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o amp teria que ser microcontrolado sim. Pois se faltar alimentaçao, o amp vai clipar antes mesmo com menos voltagem na saida.

Compartilhar este post

Link para o post

alguem manda MP pro juliano dar uma passadinha ake! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém tem contato com o Kleber tb?

Compartilhar este post

Link para o post

Uh... Achei complicado, tem q pegar a saida no opamp...

heh bem chatinho! tem q calibrar bem tb pra nao dizer q ta clipando antes da hora.

acho mais facil fazer um detetor de tensão mesmo e comparar com a fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

heh bem chatinho! tem q calibrar bem tb pra nao dizer q ta clipando antes da hora.

ou calibrar o amp com um osciloscópio (pra "casar" com teus lvl do RCA)

Compartilhar este post

Link para o post

o Paladinox deu a barbada

basta comparar a tensão RMS de saida coma tensao RMS da fonte.

basta retificar a tensao de saida com 2 diodos e utiilizar um divisor resistivo de tensao .

depois comparar com a tensao da fonte tbm atenuada atrávés de algum ampop qualquer tipo um lm324 que trabalha bem com fonte simples.

Já nos modulos digitais microprocessados, utiliza-se o conversor Analogico digital do PIC em conjunto com o sistema modulador da saida, identificando quando a largura de pulso já está no sue maximo em relaçao a tensao da fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

pra fazer circuito de clipping tem que comparar a tensao de pico a pico da saida com as tensoes simetricas da fonte, porque ambas variam dependendo da tensao da bateria, do ripple da fonte secundaria e da propria distorçao da saida.

o circuito do elliott é completo porque ele mede o Vpp, que é bom no caso de saidas em bridge. é só ver no osciloscopio o sinal de uma saida em bridge: o semi-ciclo positivo nunca é exatamente igual ao positivo, dá pra ajustar pra ficar quase igual, mas tem que ser no osciloscopio, que pouca gente tem e ainda por cima só dá pra ajustar em amps que tem ganho separado por canal (fosgate por exemplo). basear só no sinal rms usando o multimetro, só se for em frequencias baixas, porque em 5khz, por exemplo, nenhum multimetro rms vai medir com precisao (repare que no circuito do elliott nao tem capacitor de acoplamento/descoplamento, somente um eletrolitico no final pra estabilizar o sinal no led).

entao ajustar um circuito de clipping baseando apenas na informaçao de um multimetro e uma referencia da fonte vai deixar o circuito nao confiavel. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...