Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Ernany

Teste De Mc Resultado No 1º Post (vídeo)

Recommended Posts

pessoal.. resultado no primeiro post... estou upando o video

e Ae GAlera qq acharam?

 

estou ansioso pra ver outros testes como este, com MC`s de outras marcas e capacidades.

 

Se bem que pelo preço de um 2 farad desse , ele entragando 1 farad tá bao demais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ernany pode usar qualquer resistor?

 

como vc sabe que o MC ta cheio? quando ele estabiliza ou quando chega na voltagem da bateria?

 

pensei que fosse ao contrario para medir...por ex. quanto tempo leva para descarregar...rs tipo simulando que ele estivesse funcionando, entende?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso ñ é um simples video, é um FILME o-o-

 

Pois é... errei hehehe

 

Abraço

 

Josias Bauer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ernany pode usar qualquer resistor?

 

como vc sabe que o MC ta cheio? quando ele estabiliza ou quando chega na voltagem da bateria?

 

pensei que fosse ao contrario para medir...por ex. quanto tempo leva para descarregar...rs tipo simulando que ele estivesse funcionando, entende?

pode usar qualquer um.. mas o bom é vc usar um que não tenha resistência muito alta para não demorar muito na carga.. eu usei um 18r por 10w... e para o MC de 2F pela formula ele deveria levar uns 3 minutos para estabilizar com a tensão da bateria...

 

testei com carro ligado e o resultado foi o mesmo...

 

quero deixar claro que pode e deve haver alguma variação do resultado.... então pode ser que este MC testado tenha capacidade variando entre 0,8F e 1,2F no máximo..... temos que considerar esta variação por não estarmos usando equipamentos profissionais para o teste...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai é complicado e sera entao que os de marca renomada vao se sair melhor?

sera que alguem tem um fosgat por exemplo e pode testar pra gente saber?

os meus vao demorar um pouco pra chegar e ainda sao da Power acoustic que tb nao deve ser la essas coisas.

parabens novamente Ernany, fazendo agente fica cada vez mais "indignado" com alguns fabricantes rsrs.

Editado por piterspl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Isso ñ é um simples video, é um FILME o-o-

 

Pois é... errei hehehe

 

Abraço

 

Josias Bauer

hehehe..

 

tentei editar aki mas o windows maker cortou o final do video..

 

tinha caido de 117 para 11MB :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ai é complicado e sera entao que os de marca renomada vao se sair melhor?

sera que alguem tem um fosgat por exemplo e pode testar pra gente saber?

os meus vao demorar um pouco pra chegar e ainda sao da Power acoustic que tb nao deve ser la essas coisas.

parabens novamente Ernany, fazendo agente fica cada vez mais "indignado" com alguns fabricantes rsrs.

piter... a começar pelo valor...

 

um MC da fosgate de 1F custa quanto??? este da blitz custa aqui em Goiânia algo em torno de 200 Reais.. no py custa uns 140 reais... agora tem um da Blitz rosa de 2F que é mais barato ainda... esse nao quero nem ver... já o MC da pyramid custa uns 20reais a mais que este blitz e com a mesma capacidade... mas tambem nao sei se chega na capacidade nominal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

marca 2.0F, mais na verdade nao te nem 1F direito ??

 

Nossa senhora da bicicletinha ....

Cada dia eu acredito mais ainda em em papai noel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Era bom um teste com ele na pratica, em um sistema onde haja uma variação na tensão sem MC e mostrar se houve estabilidade com o uso do mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qto tempo esse MC tem de uso??

 

no site da fosgate tem um artigo q diz q o maior problema de um MC eletrolitico é perder as suas caractersiticas ao longo do tempo.

 

eles dizem q usam tecnologia q mantem a baixa resitencia interna do MC, mantendo ele com as mesmas caracteristicas por mais tempo..

 

seria interessante fazer teste com um MC novo e com um com bastante tempo de uso.. se possivel da mesma marca e modelo.. pra ver qual é essa perda de performance ao longo do tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
opa.. seria interessante vc testar.... pois é de "marca" e capacitancia diferente...

 

e é bem simples mesmo.. muito fácil

ahahhahaa

eu já sei quanto deu hein

mas não vou falar

deixa o ernany postar as fotos e calculos :P

 

mas garanto que vocês vao se surpreender

 

 

Ahh Juliano, você que tá olhando o topico e já trabalhou na Epcos, poderia explanar mais alguma coisa a respeito?

Hehe !

 

Me pegou na passada.

 

Ja trabalhei na Epcos sim, eles faziam caps de 1F lá tambem, era para a bravox mesmo, mas a fabrica onde eu trabalhava era a de eletrostáticos e não eletrolíticos como esses mega cap são.

 

O que eu posso falar é que 1 fárad é muita coisa, é muita capacitância e não é fácil de fazer esses caps.

 

Alguem sabe a definição de 1 Fárad ?

 

A maioria dos capacitores é definido em uF (micro farad), um milionésimo da unidade e por isso da para se ter uma noção do que representa toda essa capacitância.

 

A definição de um capacitor de 1F são duas placas de 1 Kilômetro quadrado distanciadas de 1 milimetro, acredito que nem o próprio Fárad que criou essa difinição pensaria que seria possivel criar um capacitor desse tipo para uso comercial, mas as tecnologias de produção fizeram isso ser possivel porque a capacitância tem duas variáveis que expressam a capacitância que são a área da placa e a distância das mesmas. Então já que não é possivel fazer duas placas de 1Km de área, reduziram a distância entre elas, usaram alumínio nas placas e oxido de alumínio como isolante que isola milhões de volts por milimetro. Assim foi possivel, com pouca área e isolante extremamente fino.

 

Abs !

 

Juliano.

Editado por julianflor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
qto tempo esse MC tem de uso??

 

no site da fosgate tem um artigo q diz q o maior problema de um MC eletrolitico é perder as suas caractersiticas ao longo do tempo.

 

eles dizem q usam tecnologia q mantem a baixa resitencia interna do MC, mantendo ele com as mesmas caracteristicas por mais tempo..

 

seria interessante fazer teste com um MC novo e com um com bastante tempo de uso.. se possivel da mesma marca e modelo.. pra ver qual é essa perda de performance ao longo do tempo.

E perde mesmo, todo capacitor eletrolítico tem um número de horas de vida porque o eletrólito que é um óleo condutor utilizado entre as placas seca com o tempo, fazendo ele perder suas características.

 

Abs !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
qto tempo esse MC tem de uso??

 

no site da fosgate tem um artigo q diz q o maior problema de um MC eletrolitico é perder as suas caractersiticas ao longo do tempo.

 

eles dizem q usam tecnologia q mantem a baixa resitencia interna do MC, mantendo ele com as mesmas caracteristicas por mais tempo..

 

seria interessante fazer teste com um MC novo e com um com bastante tempo de uso.. se possivel da mesma marca e modelo.. pra ver qual é essa perda de performance ao longo do tempo.

Royo.. este cap é novo.. tem.. poucos meses que foi comprado... e pouco tempo de uso.. creio que a perda das propriedades se dá ao longo dos anos...

 

Grande Juliano.. valeu pela explicação... vc está muito ausênte do forum ultimamente... hehehe

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera.. blz??

 

bom.. fiz hj o teste de um MC (MegaCapacitor) marca Blitz de 2F... primeiro passo foi desmontar o MC e de cara notamos que na verdade ele é redondo por dentro.. o triangulo não passa de uma capa pra deixar a aparencia mais "agradável" aos olhos.. assim como tem outros equipamentos com belezas chamativas...

 

Então..... a idéia surgiu de uma conversa com o Carlos Kbsom... onde discutimos a melhor maneira de testar capacitância de um MC e ele me passou a seguinte formula T=5xRxC.. onde T=tempo 5=constante R=resistência Ohmica C=Capacitânica.... porém eu quero saber quantos Farads o MC tem.. e não o tempo de carga... então a formula é C=T/5xR... e claro.. pra tirar a prova dos 9.. foi feito a conta de quanto tempo seria necessário para enxer o MC de 2F usando um resistor 18R/10w.. o tempo total de carga seria de aproximadamente 3 minutos....

 

Bom.. não tenho Fotos do teste pq a máq não estava comigo... mas amanha refaço o teste e posto as fotos e o resultado.. hehehe...

 

queria fazer uma Pequena Pergunta..

 

O MC Blitz 2F tem na verdade quantos Farads???

 

0,5F

1F

2F

2,5F

Será que ele está cumprindo seu papel em um som planejado??

 

Opinem... gostaria de saber o que o pessoal pensa a respeito.. amanha eu coloco o resultado e as fotos...

 

 

Agradecimento ao Carlos_Kbsom por contribuir com os procedimentos do teste e ao sergiomontanha pela colaboração $$$$... para compra de material...

 

----------------

19/06/2008

 

Vou postando algumas fotos aqui.. a bat ainda não carregou.. mas antes dela zerar totalmente eu consegui passar algumas fotos para o micro..

 

O MC é este

dsc03874ha9.th.jpg

dsc03873ql6.th.jpg

dsc03875do2.th.jpg

dsc03895px8.th.jpg

dsc03897gn5.th.jpg

 

o dono do MC chegou nesta hora.. dai tive que montá-lo rapidão.. e não tirei mais fotos do passo a passo da montagem..

dsc03900gh7.th.jpg

 

Aqui as fotos do teste em si, vejam o quanto é fácil fazer este teste.. encorajo a todos que tenham um MC a fazê-lo e postar para nós o resultado..

 

coloque o resistor no positivo e ligue na bateria.. na hora que ligar vc cronometra até o MC encher..

 

dsc03877my6.th.jpg

dsc03880gp1.th.jpg

 

Vou postar o resultado enquanto o video vai pro youtube...

 

bom .. estou considerando o tempo de carga como 1 minuto e 25 segundos.. até as tensões do MC e da Bateria se igualarem... por tanto o resultado fica o seguinte

 

C=85/5*18

C= 0,944F

 

o tempo necessário seria

T=5x18*2

T=180 (segundos)

 

JHBauer valeu pelo programa... o ultimo que vc me mandou funcionou que foi uma beleza...

 

http://br.youtube.com/watch?v=pG-SPzKzK-U

De 2 Farads, resultou apenas nisso??? 0,944 Farads??? :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
qto tempo esse MC tem de uso??

 

no site da fosgate tem um artigo q diz q o maior problema de um MC eletrolitico é perder as suas caractersiticas ao longo do tempo.

 

eles dizem q usam tecnologia q mantem a baixa resitencia interna do MC, mantendo ele com as mesmas caracteristicas por mais tempo..

 

seria interessante fazer teste com um MC novo e com um com bastante tempo de uso..  se possivel da mesma marca e modelo.. pra ver qual é essa perda de performance ao longo do tempo.

Royo.. este cap é novo.. tem.. poucos meses que foi comprado... e pouco tempo de uso.. creio que a perda das propriedades se dá ao longo dos anos...

 

Grande Juliano.. valeu pela explicação... vc está muito ausênte do forum ultimamente... hehehe

 

Abraços

Boa explicaçao!

 

O juliano ta meio ausente mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
qto tempo esse MC tem de uso??

 

no site da fosgate tem um artigo q diz q o maior problema de um MC eletrolitico é perder as suas caractersiticas ao longo do tempo.

 

eles dizem q usam tecnologia q mantem a baixa resitencia interna do MC, mantendo ele com as mesmas caracteristicas por mais tempo..

 

seria interessante fazer teste com um MC novo e com um com bastante tempo de uso..  se possivel da mesma marca e modelo.. pra ver qual é essa perda de performance ao longo do tempo.

Royo.. este cap é novo.. tem.. poucos meses que foi comprado... e pouco tempo de uso.. creio que a perda das propriedades se dá ao longo dos anos...

 

Grande Juliano.. valeu pela explicação... vc está muito ausênte do forum ultimamente... hehehe

 

Abraços

ok,

 

mas agora me ficou uma duvida de leigo..

 

a voltagem não tem influência na capacitância?? pq vejo MC de 16v, 21v e 24v.. o q isso quer dizer?? é só a voltagem máxima q ele suporta, ou essa voltagem tb influencia na capacitância???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, excelente iniciativa.

Vou acompanhar esse tópico. Lembro que no final do ano passado eu estava conversando com um instalador e citei MC 2F e tal.... ele deu risada e perguntou se eu acreditava em papai noel. Não dei confiança para o cara... acho que irei voltar lá para descobrir o que ele tem a dizer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Era bom um teste com ele na pratica, em um sistema onde haja uma variação na tensão sem MC e mostrar se houve estabilidade com o uso do mesmo.

<_< isso é uma coisa obvia

a autonomia não vai mudar, porém com maior capacitancia no conjunto, as fontes dos amps podem ter mais dinamica,já que a tensão nao cai mais tanto nos picos,já que é custoso muita capacitancia na entrada do amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
opa.. seria interessante vc testar.... pois é de "marca" e capacitancia diferente...

 

e é bem simples mesmo.. muito fácil

ahahhahaa

eu já sei quanto deu hein

mas não vou falar

deixa o ernany postar as fotos e calculos :P

 

mas garanto que vocês vao se surpreender

 

 

Ahh Juliano, você que tá olhando o topico e já trabalhou na Epcos, poderia explanar mais alguma coisa a respeito?

Hehe !

 

Me pegou na passada.

 

Ja trabalhei na Epcos sim, eles faziam caps de 1F lá tambem, era para a bravox mesmo, mas a fabrica onde eu trabalhava era a de eletrostáticos e não eletrolíticos como esses mega cap são.

 

O que eu posso falar é que 1 fárad é muita coisa, é muita capacitância e não é fácil de fazer esses caps.

 

Alguem sabe a definição de 1 Fárad ?

 

A maioria dos capacitores é definido em uF (micro farad), um milionésimo da unidade e por isso da para se ter uma noção do que representa toda essa capacitância.

 

A definição de um capacitor de 1F são duas placas de 1 Kilômetro quadrado distanciadas de 1 milimetro, acredito que nem o próprio Fárad que criou essa difinição pensaria que seria possivel criar um capacitor desse tipo para uso comercial, mas as tecnologias de produção fizeram isso ser possivel porque a capacitância tem duas variáveis que expressam a capacitância que são a área da placa e a distância das mesmas. Então já que não é possivel fazer duas placas de 1Km de área, reduziram a distância entre elas, usaram alumínio nas placas e oxido de alumínio como isolante que isola milhões de volts por milimetro. Assim foi possivel, com pouca área e isolante extremamente fino.

 

Abs !

 

Juliano.

Grande Juliano

 

o pessoal agradece sua colaboração.

realmente 1 farad de capacitancia é muita coisa, e que há alguns anos atrás era imaginavel.

 

Outro fato interessante é a vida util dos eletroliticos, principalmente os que trabalham em fontes de alta corrente.O proprio trabalho pode faze-lo ferver e explodir, caso a tensão esteja proxima a maxima isolação.

 

Essas perdas tbm são significatvas em amplificadores de audio, onde capacitores velhos comem a dinamica do amp e a resposta em alta frequencia

 

certa vez reformei um amplificador receiver residencial gradiente e troquei todos eletroliticos.O som mudou da agua pro vinho.Antes o amp ficava com o treble sempre no maximo, e depois sempre flat porque os agudos voltaram.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
qto tempo esse MC tem de uso??

 

no site da fosgate tem um artigo q diz q o maior problema de um MC eletrolitico é perder as suas caractersiticas ao longo do tempo.

 

eles dizem q usam tecnologia q mantem a baixa resitencia interna do MC, mantendo ele com as mesmas caracteristicas por mais tempo..

 

seria interessante fazer teste com um MC novo e com um com bastante tempo de uso..   se possivel da mesma marca e modelo.. pra ver qual é essa perda de performance ao longo do tempo.

Royo.. este cap é novo.. tem.. poucos meses que foi comprado... e pouco tempo de uso.. creio que a perda das propriedades se dá ao longo dos anos...

 

Grande Juliano.. valeu pela explicação... vc está muito ausênte do forum ultimamente... hehehe

 

Abraços

ok,

 

mas agora me ficou uma duvida de leigo..

 

a voltagem não tem influência na capacitância?? pq vejo MC de 16v, 21v e 24v.. o q isso quer dizer?? é só a voltagem máxima q ele suporta, ou essa voltagem tb influencia na capacitância???

essa tensão não influencia.. o carlos explicou isso em alguns posts acima.... testei a 14v e o resultado foi o mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

putz!!!

cada vez fico mais de cara com essas paradas!!!

 

 

 

mandou bem Ernany!!!

show de bola os testes!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ernany, usa uma fonte aí e mede a corrente pra corrigir o erro em % do resistor, é 5% esse seu? 10%?

Derrepente o resistor tem 16 ohmens, aí tu ta maltratando ele hauhauha

 

 

Ótimo teste! E sim, é simples assim obter a capacitância, inclusive indutância.

 

Na facul a gente faz isso com osciloscópio e gerador de sinais, que d[a uma precisão melhorzinha.

 

Curti demais a iniciativa, parabéns!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ernany, usa uma fonte aí e mede a corrente pra corrigir o erro em % do resistor, é 5% esse seu? 10%?

Derrepente o resistor tem 16 ohmens, aí tu ta maltratando ele hauhauha

 

 

Ótimo teste! E sim, é simples assim obter a capacitância, inclusive indutância.

 

Na facul a gente faz isso com osciloscópio e gerador de sinais, que d[a uma precisão melhorzinha.

 

Curti demais a iniciativa, parabéns!!

Olá Paladinox blz....

 

então.. o Resistor tem tolerância de 5%...

 

me diz ai.. como se mede indutância... hehehe....

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...