Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pedrazul

Tratamento Acústico - Como Fazer?

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal, estou me preparando para montar meu projeto que vai se consistir nos seguintes equipamentos:

- Player PIONEER PREMIER 690ub;

- 2 KIT COMPONENT MB QUART ESA216

- sub jl audio 10w3v2

- amp Mcintosh MC204

Uma das minhas grandes preocupações é com furto do equipamento. Por isso meu player já está na parte de baixo do painel do astra, sendo que transferi o porta trecos para o local original do player, alem de utilizar a tampa original, fincando rente ao painel, quando destaco a frente do player. Assim, só de a pessoa presentir que tem um som ali para poder levar meu so, pois so contrario nao parece que o carro tenha som... por essas razões, vou utilizar apenas os locais originais dos falantes, esconderei o amp mnbaixo do painel (acima do porta-luvas) e vou fazer uma caixa de sub para ser colocada na lateral do porta-mala da forma mais discreta possivel, com carpete por cima de tudo, dai porque vai ter de ser feita de fibra (por questoes de espaço tambem), embora saiba que o ideal é a caixa de mdf de grosso calibre na litragem ideal.

Já li todos os tópicos referentes a tratamento acústico e, algumas dúvidas permaneceram:

1. além da colocação de manda asfáltica, seria interessante utilizar os materiais normalmente utilizados em caixas de som, como la de vidro e outras?

2. em razao da litragem ideal dos woofers, alguem já pensou em fazer uma caixa dentro da porta, limitando o espaço utilizado pelo woofer, e não a porta inteira?

3. tratando-se de caixa de sub de fibra (inferior à de madeira), seu revestimento interno com manta asfaltica aproxima sua qualidade à daquela?

4. como a caixa de fibra possuira formato irregular, alguem tem uma forma simples de calcular sua litragem?

Abraços,

Rodrigo.

(igual

Postado em

1 - na porta não é ideal usar lã de vidro, pois a porta tem humidade e a lã vai reter isso e vai ter trazer problemas.

2 - é possivel, potem acho bem trabalhoso , pois vc tem q pensar em deixar espaço pro vidro subir e descer tb.

3 - a fibra não é inferior ao MDF.. o pessoal diz isso em relação às caixas de fibras laterias q ja são compradas prontas.. pois elas são feitas com pareders muito finas ( qto mais fina , mais barata e mais rapida de fazer) e isso gera distorção no som.. mas se fizer da maneira correta , com a espessura mais grossa , tem o mesmo resultado da caixa de MDF.

uma opção é comprar uma caixa pronta e reforçar ela com fibra e passar uma camada de manta.. tb ajuda a evitar vibrações na caixa.

4 - vc pode usar saquinho de leite com areia dentro, cada saquinho equilave a 1L ...

Postado em
Olá pessoal, estou me preparando para montar meu projeto que vai se consistir nos seguintes equipamentos:

- sub jl audio 10w3v2

- amp Mcintosh MC204

Uma das minhas grandes preocupações é com furto do equipamento. Por isso meu player já está na parte de baixo do painel do astra, sendo que transferi o porta trecos para o local original do player, alem de utilizar a tampa original, fincando rente ao painel, quando destaco a frente do player. Assim, só de a pessoa presentir que tem um som ali para poder levar meu so, pois so contrario nao parece que o carro tenha som... por essas razões, vou utilizar apenas os locais originais dos falantes, esconderei o amp mnbaixo do painel (acima do porta-luvas) e vou fazer uma caixa de sub para ser colocada na lateral do porta-mala da forma mais discreta possivel, com carpete por cima de tudo, dai porque vai ter de ser feita de fibra (por questoes de espaço tambem), embora saiba que o ideal é a caixa de mdf de grosso calibre na litragem ideal.

Já li todos os tópicos referentes a tratamento acústico e, algumas dúvidas permaneceram:

1. além da colocação de manda asfáltica, seria interessante utilizar os materiais normalmente utilizados em caixas de som, como la de vidro e outras?

2. em razao da litragem ideal dos woofers, alguem já pensou em fazer uma caixa dentro da porta, limitando o espaço utilizado pelo woofer, e não a porta inteira?

3. tratando-se de caixa de sub de fibra (inferior à de madeira), seu revestimento interno com manta asfaltica aproxima sua qualidade à daquela?

4. como a caixa de fibra possuira formato irregular, alguem tem uma forma simples de calcular sua litragem?

Abraços,

Rodrigo.

(igual

1 - Basta a manta nas portas.

2 - O door-pod (selado ou dutado) é assim.

3 - Se a caixa tiver sido bem feita (bastante fibra, c/paredes grossas) ñ precisará, mas como isso ñ acontece sempre, a manta ajuda sim.

4 - C/água ou bolinhas de isopor (aquelas bem pequenas mesmo).

Postado em

Eu não recomendo apenas manta nas portas. Depois da manta é aconselhável usar uma camada de algum tipo de espuma de células fechadas. E atrás do mid eu recomendo usar espuma casca de ovo (devidamente tratada).

Postado em
Eu não recomendo apenas manta nas portas. Depois da manta é aconselhável usar uma camada de algum tipo de espuma de células fechadas. E atrás do mid eu recomendo usar espuma casca de ovo (devidamente tratada).

Mas onde eu posso encontrar maiores especificações tipo: nome, modelo do produto, quantidade, aplicação, etc., etc.,.... obrigado

Postado em

Você diz da manta aslfaltica em si?

Da uma lida no forum que tem algumas dicas de como deve ser feita aplicação. No próprio site da Autosom eu me lembro que tem um Guia também.

Abraços!

Postado em

- sub jl audio 10w3v2

- amp Mcintosh MC204

1. além da colocação de manda asfáltica, seria interessante utilizar os materiais normalmente utilizados em caixas de som, como la de vidro  e outras?

Abraços,

Rodrigo.

(igual

Kra,

Seguem minhas considerações....

Com relação a portas, acho que não. Apenas a manta, fechando os buracos direitinho, está tudo certo.

Não sei se seria uma boa idéia. :pirou:

Não aconselho, vc pode usar outros materiais, eu utilizei asfalto líquido. Pessoalmente gosto do resultado final. Fica um grave gostoso. ** Da uma olhada no meu tópico para ver mais detalhes de como fazer.....

Criei um tutorial no meu tópico....com areia.....da uma olhada lá....pode te ajudar!

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=101643

Abs

[]-[]

Postado em

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...hl=trancefusion

o resultado ficou melhor em termos de som.

o bom é q diminuiu mto o barulho externo vindo pelas portas. :rolleyes:

aproveitando, li em alguns topicos e ha opniões diferentes sobre revestir a caixa do sub ou não.

qual material deixa-la mais rigida? a minha chega a tremer (mdf 18mm).

10w0 na selada em forma de quadrado aprox 24 litros internos

Postado em
1. além da colocação de manda asfáltica, seria interessante utilizar os materiais normalmente utilizados em caixas de som, como la de vidro  e outras?

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...hl=trancefusion

o resultado ficou melhor em termos de som.

o bom é q diminuiu mto o barulho externo vindo pelas portas. :rolleyes:

aproveitando, li em alguns topicos e ha opniões diferentes sobre revestir a caixa do sub ou não.

qual material deixa-la mais rigida? a minha chega a tremer (mdf 18mm).

10w0 na selada em forma de quadrado aprox 24 litros internos

E qual o material adequado,a além manta, para melhorar especificamente a qualidade do grave nas portas e caixa de sub, digo, onde comprar esse material, como e quanto aplicar...

Além do acabamento, há alguma diferença entre a manta asfáltica normal e a de aplicação adesiva?

Postado em

Dentro da caixa de sub você não precisa colocar nada. Só fazer um bom travamento na caixa. Uma opção é colocar feltro betumado na parede que fica "atrás" do sub. Mas isso é questão de gosto. Você encontra esse tipo de produto em loja que vende carpetes/vinil.

Nas portas, você pode aplicar manta, e depois uma camada de feltro betumado ou algum tipo de espuma de células fechada (melhor).

A diferença é na espessura. Em termos de qualidade são bem parecidos. Da uma lida nos artigos da Autosom e nos tópicos do forum que explica tudo certinho.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...