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juliox

[DIY] 7982| JBL GTH 400 6ch | 12w0 | Boston 6.43

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Man, tá de parabéns pelo capricho hein, coisa de loko!!!

 

Quando for assar a goleta convida nóis...hehehhe

 

Abraço,

 

Alexandre.

 

Meutrabái é humirde perdoseu ... hehehe [¨] A gente tenta ! Valeu pelos elogios.

 

 

e em sistemas que tenham mais spl, evita do combustivel fazer barulho.

 

Sério ??? [""]

 

 

bacana

 

Obrigado !

 

 

--------------------

 

Galera, preciso de ajuda com a fiação.

 

Passei em algumas lojas aqui e achei o 21mm por 9,50 o metro. Parece ser bom o cabo, igualzinho ao que o Gcosta usou no sistema dele.

 

Para os tws, vi um tiaflex 1mm que me agradaram. Para os mids, vou usar o que encontrar de 1,5/2mm e subs 4mm.

 

Mas a pergunta é:

 

Quem conhece o gol, pode dar uma dica de por onde é melhor passar os fios ? Preciso dos atalhos pra não apanhar tanto ou fazer besteira. Pensei em passar o power pelo lado direito, da bateria. Com isso, os amplis também ficariam na lateral direita. Os cabos speakers e RCAs viriam do lado direito.

 

Alguma sugestão ? É fácil passar o 21mm nesse golzin ?

 

Hoje comprei uma cacetada de coisas, inclusive um cabo techsound, conectores p10 santo ângelo e corda pra fazer um cabinho de guitarra DIY (me empolguei). Até porque, os preços de cabos decentes não estão nada animadores =(

 

Depois posto o DIY para os guitarristas de plantão ! (estou voltando à ativa, motivado pelo som automotivo, hehe).

 

Abs. :legal:

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Se puder, eu recomendo tentar pegar pelo menos um cabo Santo Angelo, ou Discabos Hi-Definitiion.

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Se puder, eu recomendo tentar pegar pelo menos um cabo Santo Angelo, ou Discabos Hi-Definitiion.

 

Pesquisei muito sobre fiação aqui no fórum e li poucos comentários conclusivos.

 

Ou o cabo não presta, ou é caro demais. Sei lá, confesso que fico com um pé atrás em relação a esses assuntos. Quero algo de bom custo x benefício sem cair em comentários infundados do tipo "esse é bom, esse é ruim (geralmente porque é barato)". Não que seja o seu caso, mas tem muita gente que pensa assim.

 

Não seria melhor discutir quais são os aspectos do cabo que devem ser levados em consideração na hora da escolha ? Porque somente o "nome" da marca, não diz nada pra mim.

 

By the way, li algumas reportagens interessantíssimas sobre fiação (no caso era sobre cabo para guitarra) e o que achei mais interessante foi que o guitarrista (não lembro quem era, vou procurar a revista) chegou a conclusão que não existiam cabos melhores ou piores em som e sim diferentes. A qualidade era discutível (conectores, blindagem, etc.). Porém, o que mudava era a coloração do som. Dizia ainda que, dependendo do ouvido, cabos mais baratos poderiam até soar mais agradáveis do que cabos mais caros e renomados.

 

Me parece óbvio que a questão da qualidade (material, durabilidade, acabamento) pode e é normal que melhore com o aumento do preço do cabos. Porém, em relação à qualidade de som propriamente dita, nunca cheguei a nenhuma conclusão.

 

Só vejo comentários do tipo: Cabo X realça os agudos e cabo Y suprime os médios (esse seria uma mer**). E se eu, por algum acaso (que é o caso) não fizer tanta questão dos médios presentes. E PORQUE diabos ele causa esse efeito. Seria por causa do material do condutor ? Seria o número de "fiozinhos" ?

 

E então: o que se observar na compra de um "condutor" de som ?

 

Levantei a bola, quero ver quem se arrisca a pegar de primeira.

[]-[]

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Juliox, vc chegou em um ponto que é discutido a tempos...a unica forma de vc saber se o cabo é bom para o seu sistema é testando nele.....pois ele tem que casar com o restante dos equipamentos.

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Juliox, vc chegou em um ponto que é discutido a tempos...a unica forma de vc saber se o cabo é bom para o seu sistema é testando nele.....pois ele tem que casar com o restante dos equipamentos.

Valeu Marcelo.

 

A única coisa que eu queria saber é se um cabo comum (não um emaranhado de fios de quinta categoria) é capaz de ESTRAGAR um som como afirmam alguns users, principalmente do HI-FI.

 

Tipo, quando eu falo "estragar" eu não quero dizer realçar tais frequências ou suprimir outras e sim causar distorção, redução de potência e outros fatores REALMENTE indesejáveis.

 

Afirmo: som parece matemática, mas não é. Por mais que se faça cálculos e apresente testes, quem dá o resultado final é o ouvido.

 

É como ser provador de bebida. Muitos afirmam que cerveja X é infinitamente melhor que a Y e, quando deparados com as duas de olhos fechados, não sabem diferenciar ou até erram. Um especialista consegue distinguí-las talvez, os outros apenas repetem o que o especialista disse (que não necessariamente é uma verdade absoluta).

 

Isso sem contar o "marketing". É só ver qual cerveja vende mais em SP, no Rio, em Minas, etc. Veremos que a preferência não é a mesma. Isso quer dizer que paulistanos, cariocas e mineiros tem gostos diferentes por natureza ?

 

Eu acho que temos que tomar cuidado com esse tipo de coisa.

 

Continuo interessado na discussão.

 

 

 

:legal:

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Olha o preço do cabo de 25mm tb, eu uso e paguei 8,60 no metro

A maior bitola que achei aqui foi 21mm. E mesmo assim foi difícil !

 

As lojas aqui são extremamente fracas. Por sorte encontrei uma razoável que tinha esse. Mas ainda não me defini não, até porque preciso comprar os RCAs, speakers, acessórios como distribuidor, etc.

 

Mas valeu pela dica.

 

Abs.

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A maior bitola que achei aqui foi 21mm. E mesmo assim foi difícil !

 

As lojas aqui são extremamente fracas. Por sorte encontrei uma razoável que tinha esse. Mas ainda não me defini não, até porque preciso comprar os RCAs, speakers, acessórios como distribuidor, etc.

 

Mas valeu pela dica.

 

Abs.

Ta barato eu tb o achei de 21mm foi muito fo** e ainda paguei R$ 10,00 no metro !!!

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Acho que oq tem que se levar em conta sempre num cabo, independente de todo o resto, é o acabamento do mesmo, bem como os materiais com que são feitos, pq: Carro vive exposto ao tempo, cabos tendem a oxidar, mesmo os oxigen free, quanto melhor acabado, maior o tempo que leva pra começar a oxidar, e isso interfere no som sim.

Tanto em casa quanto no carro usava os AR pro pra speaker, e sempre gostei, pq PRA MIM, soaram sempre neutros perto dos xinglings. Desta vez, por não encontrar os mesmos no py, e após procurar um tanto um cabo com bom custo-benefício, optei pelo hi-def twisted da discabos, e oq tô achando: vale oq custa. Cabo um tanto "aberto" demais, mas antes assim que comer faixas. Acho que dá um certo brilho nos agudos, ainda não percebi a coloração que citaram nos médio-graves, e se tem, ajuda meus fulls a descerem mais...hehe.

De recomendação mesmo, sugiro apenas que use no mínimo 2x1,5mm pros tw, 2x3,00mm pra mids, fulls, etc, e 6mm pra sub.

Caso não encontre cabos com essas configs, vc pode torcer dois de 1,5mm pra formar um de 3,00mm, oq segundo teorias, gera bons ganhos na transmissão do sinal, diminuindo oq chamam de skin effect(sic).

 

Abraço,

 

Alexandre.

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Acho que oq tem que se levar em conta sempre num cabo, independente de todo o resto, é o acabamento do mesmo, bem como os materiais com que são feitos, pq: Carro vive exposto ao tempo, cabos tendem a oxidar, mesmo os oxigen free, quanto melhor acabado, maior o tempo que leva pra começar a oxidar, e isso interfere no som sim.

Tanto em casa quanto no carro usava os AR pro pra speaker, e sempre gostei, pq PRA MIM, soaram sempre neutros perto dos xinglings. Desta vez, por não encontrar os mesmos no py, e após procurar um tanto um cabo com bom custo-benefício, optei pelo hi-def twisted da discabos, e oq tô achando: vale oq custa. Cabo um tanto "aberto" demais, mas antes assim que comer faixas. Acho que dá um certo brilho nos agudos, ainda não percebi a coloração que citaram nos médio-graves, e se tem, ajuda meus fulls a descerem mais...hehe.

De recomendação mesmo, sugiro apenas que use no mínimo 2x1,5mm pros tw, 2x3,00mm pra mids, fulls, etc, e 6mm pra sub.

Caso não encontre cabos com essas configs, vc pode torcer dois de 1,5mm pra formar um de 3,00mm, oq segundo teorias, gera bons ganhos na transmissão do sinal, diminuindo oq chamam de skin effect(sic).

 

Abraço,

 

Alexandre.

Valeu pela resposta cara ! Eu sempre pensei nisso mesmo: na qualidade/acabamento do cabo.

 

Uma pergunta: já li os artigos autosom sobre bitola de cabo speaker. Porque você recomenda esse superdimensionamento ? Em que influi exatamente a "grossura" dos speakers ? Segunda a tabela, não perderia nada com cabos 1,0 p/ tw e 1,5 p/mid.

 

Tá me faltando somente fechar o cabeamento pra começar a instalação em si. Não quero fazer economia porca, longe de mim. Mas também não quero gastar mais do que acho razoável.

 

Vamos ver ...

 

 

Sobre o carro, hoje coloquei um "tapete" de feltro no porta-malas (não pus manta pois tem um podrinho por conta de um antigo vazamento de água que terá que ser feito) e outro "tapete" debaixo do banco traseiro, além de todas as laterais.

 

Nossa, o carro tá MUITO SILENCIOSO. Tá muito bom dirigir. Fui aplicando silicone em algumas partes que davam vibração e resolvendo pequenos barulinhos.

 

Agora só ouço o motor vindo pela frente (um pouquinho) e alguns ruídos internos do painel. O carro tá parecendo novo !

 

 

Abraços !

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Julio, porque vc não fica com os bons residenciais da vida como o Pirelli (hoje Prysmian Cables e Systems ), para o força/terra ?

É bem acabado, anti-chamas, normas, passa por aprovação e os cambal.

Se não me engano, a "tabela residencial" (não sei termo correto) para cabos mudou. 16, 18, e depois pula para 25mm2.

 

Do resto, se fosse RCA poderia até ajudar um pouco. Mas cabos speakers eu perdi referência. Já tive xing, moster, stinger, agora santo angelo. Sets totalmente diferentes nem dá para opiniar nda.

Eu particularmente acho muito difícil alguém opinar algo sobre a x b nesse ramo. Normalmente nos upgrades da vida, o cabo acompanha o ritmo.

 

Sobre o cabo de guitarra, ele já foi tão bem comentado e ao mesmo tempo tão crucificado, assim como RCG, Cat, e outros futuros que possam surgir.

Sempre paira no ar.... "será mesmo? ".

A velha e boa busca ao Santo Graal.

Fora aqueles junkies que surgem do nda no meio do assunto alegando que fio de varal dá no mesmo...

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Estou acompanhando todos os posts que estão aplicando essa manta da Seladin. Pretendo aplicar no meu após a reforma. O seu tá ficando excelente!

 

Um abraço,

Sérgio.

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cabos é um assunto bem complicado mesmo.

 

ja vi de tudo por ai.. gente q adora um tal cabo e outros q detestam o mesmo cabo.. tem artigos explicando como fazer e enaltecendo a necessidade de "amaciar" os cabos , q o resultado depois é muito melhor e outros artigos dizendo q isso não passa de baboseira.. q não existe explicação lógica ou técnica pra isso.. q cabo não "amacia" .. q a passagem de eletricidade no cabo não muda em nada desde q 1ª vez q é ligada em relação ao depois de muito tempo de uso.. e pelo contrário.. depois de muito tempo os cabos tendem a oxidar e podem é ficar piores..

 

tem artigos de testes de cabos q dizem maravilhas... tem outros q fazem testes cegos entre cabos renomados e arames de cabide de roupas... com audiófilos experientes e que não conseguiram diferenciar um cabo do outro..

 

e tem muito fator subjetivo tb.. é mais fácil vc achar q um cabo mais caro, ou mais famoso.. de um resultado melhor.. mas nem sempre é verdade.. acho q pra reduzir isso o ideal seria fazer um teste comparativo usando sempre o mesmo set e com auxilio de um RTA.. ai daria pra dizer q o cabo X em relação ao cabo Y tem menos perdas nos médios e etc..

 

ai com isso ficaria melhor pra cada um escolher o cabo q se adeque melhor ao seu gosto pessoal.. pois não adianta dizer q o cabo X é execelente.. q dá mais presença nos medios.. se o cara q vai escutar o som não gosta de médios tão presentes.. ou dizer q o cabo Y é ótimo pois reforça os agudos se o cara tá usando um TW mais estridente .. pra esse cason um cabo q de uma atenuada nos agudos seria uma melhor opção.

 

o problema é não ter infomações tecnicas confiáveis sobre o desempenho dos cabos.. pois o q se tem é o comercial dos fabricantes.. onde os cabos parecem q fazem milagres.. e a opnião de algumas pessoas q ouviram esse ou aquele cabo.. mas q nem sempre foram ouvidos num mesmo set e nas mesmas condições.. e tb tem todo fator de gosto pessoal e do subjetivismo tb..

 

putz.. acho q escrevi muito e não ajudei em nada né..

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putz.. acho q escrevi muito e não ajudei em nada né..

sim, escreveu mto e sim, ajudou! :legal:

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Julio, porque vc não fica com os bons residenciais da vida como o Pirelli (hoje Prysmian Cables e Systems ), para o força/terra ?

É bem acabado, anti-chamas, normas, passa por aprovação e os cambal.

Se não me engano, a "tabela residencial" (não sei termo correto) para cabos mudou. 16, 18, e depois pula para 25mm2.

 

Aonde acho esses cabos ? Antes que me crucifiquem, vou dar uma pesquisada ! Valeu pela dica. (e por participar do tópico)

 

 

Sobre o cabo de guitarra, ele já foi tão bem comentado e ao mesmo tempo tão crucificado, assim como RCG, Cat, e outros futuros que possam surgir.

Sempre paira no ar.... "será mesmo? ".

A velha e boa busca ao Santo Graal.

Fora aqueles junkies que surgem do nda no meio do assunto alegando que fio de varal dá no mesmo...

 

Quando eu citei o cabo de guitarra ali em cima, eu esqueci de mencionar que o seu uso vai ser para guitarra mesmo e não pro carro. :rolleyes:

 

Apenas resolvi aprender a fazer cabos e comparar um Sto angelo de R$25,00 com um handmade c/ conectores superiores (tb sto ângelo) que sairá por um valor menor. O intuito não é usá-los no carro e sim adquirir experiência e fazer testes com áudio em geral. Uma espécie de mithbusters !

 

Mas que é um assunto controverso, isso sem dúvida é !

 

Estou acompanhando todos os posts que estão aplicando essa manta da Seladin. Pretendo aplicar no meu após a reforma. O seu tá ficando excelente!

 

Obrigado cara ! Fico feliz demais com isso, ainda mais em se tratando do meu primeiro trabalho. Sempre me achei desajeitado e isso dá uma estimulada a continuar com a mão na massa.

 

Royo Como bem disse o trancefusion, ajudou e muito sim. Reforçou o quanto existe de mitos nessa área específica do som automotivo. No fim das contas, ratifica o que eu mesmo penso (e escrevi antes) sobre o tema. Vou me ater a escolher cabos que sejam de qualidade, Oxigen free e com algum reconhecimento no mercado. O que não dá é ficar paranóico e achar que cabo só é bom se custar mais de R$50 o metro.

 

Não duvido que muitas "alternativas" loucas toquem tão bem quanto cabos renomados e que audiófilos tenham dificuldades de reconhecer quem é quem sem olhar para o dito cujo.

 

Levantei a discussão e fiquei feliz com o que li. Pelo menos, nada de comentários tendenciosos ou sem embasamento.

 

Mas ainda continuo na busca de um bom custo x benefício. Se for necessário trazer de fora, assim o farei.

 

Abraços !

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a um tempo atras houve um teste entre cabos prontos e diy.

pelo q lembro, desmente mto o dito que "cabo diy é melhor q prontos"

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Mudanças no projeto:

 

Os amplis serão trocados pelos LAs que estavam no carro do Gcosta.

 

Para o estéreo, o B300.4 4x50 4ohms (será usado em biampli)

Para o mono, B350.1 - 1x250rms 4ohms

 

O motivo da troca foi a oportunidade de pegar os amplis mesmo. Tava sem nada pro estéreo ainda (ia pegar o 400.4) mas preferi pedir um desconto na dupla dos LAs. Além do mais, eles estão com um acabamento animal e vão casar legal.

 

Outra coisa modificada foi uma intenção minha desde o princípio do projeto. Não queria perder a mala toda para dois subs porque não tenho necessidade disso. Ao mesmo tempo, não queria me desfazer deles porque são subs zerados, sem reforma e maravilhosos. Só que como são de 8ohms, só viram se for o par.

 

PORÉM, achei um 12w0-4 em ótimo estado (padrões originais) e será minha próxima aquisição. Farei uma caixa lateral pra aproveitar aquele canto morto e espero conseguir uns 50l.

 

Com isso, o par de JLs vai para os classificados novamente junto com a caixa para algum felizardo. O Kenwood old school também foi. (Se não vender até a instalação, vou testar os dois pra me decidir).

 

Sobre fiação, consegui o telefone do distribuidor da discabos aqui no rio e vou ligar para agilizar o processo.

 

Abraços a todos ! Quaisquer dicas são bem vindas.

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Com isso, o par de JLs vai para os classificados novamente junto com a caixa para algum felizardo.

[¨]

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Com isso, o par de JLs vai para os classificados novamente junto com a caixa para algum felizardo.

 

eu quero !!!!

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mas vc nao sussega, amigo!

esses subs vao e voltam! o-o-

a proposito o 10w0 ta tocando mto beeem

e acho q da p/ tirar mais proveito dele, concretando por dentro...

abração, chefe!

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mas vc nao sussega, amigo!

esses subs vao e voltam! o-o-

a proposito o 10w0 ta tocando mto beeem

e acho q da p/ tirar mais proveito dele, concretando por dentro...

abração, chefe!

Pois é rapaz. Vão e voltam mesmo. São os subs mais viajados do fórum ... hehehehe

 

Mas como dei sorte de achar um 12w0-4, vou vender o par, fica BEM mais viável pra mim.

 

Eu posso não ser o maior conhecedor de subs do mundo, mas pra mim esa linha w0 é a melhor que já ouvi.

 

Agora eu quero bolar um projeto de caixa lateral bacana com uns 50l pra ele. Já vi que tenho trabalho à vista !

 

Essa semana não tive tempo de mexer no carro, agora só fim de semana e olhe lá. meu projetinho é o mais devagar daqui ... hehehehe

 

Abs !

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Putz, que bicho doido kkkkk!!

Mas ta certo cara, tem que aproveitar as oportunidades mesmo. Pena que eu nunca escutei um w0.

 

Vlw

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Pena que eu nunca escutei um w0.

Não sabe o que está perdendo o-o-

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