Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alexeimdk

Nar X Amplificador

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal!...

Há algum tempo eu leio os tópicos aqui do forum e hj me cadastrei.

Estou escrevendo esse tópico (e espero que esteja escrevendo no local correto) para esclarecer algumas duvidas!...

Comprei um Polo e coloquei um Pioneer 7980ub ligado nos falantes originais de fábrica!... achei que ficou legal pelo fato de não tem amplificador nenhum!... a acústica do carro é boa!...

Mas gostaria de dar um UP (na questão dos GRAVES) li que o sub da NAR 10sw3 de 300 RMS é uma boa pedida, porém vi que o mesmo tem bobina de 6 ohms... a minha dúvida é qual amplificador usar para casar a impedância, pois todos os Amp. que eu vi são de 4 e 2 Ohms!...

Outro ponto que me intriga bastante é a cx dutada... quantos litros são ideais para esse sub!???... e o tamanho do duto ( sempre pensando em SQ)

Desde já agradeço!...

Postado em
Olá pessoal!...

Estou escrevendo esse tópico (e espero que esteja escrevendo no local correto) para esclarecer algumas duvidas!...

Comprei um Polo e coloquei um Pioneer 7980ub ligado nos falantes originais de fábrica!... achei que ficou legal pelo fato de não tem amplificador nenhum!... a acústica do carro é boa!...

Mas gostaria de dar um UP (na questão dos GRAVES) li que o sub da NAR 10sw3 de 300 RMS é uma boa pedida, porém vi que o mesmo tem bobina de 6 ohms... a minha dúvida é qual amplificador usar para casar a impedância, pois todos os Amp. que eu vi são de 4 e 2 Ohms!...

Outro ponto que me intriga bastante é a cx dutada... quantos litros são ideais para esse sub!???... e o tamanho do duto ( sempre pensando em SQ)

Desde já agradeço!...

Primieiramente, seja bem vindo.

Bom, respondendo sua pergunta, se não me engano a caixa selada desse sub está em torno do 18L

e a dutada dos 24L.

Você poderia usar qualquer um dos módulos, desde ambos sejam mais fortes do que o sub, cada um por um motivo.Sendo o de 4Ohms, para não sofrer muito com a sobrecarga pela baixa impedância do sub, e o de 2 Ohms tarbalharia com uma certa folga de impedância.Mas isso é o ideal.Boa parte dos amplis que fazem bridge em 4Ohms poderá aguentar 3Ohms, mas é um risco.

Quanto pretende gastar?Acho que eu faria diferente, amplificando os falantes dianteiros se não quiser gastar com kit, e fazendo corte com um crossover(pode ser do módulo, ativo, etc..).

Postado em
Olá pessoal!...

Desde já agradeço!...

Olá. Bem vindo ao forum.

A litragem eu não sei certo de cabeça, tem que dar uma pesquisada, quando as bobinas pode fazer a ligação em paralelo, que resulta em 3 ohms, e ligue em amplis de 4 ohms sem problema algum.

Os falantes do polo sõa os melhores que tem dos originais nacionais, tocam mto bem mesmo.

Ampli para este sub tem o Taramps T400, pode ser uma boa pedida.

Postado em

Valeu pessoal, Mas PERAÍ!???

Marco Tah Disse:

"Sendo o de 4Ohms, para não sofrer muito com a sobrecarga pela baixa impedância do sub, e o de 2 Ohms tarbalharia com uma certa folga de impedância.Mas isso é o ideal.Boa parte dos amplis que fazem bridge em 4Ohms poderá aguentar 3Ohms, mas é um risco."

Supercharger disse:

"quanto as bobinas pode fazer a ligação em paralelo, que resulta em 3 ohms, e ligue em amplis de 4 ohms sem problema algum. "

Agora vcs me deixaram confuso, pois pensei que teria que casar a impedância (Ex: Falante 2 Ohms X Amp 2 Ohms)pelo que eu entendi não é bem assim!...

Mas só que o MARCOS me disse que o amp, para trabalhar com uma certa folga tem de ser de 2Ohms e o SUPERCHARGER, se eu não entendi errado, tá dizendo pra eu usar um AMP de 4 Ohms... Tá super confuso... será que poreriam me explicar melhor!????...

Ah!... aproveitando a deixa SUPERCHARGER!... eu vi no site da som curitiba o taramps t400, mas lá diz que ele dá 2 ou 1 Ohms... aí fiquei boiando pois vc disse que teria de ser um AMP de 4 Ohms!... e gostaria de saber se é de boa qualidade esse amp pois eu quero um grave com boa sonoridade...

Quanto ao valor que estaria disposto a gastar... acho que até uns 500 ou 600 pilas num amp deve ser legal... ou quem sabe até uns 750 num de 4 canais sendo que nesse caso eu estaria amplificando os falantes da frente e o Sub (2 canais pros Kits e 2 Canais em BRIDGE pro Sub)...

Desculpem se não soube me expressar muito bem... espero que tenham entendido...

Agradeço novamente... []'s

Postado em

Alex blz, vamos resumir aqui o que o Marco tah e o supercharge disserm,

Se vc compra um amp que faz mono em 4 ohms o amp será forçado e poderá esquentar um pouco mais que o normal, porém tocará mais, de repente precise de um cooler para refrigerar mais o amp.

Já com o amp 2 ohms vc terá uma potência menor mas o amp vai trabalhar mais frio pq não estará sendo forçado com a impedância do sub 6+6 = 3ohms em paralelo.

Agora dependendo do amp que vc quer que toque estereo e mono juntos, as vezes um sub mais forte pode tocar menos que o sub mais fraco.

Ex: amp de 180w mono com sub de 300w, vc estará aplicando uma potência de 100% do amp sendo que o sub estará apenas com 80% de eficiência, sendo que muitos aplicam normalmente 100% ou até mais 20% acima da potência do sub.

ooutro Ex: amp de 180w mono com sub de 180w, vc estará aplicando 100% da potencia do sub e vc pode aplicar de 20% a 30% dependendo da distorção do amp. Quanto menos distorção(THD%) mais limpo serão os graves.

Postado em
Alex blz, vamos resumir aqui o que o Marco tah e o supercharge disserm,

Se vc compra um amp que faz mono em 4 ohms o amp será forçado e poderá esquentar um pouco mais que o normal, porém tocará mais, de repente precise de um cooler para refrigerar mais o amp.

Já com o amp 2 ohms vc terá uma potência menor mas o amp vai trabalhar mais frio pq não estará sendo forçado com a impedância do sub 6+6 = 3ohms em paralelo.

Agora dependendo do amp que vc quer que toque estereo e mono juntos, as vezes um sub mais forte pode tocar menos que o sub mais fraco.

Ex: amp de 180w mono com sub de 300w, vc estará aplicando uma potência de 100% do amp sendo que o sub estará apenas com 80% de eficiência, sendo que muitos aplicam normalmente 100% ou até mais 20% acima da potência do sub.

ooutro Ex: amp de 180w mono com sub de 180w, vc estará aplicando 100% da potencia do sub e vc pode aplicar de 20% a 30% dependendo da distorção do amp. Quanto menos distorção(THD%) mais limpo serão os graves.

:+1

Valeu Rodizzi!

Postado em

qto a potencia do amp x potencia do sub.. tem q ser levado em consideração q a potencia dos equipamentos são obtidas com sinal senoidal e frequencia pura.. por exemplo usam uma freq de 60hz...

só q ninguem ouvi freq pura .. vc ouve musica.. e na musica existe uma variação do sinal de audio... hora vc tem picos de energia.. hora vc tem pontos com energia muito baixa..

uma musica com bastante instrumentos e batida bem rápida...tipo um metal pesado.. tem relação de -3db comparado com o sinal puro.. -3db significa q essa musica vi ter "potencia" média igual à metade da "potencia" do sinal puro.. ( alguma musicas tipo bossa nova chegam a ter relação de -12db) ou seja... se no teste de aferição de potencia .. o amp liberou 400w... qdo vc for ouvir o metal pesado.. o amp vai liberar 200w em média.... em alguns pontos da musica vc vai ter picos q podem chegar aos 400w.. mas na média vc vai ter só 200w mesmo..

ai como a potencia vai ser pouca pro sub... a tendencia é deixar o amp tocando "na média" perto da sua potencia máxima, .. digamo q o amp seja de 400w e esteja tocando 300w na média... só q ai qdo tiver os picos da musica.. pra conseguir reproduzir estes picos o amp vai precisar fornecer mais potencia pro sub.. só q ele esta limitado a 400W.. e se o pico for de +3db em relação a sinal médio.. o amp vai precisar fornecer 600w... como o amp não tem capacidade pra isso.. qdo der o pico na musica o amp vai clipar e enviar distorção pro sub..

por isso q é importante tem um bom headroom ( sobra de potencia )

na figura abaixo a curva q varia é o sinal de audio real da musica.

a linha "nivel operacional" seria o sinal de audio médio de uma musica..

e a linha clipping é a potencia máxima fornecida pelo amp.

headroom.gif

no inicio existe um pico q ultrapassa a potencia máxima do amp.. ali vai ter sinal clipado, o q pode danificar o sub.

dai vem a necessidade de se ter um amp com potencia maior q a do sub.. algo em torno do dobro da potencia daria um headroom de 3db.

Postado em

Colocando as bobinas em paralelo, resulta em 3 Ohms e pode ser ligado em amplificadores que suportam no mínimo 4 Ohms.

Retirado do site da autosom.net

http://www.autosom.net/shopp/produto_detal...oofers_10SW3_D6

Já utilizei um sub a 3 ohms em um ampli de 100w em 4 ohms, e usava sem dó colocava o ampli no limite e sempre funcionou perfeiramente durante mais de 3 anos.

Não é recomendado abaixar muito a impedancia, por exemplo, 2 ohms em ampli de 4 já é loucura, muitos nem ligam.

Para pegar apenas um ampli fica dificil pois não é facil encontrar amplis de 300w ou mais em bridge, uma opcao seria pegar o Wharf Flex, e usar o sub da NAR de 180w, pois a bridge do ampli tem 240w se nao me engano. A partir dai ou usa-se amplis muito caros para o nar de 300w, ou parte-se para um par de amplis.

Postado em

Quero antes de mais nada agradecer a todos que estão me dando essa força e gastando seu tempo em passar informação valiosa para mim e outros novatos aqui no forum!!!... :legal:

Agora voltando ao assunto!... eu andei verificando uns subs, e fora os Importados (JL; Alpine; entre outros) o Sub da NAR é unanimidade aqui no forum, pra quem quer SQ.

Também estou pensando em diminuir a potência do Sub uma vez que não estou querendo colocar potência nos Kit's das portas...

Gostaria de saber se alguém já viu algum carro (não necessariamente um Polo) dessa forma, onde o player tocar o som estéreo nas quatro portas e seus tweeters respectivamente e um Amp empurra um sub... PERGUNTA: Será que não fica mutio grave e "apaga" o som interno (Voz e Tweeter)???...

Outra dúvida que não quer calar!!!... O Pioneer 7980ub tem 4 canais (Certo!?)... então quando ligar o Sub em sua saída própria para o sub (RCA) o som interno será prejudicado.... ou melhor... a potência que antes era dividida entre os 4 Kit's agora será dividida por 5 (4 falatntes + 1 sub)???... ou o aparelho se portará como um receiver com uma saída Aux. onde essa não influencia em nada os canais....

Estou muito propenso a usa o NAR 12" de 180 RMS... pois é a potência mais próxima do player 22 X 4 = 88 RMS... é por isso tb que eu gostaria de saber quanto ao que expliquei no parágrafo acima.

Dei uma olhada no Amp Wharf Flex e achei legal... mas esse Amp é bom pra Sub???... lembrem que quero som pra dentro... SQ... se mais alguém tiver mais alguma opção de Amp pode ficar a vontade ou mesmo pra alogiar mais esse Amp da Wharf... sou todo ouvidos!...

Acho que por enquanto é isso... quando surgirem novas dúvidas... eu as posto!...

[]-[] Saudações a todos

Postado em

se vc tá pensado em usar o Wharf flex ele é suficiente pra tocar "todo o sistema" do seu carro..

daria pra vc ligar o sub 12SW2 no bridge do flex.. e nos outros 02 canais vc liga o kit 2 vias das portas.. e se for usar algum falante na porta traseira.. ligue direto nas saidas do player..de preferencia só um mid.. fica bom.

qto as saidas do player.. usar a saida sub não altera em nada a potencia das outras saidas..

agora usar só o player e um amp pro sub.. acho q os falantes não vaõ dar conta de acompanhar o sub.. e se aumentar o colume do player pra ter mais "voz".. vai ter mais disorção tb.. pois as saidas amplificadas do player tem distorção bem maior q qdo se usa as RCAS.. digamos q nas amplificadas fique entre 5 a 10% na potencia máxima e num amp mosfet mediando fique em 0,5% no máximo.

Postado em

Olá!...

Valeu ROYO pela força!...agora que notei que o Wharf dava 2(DUAS VEZES) de 240... rsrsrs!!!!...

Eu queria saber se quando fizer a ligação do sub mais o Kit não terá problema pois 2 canais estarão em estéreo (60w + 60w em 4 Ohms) e os outros 2 estarão em Bridge (240 w em 4 Ohms)...

Outra coisa que gostaria de saber é se eu consigo usar o corte do Sub no player usando apenas um AMP para tocar tudo... o Wharf vai entender que eu estou querendo cortar apenas as frequencias altas do falantes de 12" ou vice-versa???... ou para isso teria que colocar dois AMP uma para o estéreo e outro só para o Sub???

Ah!... só para ficar mais claro!... o Polo já tem 4 falantes e 4 tweeters!!!... (6" nas portas e tweeters nas colunas!!)...

Royo vc falou que a distorção do player é grande e até concordo com vc!... O volume do player vai até 62 e quando eu uso a configuração que fiz para ficar um som agradável dentro do carro (grave medio e agudo) realmente não se consegue subir muito o volume... ficando este limitado a uns 37...40... mas quando eu ligo o corte do player e regulo o som pra voz e tweeter (quase nada de sub apenas médio pra cima) o som vai até uns 54 sem distorção... acima disso nem se fosse um focal da vida pois dá pra ver que é o player que tá miando!...rsrsrs!!!!....

Mudando um pouquinho de assunto!... alguém conhece alguém do forum que mexa com o WINISD pois eu fiz umas simulações com o NAR 12 180RMS e queria ver se tá legal a cx ficou com 63l foi o maximo que eu consigui fazer com o portamalas do Polo para ainda sobrar um espaço razoável!... a ressonância da cx está em 21hz e está tendo ganho de 2,7 db + ou - dos 50 aos 80 hz... e eu gostaria de saber se está bom ou se está tendo muito ganho???... e o delay está abaixo dos 10 mms acima de 30 hz... agora não sei quanto ao "movimento" do sub não sei escrever "Excursionamento... é isso???"... se alguem souber me ajuda "please".

Valeu mais uma vez pela ajuda pessoal!...

Postado em

Alex,

o corte de frequencias no player é feito por par de canais.. vc faz um corte pro par de canais q vai tocar os falantes do stereo.. (canais Front) ( algo como 63 ou 80Hz) .. e outro corte pro sub ( canais sub) ...

as entrada do amp são separadas tb.. ai aquilo q o amp receber de freq ele vai amplificar.. no caso.. vai estar recebendo sinal sem as freq graves nos canais dianteiros ( 1 e 2 ) e apenas grave nas canais traseiros ( 3 e 4).

e vc ainda tem a opçaõ de fazer os cortes no amp tb.. ai o amp recebe o sinal com todas as frequencias e envia pros falantes só q o for selecionado.. é igual o corte no players.. só q feito no amp.

qto a caixa.. essa de 63L é dutada ou selada??? o NAR 12SW2 pede caixa grande mesmo pra ter resposta plana.. FS de 21Hz tá muito bom.. bem baixo.. só tome cuidado com a excursão do sub.. pois caixas grandes tendem a deixar o sub mais "solto" , veja se está dentro do limite indicado pela NAR ( Xmax)

em qto ficou o F3? frequeuncia onde o a curva de resposta da caixa cruza a linha de -3db.. pois dali pra baixo vc praticamente não vai ter resposta do sub.. ai qto mais baixo o F3 melhor... mas acredito q esteja baixo tb..

Postado em

Fala Royo, Blz!?...

A cx é dutada sim!... o duto é de 4 polegadas e tá ficando com 79 cm... apesar do tamanho do duto ainda fica dentro da cx pois a frente dela tem 85cm... fiz ela bem largar e alta pra ocupar menos espaço na mala!...

Agora quanto a excursão do sub eu não sei onde ver no Winisd... na tela onde eu acho que seja a que mostra a excursão do sub os parametros estão estranhos... ex: TELA- PHASE PLOT: 30hz tá assim... 155', em 40 hz tá assim... 125', em 50 hz ta assim... 95'..., em 60 hz te em... 70'... mas eu não sei o que isso quer dizer... pois o xmax do sub é 0,70 cm ou 7 mm... pasmafaute

O royo vc já ouviu falar no amp blaupunkt gta 280... ou a corzus pwr 802... ambos tem ligação em Brigde e essa fica entorno de 200 rms em 4 Ohms... mas gostaria de saber quanto a qualidade de seus graves... já ouvi falarem bem do gta 480 pra estéreo... e da corzus 1002 pra sub... mas não sobre esses dois!... pasmafaute

valeu pesoal!... []-[]

Ps: estou colocando o arquivo do winisd que eu salvei... mas precisa fazer o download (clicar com o direito e "salvar link como" e depois é só renomear a extensão do arquivo para .wid)...se alguem puder dar uma olhada eu agradeço...

SUb_NAR_12_180w_RMS.WID

Postado em

alex,

de onde vc pegou os parameros T/S do sub da NAR?

pq acho q tenha algum erro neles.. o valor de SD (área efetiva do cone) tá muuuito alto.. tá com 53,093 m² ... isso é absurdo pra um sub... eu olhei na pagina do autosom.net e tb tá esse valor... mas acredito q esteja errada a unidade... pois 53m² é a mesma área q teria uma sala de 10m por 5m... acho q seja 0,053093m²

o JL Audio 12W0 tem 0,0531m² de área do cone.. e o NAR foi feito "baseado" nos JL..

Postado em

Com certeza está errado.

Eu tenho um MTX aqui (4510) e o SD que consta no manual está em in2 e cm2.

58,92 in2 ou 380,13 cm2.

Pra transformar cm2 em m2, basta multiplicar por 0,0001, o que daria 0,038013.

Enão é bem provável que o valor correto do NAR seja 0,053093m2.

abraço

Postado em
O royo vc já ouviu falar no amp blaupunkt gta 280... ou a corzus pwr 802... ambos tem ligação em Brigde e essa fica entorno de 200 rms em 4 Ohms... mas gostaria de saber quanto a qualidade de seus graves... já ouvi falarem bem do gta 480 pra estéreo... e da corzus 1002 pra sub... mas não sobre esses dois!... pasmafaute

Eu diria que o GTA 280 é meio GTA 480. :rolleyes:

[]´s

Crawling Chaos

Postado em
qto a potencia do amp x potencia do sub.. tem q ser levado em consideração q a potencia dos equipamentos são obtidas com sinal senoidal e frequencia pura.. por exemplo usam uma freq de 60hz...

só q ninguem ouvi freq pura .. vc ouve musica.. e na musica existe uma variação do sinal de audio... hora vc tem picos de energia.. hora vc tem pontos com energia muito baixa..

uma musica com bastante instrumentos e batida bem rápida...tipo um metal pesado.. tem relação de -3db comparado com o sinal puro.. -3db significa q essa musica vi ter "potencia" média igual à metade da "potencia" do sinal puro.. ( alguma musicas tipo bossa nova chegam a ter relação de -12db) ou seja... se no teste de aferição de potencia .. o amp liberou 400w... qdo vc for ouvir o metal pesado.. o amp vai liberar 200w em média.... em alguns pontos da musica vc vai ter picos q podem chegar aos 400w.. mas na média vc vai ter só 200w mesmo..

ai como a potencia vai ser pouca pro sub... a tendencia é deixar o amp tocando "na média" perto da sua potencia máxima, .. digamo q o amp seja de 400w e esteja tocando 300w na média... só q ai qdo tiver os picos da musica.. pra conseguir reproduzir estes picos o amp vai precisar fornecer mais potencia pro sub.. só q ele esta limitado a 400W.. e se o pico for de +3db em relação a sinal médio.. o amp vai precisar fornecer 600w... como o amp não tem capacidade pra isso.. qdo der o pico na musica o amp vai clipar e enviar distorção pro sub..

por isso q é importante tem um bom headroom ( sobra de potencia )

na figura abaixo a curva q varia é o sinal de audio real da musica.

a linha "nivel operacional" seria o sinal de audio médio de uma musica..

e a linha clipping é a potencia máxima fornecida pelo amp.

headroom.gif

no inicio existe um pico q ultrapassa a potencia máxima do amp.. ali vai ter sinal clipado, o q pode danificar o sub.

dai vem a necessidade de se ter um amp com potencia maior q a do sub.. algo em torno do dobro da potencia daria um headroom de 3db.

Obrigado royo!!!

APRENDI O QUE É HEADROOM

royo da uma olahda no forum de SPL

estou pensando em mexer no SUB...

abraços

DCS

Postado em

Faaala Pessoal!...

Valeu pelas dicas!...

Rodizzi:

Eu já tinha visto esse tópico, mas era tanta informação e tanta gente falando que fez isso e fez aquilo, com litragens completamente diferentes e com picos de até 7... 8 dbs que acabei resolvendo me cadastrar e criar meu próprio tópico com as minhas próprias dúvidas!... e diga-se de passagem não são poucas!..rsrsrs!!!...

Royo e santos:

Os parâmetros eu pegeui nesse link que o rodizzi forneceu... vcs viram que lá está dessa forma, né!??...

Mas depois que vocês me disseram que estava errado o parâmetro eu arrumei no Winisd mas não percebi nenhuma diferença!!!!???... é isso mesmo ou será que eu fiz algo errado!..... Vc viu a minha simulação???... se sim, onde fica o excursionamento do sub!???... e pq o SPL não aparece???... o que vc achou do resultado está de acordo???... quanta pergunta, não!? O.O

Crawling Chaos:

vc disse que o gta 280 é a "miniatura" do gta 480... mas ele é bom de sub???... ou só pra estéreo mesmo!???...

Valeu mais uma vez pessoal!... espero que vcs não estejam perdendo a paciência comigo!!!... :banghead

Postado em
Crawling Chaos:

vc disse que o gta 280 é a "miniatura" do gta 480... mas ele é bom de sub???... ou só pra estéreo mesmo!???...

Olha eu estou usando uma bridge do GTA 480 para empurrar um 10sw2 e estou achando fraco. A minha intenção e colocar um digital de +/- 300 W RMS para subtituir. O Blau promete 210 W RMS na bridge mas eu duvido que entregue isso. Ainda levo o meu no Ernany para testar. Mas no meu caso, o carro é sedã, o que prejudica a passagem dos graves para o habitáculo.

[]'s

Crawling Chaos

Postado em

Crawling!...

Por um acaso os amplificadores mosfet não são melhores que os digitais???... é só dúvida... é que vi em algum lugar do forum que o mosfet tem um sistema que controla melhor a potência e "evita" a distorção!...

Se vc puder me informar/recomendar um Amp. eu agradeço!...

Valeu!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...