Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paulo Duto

Acoplamento

Recommended Posts

Parabéns pelo tópico ai paulo duto.

Sempre trazendo informações novas e valiosas para os membros do fórum.

Abraços! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda to longe .... muito longe de trabalhar dessa forma... Sou um mero "estaladô", que aprende aki no forum.

Ps. Esse eu vo imprimir e guardar na carteira.

Eh disso que o forum pressisa.

obrigado por compartilhar paulo. :legal::legal:[]-[]

Marcelo Spalenza

Compartilhar este post

Link para o post

Li já por diversas vezes aqui no fórum algo sobre acoplamento fazer descer a resposta

Acho que foi uma apropriação indevida do conhecido fenômeno da soma de área de boca em cornetas, aplicado nas caixas dutadas e outras...

Também nesse segundo modelo se enquadra o efeito cabine dentro do carro; no carro aberto, mesmo o plano chão poderá não se confirmar completamente nas caixas posicionadas junto ao parachoque traseiro. No acoplamento dos centros (eixo) dos falantes até 1/4 comprimento de onda por proximidade, o ganho dos 3 dBs por dobrar potência e dobrar área de irradiação (cone) 3dBs, esse segundo em medições na prática, na soma, tem ficado na melhor hipótese em 4,8 dBs em uso racional.

1/2 lambda, superposição de ondas, né? Pois é, mesmo o plano Chão estando a menos de meio Lambda tem a praga da parte inferior da tampa para atrapalhar tudo.

Outro ponto a considerar refere-se ao acoplamento físico que se dará acertando os pontos de partida (verticalmente nas bobinas) do som nos diversos componentes do projeto, que também podem ser acertados com delay calculados e com sintonia fina depois.

E em pensar que muita gente tem alinhamento regulável nos CD-players e nem pensa em fazer uso.

Saudações

saudations!

Compartilhar este post

Link para o post
Li já por diversas vezes aqui no fórum algo sobre acoplamento fazer descer a resposta

Eu mesmo já repassei essa informação erroneamente... mas após a confirmação de que (salvas as citadas exceções) isso só ocorre em caixa do tipo horn e afins passei a retificar todos os meus comentários (e não mais comete-lo).

Sei que o ganho nos 'hz' abaixo só se dá nas dutadas... mas com um devido acoplamento, mesmo os mais simples falantes, conseguem mostrar (mesmo em maiores distancias, respeitadas as proporções) o seu real poder. Lógico que seguidas as devidas orientações! Tiro por exemplo um último som meu, onde com 4x6' no carro eu fazia estaladores "renomados" pagarem a língua, jurando q seria "no mínimo 2x 10' " tendo um que cogitou 2x 12', outro 1x 15'!!!!

Agora.. Paulo, uma das coisas que citaste me intrigou:

É que o acoplamento acima mencionado, efeito cabine desaparece, que se dá abaixo de 70hz, provoca uma perda dali pra baixo, em torno de 8 dBs.

Será que, no uso de um veículo apropriado pra som (sem bancos traseiros e com uma chapa de mdf bem fixa separando a cabine da "mala") e usando os falantes virados pra essa chapa (de costas para a 'boca' da mala) não daria um ligeiro ganho compensando (mesmo q pouco) o efeito cabine?

Pois penso em fazer uma QUASE horn.. sei que não existe (uma "QUASE"), mas também não tenho ideia de como testar na teoria!! o Akabak custa caríssimo (pro meu salário) e os paper dão apenas fundamentos, sem ideias específicas pro meu caso.

Seria +/- assim: uma chapa de MDF bem caprichada (bem presa e reforçada) atrás dos bancos dianteiros vedando a parte frente/tras. na parte de tras da chapa, teríamos as caixas (Dutadas, com os dutos no lado oposto do falante) e os falantes de frente pra essa madeira.

Tentei fazer um exemplo (ficou marromenus) no paint:

exemploup4.th.jpg

Será que adiantaria algo? ou estaria trocando seis por meia dúzia?!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu mesmo já repassei essa informação erroneamente... mas após a confirmação de que (salvas as citadas exceções) isso só ocorre em caixa do tipo horn e afins passei a retificar todos os meus comentários (e não mais comete-lo).

Sei que o ganho nos 'hz' abaixo só se dá nas dutadas... mas com um devido acoplamento, mesmo os mais simples falantes, conseguem mostrar (mesmo em maiores distancias, respeitadas as proporções) o seu real poder. Lógico que seguidas as devidas orientações! Tiro por exemplo um último som meu, onde com 4x6' no carro eu fazia estaladores "renomados" pagarem a língua, jurando q seria "no mínimo 2x 10' " tendo um que cogitou 2x 12', outro 1x 15'!!!!

Será que, no uso de um veículo apropriado pra som (sem bancos traseiros e com uma chapa de mdf bem fixa separando a cabine da "mala") e usando os falantes virados pra essa chapa (de costas para a 'boca' da mala) não daria um ligeiro ganho compensando (mesmo q pouco) o efeito cabine?

Pois penso em fazer uma QUASE horn.. sei que não existe (uma "QUASE"), mas também não tenho ideia de como testar na teoria!! o Akabak custa caríssimo (pro meu salário) e os paper dão apenas fundamentos, sem ideias específicas pro meu caso.

Seria +/- assim: uma chapa de MDF bem caprichada (bem presa e reforçada) atrás dos bancos dianteiros vedando a parte frente/tras. na parte de tras da chapa, teríamos as caixas (Dutadas, com os dutos no lado oposto do falante) e os falantes de frente pra essa madeira.

exemploup4.th.jpg

Rapaz Bloom, é uma idéia bem interessante ao meu ver, mas vamos deixar o mestre chegar e dizer o que ele acha.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz Bloom, é uma idéia bem interessante ao meu ver, mas vamos deixar o mestre chegar e dizer o que ele acha.

Abraços

Charles Rafael

Tudo indica q vai ficar no mínimo bacana, dando um ganho (acredito eu) de pelo menos 2dbs (tipo "turbo bass"). Mas os valores exatos assim como sintonia e talz.. tow um pouco perdido! mas só vou me aprofundar se ver q vale à pena! =)

Compartilhar este post

Link para o post

exemploup4.th.jpg

Abraços

Charles Rafael

Bloom, com ceretza dará um bom ganho, deixa o Paulo chegar e falar, mas só te indicando aí, ao meu ver isso vai ser algo como uma Horn, viu, no caso com o ganho dá corneta, dá própria caixa dos subs(dutada), e tb puxando ali pro negócio das BP, no caso, serão diversos calculos, mas olhando por cima, com ceretza é um projeto bem criativo, e que podes render algo bem inesperado.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Ba roubou minha idéia sem saber, Brincadeira hehheheheh

Mas penso eu q nos ajudaria pois os falantes virados para a traseira do carro díficilmente teriamos 86cm de corneta o q daria um aumento em cima de 100hz.

Ai com o falate pra frente teriamos apor exemplo 1,30metros de comprimento de túnel o q daria um aumento considerável em cima dos 65hz hehehe ai sim seria uma qse horn.

Detalhe é q acho q os falantes não poderiam ficar retos com a divisória ou teriam q ficar um pouco de diagonal ou teriam q se fazer "V" na frente do falte para não ter perdas.

Ba cheguei a viajar um pouco!!!! pois tinha esse projeto em mente mas faltava conhecimento para aplicá-lo.

Agora chega de achismos hehehehhe e vão ver o q mestre Paulo tem pra nós dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

bah...mas botar em "v" é bobagem (q inclusive ta incluido no projeto,soh q desenhar daria mais trabalho).

Os falantes ficariam em "v" e a distancia seguiria os padroes duma horn! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Fala bloom , a idéia é boa sim e já fiz aqui ... Mas não com a chama de madeira , mas sim virando o sub pra dentro do carro ... e fechando os vidros da frente !

Se vc tiver bons falantes de médio grave , fica bom o grave sim , pois o ATACK some ... fica mais o treme terra mesmo !

e se for fazer isso mesmo ... faça isso ae na frente das caixas ... pra evitar onda estacionaria ... e não esqueça de inverter a fase dos outros falantes de voz e médio grave ... pois vc é só ver na foto ... vc está virando as caixas de grave em um lado e o de voz pra outro !

exemploup4om4.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Faz isso que o Guto indicou, se ficar reta, vai gerar muito ganho não, fora os problemas com ondas estacionárias, como o próprio falou.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm... agora sim! Eu tb pensei nisso.. só que o lance da madeira garantiria que todo o som saísse pela mala! Já com os falantes sem a madeira, metade vai funcionar tipo band-pass 4a ordem (vou ver se boto uma boa manta ali na frente) e os dutos soprando pra mala vão fazer com que o grave saia numa boa!

Putz.. tem tudo pra ficar bacana! Agora, se os falantes ficarem retos, q problema teria? Afinal, a cabine não é plana! Outra coisa.. será q colocando apenas os dutos soprando pra cabine não daria um resultado legal?! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Putz.. tem tudo pra ficar bacana! Agora, se os falantes ficarem retos, q problema teria? Afinal, a cabine não é plana!

A vai dar resultado legal sim qdo sentir as paredes do carro tremendo e isso se transformando e uma nada boa reverberação q vai soar como distorção ok.

Compartilhar este post

Link para o post

Putz.. tem tudo pra ficar bacana! Agora, se os falantes ficarem retos, q problema teria? Afinal, a cabine não é plana!

A vai dar resultado legal sim qdo sentir as paredes do carro tremendo e isso se transformando e uma nada boa reverberação q vai soar como distorção ok.

Estive pensando aqui... e colocar os falantes soprando na cabine na verdade vai gerar perdas! Pq a cabine vai vibrar e a energia sonora vai ser transformada em mecanica! O som vai ser usado pra fazer as partes internas do carro vibrar, sendo q a intenção primordial é reprodução sonora! :(

Compartilhar este post

Link para o post

Grande topico Paulo, sempre trazendo bom conhecimento ao forum!!!!

Ha Paulo, qualquer hora dessas poderia postar algum artigo sobre compressão dinamica.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Faz isso que o Guto indicou, se ficar reta, vai gerar muito ganho não, fora os problemas com ondas estacionárias, como o próprio falou.

Abraços

Charles Rafael

Po Charles te considero pra carmaba porque tu ajuda a galera aos monte, mas agora vc é o Sr MODERADOR tem que trazer mais informações pra galera e nos ajudar a sair dessas caçapas de bico ao inves de ficar ratificando opiniões dos outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, esse assunto é interessante

vou botar no favorito pra ler com mais calma amanha []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

vou botar no favorito pra ler com mais calma amanha []-[]

O meu já tá, e quase sempre eu dou uma passadinha aqui! Opiniões serão sempre bem vindas, principalmente se tiverem algum fundamento.

Afinal, se esse meu raciocínio estiver certo, com menos de 1000,0 em falantes + caixa vc vai ter um rendimento invejável nos graves e subgraves!!! Vai fazer mt som com 4x15' passar vergonha! ;) (isso se o raciocínio estiver correto!)

Compartilhar este post

Link para o post

vou botar no favorito pra ler com mais calma amanha  []-[]

O meu já tá, e quase sempre eu dou uma passadinha aqui! Opiniões serão sempre bem vindas, principalmente se tiverem algum fundamento.

Afinal, se esse meu raciocínio estiver certo, com menos de 1000,0 em falantes + caixa vc vai ter um rendimento invejável nos graves e subgraves!!! Vai fazer mt som com 4x15' passar vergonha! ;) (isso se o raciocínio estiver correto!)

Justamente, esse raciocínio que não consegui "pegar"...

Talvez ainda esteje meio crú, pra poder dar opinioes, quem sabe eu leia mais sobre comprimento de onda, e dos tipos de caixas, (horn, por ex.),e ai quem sabe, construir um bom comentário futuro...

Por enquanto, apenas acompanhando...

Ps: estou seriamente pensando em comprar o livro traduzido pelo H7, aquele do Vance Dickson....

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez ainda esteje meio crú, pra poder dar opinioes, quem sabe eu leia mais sobre comprimento de onda, e dos tipos de caixas, (horn, por ex.),e ai quem sabe, construir um bom comentário futuro...

Ps: estou seriamente pensando em comprar o livro traduzido pelo H7, aquele do Vance Dickson....

Putz.. o cook book?! um treco assim?! Li alguns trechos e é show o livro.. só q tem q ter paciencia pra conseguir "digerir" ele todo, pq tem partes q vc tem q ler e reler! Mas te garanto uma coisa: Se tu ler todo o livro, tu nunca mais passa vergonha conversando sobre o assunto! Não garanto q vai virar um Paulo Duto Cover... mas vai aprender coisa pacas!

Compartilhar este post

Link para o post

Putz.. o cook book?! um treco assim?! Li alguns trechos e é show o livro.. só q tem q ter paciencia pra conseguir "digerir" ele todo, pq tem partes q vc tem q ler e reler! Mas te garanto uma coisa: Se tu ler todo o livro, tu nunca mais passa vergonha conversando sobre o assunto! Não garanto q vai virar um Paulo Duto Cover... mas vai aprender coisa pacas!

Eu comprei o livro e já perdi as contas de quantas vezes relí. Compre e com certeza você sempre que ler vai aprender mais. Mas este é só o começo, porque quanto maior o teu conhecimento maior as tuas dúvidas.

Com certeza essa caixa vai gerar um ganho, vai baixar a frequência, vai desalinhar totalmente e provavelmente perderá tiro. Mas faça o teste tire as conclusões e depois modifique tudo que você achar que pode corrigir, então poste suas conclusões para discutirmos e podermos achar mais algo que melhore.

Coloque na prática, porque o ("eu acho", até hoje na teoria) não reproduziu som algum.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho um livro desse autografado hehehe pelo H7 uahuahuahauhauha

(tá bom , eu sou convencido mesmo ... mas não tem como não ser com uma coisas dessas né ???)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...