Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

heber

Set Decidido. Como Alimentar?

Recommended Posts

Postado em

Já decidi meu set com a ajuda de vc's e muita leitura do fórum.

Mas o que ainda não ficou claro para mim, apesar de ter muitos tópicos com assuntos parecidos, é a questão da alimentação e ligações.

Meu set:

HU: DXZ-785USB

Kit: MbQuart QSD-213

Sub: JL 10W3V3

Amp Stereo: PDX 1.100

Amp Mono: PDX 1.600

Agora estou em dúvidas quanto as ligações desses equipamentos.

A idéia seria ligar os kit's em Bridge no 4.100.

Nunca acompanhei ou vi uma instalação, mas segundo minhas pesquisas no fórum, artigos e sites de fabricantes seria algo +ou- assim:

34610306ss7.jpg

As ligações dos RCA estão corretas?

Teria que comprar 1 cabo 2 canais RCA + 2 adaptadores Y(bridge) para estéreo + 2 canais para mono?

Outra dúvida seria quanto a grossura dos fios. Segundo meus cálculos nos artigos da autosom.com.br seriam o seguite:

Cabos para alto-falantes: 2mm^2

Cabos para o sub : 4mm^2

Cabo de força e fusível:

150W + 150W + 600W = 900W arredonda p/ 1000W

kit kit sub

?????

PDX é classe D (90%)

5m de cabo = fusível de 92.5A (ou valor comercial mais próximo)

25 mm^2 ou 4 AWG

Mas entrou em controvérsia quanto a alguns outros tópicos por aqui...

Outra dúvida seria como instalar esse fusível e distribuidor.

Dei uma olhada na minha bateria (que vou trocar) e tinha 3 fios saindo do polo +, dois pretos que não faço idéia do que seja e 1 azul, que acho que é do sistema antigo, pois tinha 2 amplis instalados e tem um fusível pendurado nele. Alguém reconhece?

bateriaot8.jpg

Estou achando que tem um distribuidor em algum lugar escondido dentro do carro. Teria que ser um distribuidor 1 para 2, certo?

E esse cabo azul? Alguém sabe a bitola dele assim só de olhar?

Agradeço qualquer ajuda, seja me explicando ou me xingando enquanto indica algum tópico que eu não tenha achado.

vlw

Postado em

Cara, não liga os kits em bridge não.. com isso vc aumenta a distorção harmonica ( THD) com o set q vc tá nas mãos , eu ligaria o kit em bi-amp no 4.100, eliminaria os cross do kit e faria todos os cortes pelo player, ja q ele faz 3 way.

ligarai assim:

layoutvc0.jpg

vai precisar de um divisor mesmo, pra separar em 2 o positivo q vem da bateria .. só um detalhe a bitola é de 21m² e não 25mm².

acredito q os amps ja tenham fusiveis ... ai não precisa de fusivel externo. .. só um divisor mesmo.

no porta fusivel ali perto da bateria use um fusivel de 80A se for manter o porta fusivel bananinha.. mas eu aconselharia a usar um disjuntor.. esses fuisiveis não são muito confiáveis não.. conversando com o Zé fosgate , ele disse q ja fez testes com esse tipo de fuse. e tinha fuse de 30A q não abria nem com 100A...

Postado em

Amigo,

Recomendo tirar essa fiação antiga.

Usaria um cabo de 21mm2 ou 30mm2 com um fusível próximo a bateria de 150-200amps, no porta mala o cabo passaria por um distribuidor (de preferencia com fusivel tbm), e usaria cabo de 16mm2 pra cada amp.

Como vai usar os cross passivos do MBQuart, pode ligar em bridge para ter mais potencia. Não sei dizer se o cross dessa versão aceita biamp.

Abraços!

Postado em

Fala Heber.. e ai tranquilo ?

Então.. vc ja esta com todos os equipos em mãos ? quando pretende instalar ?

como eu tenho um kit igual ao seu, vc vai coloca-lo em pézinho ou na porta (tratada) ?

e o kit do qsd aceita sim bi-amplif. que vai ser o meu caso..

valeu !

Postado em
Fala Heber.. e ai tranquilo ?

Então.. vc ja esta com todos os equipos em mãos ? quando pretende instalar ?

como eu tenho um kit igual ao seu, vc vai coloca-lo em pézinho ou na porta (tratada) ?

e o kit do qsd aceita sim bi-amplif. que vai ser o meu caso..

valeu !

Eu pretendo instala-los em door-pods com porta tratada, claro.

Ainda não estou com tudo, falta o kit e os cabos, por isso postei aqui para ter certeza de quantos cabos precisarei.

Estava pensando em fazer em bridge, pois me parecia que só iria ganhar com isso:

PDX 4.100

RMS Power Ratings

• Bridged 4 Ohms: Bridged into 4Ω (≤1%THD+N) 200w x 2

• Per channel into 2 Ohms: (@14.4V ≤1%THD+N, 20Hz - 20kHz) 100W x 4

• Per channel into 4 Ohms: (@14.4V ≤1%THD+N, 20Hz - 20kHz) 100W x 4

≤1%THD para todos os tipos de ligações.

Mas andei pensando e... bridge teria 200W por canal, mas seria dividido entre o Mid e TW (100W p/ cada?), em bi-amp teria "apenas" 100W em 4 canais, mas cada canal alimentaria exclusivamente o Mid(100W) e o TW(100W) . Daria no mesmo a relação de potência?

Se for isso mesmo, fazer bi-amp seria bem melhor.

Postado em

A vantagem do biamp é o fato de poder controlar cada falante separadamente (como ajustes de TA por exemplo).

Em bridge você terá mais potência.

Abraços!

Postado em

em bridge usando o cross , vc vai ter 200w pra mid e 200w pra TW..

mas, como o ianaconi ja disse, perde a possibilidade de ajuste de TA independente entre mid e tw...

e com o bridge vc vai aumentar o THD.. essa spec de ≤1%THD eu acho q seja furada... é um valor muito alto e muito "genérico".. digamos q vc tenha 0,08% na ligação normal e 0,8% no bridge.. todas elas ficam ≤1% . só q com o bridge vc aumentou em 10x o THD.

essa spec de THD dos PDX , pra mim não serve pra nada.. pois não se sabe qual o valor "real" da THD... ou no pior caso, se for mesmo perto de 1%. é um valor muito alto pra um amp q tenha pretensões de "SQ".

THD <1% é spec dos amps da H-buster.. Stetsom temTHD <0,2% e o GTA tem THD <0,03%..

Tudo bem q THD não é o fator decisivo na qualidade de audio de um amp.. mas é bem estranho um amp do "naipe" dos PDX ter THD tão alta.

prefiro acreditar q a Alpine divulga ≤1%THD , pois esse seja a spec da norma CEA-2006 pra obtenção da potencia nominal... mas bem q ela podia declarar qual o valor real de THD desses amps. pasmafaute

Postado em
em bridge usando o cross , vc vai ter 200w pra mid e 200w pra TW..

mas, como o ianaconi ja disse, perde a possibilidade de ajuste de TA independente entre mid e tw...

e com o bridge vc vai aumentar o THD.. essa spec de ≤1%THD eu acho q seja furada... é um valor muito alto e muito "genérico".. digamos q vc tenha 0,08% na ligação normal e 0,8% no bridge.. todas elas ficam ≤1% . só q com o bridge vc aumentou em 10x o THD.

essa spec de THD dos PDX , pra mim não serve pra nada.. pois não se sabe qual o valor "real" da THD... ou no pior caso, se for mesmo perto de 1%. é um valor muito alto pra um amp q tenha pretensões de "SQ".

THD <1% é spec dos amps da H-buster.. Stetsom temTHD <0,2% e o GTA tem THD <0,03%..

Tudo bem q THD não é o fator decisivo na qualidade de audio de um amp.. mas é bem estranho um amp do "naipe" dos PDX ter THD tão alta.

prefiro acreditar q a Alpine divulga ≤1%THD , pois esse seja a spec da norma CEA-2006 pra obtenção da potencia nominal... mas bem q ela podia declarar qual o valor real de THD desses amps. pasmafaute

São dois principais motivos que levam a declarar esse THD.

A forma como medem a potência máxima de acordo com a CEA 2006 é em 14.4V, declarando a potência máxim do ampli quando o THD atnge 1%, conferme vc já disse, e além disso amplis classe D pssouem um THD mais alto do que os AB e A.Meio duvidos, mas quem sabe a Alpine tá escondendo um THD meio alto aí... pasmafaute

Postado em

é... to achando que vale mais apena ligar em bi-amp mesmo por causa da qualidade, mas se depois o som ficar muito baixo ligarei em bridge mesmo. Não tinha pensado nesse lançe do TA.

Estou pensando em pegar os RCA Monster XLN nos EUA. Alguém sabe quantos metros serão suficiente na Montana, sendo que os amplis ficarão atráz do banco? Estou achando que uns 4m já são suficientes.

E os speakers? Uns 8m?

Para o sub apenas 1m já é suficiente, vai até sobrar.

Postado em
eu uso RCA de 4m no Marea..com o amp no malas.. acho q pra montana 4m vai sobrar bastante.

Quanto vc usa nos speakers?

Postado em

eu comprei 5m pra cada componente.. mas sobrou ... acho q no meu carro uns 4 m daria.

pra saber a medida exata.. usa um barbante , passa por onde vc pretende passar os cabos ( não precisa desmontar o carro não, passa por cima mesmo) ai vc mede o barbante e sabe qdo vai usar.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...