Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Carlos Gol Quadrado

Caixa Lateral Em Fibra Para Sub > 400rms

Recommended Posts

Postado em

Quem utiliza ou utilizou caixas em fibra para subwoofer de alta potência (maior de 400rms)

Dessas que vendem na Som Curitiba , leo sound, os graves ficam c/ qualidade ??? acredito que devem ter várias pessoas com essa mesma dúvida antes de comprar a caixa.

grato

Postado em

Olá Carlos,

eu fiz uma caixa de fibra. Saí de uma caixa dutada de madeira para uma selada de fibra. Claro que senti a diferença.

Acredito que se for bem construida, com várias camadas (bem travada), possa dar o mesmo resultado de uma caixa de madeira.

Quanto a caixas compradas (prontas) não conheço. Acredito que o maior problema é em relação à litragem, pois deve ser um modelo padrão. Daí, tem que ver se o seu sub vai se dar bem com ela.

Qualquer coisa, se quiser dar uma olhada no trabalho que é construir uma caixa de fibra (mas é bom também), dá uma olhada aqui: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=105538

Marcelo Prates

Postado em

Uma dica q eu acho válida é fazer uma ou 2 camadas de Manta Asfaltica Auto adesiva, a mesma q o pessoal usa pra tratar portas, por dentro da caixa de fibra.

É uma solução boa e barata pra reforçar a caixa de fibra, a minha parce de concreto ... hehehehe

Fiz isso no meu carro pois nem cogitava de colocar uma caixa de madeira q ocupasse muito espaço no PM.

Como eu nunca tive caixas de madeira, não tenho parâmetro de comparação, mas foi o Royo q instalou meu som e ele ficou muito satisfeito com o resultado.

No meu caso comprei a caixa de fibra na Leosound.

Abraço.

EDIT : Esqueci de falar, meu sub é um JL10W0 de apenas 125w, mas acho q se a caixa for reforçada com fibra mesmo ou com manta, e a litragem bater com o seu sub, acho q não terá problemas em colocar um sub mais forte !!!

Postado em
Uma dica q eu acho válida é fazer uma ou 2 camadas de Manta Asfaltica Auto adesiva, a mesma q o pessoal usa pra tratar portas, por dentro da caixa de fibra.

É uma solução boa e barata pra reforçar a caixa de fibra, a minha parce de concreto ... hehehehe

Fiz isso no meu carro pois nem cogitava de colocar uma caixa de madeira q ocupasse muito espaço no PM.

Como eu nunca tive caixas de madeira, não tenho parâmetro de comparação, mas foi o Royo q instalou meu som e ele ficou muito satisfeito com o resultado.

No meu caso comprei a caixa de fibra na Leosound.

Abraço.

EDIT : Esqueci de falar, meu sub é um JL10W0 de apenas 125w, mas acho q se a caixa for reforçada com fibra mesmo ou com manta, e a litragem bater com o seu sub, acho q não terá problemas em colocar um sub mais forte !!!

Valeu pela dica JJ.. Vou reforçar com manta asfaltica mesmo, vc comprou quanto de manta ?????

Depois vou postar os resultados.

Marprageiro ficou mto bom a sua instalação, mas eu quero evitar a fadiga.rsrs

Vou comprar uma caixa pronta e reforçar c/ manta asfaltica !!!

Postado em

Carlos, vc compra a caixa pronta, a tal de "universal", coisa que não existe, e o resultado será uma bela droga se não bater a litragem.

Entende ?

Vejo muitos por aí dizendo que caixa de fibra é lixo, justamente por causa disso... caixa "rala" e litragem totalmente inadequada para o sub.

Postado em

o material da caixa não é o fator determinante na qualidade dos grave.. se forem feitas da maneira correta e com os devidos reforços... tanto faz ser de MDF ou de Fibra.

a litragem é muito mais importante.. e esse é o maior problema das caixas de fibra prontas.. elas tem uma litragem fixa... ai vc não tem como ajustar a caixa ao sub q vc tem.. tem q fazer o contrário.. achar um sub q tenha um bom desempenho na litragem da caixa de fibra.

e outro problema das caixas laterias de fibra q tem pra vender por ai é q elas não tem a resistência necessária.. os caras fazem elas pra ter lucro.. ai qto menos fibra usar melhor.. só q fica muito fina e distorce o som.

fazer uma caixa desde o inicio é mais trabalhoso mesmo. o q pode ser feito é comprar um caixa ja pronta e reforçar ela pra ter a resistencia correta.. dá até pra reduzir o volume da caixa caso o sub peça uma caixa menor.. ai vc preenche a caixa com fibra ou outro material até chegar no volume q vc quer.. pra aumentar o volume ai ja é bem mais complicado.

Postado em

Bom, já usei ambas, mais as de MDF, tive uma de fibra e ouvi várias delas... vai aí meu relato:

Utilizei uma caixa de fibra pronta no meu ex-Civic 98, comprei pelo ML uma caixa para sub 12" já forrada, e brinquei bastante com ela. A fabricante era a Consaut, e o vendedor o DN_Sound.

Primeiro usei com um baffle MDF 20mm, preso por parafusos Allen, e montei um duto 3" nela; usei um UXP 10D4 por algum tempo... descobri que boa parte do rendimento dela vem do acoplamento ao porta-malas: mal fixada, o grave vai embora MESMO, sem dó.... portanto, esqueça aquele papo de vendedor do "apenas um parafusinho". A minha usava quatro, sendo um deles sextavado de 10mm.

Depois, levei em uma casa que trabalha com fibra, pedi para fecharem o duto, e reforçarem com mais duas camadas de fibra. Originalmente já vinha bem grossinha (quase 7mm de espessura), ficou mais pesada e menos ressonante... aproveitei e cobri novamente com um carpete mais próximo ao do porta-malas do Civic. Foi montado outro aro de MDF 20mm, diminuida um pouco a litragem (complicado de fazer, corta-se um pedaço da fibra, etc) e usei como selada por algum tempo. Muito bom o resultado, mas, novamente, dependente demais da fixação no carro. Em termos de áudio, no meu caso, ficou exatamente como eu esperava (uxp 10" com mtx895, ganho baixo, sub usado como complemento do kit para adicionar algum "peso" aos graves).

Para evitar vazamentos, usei juntas de borracha em todos os parafusos, e o cabeamento passava através de parafusos zincados (usados em elétrica pesada). Os próprios parafusos zincados tinham suas juntas de borracha, e a fiação era presa neles pelo lado de fora (pro amp) e de dentro (pro sub). Assim, tive uma caixa 100% selada (o falante tbem era usado com junta, assim, como o baffle... :) ).

Se eu usaria novamente??? Sim, se usasse apenas um sub, usaria sem crise; encomendaria o modelo na medida desejada (10 ou 12), sem acabamento (prefiro fazê-lo eu mesmo) e procuraria um sub bacana que pudesse tocar naquele volume... já tendo o sub complica um bocado, mas ainda pode ser viável alterar a caixa (sem acabamento, ok??). Compara-se com uma caixa em MDF??? Na minha humilde opinião, depende... depende da caixa em MDF, depende da caixa de fibra, depende de como foram montadas, depende do resultado esperado. Já ouvi boas caixas de fibra, ouvi algumas com resultados ridículos; idem pra MDF.

um abraço a todos,

Ricardo.

PS. Um detalhe chato das caixas de fibra... a maioria precisa ser retirada para trocar as lampadas da laterna traseira. Eu não precisei disso, mas se precisasse ia perder uma boa meia hora na operação. E pra vender o carro depois, tem de arrumar algumas presilhas de acabamento para "disfarçar" os furos...

PS2. A idéia do Royo é muito boa, pegar uma pronta e usá-la como base... a parte mais chata que vejo na construção de uma do zero é justamente o molde, que neste caso já viria pronto.

Postado em
Nossa Riquati... só dê ler, já deu preguiça... que trampo brother ..

o-o-

hehe..é que eu tenho "pobrema", Beraldo... é raro post meu por aqui com menos de meia página!!! :)

um abraço,

Ricardo.

Postado em
Nossa Riquati... só dê ler, já deu preguiça... que trampo brother ..

o-o-

hehe..é que eu tenho "pobrema", Beraldo... é raro post meu por aqui com menos de meia página!!! :)

um abraço,

Ricardo.

Comprei uma caixa de fibra super reforçada bem superior que essas que vende na net.

Mas tive problema com a altura do UXP power.. Coloquei um baffle de mdf 50mm e vedei c/ massa plástica, depois vou postar umas fotos do trampo.

Amanhã vou colocar carpete novo e estou pensando em colocar manta asfáltica, apesar que acho que não seja necessário.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...