Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

juliox

Mb Quart 3 Way (add A Woofer)

Recommended Posts

Bom, já abri um tópico pedindo dicas sobre comprar no exterior. Andei olhando alguns produtos e tive uma idéia, começando pelo estéreo.

Já tenho um mid mbquart Q-series de 4". Pensei em comprar aquele mid de 6" RVF164 (add a woofer) c/ crossover e mais um par de tws c/ cross passivos.

Assim faria uma biampli, sendo 1 canal para mid bass + mid range (xover point em 250hz) e 1 canal pro tw cortado de onde o midrange parar de ser eficiente (pretendo medir com um microfone e programa específico)

Assim os mids de 6 ficariam em portas tratadas cortadas em HP (63hz) pelo ampli e LP (250hz) pelo xover. Os midranges ficariam em pezinhos selados de 3l (resposta plana e direcionamento) e tocariam livres, apenas com o HP do xover. Já o tw no painel (para subir o palco) teria um canal individual e usaria um cross passivo handmaded apenas para as frequências mais altas mesmo.

Pretendo usar um tempo o carro somente com o som estéreo e quero bons graves na frente. Pensei em instalar o ampli debaixo do banco para poder gastar mais com fiação de qualidade top. Para os tws, cat5e trançados, certamente.

Pergunto: Será que vai ficar bom ? Qual tw vocês indicariam (nacional ou gringo) para tocar com esse kit.

Lembrando que no 2 vias mbquart, o xover tem corte em 2.4khz, mas pretendo aumentar até aonde o mid aguentar. Em alguns testes, vi que ele "morre" por volta de 4.5khz, aí faria o corte do tw em 4khz.

Por favor, opinem.

Tenho em mãos um 4.6x e um AB4060 por enquanto. Para sub, devo vender os meus e pegar um 8w0-4 só pra definir o grave.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode dar certo sim, mas é muito mais difícil acertar um 3 vias do que um 2 vias.

Talvez o ideal seria usar o midrange também na coluna ou painel.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... 3L pra um midrange é muita coisa... pra tocar de uns 200Hz pra cima, qualquer meio-litro resolve (entre 0,5 e 1L é fácil conseguir em cima do painel). 3 vias com midrange no pezinho é maldade, já que a grande vantagem dessa configuração é ter toda a "ação" em cima do painel.

Bom, se vc tá disposto a usar esses 2 amps pra tocar o kit, coloca o 4.6 pra tocar tw (2 canais) e midrange (os outros 2), e use o corte ativo pelo cartão. O corte, só ouvindo pra saber o que fica bom, mas tentaria algo lá pelos 3KHz. O 4060 ficaria em bridge, pra tocar os 2 woofers, ou poderia tocar os woofers e o sub, dependendo do sub que vc vá usar (embora eu prefira um punch 400.4 pra esta função, por exemplo, por ter um grave melhor).

Compartilhar este post

Link para o post

juliox, eu tenho uma uma dúvida em relação a esses mids, inclusive perguntei em outro tópico, mas não houve resposta. Aa dúvida é se esse responde bem de 60 a 300 Hz em porta tratada com manta ou precisa necessariamente de um pezinho?

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Pode dar certo sim, mas é muito mais difícil acertar um 3 vias do que um 2 vias.

Eu sempre ouvi essa resposta. Mas será que com o controle dos tw por causa da biampli e com um acerto legal de direcionamento não fique mais fácil controlar ? Acho que o maior problema de acertar com 3 way é quando se tem um kit 3 vias que se amplifica tudo igualmente (1 canal só). Aí você precisa compensar com a disposição dos falantes, etc. Eu acho que não daria prob. não. Seria um 2 vias com um midzão fazendo o papel "pesado" nas portas.

Opa... 3L pra um midrange é muita coisa... pra tocar de uns 200Hz pra cima, qualquer meio-litro resolve (entre 0,5 e 1L é fácil conseguir em cima do painel). 3 vias com midrange no pezinho é maldade, já que a grande vantagem dessa configuração é ter toda a "ação" em cima do painel.

Pois é ... a pena é que já tenho os pezinhos e são perfeitos para o mid. A visibilidade do gol já não é das melhores e o mid é bem "parrudo". Se fosse construir peitinhos, atrapalharia demais. Em 3 l é bom que se bobear posso cortar o mid mais baixo ainda, tipo só até 150hz.

A intenção é ter "subzinhos" na frente. Falando nisso, alguém tem alguma outra indicação de mid que desça BEM e com qualidade em porta. Algo pra tocar de 63~150 hz.

Bom, se vc tá disposto a usar esses 2 amps pra tocar o kit, coloca o 4.6 pra tocar tw (2 canais) e midrange (os outros 2), e use o corte ativo pelo cartão. O corte, só ouvindo pra saber o que fica bom, mas tentaria algo lá pelos 3KHz. O 4060 ficaria em bridge, pra tocar os 2 woofers, ou poderia tocar os woofers e o sub, dependendo do sub que vc vá usar (embora eu prefira um punch 400.4 pra esta função, por exemplo, por ter um grave melhor).

Eu não usarei os dois necessariamente. É apenas o que tenho em mãos no momento. To querendo trazer um PAB5400 (Mbquart 5ch) lá de fora pra fazer todo o trabalho.

juliox, eu tenho uma uma dúvida em relação a esses mids, inclusive perguntei em outro tópico, mas não houve resposta. Aa dúvida é se esse responde bem de 60 a 300 Hz em porta tratada com manta ou precisa necessariamente de um pezinho?

Rapaz, eles descem bem sim. No manual, a resposta de freq. parte de 56hz, mais baixo do que muito kit de 5" e 6" por aí. Mas como ele tem uma área de cone menor, a "sensação" de graves fica menor, obviamente. Mas ele é inicialmente um composto de um 2 vias para tocar todo a faixa "estéreo" do carro. Pra saber se ele rende em portas, só testando. Calculando no winsd, a melhor resposta dele foi em 4l dutado. Inclusive fiz uma "bazuca" de PVC revestida com um duto e testei o bicho no microfone aqui do computador. Conclusão: a partir de 40hz já tinha um sinal forte e de 60 tocava com facilidade. São mids pequenos mas muito, muito parrudos.

Desculpa se não respondi em outro tópico, não devo ter lido.

Abraços !

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou pensando seriamente em comprar um mid desses para substituir os meus e montar um sistema 3 vias com biamp. Mas preciso de algo para por na porta, pois pezinhos estão fora de cogitação para mim. Achei um a um preço bastante razoável e a possibilidade de compra é iminente.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Eu estou pensando seriamente em comprar um mid desses para substituir os meus e montar um sistema 3 vias com biamp. Mas preciso de algo para por na porta, pois pezinhos estão fora de cogitação para mim. Achei um a um preço bastante razoável e a possibilidade de compra é iminente.

[]´s

Crawling Chaos

Na minha opinião a parte mais importante de um 3-way é o midrange. Você precisar achar um que tem uma ampla resposta, tipo de uns 200Hz até pelo menos uns 2000Hz.

Se for colocar um midbass na porta, eu recomendaria cortar por volta dos 180-200Hz, porque dai o direcionamento não iria influenciar praticamente.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

A idéia é cortar um pouquinho mais alto, em 250 Hz. O mid-range ficaria em 250-4000 Hz.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
A idéia é cortar um pouquinho mais alto, em 250 Hz. O mid-range ficaria em 250-4000 Hz.

[]´s

Crawling Chaos

O corte original do "add a woofer" é 250hz mesmo. Mas caso fosse controlar pelo corte do player ou do ampli, poderia testar um pouco mais baixo, até uns 180hz. O bacana é que som grave não precisa de direcionamento. Essa é a grande vantagem do 3way ao meu ver. E de fato o midrange é o componente mais importante. Ele será responsável pela faixa onde atuam mais instrumentos e "dominará" o sistema. O midzão pode ser de menor qualidade, enquanto que os tws, desde que razoáveis e controlados, não estragarão o sistema, desde que cortados bem alto, a partir de onde o mid não chegue bem.

O Nar 6" faria bem essa função de 63 ~ 200 hz ? Qual mid nacional cairia bem nesse sistema em portas tratadas só para essa faixa de freq. ?

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Julio, qual a facilidade de encontrar estes MB 6" avulsos do add-a-woofer??? Ví algumas instalações assim, já pensei muito em pegar um parzinho e usar com meu tw Nar TI... de repente, até colocaria em prática um sonho antigo, 2 midbass por porta... :)

O Camaro 87 do Mike Mineo usava isso, 2 MBQuart em door-pod dutado, tenho uma revista (CSR snme) de 98, 99 com fotos. Vou ver se encontro e posto aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Julio, qual a facilidade de encontrar estes MB 6" avulsos do add-a-woofer??? Ví algumas instalações assim, já pensei muito em pegar um parzinho e usar com meu tw Nar TI... de repente, até colocaria em prática um sonho antigo, 2 midbass por porta... :)

O Camaro 87 do Mike Mineo usava isso, 2 MBQuart em door-pod dutado, tenho uma revista (CSR snme) de 98, 99 com fotos. Vou ver se encontro e posto aqui.

Riquati, não é muito difícil não. Se tiver algum interesse, posso mandar vir de fora e sai mais barato (rola uma diminuição do frete). Ele já vem com cross LP de 250Hz e é próprio pra sistema de 3 vias. A resposta dele divulgada é de 38 a 280hz. O bacana é deixá-lo na porta e direcionar midrange e tw (em peitinhos melhor ainda). Me manda MP se houver algum interesse que aí eu trago dois, quem sabe.

Abraços !

Júlio

Compartilhar este post

Link para o post

Tô acompanhando. Tenho a mesma intenção, porém quero ver quanto tempo vivo sem sub, caso não consiga, pretendo colocar um par de 6w0 e jogar 250rms na bunda de cada um deles. Em alguns testes que fiz com um full que pretendo usar, foi bem como o Kleber disse, não precisa de muita litragem não, fiz testes de 0,5l a 2l, e a melhor resposta foi com 750ml, onde houve maior ataque no início da resposta do full, fiz o teste sem corte algum pra ver onde começava a resposta, e esses caras descem bem, mas vai tocar dos 250 aos 3000hz. Uma foto de onde pretendo colocar o full eo tw, no idea é fácin tirar um litro embaixo do acabamento.

imagem083asbi7.th.jpg

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...