Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thiagobice

Auto Falantes Full Range

Recommended Posts

Por pura preguiça de digitar, copiei parte de um artigo... :P

* Os falantes são todos iguais?

Não, existem muitos tipos:

FullRange : (toda faixa), muito utilizado antigamente, pois era uma solução barata para reproduzir a música do rádio AM, mas é muito fraco em potência e na qualidade, pois não existe falante que consiga reproduzir toda a faixa de frequência audível (20 a 20KHz) ao mesmo tempo. Normalmente composto por cone de papel e borda rígida (não é de espuma emborrachada) Seu tamanho varia de 3" a 6". Também existe aqueles com difusor de agudos, um cone menor no centro do falante com o objetivo de reproduzir melhor as altas frequências.

Coaxial: compostos por dois falantes em uma mesma carcaça. Composto por um cilindro central de ferro que une o woofer com o tweeter que está acima, junto com o tweeter está ligado um capacitor para deixar passar somente as altas frequências. Seu tamanho varia de 3" a 6x9". Possui borda de borracha. Atualmente temos coaxiais profissionais de 12" e 15" mas ao invés de tweeter temos uma corneta.

Cornetas: Para reprodução de frequência médias a agudas. Composto por cone de plástico ou metal que pode ser separado de seu corpo principal (driver, podemos dizer que este é o ímã e bobina que gera o som na corneta).

Triaxiais e Quadriaixiais: Compostos por 3 e 4 falantes respectivamente numa mesma carcaça para a reprodução de sons graves, médios e agudos. É uma opção barata para substituir um kit composto por falantes separados. Cada falante é produzido para funcionar melhor em cada faixa de frequência, optimizando o conjunto, (woofer para graves, mid-range para médios, tweeter para agudos e super-tweeter para "super" agudos (agudos próximos a 12KHz)) Seu tamanho varia de 5" a 6x9".

SubWoofers: Falantes específicos para reproduzir sons muito graves abaixo de 120Hz. Seu tamanho varia de 8" a 21". São pesados e por isso é necessário muita potência para fazê-los funcionar, de 100W a 1500W RMS. Por trabalhar em baixa frequência, e comprimento de onda de som muito grande (baixa frequência) é necessário utilizar caixas acústicas para evitar o cancelamento de onda ( o som que sai por trás do sub cancela o som que sai pela frente ) Possui grande borda de borracha para ter grande deslocamento do cone.

Woofer: Muito parecido com o subwoofer sendo a principal diferença a faixa de frequência trabalhada, em torno de 100Hz a 1KHz. Possui borda rígida, seu tamanho varia de 5" a 18".

MidBass: Especificamente projetada para reproduzir frequências média-graves, em torno de 100Hz a 5KHz. Possui borda de borracha para melhor reproduzir as frequências graves, parecido com o Subwoofer. Tamanho entre 5" a 8".

MidRange: Para frequências médias de 200Hz a 5KHz que pertence a praticamente todos os instrumentos musicais. Geralmente de 3 a 4".

Tweeter: Para as frequências agudas de 2kHz a 20kHz. Seu material vem evoluindo muito para tornar seu som o mais natural possível (papel, alumínio, cristal, derivados do plástico, niobium, neodímio, titânio, etc) Os feito com neodímio ou com materiais mais novos são os que possuem melhor timbre/som. São pequenos, variando de 0,5" a 3" (normalmente tweeters profissionais que aguentam grande potência)

Fonte: http://autosom.net/artigos/iniciantes.htm

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

então nesse seu tópico fala que são antigos feitos de papel mas o que eu vi são de fibra de carbono e a freqüência deles são de 60hz a 20Khz, tem 60wrms cada um com um total de 120wrms e são da AudioBahn segue o link, no link o preço esta 215,00 mas eu estou vendo o mesmo por 115,00:

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=2748

Compartilhar este post

Link para o post
então nesse seu tópico fala que são antigos feitos de papel mas o que eu vi são de fibra de carbono e a freqüência deles são de 60hz a 20Khz, tem 60wrms cada um com um total de 120wrms e são da AudioBahn segue o link, no link o preço esta 215,00 mas eu estou vendo o mesmo por 115,00:

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=2748

É... esse texto é antigo mesmo. Mas muito cuidado com as especificações fornecidas pelos fabricantes. Diversas são bastante fantasiosas. Nunca ouvi esse full, mas tenho minhas dúvidas se ele alcança essa faixa toda de freqüência. Por se tratar de um falante de 5", eu partiria p/um kit duas vias, ou coaxial, se for usar na traseira. Lembre-se q "não existe falante que consiga reproduzir toda a faixa de frequência audível (20 a 20KHz) ao mesmo tempo". Por isso, é melhor dividir toda a gama de freqüências em vários falantes. Por exemplo (teoricamente): sub (de 20hz até 80hz), mid-bass (80hz até 3khz) e tweeter (3khz até 20khz).

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...