Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

leocamp

Cs60d Ou 1tw1+mid?

Recommended Posts

em que o 1TW1 é melhor?? pois já ouvi esse tw e pra ser sincero eu achei ele bastante estridente.. é como o "Moh Limpeza" disse.. ele fala BEM... até demais...

o kit era composto por 1 par de cs50b + 1tw1 + cross artesanal (nao lembro o corte).... Eu não compraria esses tw.. a não ser para tocar em um sistema SPL..

alguem já fez o teste do tira e pões (dos tw) no mesmo sistema?? qual a dif notada?

Estou na mesma dúvida, pois estou querendo montar o kit igual aos citados aqui no topic...Só fiquei na dúvida do TW, achei q a melhor opção nacional seria o 1TW1, mas ele é tão estridente assim, como o do 60D???

Alguém que tenha escutado ambos, poderia comentar mais...Ou pessoal postar sugestões, sendo mais acessíveis aqui no Brasil!!

Olha eu ja tive um kit cs60d e o tw é muito estridente ai coloquei o 1tw1 da selenium ficou melhor mais ele tambem é meio gritão não desafina como o bravox mais fala alto tive ate que fazer um lpad pra ele em -3db.

Hoje tenho um kit 2 vias pioneer de kevlar e troquei o tw da pioneer que tambem é gritão pelo tw da linha NAR de titanium e recomendo mesmo esse tw vale cada centavo sem duvida,se vc procura um agudo suave gostoso de ouvir vai de Tweeter NAR Titanium.

marcelo,

Esse twiter ja vem no kit NAR kevlar??

valeu

Sim esse tweeter ja vem no kit Nar de Kevlar mais tambem vc encontra ele a venda em separado .

marcelo,

mas no caso do mid do cs60d + o 1tw1 vc usou o proprio cross que vem no 1tw1??

será que o kit completo NAR kevlar é melhor que a combinação mid cs60D + 1tw1

abraço,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
em que o 1TW1 é melhor?? pois já ouvi esse tw e pra ser sincero eu achei ele bastante estridente.. é como o "Moh Limpeza" disse.. ele fala BEM... até demais...

o kit era composto por 1 par de cs50b + 1tw1 + cross artesanal (nao lembro o corte).... Eu não compraria esses tw.. a não ser para tocar em um sistema SPL..

alguem já fez o teste do tira e pões (dos tw) no mesmo sistema?? qual a dif notada?

Estou na mesma dúvida, pois estou querendo montar o kit igual aos citados aqui no topic...Só fiquei na dúvida do TW, achei q a melhor opção nacional seria o 1TW1, mas ele é tão estridente assim, como o do 60D???

Alguém que tenha escutado ambos, poderia comentar mais...Ou pessoal postar sugestões, sendo mais acessíveis aqui no Brasil!!

Olha eu ja tive um kit cs60d e o tw é muito estridente ai coloquei o 1tw1 da selenium ficou melhor mais ele tambem é meio gritão não desafina como o bravox mais fala alto tive ate que fazer um lpad pra ele em -3db.

Hoje tenho um kit 2 vias pioneer de kevlar e troquei o tw da pioneer que tambem é gritão pelo tw da linha NAR de titanium e recomendo mesmo esse tw vale cada centavo sem duvida,se vc procura um agudo suave gostoso de ouvir vai de Tweeter NAR Titanium.

marcelo,

Esse twiter ja vem no kit NAR kevlar??

valeu

Sim esse tweeter ja vem no kit Nar de Kevlar mais tambem vc encontra ele a venda em separado .

marcelo,

mas no caso do mid do cs60d + o 1tw1 vc usou o proprio cross que vem no 1tw1??

será que o kit completo NAR kevlar é melhor que a combinação mid cs60D + 1tw1

abraço,

sim usei o crossover do TW da selenium quando instalei o tw mais o mid da bravox.

Com certeza a melhor escolha no quesito qualidade é o kit NAR de kevlar tocaria melhor do que o tw selenium mais mid bravox,olha eu mesmo tenho um kit Pioneer de kevlar e tenho vontade de vende-lo e colocar tudo da marca NAR .

Compartilhar este post

Link para o post
Com certeza a melhor escolha no quesito qualidade é o kit NAR de kevlar tocaria melhor do que o tw selenium mais mid bravox,olha eu mesmo tenho um kit Pioneer de kevlar e tenho vontade de vende-lo e colocar tudo da marca NAR .

E no conjunto Mid NAR Kevlar com o 1TW1 da Selenium?!

Seria mais "harmonioso"??

Compartilhar este post

Link para o post
Só mais uma duvida pessoal....

o kit da Bravox vem com cross com corte somente pro TW né??

o 1TW1 vem com o cross pra ele....eu REALMENTE preciso compra um cross pro corte no MID Kevlar NAR???

ou já terei um bom resultado somente com o corte no TW???

Pq se o resultado já for superior do q o kit pronto vo segura um poko e compra depois o cross pro mid!!

Abraçoss

O mid bravox possui o xover enrolado (bobina) nele mesmo, por isso q só vem o xover do tw. P/usar o mid NAR, precisará de um crossover p/o mid sim. Se usar o crossover NAR, poderá usá-lo p/mid NAR e tw selenium.

Entendi Alves...pensei q desse pra tocar o mid e o TW só com o cross do TW numa boa...

e vc axa q a diferença de $$ entre o CS60D e o Cross+1TW1+NAR KEVLAR de + de R$150 vale a pena???

ou a diferença na qualidade do som vai ser irrisória??

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post
Só mais uma duvida pessoal....

o kit da Bravox vem com cross com corte somente pro TW né??

o 1TW1 vem com o cross pra ele....eu REALMENTE preciso compra um cross pro corte no MID Kevlar NAR???

ou já terei um bom resultado somente com o corte no TW???

Pq se o resultado já for superior do q o kit pronto vo segura um poko e compra depois o cross pro mid!!

Abraçoss

O mid bravox possui o xover enrolado (bobina) nele mesmo, por isso q só vem o xover do tw. P/usar o mid NAR, precisará de um crossover p/o mid sim. Se usar o crossover NAR, poderá usá-lo p/mid NAR e tw selenium.

Entendi Alves...pensei q desse pra tocar o mid e o TW só com o cross do TW numa boa...

e vc axa q a diferença de $$ entre o CS60D e o Cross+1TW1+NAR KEVLAR de + de R$150 vale a pena???

ou a diferença na qualidade do som vai ser irrisória??

Vlw!

Pega logo o kit NAR. ;) Melhor q comprar um kit e ter q sair vendendo os pedaços (e acho q vai ser difícil vender esses tweeters Bravox).

Tem o crossover COMP e o PRO, mas se ñ quer gastar muito, vai de PRO mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha opinião, mid Nar Kevlar + Tw nar Ti + cross artesanal ( Protheus.. não sei direito o nome de user ).

Simplesmente porque tanto o cross pro ou comp não valem o que custam de jeito nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post
Minha opinião, mid Nar Kevlar + Tw nar Ti + cross artesanal ( Protheus.. não sei direito o nome de user ).

Chegou a ouvir ambos TW??? O 1TW1 e o NAR Ti?!

Se sim, pode postar algumas impressões?!

Abraço, raZ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Chegou a ouvir ambos TW??? O 1TW1 e o NAR Ti?!

Se sim, pode postar algumas impressões?!

Abraço, raZ! :legal:

Sim, tive os dois.

Apesar da radicalidade acima, é + ou - como comentaram. O 1tw1 é um tw forte. Bom para um SQPL. Já o Ti é mais domesticado... melhor em sonoridade, mas se casar com um amp tarado, tende a gritar.

Mas esse tende a gritar, não se compara de modo algum a gritaria do tw bravox.

Se for para casar quem com quem, eu pegaria o Ti mesmo para o nar kevlar... mas nem a pau pagar pelo que eles pedem no cross comp ou pro.

Agora vale a máxima. Tw é muito do gosto e ouvido de cada um. Já ouvi tw residencial que falavam um caminhão sobre ele, e pelo menos no carro não achei nda demais, principalmente pelo custo do mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Beraldo, vou pegar um gancho aqui para fazer um comparativo entre um dos tws que está em discussão: 1tw1 x residencias x automotivo top que peguei do Alves.

Seas h1396 (27TFFNC/G) – Tweeter de domo macio, sem plate, impedância de 4 ohms ou seja orientado também para aplicação automotiva. Apresenta um pico de +3 dB em 10 khz.

Seas h1189 (27TDFC) – Tweeter de domo macio, com plate e 6 ohms. Resposta muito plana, muito limpa e natural.

Setup: dvd / sacd Pioneer 578A, crossover Staner com slopes 24 dB 8ª, cujos ampops foram trocados por AD826 e LM6172; aqui também foi utilizado na função de pré-amplificador; midbass Akron Kb6 em caixa de 18 litros toda preenchida com manta acrílica, power Cygnus PA400; cabos rgc-59.

Ambos estão tws Seas devidamente dissecados no site:

http://www.zaphaudio.com/tweetermishmash/

CDs utilizados: Dire Straits e Communiqué do Dire Straits, utilizei estes pois considero estarem com uma bateria muito bem equalizada, com chimbal e trabalhos de prato bem presentes. Utilizei dois cortes padrão: 2,2 e 4 khz.

Seas h1189 (27TDFC) em 2,2 k – Austero, imponente, detalhado, limpo, fiel, macio ou pesado conforme a música se desenvolve. Verdadeiro em toda a faixa de trabalho. A referência.

Seas h1396 (27TFFNC/G) em 2,2 k – Uma pitadinha de cornetado e perdeu um tiquinho de realismo em relação ao H1189. O pico nos 10 k faz com que o mesmo se torne mais presente e puxe mais no brilho dos pratos. Essa característica pode fazer com que vire o “queridinho” de muitos. Ele merece. Uma delícia hehehe.

1tw1 em 2,2 k – Não tem o que discutir: THD muito maior em relação aos Seas. O agudo reproduzido soa um pouquinho mais seco, cornetado, sujo e resposta texturizada comparando ao tw anterior. Essa característica faz com que se perceba de forma muito presente quando termina o midbass e entra o tw. No geral ele remete aos instrumentos em tamanho real. Um corte baixo definitivamente não casa bem com ele --- pelo menos sem filtros como zobel e tals --- a curva de equalização faz com que os médios cornetados e texturizados se sobressaiam ao agudo extremo, sugerindo que o mesmo não sobe. Mas não é verdade. Os 20 khz estão lá, baixinhos, mas estão. Neste corte a fadiga auditiva está garantida em 5 minutos.

Seas h1189 (27TDFC) em 4 k – Sem mais delongas: continua soberbo. Continua integrando perfeito com os KB6 e agora reproduz detalhes do agudo com uma soltura e leveza etérea.

Seas h1396 (27TFFNC/G) em 4 k – Fico parecendo até domo metálico, ataque bem presente, mas continua muito palatável. Reproduz as nuances, variações e inflexões com uma clareza e brilho fantásticos. Neste corte é perceptível onde termina a resposta do tw e começa o midbass.

1tw1 em 4 k – Oh! Grata surpresa. Subiu muito em qualidade: perdeu as texturas farinhentas, alisando a resposta. Fadiga auditiva “zero”. Além do que, agora que os médios cornetados não tocam mais, ele se apresenta: vai tranquilinho a 20 khz. Sim, a THD (ou sujeira) já não destoa em relação aos anteriores. O resto continua sendo o bom domo de seda de 1”. O casamento com o midbass está ótimo. Continua inferior aos Seas, mas agora a coisa passa a ser sutil. Neste ponto se o resto do set-up não for high-end e para dentro do carro, as certezas já não me parecem tão absolutas como no corte de 2,2 khz.

Estou com o 1tw1 no carro, cortando em 4,2 khz alinhamento LR (caps polipropylene high dV/dt de 4,7 uF ) e não vou retirá-lo. Peguei os seas h1396 e fiquei “meio assim” de botar no carro, pois ficariam junto às regulagens dos espelhos: eventualmente o sol iria bater nos domos quando estacionado, pois a grade de proteção dos tws é bem vazada. Enfim com todas essas consideração fui ao teste, afinal quem deve dar respostas definitivas são as zoreias.

Acho o 1tw1 um ótimo benefício se cortado a 4 khz e casa bem em resposta e sensibilidade com o mid do CsD usando o corte dele 3,5 khz em 1ª ordem.

Para o kit que tenho no estéreo, por enquanto os Seas ficam guardados. Não que não toquem, mas nesta configuração de crossover simplesmente não achei que existisse vantagem convincente do h1396 em relação ao ao 1tw1, que ficou bastante aceitável com corte alto.

Enfim, esta foi minha experiência, quem quiser contestar ou perguntar algo, fique a vontade.

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

dn mosfet agora que vc falou, realmente reparei que o 1TW1 dependendo da musica ouço uma sujeira, como se o cd fosse mau gravado,fadigando o ouvido, o meu está com o corte original em 2,5khz, e as vezes sinto ele se sobressaindo dos mids(NAR kevlar). Tou com o 880prs, vou ver se testo esse corte em 4khz, mas não sei se o NAR kevlar sobe até os 4khz sem distorcer.

Compartilhar este post

Link para o post

dn_moset, o recomendado p/o h1396 é cortar @2,5khz (FS: 1170 Hz). Dá uma olhada depois. ;)

Só p/a galera saber, eu usava c/um crossover NAR COMP (3khz - 12dB) atenuando em -4dB.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou usando atualmente um 1tw1 nos locais originais do Corsa. Recentemente comprei um Seas h1396 (27TFFNC/G) mas ainda não o instalei. A idéia e colocá-lo na coluna, acompanhado de um mid-range peerless de 2" (também já comprado) e de um mid-bass de 6" na porta. Ainda não defini os cortes, mas decidi fazer biamp dos tweetwes + mid-ranges / mid-bass. Acho que cortarei os tweeter aí pelos 4 kHz e os mid-bass perto dos 250-300 Hz. O mid-bass que está acompanhando o 1tw1 atualmente é um antigo Bravox PMB6. Sua permanência no setup dependerá de como ele vai responder nas portas depois da aplicação de manta. De qualquer forma, só farei os upgrades a partir de agosto. Aí posto minhas impressões.

[]´s

Crawling Chaos

edit: digitei peerles

Compartilhar este post

Link para o post

Moh, vc está utilizando o 880 em tri-way? Pelo menos testa sem compromisso o corte em 4 khz e comenta aee. Qqr coisa dá para fazer ainda um trabalho passivo em uma das vias se o player não for “full flex” hehehe.

Segundo consta o mid kevlar da NAR não deve subir a 4 khz, pois a coisa enfeiaria.

Alves, meu cross variável é 24 db/8ª, o corte sugerido em 2,5 khz deve ser slope de 12 db/8ª cheguei a brincar em 2,5 khz, mas achei que os Seas continuam excelentes em 2,2 khz. Em relação à fs=1170; no corte de 2,5 khz 12 db/8ª Butterworth estamos atenuados a –16 dB em 1 khz, no meu LR 24dB/8ª a 2,2 khz resulta atenuado a –28 dB em 1 khz. Passo longe da fs. Qual o mid que utilizavas com o seas?

Compartilhar este post

Link para o post

dn o 880 está em std, pois nao tenho sub no sistema, ainda, e quem está fazendo isso é um par de mids roxinhos bravox nas portas de tras. Vai chegar futuramente um NAR12SW3 com um MTX 500D ou um T400(estou liso). Atualmente o NAR esta com cross alchemyway em 2,5khz.

Compartilhar este post

Link para o post

Valew pela ajuda aew pessoal....

defini com o NAR KEV + 1TW1 + cross by protheus!!

agora vamos às compras!!!hehe

Compartilhar este post

Link para o post
Valew pela ajuda aew pessoal....

defini com o NAR KEV + 1TW1 + cross by protheus!!

agora vamos às compras!!!hehe

Fala Leocamp.

Quando instalar esse set comenta ae suas impressoes... Tb tenho duvida em relacao aos tw titanium da Nar e 1tw1 selenium.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu tenho 1TW1, inclusive é o que Ernany citou (eu acho), o tweeter estava com corte em 3500hz, fiz LPAD, tentei varias configurações de resistores em serie mas não consegui amansar ele, ou cortava d+ ou falava D+, eu até gostaria de saber como o Kleberlpa disse que ele era bom, em qual configuração ele ouviu ele bem.

Até com cross ativo eu tive um pouco de dificuldade com ele.

Em um momento consegui uma boa configuração dele com LPAD, mas logo eles torraram pq eram resistores que tinha comprado pra teste e não aguentaram muito.

Seria interessante alguem que já teve ele bem controlado falasse como foi feito.

Eu particularmente gostei muito do tweeter da NAR, já o ernany acha ele um pouco apagado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal vcs falaram do 1TW1 da Selenium

E o 3/4TW1 da Selenium e aqueles Audiobank e os AudioBahn que tem na leosound, quais as opniões sobre eles?

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal vcs falaram do 1TW1 da Selenium

E o 3/4TW1 da Selenium e aqueles Audiobank e os AudioBahn que tem na leosound, quais as opniões sobre eles?

tenho o 3/4tw1. o cross original me incomodava um pouco, o corte era muito alto e parecia ter um pico em alguma frequencia que incomodava, então fiz um corte 6db em 2.4khz e um lpad atenuando 3db e eles estão muito melhor, algo que convivo sem reclamações, mas não tenho como comparar com o 1tw1 ou com os NAR pois nunca os ouvi, mas digo que quem quer gastar não muito com um tw e está disposto a fazer um cross(simples só com capacitores) vale a pena. estou pensando em fazer um zobel agora pra ver no que dá.

Compartilhar este post

Link para o post

acabei ficando com uma duvida similar nas mãos agora..

peguei um kit Bravox CS60K , só q sem TW.. ai preciso por um tw no kit... vou usar o cross original do kit com corte em 3500Hz - 18db/8ª.

não ouvi o TW Nar TI ainda.. por isso ai to na duvida entre NAR TI e 1TW1. pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

peguei um kit Bravox CS60K , só q sem TW.. ai preciso por um tw no kit... vou usar o cross original do kit com corte em 3500Hz - 18db/8ª.

não ouvi o TW Nar TI ainda.. por isso ai to na duvida entre NAR TI e 1TW1. pasmafaute

Eu só ouvi o nar ti. Posso dizer que desce muito bem e é bastante detalhado. Pode ser usado off axis tranquilamente (não sei como ficam on axis). O selenium só "ouvi falar". Mas tenho a impressão de ser um tw mais "SPL", pra aguentar mais altura. Acho que o nar titanium vai dar mais qualidade sonora.

Pena termos tão poucas opções de tw nacionais pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Beraldo,

uma outra opçaõ q "achei" foi um TW da Soundstream.. 1" domo de seda, tem na loja nova do Shopping collinas.. tava mais barato q o 1TW1 .. acho q era R$ 110,00

se não me engano era esse:

tws3-3-lg.jpg

pelas specs desse ate 2Khz.. pena q não dá pra fazer um tste drive com eles..

e ae? vi tramprar sabadão mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

peguei um kit Bravox CS60K , só q sem TW..  ai preciso por um tw no kit...  vou usar o cross original do kit com corte em 3500Hz - 18db/8ª.

não ouvi o TW Nar TI ainda..  por isso ai to na duvida entre NAR TI e 1TW1. pasmafaute

Eu só ouvi o nar ti. Posso dizer que desce muito bem e é bastante detalhado. Pode ser usado off axis tranquilamente (não sei como ficam on axis). O selenium só "ouvi falar". Mas tenho a impressão de ser um tw mais "SPL", pra aguentar mais altura. Acho que o nar titanium vai dar mais qualidade sonora.

Pena termos tão poucas opções de tw nacionais pasmafaute

Se não me engano o 1tw1 tem 70W e o Nar TI tem 50W certo ?

Acho q seria pouca diferença de potência em relação a tw's, ou seja, no final o volume do som seria próximo.

Então para mim a idéia seria o que tem mais qualidade mesmo. A questão é q a maioria só ouviu um dos dois tw's em questão.

Aí que precisamos da opinião de quem conhece o som dos dois tw's.

No mais, acho q os dois tw's são mt considerados no mercado nacional, então é provável q qq um atenderia a maioria.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...