Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

The_Rainmaker

Bitola Do Fio Influencia Em Potencia No Som?

Recommended Posts

Instalei o P one no meus bravox premium export, mas como tava com pressa nao mudei a bitola do fio, o instalador disse q nao ia rende tando pq o fio era muito fino.

Isso influencia na potencia?? Pq nao ficou como eu esperava!!! O grave distorce se querer aumentar muito o volume, lembrando q ta bem regulado, mas nao ta dando o q esperava e o q vi de outros sons com o mesmo setup.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Instalei o P one no meus bravox premium export, mas como tava com pressa nao mudei a bitola do fio, o instalador disse q nao ia rende tando pq o fio era muito fino.

Isso influencia na potencia?? Pq nao ficou como eu esperava!!! O grave distorce se querer aumentar muito o volume, lembrando q ta bem regulado, mas nao ta dando o q esperava e o q vi de outros sons com o mesmo setup.

Amigo.. influencia e nao influencia..

Vou explicar..

Se o SuB for um parrudao, voce vai precisar de cabos com bitola maior para se prevenir de um futuro mal contato... Se o fio for muito fino, pode derreter. entendeu?

basicamente e isso...

Qual e a bitola do Fio? se for 2x2,5mm esta ate que legal para o dia a dia...

Agora para dormir sem pesadelos eu colocaria um cabo de 2x4mm...

Mas isso ai que o "estalador" falou q nao vai render nao tem muito a ver... Voce "nao vai ver" render muito pq voce sabe que se aumentar muito e deixar 15horas de som ligado e claro que vai derreter...

Espero ter ajudado!

Boa sorte!!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, influencia e MUITO.

Desde a alimentação até os fios dos falantes, devem ser dimensionados corretamente.

No caso da alimentação, vc terá queda de tensão no condutor, antecipando a distorção em alta potência, pois o amp trabalhará com uma tensão abaixo da tensão dos bornes da bateria.

Quando aos fios dos falantes, ocorre mesma coisa, perda de potência e pior, vc acaba influenciando o damping factor (controle de cone como alguns falam por aí...) que faz com que o falante não responda corretamente a transientes, perdendo dinamicidade e "pegada".

Leia alguns artigos sobre dimensionamento de fios.

Áh, e tomar um fio como fino, apenas quando esse esquenta, é um erro bem grande viu. Nesse ponto ele tá funcionando como um resistor em série com o equipamento, provocando PERDAS ENORMES.

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, influencia e MUITO.

Desde a alimentação até os fios dos falantes, devem ser dimensionados corretamente.

No caso da alimentação, vc terá queda de tensão no condutor, antecipando a distorção em alta potência, pois o amp trabalhará com uma tensão abaixo da tensão dos bornes da bateria.

Quando aos fios dos falantes, ocorre mesma coisa, perda de potência e pior, vc acaba influenciando o damping factor (controle de cone como alguns falam por aí...) que faz com que o falante não responda corretamente a transientes, perdendo dinamicidade e "pegada".

Leia alguns artigos sobre dimensionamento de fios.

Áh, e tomar um fio como fino, apenas quando esse esquenta, é um erro bem grande viu. Nesse ponto ele tá funcionando como um resistor em série com o equipamento, provocando PERDAS ENORMES.

:+1

E só pra complementar, quanto mais fino o fio, maior é a resistência dele. Consequentemente maior é a perda de potência e dano para o seu amplificador!

Quanto ao que o outro amigo (Devil Sound) falou tem uma certa razão apenas no que se refere a derreter o fio. Porém creio que o amigo está confundindo instalações residenciais (110v ou 220v) com instalações automotivas (12v).

Só pra dar um exemplo claro:

O power one declara que (no mínimo) são 4 canais de 100 watts rms de potencia a 4ohms... então vamos à uma continha rápida...

Potencia = V . I

400/12 = I

I = 33,33A

Isso sem contar as perdas da entrada né?

Dá uma olhada nesse site e presta atenção na tabelinha que ele coloca. Se atente também que a tabelinha está para 110v e 220v (circuitos que exigem corrente menor, obtendo a mesma potência dos 12v), sendo que no próprio site indica que a área de seção transversal é calculada em função da corrente.

http://www.catep.com.br/dicas/DIMENSIONAME...20ELETRICOS.htm

Agora que já deve ter lido um pouco sobre o assunto, experimenta colocar um fio de 2,5mm² ou 4mm² (que só aguenta 20A a 30A, segundo o site) no Pone, que com certeza vc dará adeus ao seu carro e um bom trabalho para os bombeiros... o-o-

Espero ter ajudado!

Abraços,

Armando Madureira. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Energi náo se perde, ela se transforma. No caso de um fio, se transforma em calor.

O que seria "influenciar"? Uma queda de pelo menos 10% na potëncia?

Se for, entáo falamos em 10% de 600W, chutando por alto, né?

Se seu fio estivesse transformando 60W em calor, seu carro já teria virado carvão. Aliás, isto é impossível... um fio, mesmo que subdimensionado, não apresenta tantas perdas.

Logo, dizer que a bitola influencia na potência é um erro. Não influencia, a não ser que seu carro esteja à beira de um incêndio.

Compartilhar este post

Link para o post

pois e agora !!!

gostei muito de todas as respostas, mas por via das duvidas vou trocar, quando o instalador ligou meu som, em 3 minutos o fusivel derreteu dae ele colocou um dijuntor de 80a, e disse pra mim q a bitola do fio tava muito fina dae ele disse pra trocar, q ate o rendimento do som ia melhorar pq ia melhorar a alimentação.

Sim, influencia e MUITO.

gostei dessa frase, to esperançoso q por isso q nao rendeu o q eu esperava...

e quanto ao fio dos falantes acho meio fino, vo manda trocar tudo pra ver no q da.

Compartilhar este post

Link para o post

não influencia

mas usar esses fios é o mesmo que não ter fusível, só vai ver a m**** depois q ta derretendo ou pegando fogo

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
pois e agora !!!

gostei muito de todas as respostas, mas por via das duvidas vou trocar, quando o instalador ligou meu som, em 3 minutos o fusivel derreteu dae ele colocou um dijuntor de 80a, e disse pra mim q a bitola do fio tava muito fina dae ele disse pra trocar, q ate o rendimento do som ia melhorar pq ia melhorar a alimentação.

Sim, influencia e MUITO.

e quanto ao fio dos falantes acho meio fino, vo manda trocar tudo pra ver no q da.

Não é querendo te broxar não, mas não espere melhoras... Veja se a caixa não está incorreta, ou mesmo se você não anda esperando muito desses subs.

Compartilhar este post

Link para o post
pois e agora !!!

Sim, influencia e MUITO.

Não é querendo te broxar não, mas não espere melhoras... Veja se a caixa não está incorreta, ou mesmo se você não anda esperando muito desses subs.

nem é questao de eu estar esperando muito desses subs nao. É q mais gente tem eles e é muito superior ao meu som, nem sei se é minha caixa, vo ver as medidas dela pra ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Não influencia? Já vi mais de 3V em queda nos condutores de um amp.

Amplificador trabalhar em 12,6 e 9,6 é mesma coisa?

Me ajuda ai kleber e delimaju pq nao lhes entendi...

Compartilhar este post

Link para o post

pois e agora rapazes! ahushauhsha

vo troca o fio e volto a informar vcs se melhorou ou nao.

Compartilhar este post

Link para o post

fala vizinho!

vamos aos números pra facilitar o entendimento: digamos que vc esteja utilizando um fio de 6mm2 para um RS1200D, o que concordamos está abaixo do ideal... esse fio tem resistencia em torno de 2,5R/km, ou seja, num pedaço de 3m com uma queda de 3V estariam passando incríveis 390A, o que convenhamos já teria derretido o fio e quem sabe incendiado o carro

convencido?

abração

Compartilhar este post

Link para o post
fala vizinho!

vamos aos números pra facilitar o entendimento: digamos que vc esteja utilizando um fio de 6mm2 para um RS1200D, o que concordamos está abaixo do ideal... esse fio tem resistencia em torno de 2,5R/km, ou seja, num pedaço de 3m com uma queda de 3V estariam passando incríveis 390A, o que convenhamos já teria derretido o fio e quem sabe incendiado o carro

convencido?

abração

Esclarece essa sua frase: "digamos que vc esteja utilizando um fio de 6mm2 para um RS1200D"

voce quis dizer da ligacao da BATERIA ATE O MODULO CERTO?

Achei que estavamos falando da Ligacao do MODULO ate o SUB.

Compartilhar este post

Link para o post
não influencia

mas usar esses fios é o mesmo que não ter fusível, só vai ver a m**** depois q ta derretendo ou pegando fogo

Putz velho... não fala isso, influencia sim... e olha q o paladinox tah fzndo uma facul sobre essas coisas hein... olha a ass dele!

mas não é só por isso... imagine vc com uma barra de sabão de 50mm e com um cano onde vc ker enfiar o sabão de apenas 20mm, ele entra, mas o exedente eh cortado e "jogado fora" pois fica de fora do cano, agora imagine q os mm do sabão sejam amperes e os do cano tb, o cano separou o q ele suporta e permitiu a entrada o restante foi cortado e desperdiçado, no fio (q representa o cano) a maneira dele "desperdiçar", ou seja, jogar a energia exedente fora eh em forma de calor... se o módulo tah puxando 80A e no fio soh passam 50A, tem 30A sendo perdido ae... (eh claro q eh medido em Wats e tem o calculo pra converter, e o calor gerado eh medido em joules, e ae vira uma farra de cálculos...)

Compartilhar este post

Link para o post

soh + 1 coisa...

comprei 1 Power one tb, vo usar ad bat ate ele 21~25mm e dele pros falantes 8~10mm!

axo q não terei perdas por dimensionamento de cabos...

segue esse ideia, mas não compra em loja de som automotivo não! passa em uma loja de mat de construção e procura q lah deve ter os cabos e bem + baratos! :legal:

NOTA: aki na minha city uma bitola de 16mm na loja de som o cara tava vendendo a R$ 16,00 o metro, e na loja de mat pra construção tava R$ 4epokin o metro da de 25mm!

Compartilhar este post

Link para o post

fala vizinho!

convencido?

abração

Recalcula pra fio 2,5mm^2 e 6m de comprimento. (5m de positivo e 1m negativo).

Teremos: 6,8ohm/km (isso a 20°c pois quanto maior a temperatura, maior a resistividade)

Portanto 0,041 ohms em 6m.

Calculando para uma potência de 1000wrms e uma eficiencia de 75%: 1333W a 12,6V.

Isso daria 106A, e V=R.i = 0,041x106 = 4,36V de queda no fio.

Potencia dissipada no fio= V^2/R= 463W.

Ou seja, caso o amp tente reproduzir 1000wrms, nao conseguirá, pois ele nesse ponto estará recebendo 12,6-4,36= 8,24V de alimentação.

Ainda pro caso do 6mm^2 que vc citou em 6m teremos:

2,83ohm/km (novamente a apenas 20°c)

Então teremos 0,017ohm em 6m.

Calculando novamente para uma potência de 1000wrms e uma eficiencia de 75%: 1333W a 12,6V.

Ou seja, mesma corrente = 106A

Queda nesse fio V= R.i = 0,017x106= 1,82V

Novamente, com uma queda de 1,82V, ou seja, alimentação de 12,6-1,82 = 10,78V quando que esse amp vai render 1000wrms?

Onde estou errando?

Compartilhar este post

Link para o post

to com outro problema q percebi agora tb. ta xiando o som quando eu pauso, bem baixinho mais ta, chiasso na corneta e nos 6x9 e um zuado nos sub tipo sintonizando radio, bem baixo, nada q atrapalha quando ta tocando nem da pra notar, mas pode ser aterramento isso?

Compartilhar este post

Link para o post

fala vizinho!

convencido?

abração

Recalcula pra fio 2,5mm^2 e 6m de comprimento. (5m de positivo e 1m negativo).

Teremos: 6,8ohm/km (isso a 20°c pois quanto maior a temperatura, maior a resistividade)

Portanto 0,041 ohms em 6m.

Calculando para uma potência de 1000wrms e uma eficiencia de 75%: 1333W a 12,6V.

Isso daria 106A, e V=R.i = 0,041x106 = 4,36V de queda no fio.

Potencia dissipada no fio= V^2/R= 463W.

Ou seja, caso o amp tente reproduzir 1000wrms, nao conseguirá, pois ele nesse ponto estará recebendo 12,6-4,36= 8,24V de alimentação.

Ainda pro caso do 6mm^2 que vc citou em 6m teremos:

2,83ohm/km (novamente a apenas 20°c)

Então teremos 0,017ohm em 6m.

Calculando novamente para uma potência de 1000wrms e uma eficiencia de 75%: 1333W a 12,6V.

Ou seja, mesma corrente = 106A

Queda nesse fio V= R.i = 0,017x106= 1,82V

Novamente, com uma queda de 1,82V, ou seja, alimentação de 12,6-1,82 = 10,78V quando que esse amp vai render 1000wrms?

Onde estou errando?

Boa! :legal:

axo q nos meus dimensionamentos não terei grandes problemas (mesmo a 30º neh?) hehehe

abraço ae

Compartilhar este post

Link para o post

concerteza influencia no funcionamento dos equipamentos, por exemplo, se vc colocar um fio fino no modulo, ou ate memso no player ele vai corta, vc aumenta o volume e ele corta, eu fiz um teste pra ver o que acontecia, coloca um fio de 4mm2 que resolve teu problema tranquiilo, ate menos que 4mm2 ja resolve, é barato vale a pena...no meu set me sugeriram 10 mm2 pros tornados

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Onde estou errando?

Boa! :legal:

axo q nos meus dimensionamentos não terei grandes problemas (mesmo a 30º neh?) hehehe

abraço ae

nao está errado, apenas imperfeito... se falássemos em supercondutores, estes manteriam a temperatura constante com qualquer corrente que lhe passe, porém nos nossos maravilhosos fios e cabos feitos em boa parte de cobre, a temperatura aumenta e muito, e também a resistencia, limitando ainda mais a corrente que passa pela seção reta do fio... e o restante é dissipado em forma de calor para o ambiente, até o limite da temperatura de "derretimento" do isolante e/ou do próprio condutor

e o que o amp ve disso tudo? nada, pois a corrente média consumida é aprox. a mesma desde o momento em q o equipamento foi ligado até a perda das características de isolação do condutor, ou seja, a corrente com programa musical é bem menor do que com senóide, ou ainda, não adianta calcular a integral para "I = Io sen wt" (p.ex. I em fase com E onde não temos componente imaginária) que nao mostra a realidade, já através de uma Transformada de Fourier isso é possível

Compartilhar este post

Link para o post
Putz velho... não fala isso, influencia sim... e olha q o paladinox tah fzndo uma facul sobre essas coisas hein... olha a ass dele!

mas não é só por isso... imagine vc com uma barra de sabão de 50mm e com um cano onde vc ker enfiar o sabão de apenas 20mm, ele entra, mas o exedente eh cortado e "jogado fora" pois fica de fora do cano, agora imagine q os mm do sabão sejam amperes e os do cano tb, o cano separou o q ele suporta e permitiu a entrada o restante foi cortado e desperdiçado, no fio (q representa o cano) a maneira dele "desperdiçar", ou seja, jogar a energia exedente fora eh em forma de calor... se o módulo tah puxando 80A e no fio soh passam 50A, tem 30A sendo perdido ae... (eh claro q eh medido em Wats e tem o calculo pra converter, e o calor gerado eh medido em joules, e ae vira uma farra de cálculos...)

a analogia do sabão é legal, mas nao sei se serve perfeitamente nesse caso... quanto ao nível de conhecimento ninguém aqui é dono da verdade, posso estar errado em alguns pontos e certo em outros, mas o que vale é a discussão que acrescente algo ao fórum, tenho feito isso em alguns tópicos como tentativa de retomarmos o bom nível técnico que o fórum já teve... além do mais conheço o paladinox e confio em discutir com um amigo... ainda mais que faz eng. elétrica na ufrgs, como eu tb já fiz

Compartilhar este post

Link para o post

Correto, mas quando meço uma tensão menor nos bornes do amp do que a bateria, ou mesmo medindo a tensão em cima do condutor, percebe-se que há essa queda de tensão e portanto o amp deixa de liberar potencia a plena carga.

Em relação a fourier, até acredito ser dispensável, pois a fonte do amp possui capacitancia em sua entrada, e essa capacitancia Xc (Xc=1/wC) deve ser muito grande visto dos terminais de chaveamento, ja que sua frequencia w=2.pi.f é de pelo menos 2.pi.30khz, ou seja, longe de qualquer capacitancia astronomica em senoidais 60hz.

Essa grande frequencia de chaveamento faz com que a composição de frequencias altas e suas harmonicas sejam filtradas por qualquer capacitancia de entrada, a da entrada da fonte no caso.

Áh, se fizeste eng eletrica na ufrgs, basta lembrar de sistemas e sinais, onde utiliza-se fourier pra analise de sinais e constatar que as componentes de frequencia ao redor de 20khz tem que passar pela capacitância da saida da fonte, então, a capacitancia de entrada e enfim, os bornes do amp. Ou seja, é uma grande filtragem, por isso não acredito que a demanda de corrente tenha componentes de frequencia grande não.

De qualquer forma, vou botar no osciloscópio e farei esse teste.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, dando uma olhada no topico tbm me deu uma duvida.

Desculpe aminha ignorancia, mas entao pq temos de usar fios dimensionados

para os amplificadores entao !?!?!?!?! Li e reli o topico, inclusive o artigo do

autoforum mas ainda fique na duvida !?!?!?

Se fosse assim usariamos qualquer bitola de fio para ligar os amplificadores ?!?!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...