Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Miranda

Duvida Com Drivers**supertweeter Tbm**

Recommended Posts

Postado em
Galera, tenho 2 Hinor HDI 400.

A duvida eh, uso o corte do amplificador, do player ou dexo os outros dois em flat e uso os capacitores 100v 47uF???

O ideal é vc fazer os cortes em aproximadamente 1,2 KHz.

Se seu player tiver este corte pode ser feito nele.

Caso não tenha, deixe tudo em flat e faça o corte com capacitor bipolar de 100 volts e 22 microfarad.

Não sei qual o seu amp, mas dificilmente seu amp terá cross com corte Hi Pass de 1 KHz.

Abraços.

Fábio.

Postado em
Galera, tenho 2 Hinor HDI 400.

A duvida eh, uso o corte do amplificador, do player ou dexo os outros dois em flat e uso os capacitores 100v 47uF???

dependendo do player o corte maior é 200hz se o seu amplificador tiver corte acima de 1k não precisa usar capacitor a desvantagem se quiser ligar alguma coisa tipo falante de 10 ou 6x9 vai ter que deixar o corte em 125hz aí vai ter que colocar capacitores

Postado em

Ah, detalhe, esqueci disso.

Use capacitor de 22 uF se for utilizar um capacitor para cada driver.

Se for utilizar um único capacitor para os dois drivers (drivers em paralelo), aí sim 47 uF.

:legal:

Abraços.

Fábio.

Postado em

Agora que fui olhar e realmente, nao tem corte hi acima de 1khz no hurricane 4.120

entao eu ligo os drivers em paralelo e ae o cabo que vai pro amplificador eu ligo o capacitor de 47uF nele?(vieram 2 dessses com os 2 drivers)

Postado em
Agora que fui olhar e realmente, nao tem corte hi acima de 1khz no hurricane 4.120

entao eu ligo os drivers em paralelo e ae o cabo que vai pro amplificador eu ligo o capacitor de 47uF nele?(vieram 2 dessses com os 2 drivers)

Eu acho este capacitor de 47 uF de valor muito alto para cada driver, o corte será feito em aproximadamente 400 Hz. Acho arriscado.

O ideal é ligar um capacitor no fio positivo para cada driver, assim se ocorrer algum problema com um capacitor não irá parar todos os seus drivers.

Normalmente utilizo capacitor bipolar de 22 uF para cada driver (corte em aproximadamente 1000 Hz), liga-se uma perna do capacitor no positivo do driver e a outra perna do capacitor no fio positivo que vem do amp. O fio negativo do amp liga direto no negativo do driver.

Para usar o capacitor de 47 uF vc terá que fazer as ligações dos drivers em paralelo, usando apenas um canal do amp ou um bridge. Assim o fio positivo do amp é ligado em uma perna do capacitor, a outra perna do capacitor é ligada no positivo do primeiro driver. O negativo do amp vai direto para o negativo do primeiro driver. O segundo driver vc liga direto no primeiro driver, positivo com positivo e negativo com negativo.

Abraços.

Fábio

Postado em

Miranda , se ainda tiver duvida quanto aos valores !!

Tem um tabela nos "artigos" do autoforum que trás os valores exatos pertinentes a cada freqüência e impedância

Postado em
Eu acho este capacitor de 47 uF de valor muito alto para cada driver, o corte será feito em aproximadamente 400 Hz. Acho arriscado.

O ideal é ligar um capacitor no fio positivo para cada driver, assim se ocorrer algum problema com um capacitor não irá parar todos os seus drivers.

Normalmente utilizo capacitor bipolar de 22 uF para cada driver (corte em aproximadamente 1000 Hz), liga-se uma perna do capacitor no positivo do driver e a outra perna do capacitor no fio positivo que vem do amp. O fio negativo do amp liga direto no negativo do driver.

Para usar o capacitor de 47 uF vc terá que fazer as ligações dos drivers em paralelo, usando apenas um canal do amp ou um bridge. Assim o fio positivo do amp é ligado em uma perna do capacitor, a outra perna do capacitor é ligada no positivo do primeiro driver. O negativo do amp vai direto para o negativo do primeiro driver. O segundo driver vc liga direto no primeiro driver, positivo com positivo e negativo com negativo.

Abraços.

Fábio

:legal::+1

Postado em

galera, nao consegui achar os capacitores 22uF ..

tem problema se eu for usando os 47uF (sem forçar no ganho, nao quero gritaria msmo) ate eu comprar os 22uF??

Um cara teve capacidade de falar pra mim que se eu cortasse mais alto meus drivers (ele disse cornetas) iam queimar mais rapido.

Postado em
galera, nao consegui achar os capacitores 22uF ..

tem problema se eu for usando os 47uF (sem forçar no ganho, nao quero gritaria msmo) ate eu comprar os 22uF??

Um cara teve capacidade de falar pra mim que se eu cortasse mais alto meus drivers (ele disse cornetas) iam queimar mais rapido.

Use o capacitor de 47uF para os dois drivers, ligados em paralelo.

A impedancia cairia para 4ohms, com essa capacitancia(47uF)

o corte ficaria por volta de 900Hz. Claro, ate vc encontrar os de 22uF.

Abraço!

Postado em

Ta, mas e como eu vou ligar isso no Hurricane 4.120??

Eu ligo numa bridge? Ou ligo em só um canal msmo e mando teoricos 30w rms pra cada driver?

Postado em
Ta, mas e como eu vou ligar isso no Hurricane 4.120??

Eu ligo numa bridge? Ou ligo em só um canal msmo e mando teoricos 30w rms pra cada driver?

Pode ligar numa bridge dois drivers e na outra bridge dois tweeters.

Com ctz o modulo nao fornecera tamanha potencia por bridge,

visto q a potencia declarada dele é a 14,4V.

Claro, tenha prudencia com o ganho do amplificador. ;)

flw!

Postado em
Ta certo entao.

A alimentação ta suficiente neh?

bateria de 75ah no cofre + auxiliar 100ah Heliar.

Cabos de força vao ser de 21mm.

"Bateria é como dinheiro. Qnt mais, melhor"!!

A alimentaçao ta legal, o cabeamento tb!

Futuramente pense na compra de um megacapacitor,

vc nao ira se arrepender...

Abraço!

Postado em
uq significa deixar em "flat?"

O amplificador envia toda a faixa de frequencia que ele consegue

por exemplo, um amplificador tem a faixa de freqencia : 30hz a 30khz

se vc colocar em flat, ele vai mandar todas as frequencias sem corte algum.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...