Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rdallasen

## Teste Basico Hurricane E Stetsom ##

Recommended Posts

chegaram a ler meus comentarios no outro teste de potencia do paladinox?

eu ainda penso que estão pecando nos testes de potência

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
TESTE DE POTÊNCIA:

Foram analizadas apenas as bridges, pois simplificou o teste e não fazia sentido testar canal por canal.

Um detalhe: Testamos os 2 em bridge 4 ohms e 2ohms (teoricamente não estáveis).

Utilizamos um osciloscópio para obter o ponto de potência máxima no limiar da distorção.

Foi usada um notebook para geração de sinais. Utilizamos uma senoidal de 60Hz.

A medida foi efetuada pelo próprio osciloscópio e conferida com um multímetro.

A tensão de alimentação foi medida NOS BORNES DOS AMPS a cada teste de potência, no momento de potência máxima do amp, para servir de parâmetros e comparar com a potência especificada no manual dos amplificadores.

RESULTADO DO TESTE DE POTÊNCIA:

STETSOM

Bridge 4ohms: 19,5Vrms @ 13,15V

resultado: 95 Wrms

Bridge 2ohms: 12,0Vrms @ 13,10V

resultado: 72Wrms

HURRICANE

Bridge 4ohms: 22,4Vrms @ 12,10V

resultado: 125 Wrms

Bridge 2ohms: 16,5Vrms @ 11,78V

resultado: 136 Wrms

Meu UpGrade 12" vai passar muita fome com meu HURRICANE... :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
PRIMEIRAS IMPRESSOES

HURRICANE

Abrimos o Hurricane, e nao tivemos boas impressoes. Ele utiliza fonte simples, o que faz a separaçao entre canais cair, e perde 'qualidade'

coisa normal em 90% dos amps

os opamps utilizados são os NJM4560 (SlewRate de 4V/us). Meia boca, para os de baixa linha. Prefiro o NE5532 ainda.

como já falamos no msn, a susbtituição pro ne5532 pode ser feita, respeitando a colocãção de alguns caps pequenos nos pinos de alimentação pra evitar oscilações.

Os transistores da saida são os TIP35c e 36c (1 par por canal), potencia MAXIMA de 125W, freq max 3MhHz. Estamos pensando em fazer um upgrade neste amp, e colocar o 2sc500 e o 2sa1943, que tem potencia MAXIMA de 150W, freq max 30Mhz, um ganho quase insignificante de potencia, em qualidade, deve ser substancial.

Se um amp com 1 par de 2sc/2sa fornece 100W de verdade, sendo que esses transistores conseguem fornecer mais potencia que os TIP, eu CHUTO que o hurri, se limitado apenas pelos transistores de saida, forneça uns 85W(bem menos que os 120 declarados).

não te esqueçcas que um amp classe AB trabalha na regiao linear do transistor de saida.Portanto a potencia maxima dele estampado no datasheet não condiz com a potencia maxima do amp em sí.

Pense um pouco no que acontece com a potencia sobre o transistor, lembrando que com carga resistiva, a tensão na carga e a corrente não estão defasadas.

Os fets da fonte são os FQP50N06, suportam 120W @25°. Como o Hurricane usa 4 fets, a fonte pode suprir 480W em 25°. AI podemos ver que a fonte é subdimensionada, já que a potencia total do hurricane é de 480W (decladada).

lembre-se que um mosfet de fonte trabalha na região do corte e saturação.

quando ele está em total condução, a tensão dele vai ser o produto da corrente drenada e a RDS-on dele, coisa sempre de miliohms,portanto vai serr muitissimo dificil ele chegar a esses 120w.

esses fets suportam uma tensão vds maxima de 50 volts e 60 amperes de corrente continua. corrente pulsada em alguns khz, pode chegar a bem mais.

poderia usar alguns iref3205 ou irf1404 na fonte para reduzir a rds-on do conjunto e dimimiur a potencia media dissipada.

A retificação é composta por um par de F1B2CCI, que suporta 10A em 100°. Logo a fonte do hurri consegue fornecer pouco mais de 10A. Como nao tivemos tempo de ver a tensao, nao tenho como estimar nada.

essa corrente é de 10A por cada diodo ou por cada catodo ou anodo comum?

para medir a tensão da fonte era bastante facil,e poderia nos dar uma ideia melhor de sobre a potencia maxima chuto ser coisa de 40 volts simetricos

Compartilhar este post

Link para o post

Se algum de nos tivesse uma bateria razoavel, com certeza iriamos fazer o teste na bateria, mas o maximo que tinhamos disponivel, era as fontes, e um banco de capacitores, do meu proximo amp, e mesmo nessa pindaiba de coisas, conseguimos uma tensao razoavel no borne do amp, no caso do Stetsom. O Hurricane já era mais problematico, e a tensao nao conseguiu ficar alta.

Compartilhar este post

Link para o post

Se algum de nos tivesse uma bateria razoavel, com certeza iriamos fazer o teste na bateria, mas o maximo que tinhamos disponivel, era as fontes, e um banco de capacitores, do meu proximo amp, e mesmo nessa pindaiba de coisas, conseguimos uma tensao razoavel no borne do amp, no caso do Stetsom. O Hurricane já era mais problematico, e a tensao nao conseguiu ficar alta.

mas ninguém tinha pelo menos uma bateria de uns 60a/h?

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos,

1) As modificaçoes serao realizadas mais tarde, este teste era para ver o comportamento deles em DEFAULT.

2)Se tu reparou no post, a potencia MAXIMA de dissipação TERMICA, com maxima escrita em letras garrafais, para ressaltar, que ela é obtida em condiçoes laboratoriais, com temperatura no involucro bem baixa.

Tanto sei como um transisor funciona, que postei uma comparaçao com um amp com 2sc e 2sa na saida, que eu tenho certeza ABSOLUTA que fornece esta potencia. Este caso foi colocado, por ser similar ao do Hurricane, transistores com dados de fabrica parecidos, mas amps e projetos diferentes.

Conheço defasagem sim, conheço transformada de Laplace, Serie de Fourier, Transformada de Fourier, sei como funciona isso tudo.

3) Eu deixei o valor da potencia dos FETS da fonte em 480W PROPOSITALMENTE. EU poderia ter colocado um valor mais realista, calculado utilizando um coeficiente de perdas do FET, mas preferi deixar naquele valor, para que ficasse igual a potencia do amp. Assim a fonte fornece 480W, e o amp libera 480W, fica mais bonito do que colocar um valor quebrado, sendo que o intuito era dizer que não havia como o hurri dar toda potencia, e nao dizer o quanto ele pode fornecer.

4) Nao realizamos tudo que gostariamos, por FALTA DE TEMPO. Se tivessemos tempo, iriamos medir o fator de amortecimento, fazer audiçoes mais especificas, testes de temperatura, medir correntes de polarização, velocidade de chaveamento da fonte, entre outras coisas. Mas fizermos o que achamos mais relevante, e com o tempo que tinhamos disponivel. Quanto aos diodos, para tu descobrir, olhe o datasheet, lá tem a resposta.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

mas ninguém tinha pelo menos uma bateria de uns 60a/h?

Só uma de 45, e maleixa, tah na capa da gaita pelo que o andre disse

Compartilhar este post

Link para o post

File os testes feitos.

Agora e fo** a potencia q eles na verdade mandam.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelos testes!

Tenho uma dúvida, mas antes queria fazer uma ressalva: nao sou entendido de eletrônica.

Agora a pergunta: as fontes mantiveram a tensão, mas será que deram a corrente necessária?Pois o que "vira" watts são os amperes, nao?

Valeu ae e volto a dizer que é a dúvida de um leigo!Entao nao me entendam mal.

Compartilhar este post

Link para o post
Parabéns pelos testes!

Tenho uma dúvida, mas antes queria fazer uma ressalva: nao sou entendido de eletrônica.

Agora a pergunta: as fontes mantiveram a tensão, mas será que deram a corrente necessária?Pois o que "vira" watts são os amperes, nao?

Vinícius Benincá

Muito bom ter duvidas, é assim que se aprende, foi assim que eu aprendi varias coisas também. Nao tenha vergonha de perguntar, tenha vergonha de nao saber e nao perguntar.

Respondendo...

Sim, a corrente foi liberada, pois não houve queda da tensao grande nos bornes dos amps, a nao ser no Hurri, e nenhuma delas entrou em proteçao por sobrecarga. Se a corrente drenada fosse maior, as fontes teriam entrado em proteçao. Enquanto faziamos os testes de sonoridade, utilizamos uma fonte apenas, e ao aumentar o volume, quando dava batida, a fonte desligava por sobrecarga.

Como tu mesmo disse, o que vira 'watts' sao os amperes, mas multiplicados pelos 'volts'.

Por exemplo uma fonte comum, de transformador. Se tu puxa uma potencia maior que ela fornece, a tensao cai, pois ela nao consegue sustentar a corrente.

Entendestes? Se nao entendeu, diga, eu explico de outra forma.

que bom que temos pessoas interessadas no forum, duvidas sao sempre bem vindas.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Ah é rapaz!

Tem lógica. huahUAHU. Relembrando as aulas de física ano passado P=V.i, xD.

Entendi o sentido da coisa. O amplificador so nao teria a corrente necessária se a voltagem baixasse e se ela baixasse muito a fonte entraria em proteção.

Valeu ae parceiro

Compartilhar este post

Link para o post
Parabéns pelos testes!

Vinícius Benincá

Muito bom ter duvidas, é assim que se aprende, foi assim que eu aprendi varias coisas também. Nao tenha vergonha de perguntar, tenha vergonha de nao saber e nao perguntar.

Respondendo...

Sim, a corrente foi liberada, pois não houve queda da tensao grande nos bornes dos amps, a nao ser no Hurri, e nenhuma delas entrou em proteçao por sobrecarga. Se a corrente drenada fosse maior, as fontes teriam entrado em proteçao. Enquanto faziamos os testes de sonoridade, utilizamos uma fonte apenas, e ao aumentar o volume, quando dava batida, a fonte desligava por sobrecarga.

Como tu mesmo disse, o que vira 'watts' sao os amperes, mas multiplicados pelos 'volts'.

Por exemplo uma fonte comum, de transformador. Se tu puxa uma potencia maior que ela fornece, a tensao cai, pois ela nao consegue sustentar a corrente.

Entendestes? Se nao entendeu, diga, eu explico de outra forma.

que bom que temos pessoas interessadas no forum, duvidas sao sempre bem vindas.

[]'s

Deu pra entender direitinho a explicaçao.

Compartilhar este post

Link para o post

3) Eu deixei o valor da potencia dos FETS da fonte em 480W PROPOSITALMENTE. EU poderia ter colocado um valor mais realista, calculado utilizando um coeficiente de perdas do FET, mas preferi deixar naquele valor, para que ficasse igual a potencia do amp. Assim a fonte fornece 480W, e o amp libera 480W, fica mais bonito do que colocar um valor quebrado, sendo que o intuito era dizer que não havia como o hurri dar toda potencia, e nao dizer o quanto ele pode fornecer.

Opa, eu e o Carlos alertamos que como o FET conduz na saturação a potência dissipada é pequena, por exemplo:

No caso, o FET tem RDSon de 0,022Ohm (típico, diminui com a Vgs, aumenta com a temp, etc). Se tem dois por lado suportaria 240W de potência I²R, ou seja, com um bom projeto a fonte pode fornecer mais de 1kW...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que é mais bonito para um leigo ver que a fonte larga 480W e o amp tb, e o leigo sabe que não há conversao de energia com coeficiente 1 de eficiencia, ele vai achar curioso, fonte larga 480W, e o amp tb larga 480W. O intuito nao era dissecar tudo, pois demanda muito tempo. Nem conseguimos fazer todas as aferiçoes que planejavamos. Ainda estamos tendo problemas com algumas fontes que estamos fuçando, e isso nos demandou um bom tempo, e nao conseguimos ober grandes resultados. Se tudo desse certo, teriamos umas 6 fontes ligadas para o teste, para ter uma grande sobra de energia. Vamos ver se conseguimos fazer essas fontes agora,

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

nossa...

será que algum amplificador ainda se salva?

é a mesma frustração de comprar um carro de 150cv e descobrir que na realidade ele tem 70cv... broxante!

parabéns pelos testes! só assim podemos tentar mudar essa realidade ;)

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

ainda no aguardo de testes dos soundigital

agora eh so esperar e rezar para que alguma alma faça este tao esperado teste

abracao

Compartilhar este post

Link para o post
Carlos,

1) As modificaçoes serao realizadas mais tarde, este teste era para ver o comportamento deles em DEFAULT.

2)Se tu reparou no post, a potencia MAXIMA de dissipação TERMICA, com maxima escrita em letras garrafais, para ressaltar, que ela é obtida em condiçoes laboratoriais, com temperatura no involucro bem baixa.

Tanto sei como um transisor funciona, que postei uma comparaçao com um amp com 2sc e 2sa na saida, que eu tenho certeza ABSOLUTA que fornece esta potencia. Este caso foi colocado, por ser similar ao do Hurricane, transistores com dados de fabrica parecidos, mas amps e projetos diferentes.

Conheço defasagem sim, conheço transformada de Laplace, Serie de Fourier, Transformada de Fourier, sei como funciona isso tudo.

4) Nao realizamos tudo que gostariamos, por FALTA DE TEMPO. Se tivessemos tempo, iriamos medir o fator de amortecimento, fazer audiçoes mais especificas, testes de temperatura, medir correntes de polarização, velocidade de chaveamento da fonte, entre outras coisas. Mas fizermos o que achamos mais relevante, e com o tempo que tinhamos disponivel. Quanto aos diodos, para tu descobrir, olhe o datasheet, lá tem a resposta.

[]'s

eu acho que tu não me entendeu, mas enfim

Compartilhar este post

Link para o post

3) Eu deixei o valor da potencia dos FETS da fonte em 480W PROPOSITALMENTE. EU  poderia ter colocado um valor mais realista, calculado utilizando um coeficiente de perdas do FET, mas preferi deixar naquele valor, para que ficasse igual a potencia do amp. Assim a fonte fornece 480W, e o amp libera 480W, fica mais bonito do que colocar um valor quebrado, sendo que o intuito era dizer que não havia como o hurri dar toda potencia, e nao dizer o quanto ele pode fornecer.

Opa, eu e o Carlos alertamos que como o FET conduz na saturação a potência dissipada é pequena, por exemplo:

No caso, o FET tem RDSon de 0,022Ohm (típico, diminui com a Vgs, aumenta com a temp, etc). Se tem dois por lado suportaria 240W de potência I²R, ou seja, com um bom projeto a fonte pode fornecer mais de 1kW...

isso ele não entende tchê, a mesma coisa com a etapa de potencia da saida.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu apenas fiz comparaçoes hipoteticas, pois usei para efeito de comparaçao apenas, por isso eu usei a APROXIMAÇAO MAIS SIMPLES, no caso, considerar o componente como um componente ideal.

Na parte da etapa de saida, eu escrevi a potencia MAXIMA, letras garrafais, para salientar que nao é a real. Tanto é que depois fiz uma comparaçao com uma etapa de saida que é semelhante em dados.

Alias, se tu souber o que é um 'watt', tu iria entender o porque de eu ter colocado escrito MAXIMA, ao invez de maxima.

Alias, alguem sabe o que é um watt? (Paladinox nao respoda, vai tirar a graça). Axo que precisamos fixar esse conceito antes de prosseguir.

Compartilhar este post

Link para o post
Alias, alguem sabe o que é um watt? (Paladinox nao respoda, vai tirar a graça). Axo que precisamos fixar esse conceito antes de prosseguir.

Seria uma unidade de potencia, que inicialmente era usada para medir a potencia de motores a vapor?

1 Watt = 1 Joule/s = 0,00135962 cv

Compartilhar este post

Link para o post

Essa discussão leva a que?

Favor comentar o teste. Ninguém pediu avaliação de ninguém. Isto não é um artigo e muito menos uma tese a ser defendida.

Favor seguir o assunto do topico. Que é teste nos amps.

E não desvirtuem o tópico, por favor.

Oq está sendo discutido aqui é a potencia e sonoridade dos amplificadores avaliados, ouviram?

Compartilhar este post

Link para o post
Essa discussão leva a que?

Favor comentar o teste. Ninguém pediu avaliação de ninguém. Isto não é um artigo e muito menos uma tese a ser defendida.

Favor seguir o assunto do topico. Que é teste nos amps.

E não desvirtuem o tópico, por favor.

Oq está sendo discutido aqui é a potencia e sonoridade dos amplificadores avaliados, ouviram?

não vou mais comentar nada aqui

tem gente achando que pode revolucionar o mundo, mas não está atento aos comentarios.

Penso que vocês não têm humildade de aceitar sugestões e criticas.Vocês tão querendo babação de ovo.E isso eu não sei fazer.

Simplismente dizer amém como muitos fazem é bastante facil.

Compartilhar este post

Link para o post

O intuito nao era fazer uma dissecação dos amplificadores, e sim, apenas colocar primeiras impressoes, para saber com o que estavamos lidando, e posteriormente, testar, para que possamos ter ideia dos resultados.

Tanto estamos atentos a comentarios, que colocamos um banco de capacitores bem na entrada do amp, nao era um senhor banco de capacitores, mas imagine a fonte de um amp, que no caso do hurri, possui 2 de 2200 por braço. Estavamos usando 16 de 4700, aliados a fontes chaveadas, assim como as dos amps, imagine o ripple dissto. Esta semana, eu vou ver se consigo levar uma das fontes, colocar o banco de caps, e analisar no osciloscopio. Mas num osciloscopio digital, que consiga amostrar transientes de alta frequencia. Se o resultado nao for bom, vamos tentar conseguir uma bateria para testes. Mesmo se for bom, vamos refazer os testes, com um carro e bateria, eu nao engoli ainda o desempenho mediocre do Stetsom.

Compartilhar este post

Link para o post
O intuito nao era fazer uma dissecação dos amplificadores, e sim, apenas colocar primeiras impressoes, para saber com o que estavamos lidando, e posteriormente, testar, para que possamos ter ideia dos resultados.

Tanto estamos atentos a comentarios, que colocamos um banco de capacitores bem na entrada do amp, nao era um senhor banco de capacitores, mas imagine a fonte de um amp, que no caso do hurri, possui 2 de 2200 por braço. Estavamos usando 16 de 4700, aliados a fontes chaveadas, assim como as dos amps, imagine o ripple dissto. Esta semana, eu vou ver se consigo levar uma das fontes, colocar o banco de caps, e analisar no osciloscopio. Mas num osciloscopio digital, que consiga amostrar transientes de alta frequencia. Se o resultado nao for bom, vamos tentar conseguir uma bateria para testes. Mesmo se for bom, vamos refazer os testes, com um carro e bateria, eu nao engoli ainda o desempenho mediocre do Stetsom.

concordo que o intuito não era dissecar o amp e sim apresenta-lo brevemente, mostrando seus componentes e o que ele seria capaz de fazer com tais componentes.

pois então você vê que a potencia nominal do Fet da fonte é 120 W e diz que a fonte do amp é capaz de fornecer somente 480 W, porque considerou um numero bonitinho.só que tu sabe que aquele valo ali não significada muita coisa nesse caso.Eu te alertei sobre isso e te pedi pra pensar o porque.tu insistiu em grifar que estava em uma hipotese.

O murilo te explicou o porque e de novo você não deu ouvidos.Quer passar informações erradas passa, azar o teu e de quem acreditar.

Compartilhar este post

Link para o post

Assim Carlos, como eu havia dito no encontro, vamos marcar um churras aqui em casa, fazer outro encontro aqui da regiao, e dai vamos fazer os testes dos amps com carros, já que eu nao tenho carro, e o carro do Paladinox, alem de ter uma bateria de 45, ela tá mal das pernas. Ai teremos mais amps para comparar, e principalmente, mais infra-estrutura, que foi onde pecamos nos testes, tivemos que fazer com o que tinhamos disponivel.

Lá pro dia 10/05 poderia ser? Ai avisamos o pessoal, e tá marcado o re-encontro []-[].

Aqui em casa tem uma infra-estrutura boa, churrasqueira, freezer, e mercado proximo.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...