Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rdallasen

## Teste Basico Hurricane E Stetsom ##

Recommended Posts

PUXA,

Parabens pela iniciativa e informe sobre alteracoes de componentes eletronicos que voce vai fazer, ok? (caso fazer)...

Possuo um HA 4120 e acredito (achismo) que o Stetsom pode fornecer um pouco + de potencia.

Mas no meu caso, eu uso o HA 4120 para empurrar apenas 2kit 2 vias...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabens pelo teste, bela iniciativa, aguardando resultados.

minhas opinioes: nao gostei do projeto do stetsom, será que ele usa um resistor "verde" pra cada trio de transistores? daquela bobina de filtro, se estiver em série com a saida ajuda a piorar o fator de amortecimento e introduz a defasagem entre a tensao e corrente. outra coisa: é impressao minha ou só tem um par de diodos pros 2 trafos? se for isso que estou pensando, os trafos estao em paralelo, entao de que adianta colocar 2, será que é porque um trafo iria ficar muito alto e nao caberia no gabinete? o stetsom deve ser mais forte que o hurricane, mas pessoalmente nao gostei. [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Testes realizdos, amanha refaremos alguns testes, e posso adiantar, cabeças irao rolar

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Poisé, estou surpreso com os resultados, hj faremos testes auditivos.

Estive pensando em medir e calcular o damping factor de cada amp tb. Veremos se dará tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não li tudo e acabei postando algo que ja tinha!

Mais vamos esperar os testes...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, vç já desmontou todo o stetsom??

huahuhauhauhauhuahuahuhauha mas, pelo menos tá não mão de quem conhece!!!

Excelente sua iniciativa de comparar dois equipos, embora o stetsom ser pouco falado, com um ampli, que já foi bem falado aqui.

Já ouvi os dois amplis, e gostei mais do stetsom, esse aí pessoalmente né!!!

Meus parabéns, pois o fórum está carente de testes bem feitos e de aparelhos que realmente não são venerados pelos users!!

Abraço e boa sorte!!

Markto

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, vç já desmontou todo o stetsom??

huahuhauhauhauhuahuahuhauha mas, pelo menos tá não mão de quem conhece!!!

Excelente sua iniciativa de comparar dois equipos, embora o stetsom ser pouco falado, com um ampli, que já foi bem falado aqui.

Já ouvi os dois amplis, e gostei mais do stetsom, esse aí pessoalmente né!!!

Meus parabéns, pois o fórum está carente de testes bem feitos e de aparelhos que realmente não são venerados pelos users!!

Abraço e boa sorte!!

Markto

Grande Marktooo

Assim, já estou vendo uns upgrades pro amp, pra melhorar o som dele. Esses testes estão sendo realizados com os amplificadores em STOCK, nada de alteraçoes.

Mas tu vai se surpreeender com os resultados.

Hj a tarde vai sair os testes auditivos, ontem fizemos os de potencia, começamos as 19:00 e paramos as 2:00, brincamos bastante. Hoje se der tempo, vai sair mediçao de fator de amortecimento, pra deixar o teste ainda mais completo. Se eu tivesse conseguido o osciloscopio da tektronics, daria pra fazer de THD, mas isso é de menos.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Eita o fórum ta ficando interessante esses dias! :P

Da até gosto de entrar! uahauhauahuah

Boa sorte nos testes cara!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o fórum está melhorando muito em termos técnicos e os últimos testes de amplificadores estão abrindo os olhos dos consumidores e com certeza vai forçar os fabricantes a melhorarem os seus padrões de fabricação.

Meus parabéns pela iniciativa de vocês.

A hora que eu for a Porto Alegre, ou se rolar algum encontro por aí gostaria de ir para que vocês ouvissem o meu set e eu pudesse ouvir algum set de SQ de vocês para poder ter um parâmetro de como está meu. Aqui em Santana do Livramento só dá SPL e Trio, aí fica difícil de comparar.

Abraços para vocês e no aguardo dos resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um Stetsom desses também, mas só pude comparar com outro nacional, o H-Buster e melhorou bastante a qualidade.

Aguardando os resultados, mas queria saber mesmo é da qualidade, tô pensando num upgrade no som do carro, usando 2 amplificadores, já que não acho um 5 canais recomendado...

Compartilhar este post

Link para o post
Eita o fórum ta ficando interessante esses dias! :P

Da até gosto de entrar! uahauhauahuah

Boa sorte nos testes cara!

Eu concordo contigo vio.

Otimo topico.Era bom se todos fossem desse nivel.

Compartilhar este post

Link para o post
Além da presença do osciloscopio, que infelizmente, não consegui o Tektonics, mas o Minipa já vai atender bem a proposta, também teremos um termometro, quem sabe sobre tempo pra brincar com ele.

até hj a noite,

Fala tchê, tranquilo?

Meu chute é 180W na ponte para o de cima e 120W no de baixo.

.. :vts

Cuidado na alimentação, tenta usar um carro com alternador grande (tipo vectra) e liga os fios ali direto na bateria...

Já que tem um termometro tira várias medidas de temperatura perto e longe dos trs da fonte e da saída. (A propósito, os fets da fonte suportam cerca de 100W por par, sendo To-220, e isto é referente à sua dissipação de potência, ou seja, relacionado com a RDSon)

Compartilhar este post

Link para o post
Realmente o fórum está melhorando muito em termos técnicos e os últimos testes de amplificadores estão abrindo os olhos dos consumidores e com certeza vai forçar os fabricantes a melhorarem os seus padrões de fabricação.

Meus parabéns pela iniciativa de vocês.

A hora que eu for a Porto Alegre, ou se rolar algum encontro por aí gostaria de ir para que vocês ouvissem o meu set e eu pudesse ouvir algum set de SQ de vocês para poder ter um parâmetro de como está meu. Aqui em Santana do Livramento só dá SPL e Trio, aí fica difícil de comparar.

Abraços para vocês e no aguardo dos resultados.

bacana, avisa quando tu vieres para marcarmos algo. Eu tenho som em casa, nao tenho carro (Universitario Falido detected), mas curto SQ.

To começando no SQ, fazendo malabarismo com o dinheiro, mas tá a contento meu som, tem mta coisa para melhorar, mas mesmo pela metade, está me correspondendo as espectativas.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim murilo, mas nao tinhamos como colocar em um carro. Mas nossas fontes ATX nao desarmaram durante os testes, e a tensao ficou em um patamar bom no Stetsom. No Hurricane, havia uma queda maior de tensao, pelo consumo maior, mas o Paladinox vai postar os resultados das mediçoes de potencia. Mas a queda de tensao da fonte para o borne do falante foi muito pequena, usamos cabos 'finos', mas a distancia nao era mais que 30cm.

Quanto a potencia do componete, eu coloquei pra ter uma ideia da maxima maxima, em abiente de laboratorio, temperatura em 20 e poucos graus, coisa que nao existe na vida real.

Compartilhar este post

Link para o post

RESULTADOS DO TESTE DE SONORIDADE

Hj a tarde realizamos os testes de sonoridade, utilizamos algumas mp3 de bom bitrate, e algumas faixas das disponibilizadas pelo Kleber. O set utilizado, foi meu 2vias da Visteon de 6", um cabo RCA->P2 Stinger Dream Series, Sub NAR 10SW2, em caixa selada de 50L, e um notebook para rodar as musicas, e meu mp4, so para comparaçao (ele usa CI da Sigmatel, bem melhor que os ATJ dos mp3 e mp4 genericos).

Os amps foram testados com crossover desligado nos 2 vias, os opamps dos filtros iriam estragar mais ainda o som, e eu optei por deixar sem. No Nar ele era cortado, nao sei a frequencia certa pois nao era graduada a escala

Para comparaçao, utilizamos meu amp residencial, feito por mim, usa 2 CI LM4780, como referencia.

As faixas utilizadas foram

Bela Fleck & The Flecktones - P'lod in the House

Deep Purple - Perfect Strangers

Pink Floyd - The Happiest Days Of Your Live

Pink Floyd - Another Brick In The Wall (Part 2)

Pink Floyd - Money

Pink Floyd - Time

Rush - Workin' Them Angels

Rush - Subdivisions

E algumas de bateria do Kleber

Também foram utilizadas outras musicas, mas com propositos especificos, para salientar os defeitos e as qualidades dos amps.

Os avaliadores foram, Paladinox, EU, e minha namorada.

Ela faz faculdade de musica, e os paraceres de instrumentos e voz sao dela

VEREDICTOS

HURRCANE

*grave mais presente, mais forte e cheio, mas pecava na dinamica

*medio grave nem fede nem cheira, rsrsrs

*medios razoaveis, nada muito animador

*medio agudo sem brilho, nao empolgava

*agudo opaco, meio onisciente, faltava extensao, nao se saia bem nas passagens mais compexas

STETSOM

*grave mais solto, boa dinamica, com menos corpo, mas com bom ataque, mas pecou em ter um pico de resposta perceptivel facilmente.

*medio grave bom, o baixo do Rush estava mais presente

*medio bons, respondia a voz do Ian Gillan com firmeza, mas nada para empolgar

*medio agudo, perda de definiçao, mais opaco guitarra nao empolgava,

*agudo, calcanhar de aquiles do Stesom, era meio batatinha frita, nada de dinamica, bem ruim, molengão, sem vida.

LM4780 (Meu amp residencial, feito por mim, qnd testado, estava com o sub no Stetsom)

*medio grave garnho corpo, as passagens de baixo do Rush ganharam vida, com boa definiçao e firmeza.

*medio bons, com brilho, nada exagerado, gostoso de ouvir

*medio agudo otimos, boa presença, guitarras, tanto com e sem distorçao estavam bem solidas.

*agudos otimos, bem definidos, com presença, nao se perde nas passagens complexas, os tw respondem com precisao, os pratos pareciam que foram lustrados, rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Hj a tarde realizamos os testes de sonoridade, utilizamos algumas mp3 de bom bitrate, e algumas faixas das disponibilizadas pelo Kleber. O set utilizado, foi meu 2vias da Visteon de 6", um cabo RCA->P2 Stinger Dream Series, Sub NAR 10SW2, em caixa selada de 50L, e um notebook para rodar as musicas, e meu mp4, so para comparaçao (ele usa CI da Sigmatel, bem melhor que os ATJ dos mp3 e mp4 genericos).

Os amps foram testados com crossover desligado nos 2 vias, os opamps dos filtros iriam estragar mais ainda o som, e eu optei por deixar sem. No Nar ele era cortado, nao sei a frequencia certa pois nao era graduada a escala

Para comparaçao, utilizamos meu amp residencial, feito por mim, usa 2 CI LM4780, como referencia.

Pink Floyd - Money

Pink Floyd - Time

Rush - Subdivisions

Também foram utilizadas outras musicas, mas com propositos especificos, para salientar os defeitos e as qualidades dos amps.

VEREDICTOS

HURRCANE

*agudo opaco, meio onisciente, faltava extensao, nao se saia bem nas passagens mais compexas

STETSOM

*grave mais solto, boa dinamica, com menos corpo, mas com bom ataque, mas pecou em ter um pico de resposta perceptivel facilmente.

*agudo, calcanhar de aquiles do Stesom, era meio batatinha frita, nada de dinamica, bem ruim, molengão, sem vida.

LM4780 (Meu amp residencial, feito por mim, qnd testado, estava com o sub no Stetsom)

*medio grave garnho corpo, as passagens de baixo do Rush ganharam vida, com boa definiçao e firmeza.

*medio agudo otimos, boa presença, guitarras, tanto com e sem distorçao estavam bem solidas.

*agudos otimos, bem definidos, com presença, nao se perde nas passagens complexas, os tw respondem com precisao, os pratos pareciam que foram lustrados, rsrsrs

Simlpificando, a briga foi boa, e os 23 se sairam de iguais no teste de sonoridade, praticamente né?! Agora quero ver o teste de potência.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Pink Floyd - Money

Pink Floyd - Time

Rush - Subdivisions

VEREDICTOS

HURRCANE

STETSOM

Simlpificando, a briga foi boa, e os 23 se sairam de iguais no teste de sonoridade, praticamente né?! Agora quero ver o teste de potência.

Abraços

Charles Rafael

Como assim teixera, se sairam iguais?

Eu vi as diferenças segundo ao q o rdallasen posto!

Quero ver tbm o teste de potencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Em resumo, o stetsom teve desempenho melhor no grave e medio grave, e agudos mediocres, e o hurricane teve um grave cheio, mas sem dinamica, e nos agudos ele se saiu melhor que o stetsom, mas nao se saiu bem.

O caso do stetsom sair terrivelmente nos agudos, se explica em parte, por usar um opamp ruim no pré. O hurricane tem um opamp melhor, o que faz ter um desempenho em agudo melhor.

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Em resumo, o stetsom teve desempenho melhor no grave e medio grave, e agudos mediocres, e o hurricane teve um grave cheio, mas sem dinamica, e nos agudos ele se saiu melhor que o stetsom, mas nao se saiu bem.

O caso do stetsom sair terrivelmente nos agudos, se explica em parte, por usar um opamp ruim no pré. O hurricane tem um opamp melhor, o que faz ter um desempenho em agudo melhor.

[]-[]

Então nenhum dos dois amps é recomendado para um som SQ??

será que há diferença de audio entre o Hurricane e o GTA480?? fiquei muito curioso para saber...

Abraço.. e Parabens pelo teste...

Compartilhar este post

Link para o post

Nao recomendo para SQ, meu amp caseiro deixou os 2 no chinelo, o paladinox tava babando nos agudos do LM4780. Esse sim, estamos pensando em tentar fazer uma fonte chaveada, e colocar no carro, 2 canais de 60W em 4R ou 8R, tanto faz, na mesma pastilha, so tem que caprichar na refrigeraçao.

Bem, nao temos como fazer comparaçoes com o Blau, mas acredito que nao seja lá muita coisa melhor que o Hurri, as diferenças sao minimas, olhando pelas fotos. Tá certo que tem diferenças, mas o principal, o miolo da coisa, é o mesmo. Lembrando que estou dizendo isso baseado em fotos, e pode ser que os compontentes do blau nao sejam exatamente iguais ao do Hurri.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

TESTE DE POTÊNCIA:

Foram analizadas apenas as bridges, pois simplificou o teste e não fazia sentido testar canal por canal.

Um detalhe: Testamos os 2 em bridge 4 ohms e 2ohms (teoricamente não estáveis).

Utilizamos um osciloscópio para obter o ponto de potência máxima no limiar da distorção.

Foi usada um notebook para geração de sinais. Utilizamos uma senoidal de 60Hz.

A medida foi efetuada pelo próprio osciloscópio e conferida com um multímetro.

A tensão de alimentação foi medida NOS BORNES DOS AMPS a cada teste de potência, no momento de potência máxima do amp, para servir de parâmetros e comparar com a potência especificada no manual dos amplificadores.

RESULTADO DO TESTE DE POTÊNCIA:

STETSOM

Bridge 4ohms: 19,5Vrms @ 13,15V

resultado: 95 Wrms

Bridge 2ohms: 12,0Vrms @ 13,10V

resultado: 72Wrms

HURRICANE

Bridge 4ohms: 22,4Vrms @ 12,10V

resultado: 125 Wrms

Bridge 2ohms: 16,5Vrms @ 11,78V

resultado: 136 Wrms

Compartilhar este post

Link para o post

FOTOS DO PROCESSO DE AFERIÇÃO DE POTÊNCIA

fontes e banco de capacitores, com 14,15V a vazio

p1020504mf5.th.jpg

Stetsom

Stetsom indo para a faca, ponteiras do osciloscopio na saida, e amostragem da tensao da fonte

p1020521vw5.th.jpg

Tensao medida no borne da bridge do Stetosm com o osciloscopio (multiplicar por 10, pois a ponteira estava atenuada) , no caso, 54V de pico a pico

Tensao medida no borne da bridge do Stetsom com multimetro, 19,6V

p1020523sm8.th.jpg

Temperatura do Stetsom após a medida, a temperatura iria mais alto, mas nao forçamos, e a bateria do multimetro está fraca, por isso, esta é só para ter noção.

p1020529yd4.th.jpg

Hurricane

Tensao do Hurricane no osciloscopio, 62V de pico a pico

p1020538hj9.th.jpg

Tensao do Hurricane no Multimetro, 22,3Vrms

p1020540yl7.th.jpg

-----------------------------------------------------------------------

Observações

# A distorçao do Hurricane foi ceifamento e quadradamento da senoide

#No Stetsom, a senoide ficava com uma falha na parte superior direita da onda, meio que achatava a senoide, e se o sinal fosse aumentado mais ainda, havia uma degeneraçao da senoide, e também aparecia distorçao de crossover

# No Stetsom, a temperatura do banco de capacitores da fonte do amp estava bem quente, algo meio incomum

A respeito das observaçoes, o Paladinox pode fazer um comentario mais preciso, ele comentou cmg o que era, mas eu nao lembro exatamente as palavras que ele disse.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...