Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vitorchadud

Colunas P/ Direcionar Tw Em Fibra De Vidro!

Recommended Posts

Depois de comprar os Tw da Focal, o minimo que eles mereciam eh um bom direcionamento! Bom, vamos ao processo de construcao de colunas que é relativamente simples!

Material necessario:

-Lata de resina 900g-15 reais

-Fibra de vidro-15 reais

-Pincel- cerca de 1,50-2,0 reais a unidade

-Tinner para nao perder os pinceis-8 reais a lata grande

-MDF- gratis, precisa de apenas um pedaco pequeno!

-Tecido com elastano- 4 reais por meio metro.

-Curvim-8 reais por meio metro

-Massa plastica- 4 reais

-Espatula de plasticop/ aplicar massa- 1 real

-Cola de contato- 4 reais

Bom a construcao e explicacao se seguem junto as fotos!

col1xb1.jpg

Revestir a coluna com fita crepe para isola-la da fibra de vidro!

col2kc7.jpg

Passar resina e fibra de esperar secar, depois disso é so fazer um anel de MDF e direcionar os TW com pequenos pedacos de madeira e ir testando no carro!

col3hw8.jpg

Mais detalhes do direcionamento, foi usado cola quente nessa parte.

col4ac1.jpg

Depois deve-se usar o pano com elastano e estica-lo sobre a base. Eu colei ele com cola quente e depois passei resina por cima....

col5fi8.jpg

Parte de tras da coluna com o tecido jah resinado e colado antes com coma quente para fixar antes da resina!

col8of9.jpg

Detalhe das imperfeicoes da fibra que devem ser lixadas. Eu usei primeiro um alicate de corte para retirar as partes mais duras e so depois fui lixando. a fibra eh muito dura e nao vale a pena lixar tudo, vai demorar muito e acabar com umas 10 folhas de lixa!

col9qf1.jpg

Passar uma fina camada de massa plastica que depois sera lixada para deixar a coluna bem lisa. Isso evitara ondulacoes no aspecto final!

col10se2.jpg

Coluna jah lixada com massa, so falta o Curvim!

col11fj7.jpg

Coluna pronta! Colada com cola de contato. O curvim, nas partes tortas da coluna deve ser aquecido com um soprador termico. Como eu nao tenho um aqueci no fogao(cuidado para nao derreter o curvim!!!), dessa forma ele amolece um pouco e fica mais facil colar, principalmente na parte ao redor do TW!

col13nz3.jpg

Coluna pronta com o TW encaixado!

col14qt2.jpg

Aspecto final do carro! Um celta 2007!

Pude notar uma tremenda melhora no som e no palco sonoro. Vale muito a pena fazer, pelo baixo custo e retorno que se tem!

ate mais! Duvidas eh so perguntar!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de Bola!!!!

Já irei copiar sua idéia e assim posso guardar minhas colunas originais!!!

Só espera pra enviarem pro DIY!!!!!

Parabéns!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente parabéns pelo trabalho, gostei do seu método de tirar tipo um molde da peça, pra não precisar cortar a original, muito bom!!!

Agora a minha duvida, aqui onde trabalho eu mexo com resina, é um sistema de automação e na confecção de uma peca eu utilizo resina, mais eu misturo junto com ela alem do catalisador o Cobalto e DMA, dependendo da porcentagem da mistura ela vira uma pedra em menos de 10 minutos. O pessoal quando faz trabalho com resina também utiliza os outros aditivos ou só o catalisador? Pois vejo(leio) que o pessoal reclama do tempo de secagem dela.

Você utilizou só o catalisador ou algo mais? Quanto tempo levou pra secar a resina?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom!!! Assim que sair do buraco que me encontro, farei as minhas....

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Primeiramente parabéns pelo trabalho, gostei do seu método de tirar tipo um molde da peça, pra não precisar cortar a original, muito bom!!!

Agora a minha duvida, aqui onde trabalho eu mexo com resina, é um sistema de automação e na confecção de uma peca eu utilizo resina, mais eu misturo junto com ela alem do catalisador o Cobalto e DMA, dependendo da porcentagem da mistura ela vira uma pedra em menos de 10 minutos. O pessoal quando faz trabalho com resina também utiliza os outros aditivos ou só o catalisador? Pois vejo(leio) que o pessoal reclama do tempo de secagem dela.

Você utilizou só o catalisador ou algo mais? Quanto tempo levou pra secar a resina?

:legal:

Obrigado a todos que viram o topico! :legal:

Eu so utilizei o catalizador, porem em usa "dosagem"maior que a recomendada...para que a secagem ocorresse mais rapidamente!

Em cerca de 5 min a resina do pote da virou um geleia que nao dava mais pra espalhar...Quanto a resina jah aplicada na coluna, em cerca de meia hora ja estava endurecida mas grudando na ponta do dedo (como se estivesse com cola em cima) e em cerca de 2-3h jah estava completamente seca....Depois de 8h estava seca e sem cheiro algum...

O segredo eh colocar bastante catalisador e isso te obriga a trabalhar em partes, dividi a coluna em duas partes e fiz a mistura resina+catalisador duas vezes...Fazendo de uma vez soh acredito que o tempo ficaria escasso para espalhar toda a resina de forma bem feita...

Agora se usar pouco cat, pode demorar varios dias para secar! Ai desanima qualquer um!!!! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

muto bom o trabalho.

só fiquei com uma duvida.. como vc fixou a coluna de fibra no lugar?

pq a do meu carro tem umas travas por tras pra fixar a coluna... no celta é só a borracha da porta q segura a coluna no lugar?

Compartilhar este post

Link para o post
muto bom o trabalho.

só fiquei com uma duvida.. como vc fixou a coluna de fibra no lugar?

pq a do meu carro tem umas travas por tras pra fixar a coluna... no celta é só a borracha da porta q segura a coluna no lugar?

Usei so as borrachas mesmo e a base que fica bem fixa entre o painel e a lataria! Como acaba ficando mais grosso que a original(tem fibra, massa e courvim) a base fica bem encaixada! A unica coisa que me incomodou (mas quem veh e nao sabe como era antes nem percebe) eh que como nao prendi a coluna no meio com as pecinhas de plastico original elas ficaram alguns milimetros para fora, coisa bem pequena mesmo! De resto fiquei bem satisfeito com o resultado!

Se vc puder comprar as colunas originais por um bom preco, no caso do celta era 66 reais o par(achei caro), vale a pena nao fazer a parte de resina e usar a propria coluna como base pois o encaixe será perfeito!

Ate!

Compartilhar este post

Link para o post

o direcionamento dos tweeters ficaram melhor na coluna? Penso em fazer isso tbm no meu Corsa 1997. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
o direcionamento dos tweeters ficaram melhor na coluna? Penso em fazer isso tbm no meu Corsa 1997. :legal:

Dudu, podemos combinar de fazer produção em série!! Quais são os seus tweeters?

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

- Vc passa a fibra de vidro por cima da dupla face e quando secar ela solta fácil? (assim guardando a original)

- E para encaixar no local original vc fez como?

se puder me ewsclarecer estas dúvidas fico grato.

Breve vou tentar fazer em meu Golzim

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Posso te afirmar que depois da troca do player, do TW e dos cabos RCA foi o que eu percebi a maior melhora nos detalhes do som, que certemente eram perdidos quando o direcionamento era para cima....Depois de fazer as colunas eu ate atenuei um pouco os Tw...

Em questao de custo beneficio essa coluna eh disparada a melhor ja que trocar o player , do TW e dos cabos custam quase 20x o valor que gastei com ela! :vts

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post
- Vc passa a fibra de vidro por cima da dupla face e quando secar ela solta fácil? (assim guardando a original)

- E para encaixar no local original vc fez como?

se puder me ewsclarecer estas dúvidas fico grato.

Breve vou tentar fazer em meu Golzim

[]-[]

Eu tambem tinha medo de estragar a coluna mas passando a fita crepe (nao dupla face) e resina solta facil depois que seca, se estiver com medo faca duas camadas de fita crepe, mas nao precisa, soh nao deixe vaos entre os pedacos de fita para que a resina nao passe por baixo....

Para prender usei a borracha da porta e encaixei a base dela sob pressao ali onde junta o painel e a lataria(na parte mais inferior)...ficou bem firme...

Esses detalhes agt resolve na hora mesmo, eh meio complicado de explicar esses probleminhas que acontecem, mas eh muito facil de fazer a coluna....

Blz? Qquer coisa eh so postar aqui! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

vitorchadud não vou quotar pra não ficar grande...

Valew.. depois vou comprar esse material e tentar fazer umas coisas aqui.

:rever1:hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Proximo DIY vai ser os suporte laterias dos modulos pro porta malas do Celta....

Upando o topic!!! [¨]

Ola amigo.

Eu estou querendo fazer uma coluna pra meu gol g4 e estou com uma duvida.

Quero colocar 2 kits de duas vias Bravox 60D.Quero colocar 4 tweeter na colunas,2 de cada lado,pode fazer isso tambem? Os mid eu vou colocar um na porta,no local original e outro em um pezinho que vou ter que fazer tambem,porque e muito dificil de achra pronto.

Compartilhar este post

Link para o post
Proximo DIY vai ser os suporte laterias dos modulos pro porta malas do Celta....

Upando o topic!!! [¨]

Ola amigo.

Quero colocar 2 kits de duas vias Bravox 60D.Quero colocar 4 tweeter na colunas,2 de cada lado,pode fazer isso tambem? Os mid eu vou colocar um na porta,no local original e outro em um pezinho que vou ter que fazer tambem,porque e muito dificil de achra pronto.

Pode sim claro, nao muda muito nao...Soh vai ter que fazer dois aros e direciona-los da maneira certa, vai dar um pouco mais de trabalho....O processo eh o mesmo...

Soh nao entendi pq dois kits 2 vias..se vc busca fidelidade/qualidade um kit soh eh mais indicado!

Ate!

Compartilhar este post

Link para o post

Upando o topic!!! [¨]

Ola amigo.

Pode sim claro, nao muda muito nao...Soh vai ter que fazer dois aros e direciona-los da maneira certa, vai dar um pouco mais de trabalho....O processo eh o mesmo...

Soh nao entendi pq dois kits 2 vias..se vc busca fidelidade/qualidade um kit soh eh mais indicado!

Ate!

Eu tenho essa ideia de colocar 2 kits 60D,mas primeiro eu vou instalar so 1,e caso eu achei que esta com pouca voz,eu coloco outro,mas isso e com o tempo.Ate o dia 01/05/2008 eu quero instalar o meu setup ai abaixo.Estou comprando tudo,e vou pedir ajuda pro ERNANY pra me ajudar a instalar.

Mas o seu ficou otimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Belo trampo... Parabéns!

Uma ideia pra quem quer fazer coluna direcionada é procurar em ferro velho.. paguei R$15,00 num par pra Gol G3 qdo fiz as minhas.

[]´s!

Compartilhar este post

Link para o post
Belo trampo... Parabéns!

Uma ideia pra quem quer fazer coluna direcionada é procurar em ferro velho.. paguei R$15,00 num par pra Gol G3 qdo fiz as minhas.

[]´s!

Ola Thales.

Esse lance de comprar outra colunas eu ja pensei.mas voce fez o anel pro tweeter e deu acabamento com o que?Vc furou a coluna?

Descreva pra min o que fez.Se possivel passo a passo pra eu fazer as minhas,mas quero colocar 2 tweeter do bravox 60D em cada coluna.

Compartilhar este post

Link para o post
Belo trampo... Parabéns!

[]´s!

Ola Thales.

Esse lance de comprar outra colunas eu ja pensei.mas voce fez o anel pro tweeter e deu acabamento com o que?Vc furou a coluna?

Descreva pra min o que fez.Se possivel passo a passo pra eu fazer as minhas,mas quero colocar 2 tweeter do bravox 60D em cada coluna.

Ele provavelmente fez um processo similar ao meu...soh que com a coluna original...

Fe aneis de MDF, direcionou eles e fixou-os, e fez acabamento com massa plastica para ficar arredondado e liso, lixou,lixou,lixou,lixou........e depois passou curvim em cima com cola de contato...

Eh muito simples! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Belo trampo... Parabéns!

[]´s!

Ola Thales.

Ele provavelmente fez um processo similar ao meu...soh que com a coluna original...

Fe aneis de MDF, direcionou eles e fixou-os, e fez acabamento com massa plastica para ficar arredondado e liso, lixou,lixou,lixou,lixou........e depois passou curvim em cima com cola de contato...

Eh muito simples! :legal:

Ae Vitor Parabens cara!!!

ficou show de bola (vi pessoalmente)!!!

Parabens de verdade, muito caprichoso o trabalho! top mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu Rodrigo!!!! Depois agt podia fazer no seu carro tb hein!!!!

onde eu posso comprar td o material pra fiberglass em um unico lugar em sp?? preciso fazer um peitinho no honda fit.. ah.. preciso tb de reforço para a forta.. alguem ajuda?

Compartilhar este post

Link para o post
onde eu posso comprar td o material pra fiberglass em um unico lugar em sp?? preciso fazer um peitinho no honda fit.. ah.. preciso tb de reforço para a forta.. alguem ajuda?

Olha loja de tinta geralmente tem, comprei uma vez na MC Tintas, la tem a resina e a fibra, alem de pincel, etc....

Pra reforcar a porta qualquer loja de material de construcao tem a manta asfaltica....

Compartilhar este post

Link para o post
Olha loja de tinta geralmente tem, comprei uma vez na MC Tintas, la tem a resina e a fibra, alem de pincel, etc....

Pra reforcar a porta qualquer loja de material de construcao tem a manta asfaltica....

valeu vitor.. qto eu precisaria comprar pra fazer um peitinho de 1L na coluna A do honda fit? preciso instalar um full de 2" e eu queria tentar fazer eu mesmo dessa vez.. ee ideia de quanto ficaria tudo? uns R$ 50? comprei o viaflex 20cm na c&c.. nao fica como a manta no maçarico mas pelo menos a porta tá fechada..

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...