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Duzas87

Curiosidades Sobre Um Cambio Semi-automatico

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Galera, assunto totalmente para discussao, sem objetivo algum,a nao ser informações, é obvio.

 

Estava lendo a matéria sobre o Stilo DUAL LOGIC, e comecei a pensar, carros com cabios nesse sistema, ou automatico que sejam, sao maleaveis para aceitarem turbo? como funcionaria, = a um carro normal??

 

Eles teriam capacidade de aguentar melhor que um cabio MANUAL COMUM??

 

Exemplos, utilizar um turbo para se alcancar uma potencia de 180~200 cv num stiloo, sera que o cambio se porta normal? ou abre o bico??

 

Alguem tem conhecimento de projetos nesse nipe?

 

Abraços galera, valew fuiz...

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Galera, assunto totalmente para discussao, sem objetivo algum,a nao ser informações, é obvio.

 

Estava lendo a matéria sobre o Stilo DUAL LOGIC, e comecei a pensar, carros com cabios nesse sistema, ou automatico que sejam, sao maleaveis para aceitarem turbo? como funcionaria, = a um carro normal??

 

Eles teriam capacidade de aguentar melhor que um cabio MANUAL COMUM??

 

Exemplos, utilizar um turbo para se alcancar uma potencia de 180~200 cv num stiloo, sera que o cambio se porta normal? ou abre o bico??

 

Alguem tem conhecimento de projetos nesse nipe?

 

Abraços galera, valew fuiz...

Então... o meu é turbo e automático (Tiptronic) mas o turbo é original de fábrica.

 

Dizem por ai que o cambio Tiptronic usados nos Golfs aguentam até 220cv na roda sem abrir o bico, mas é claro que depende muito do pé do dono, assim como um cambio manual, se vc ficar fritando o pneu a cada saida no semaforo e reduzir absurdamente as marchas, vai pro saco tambem!!

 

O maior problema disso tudo é a manutenção!!

 

Acho muito dificil alguem que queira mexer num carro com cambio automatico, e os que fazem cobrarão uma fortuna. Outra coisa, se depois de um tempo der problema no cambio pode preparar o bolso pq é caro o menino!!!

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no caso q vc citou... parece q o Stilo Dualogic é automatizado só.... ou seja... é um cambio manual normal, com embreagem e trocas de marcha automatizados por um "robo" hidraulico...

 

nesse caso acho q nem da nada turbinar... pois qquer coisa vc mexe no cambio como se fosse manual msm....

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Entao, mas para um mecanico, turbinar um carro com esse tipo de cambio ou um normal, é a mesma coisa certo??

 

Nunca se ve fotos/imagens de carros assim turbinados, deve ficar mto massa nnao? trocar na borboleta un carrinho com uns 200 250 cv....

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Entao, mas para um mecanico, turbinar um carro com esse tipo de cambio ou um normal, é a mesma coisa certo??

 

Nunca se ve fotos/imagens de carros assim turbinados, deve ficar mto massa nnao? trocar na borboleta un carrinho com uns 200 250 cv....

Se guenta eu não sei, só ouvi que o pessoal la fora faz chip para cambio desses e autos, mas não sei exatamente em que parametros são mexidos.

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Vale lembrar que o cambio do stilo nao é ''tiptronic''.

 

 

''tiptronic'' é um cambio automatico com opções de trocas manuais...

 

Esse Dual Logic...é uma caixa Manual comum com opçoes de trocas automaticas..(embreagem hidraulica)..

 

Para preparação...o Cambio manual automatizado aceita melhor...

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eu acho que aceita sim

 

mas nada como um manual para futrucar

 

 

 

o meu tip esta com 225 cv, e nao aumentei para nao foder o cambio

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uma pena que esse cambio do estilo seja MUITOOOOOOOO lento nas trocas de marcha!

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uma pena que esse cambio do estilo seja MUITOOOOOOOO lento nas trocas de marcha!

li na quatro rodas, que é lento msm... mas q comparado a outros semi-automaticos o do stilo se saiu bem...

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no caso q vc citou... parece q o Stilo Dualogic é automatizado só.... ou seja... é um cambio manual normal, com embreagem e trocas de marcha automatizados por um "robo" hidraulico...

 

nesse caso acho q nem da nada turbinar... pois qquer coisa vc mexe no cambio como se fosse manual msm....

Não... é um câmbio Auto, com opção pra trocas manuais.

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Não é automatico, é câmbio manual automatizado.

 

Tem embreagem acionada eletronicamente.

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Tenho um amigo que tem um bora 2.0 automatico turbinado.. roda com 0.8 e roda tranquilo, tem 220cv. e o cambio troca normal, so é trabalhoso sair fritando, e tem o lag das trocas, mas é tranquilao.. apartir de 1kg o sensor fica doido e nao consegue trocar as marchas.

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li na quatro rodas, que é lento msm... mas q comparado a outros semi-automaticos o do stilo se saiu bem...

lento é meu avô subindo as escadas aqui do meu predio... o cambio do estilo é mega hiper master ultra lerdoooooooooooo, digamos que é ate monotono andar em um!

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Câmbio automático tem, muitas vezes, problemas com o conversor de torque que é caro para a fábrica superdimensionar demais ele, como superdimensionam um câmbio normal, muitas vezes.

 

Em câmbio com embreagem automática, o problema ficará no controle da embreagem, uma vez que existem mapas que controlam a caixa, para as curvas de torque/potência do motor original. Além da embreagem original "sofrer" com o maior torque de um motor turbinado.

 

Se houver a troca do disco por algo como cerâmica, o sistema não sofrerá, porém, apartir de determinado torque, poderá patinar... Se houver uma troca de platô, por um de maior carga, o problema estará no acionamento da embreagem, que não foi projetado para tal esforço ( Como o que sentimos ao dirigir um carro com embreagem normal e o mesmo modelo, com uma embreagem de 1200lbs, por exemplo. ).

 

Agora qnt as estratégias adotadas no controle das caixas, teria que ver cada caso, uma vez que podemos ter situações como que ao debrear, a central da caixa indica para a central da injeção alterar ponto, combustível, abertura da borboleta, etc para suavizar a troca.

 

Se, por exemplo, utilizarmos gerenciadores de bico suplementar e ele "continuar pulsando" o bico nessas condições, pode ser que o motor ainda continue "torcudo" o suficiente para dar trancos ou mesmo quebrar o câmbio, uma vez que ele poderá subir de giro entre as trocas... ( O famoso "cupim-de-ferro"! )

 

Hipóteses... Hipóteses... Teríamos que nos aprofundar no funcionamento da caixa/injeção para afirmar algo concreto!

 

:legal:

 

Mas a princípio, se houver interesse em turbinar um manco assim, nada melhor que começar com cautela. Cana e 0,4 bar de pressão pode não surtir muito efeito ( para quem quer um desempenho estrondoso ). Mas tmb dificilmente quebraria alguma coisa...

 

Ser conservador ( E ir radicalizando aos poucos e sentindo o comportamento do manco ) nessas experiências, "salva" muita grana, principalmente como algo BARATO como deve ser uma caixa dessas que encontramos em qualquer buteco, né? O.O Digo isso por experiência com a injeção na Barca...

 

 

:legal:

 

 

Edit: Aççassiney o purtuga!!! *rs*

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Se, por exemplo, utilizarmos gerenciadores de bico suplementar e ele "continuar pulsando" o bico nessas condições, pode ser que o motor ainda continue "torcudo" o suficiente para dar trancos ou mesmo quebrar o câmbio, uma vez que ele poderá subir de giro entre as trocas... ( O famoso "cupim-de-ferro"! )

Cara, o meu acontece isso as vezes.... é bem raro mas acontece...

 

Principalmente quando to andando de boa e dou uma pisada pra esticar a segunda e jogar a terceira.

 

O giro sobe na mudança de marcha e dá tranco... quando acontece isso dou uma aliviada no pé e fica tudo certo, não chega a dar um tranco tão forte a ponto de quebrar o cambio, mas é chato...

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