Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Resultados Do Grande Teste Dos Amplificadores

Recommended Posts

Fala galera. Infelizmente o teste acabou prejudicado pelo pouco tempo hábil para a preparação... mas testamos 2 T1600.

Bem, fique claro, tivemos problemas com alimentação. Usamos uma bateria de 90A/H + Bateria estacionária de 150A/H. Com o motor ligado a tensão ficava em apenas 13,2V (se não me engano), e durante os testes apreciamos quedas a 11,9V típicamente. Por isto o SD e o T4000 (que tinha o agravante de exigir 4 cabos de força, ao invés de 2, o que não tínhamos como atender no momento) ficaram de fora.

O bom do teste, é que serviu como um bom "estágio" para um teste mais sério. A respeito dele, comento mais pra frente... mas o fato é que teremos que investir numa "bancadinha"... fiação e tudo mais, específicos pro teste.

O teste foi acompanhado pelo representante da Taramps, que levou o osciloscópio que usamos. Foi usada carga resistiva, feita com resistência de chuveiro, em 2 partes, de 2 ohms cada, que ficaram em série durante o teste dos 2 amplificadores.

Resultados, compilados:

T1600 4 ohms - César (Hunter)

Condição do teste: Carro LIGADO / Faixa 60Hz.

Alimentação: 11,9V

Tensão Saída: 55,7V

Potência Medida: 775,62W RMS.

Potência Declarada: 1600W RMS

Alimentação ideal: 12,8V

Diferença alimentação: 7%

Potência de saída estimada a 12,8V: 888W

Diferença declarado / estimado: 44,5%

----

Condição do teste: Carro DESLIGADO / Faixa 60Hz.

Alimentação: 11,6V

Tensão Saída: 55,2V

Potência Medida: 761,76W RMS.

Diferença alimentação: 9,5%

Potência de saída estimada a 12,8V: 913W

Diferença declarado / estimado: 43%

T1600 4 ohms - Eduardo (Edusortidos)

Condição do teste: Carro DESLIGADO / Faixa 60Hz.

Tensão Saída: 53,6V

Potência Medida: 718,24W RMS.

Potência de saída estimada a 12,8V: 861W

Diferença declarado / estimado: 46%

----

Condição do teste: Carro LIGADO / Faixa 100Hz.

Tensão Saída: 61,5V

Potência Medida: 945,56W RMS.

Diferença alimentação: 7%

Potência de saída estimada a 12,8V: 1082,5W

Diferença declarado / estimado: 32,5%

Condição do teste: Carro LIGADO / Faixa 100Hz / Maior distorção.

Tensão Saída: 64,6V

Potência Medida: 1043,9W RMS.

Potência de saída estimada a 12,8V: 1251W

Diferença declarado / estimado: 21,8%

Bem, como deu pra notar, a outra unidade apresentou potência ainda menor. Estimando os valores a 12,8V, através da queda percentual na alimentação, ficamos em apenas 52% do que ele realmente deveria ter entregue.

Não vou citar o que o representante da Taramps disse, pois não vou correr o risco de colocar palavras que ele não tenha dito. Mas o fato é que, independente do que possa ser explicado, não justifica.

Em relação ao amplificador "defeituoso", aguardo posicionamento da Taramps a respeito dos outros 48% faltantes de potência.

Não irei me delongar aqui. Os resultados estão aí, foram validados pelo representante da Taramps ao teste, portanto, aos mais "exaltadinhos", vamos pular esse papinho tosco de "não vale". Espero que se lembrem disto na hora de postar alguma crítica ao teste.

EDIT: Correção nos cálculos de potência estimada.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que todos os testes foram feitos com níveis de distorção presentes. Visualmente, ficaram abaixo dos 5%, porém já se apreciava alguma distorção. O led de cliping estava aceso, indicando seu correto funcionamento.

O teste com maior nível de distorção atingiu níveis superiores a 10%. Foi o limite para a completa distorção da onda na saída. Este teste foi comandado pelo Edusortidos., que decidiu até onde seria tolerável tal distorção.

Fotos, só amanhã.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela iniciativa Kleber :legal:

Resumindo: foi testado dois amplificadores comprados por usuários diferentes, o que dependendo da data da compra de um e de outro, podem ser de lotes diferentes e mesmo assim, ambos liberam uma potência, na minha opinião, bem abaixo da especificada pelo fabricante.

Não quero nem ver a zica que vai dar isso o-o-

Compartilhar este post

Link para o post
Parabéns pela iniciativa Kleber  :legal:

Resumindo: foi testado dois amplificadores comprados por usuários diferentes, o que dependendo da data da compra de um e de outro, podem ser de lotes diferentes e mesmo assim, ambos liberam uma potência, na minha opinião, bem abaixo da especificada pelo fabricante.

Não quero nem ver a zica que vai dar isso  o-o-

Certeza que são lotes diferentes...

O fato é que não se trata de um defeito... ou então este defeito é um vício de fabricação... De qualquer forma, nada neste sentido foi alegado pelo técnico da taramps no teste.

De qualquer forma, ficou bem claro que a fonte é subdimensionada. Ela pode até entregar os supostos 1600W RMS (os 80V na saída), considerando que a 100Hz o falante usado no teste da fábrica estaria bem acima de sua impedância nominal, e bem acima da tamperatura, aumentando ainda mais a impedância. Aí a fonte consegue "segurar" a onda.

Mas na vida real, não é o que necessáriamente ocorre. Compramos watts RMS esperando que eles estejam lá quando necessário, não num pico rápido, com o falante praticamente sem carregar o amplificador, sendo que, mesmo nessa situação, não se pode dizer que o amplificador entregou o que devia.

Vale lembrar que: Potência = Tensão² / Resistência. Sendo assim, se na hora do teste os 80V apareceram, mas a carga (falante) representava 8 ohms (pra ser generoso), a potência entregue na hora do teste não foram os 1600W, e sim 800!

Compartilhar este post

Link para o post
e taramps hein

e agora???

bom agora quero ver quem "meteu" o pau no kleber e tudo mais, os testes estao aew, e mais, validados pelo representante da taramps...

no mais valews kleber pelo teste, uma pena o pessoal que faltou no teste....

tem de gostar de som automotivo pra essa hora depois de uma festa e []-[] ta aki no forum :legal::vts

Compartilhar este post

Link para o post

bom.. venho apenas agradecer pelas informações e pelo tempo que o kleber "perdeu" para os testes!

espero que a taramps resolva, seria interessante teste em outros pra saber se tambem acontece.. mas como não foi possivel, tudo bem!

Compartilhar este post

Link para o post

Ééééééééé... fazer o quê, né?? :rolleyes:

Se eu soubessa que estavam precisando de bateria, levava a minha de 150A/h... mas passei o sábado dando uns retoques no som...

Parabéns pelos testes, e manda os que criticaram sem motivos coerentes pra PQP...

Putz, quase 6 da manhã... tô indo fazer a prova pra analista do TST agora... já fez uma prova de concurso sem ao menos ter pego no material de estudos?? Ô, dinheiro jogado fora... :(

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to indo dormir agora, passei a madruga tentando arrumar meu amp novo.

Mas a diferença de potencia a 100Hz para a de 60Hz é consideravel, e eu nao esperava que tivesse tanta diferença em menos de uma oitava. Houve um acressimo de 131W, 13% em relação a medida (levando em consideração as potencias estimadas).

E aproveitando, agradecer a boa vontade das pessoas envolvidas, em dispor tempo e equipamentos, para o enobrecimento do forum.

Compartilhar este post

Link para o post

Meus caderno de catequese heim kleber, realmente ficou bem abaixo, pena nao tem alimentaçao suficiente, mas realmente os resultados deixaram a desejar, agora vamos esperar alguem da taramps se pronunciar.

Abraços

By Joeyzaum

Compartilhar este post

Link para o post

agora só estão faltando as 25.000 visitas dos flodeers + dos taramps lovers...

uhauhauhauhauah

Kleber, parabéns ai pelo teste... não postava no outro pois o conhecimento falta e pra não floodar, rs... achava melhor ler e aprender... rs

seria possivel testar outras marcas / modelos de amplificadores?

seria muito importante... mesmo assim obrigado ai...

abs...

Compartilhar este post

Link para o post
agora só estão faltando as 25.000 visitas dos flodeers + dos taramps lovers...

uhauhauhauhauah

Kleber, parabéns ai pelo teste... não postava no outro pois o conhecimento falta e pra não floodar, rs... achava melhor ler e aprender... rs

seria possivel testar outras marcas / modelos de amplificadores?

seria muito importante... mesmo assim obrigado ai...

abs...

eu acho que o teste foi valido sim,ainda mais com o tecnico da marca esteve presente na hora do teste

Tbm não vamos meter o pal a serie platinum veio bem melho assim como a 2ª serie dos SD

Eu tbm acho que não se trata de ((flodeers uo dos taramps lovers...)) a taramps ta ai com uma estrutura escúmunal, bom pelomenos é o que parece, com respeito ao cliente, pois mandarão ate um tecnico para o lacal

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, agora eles vao declarar que todos os modulos estão com defeito.

(mesmo sendo de lotes diferentes)

Condição do teste: Carro LIGADO / Faixa 60Hz.

Tensão Saída: 55,7V

Potência Medida: 775,62W RMS.

Condição do teste: Carro LIGADO / Faixa 100Hz.

Tensão Saída: 61,5V

Potência Medida: 945,56W RMS.

Em faixas mais altas obteve maior facildade de "pontencia".

Concordo que a condição da tensão não era favoravel, mas não justifica tanta perda de potencia comparada a declarada, se com um bateria de 90ha + 150ha não é suficiente, consome bastante? ou a bateria estava ruim?

Não vou comentar muita coisa, vou esperar...

Ahh como eu gostei do Hbm 2200 dando 720w rms em outro teste aqui no forum. Modulo AB 720wrms dos 800 prometidos... e é prejinho chines...

Se a taramps fosse uma empresa de capital aberto as ações delas iam despencar, ia ter nenguindo vendendo t1600 a preco de banana

O grafico óhhh

@@@@-----@@@@@@@@@

pontos=@@\@@@@@@@@@--- Primeiro teste

pontos=@@@\@@@@@@@@

pontos=@@@@\@@/\@@@@--- Primeira desculpa

pontos=@@@@@\_/@\@@@

pontos=@@@@@@@@\@@@

pontos=@@@@@@@@\@@@ --- Segundo teste

---------->->->->Dias.->->->

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Kleber... os resultados foram mais coniventes com seu primeiro teste do que com a potencia declarada pela taramps....

A falta de estrutura perjudicou de mais os resultados tambem.. porém... é esssa estrutura que agente usa nos nossos carros... com a diferença da carga ser reativa e agente querer ouvir 35hz/40hz dentro do automovel....

Bom... pelo teste que vc fez, que foi idêntico ao meu com o T-2500, com a diferença de eu ainda ter o dobro de alimentação que vc usou e mesmo assim o mesmo não chegou nem a 2000wrms, deixa claro que é praticamente impossível desfrutar do total de watts rms que o amp "pode" liberar a não ser que agente vá ouvir 100hz em bancada dentro de casa... e isso vale para TODOS outros amplificadores... não é só Taramps não...

Deveria ser feito testes com outras marcas... principalmente com o concorrente direto da tara... pois agora o vão idolatrar ainda mais... coisa que na pratica não irá fugir muito não...

Abraços a Todos....

Compartilhar este post

Link para o post

:rever1: Parabéns Kléber :rever1:

Amigo, vc sabe qual amplificador dá cerca de 1400 RMS? É que precisando comprar 1 sabe.

Compartilhar este post

Link para o post

Putz... que enrrascada para a Taramps, quero ver agora o que eles vão alegar!!!

Tinha que rolar uns testes com Soundigital agora.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

parabéns Kleber ...

foi um ganho para os consumidores !

tinha que rolar entre todos os ampls. e ser pego de usuarios ... e não pegar direto do fabricante.

isso explica pq bastante gente troca 1200d e acha que tocou menos ( lembrando q tem o famoso bass bost )

Podemos lançar uma pequena campanha no forum , arrecadar um certo valor de cada usuario para colaborar com os custos de teste. Afinal ... todo mundo ganha com a verdade .

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...