Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Trio Em Fiesta 2007

Recommended Posts

Esse trio é de um amigo meu. Montamos à noite, depois do trabalho. Arranjei mais uns malucos pra ajudar, e fomos à obra. Foram cerca de 60 horas de trabalho pesado, a maior parte na caixa dos 4 pioneer 307. Isto porquê resolvi aproveitar cada centímetro possível, e ainda teria que colocar a bateria no porta-malas. O objetivo era não empatar absolutamente nada no carro.

O maior desafio foi encontrar um lugar para as cornetas, já que elas não cabiam em lugar algum. Acabamos decidindo por fazer 2 corneteiras, atrás dos encostos de cabeça. O resultado é que elas não atrapalham em nada a visibilidade, e não ficam soltas sobre a caixa ou o banco traseiro. Sem falar que, realmente, ficou bem bonito. Escolhi estas cornetas para o carro por causa do seu desempenho. É a melhor corneta curta que eu conheço (fica a dica), além de ser bem bonita. Nelas, há 4 drivers D250x. os tweeters (ST200) ficaram fixados às laterais.

A caixa ficou realmente muito forte. São 30mm de madeira (compensado e MDF) na frente e no topo, para anular a vibração dos subs. Laterais e fundo possuem travessas de reforço. A construção foi feita pelo método de encaixe, onde as peças encaixam-se umas nas outras, e depois são fixadas, garantindo maior rigidez ao conjunto. Os subwoofers ficam rebaixados 15mm na caixa, melhorando a aparência... comparado com uma caixa simples, dá 10 a zero no visual.

São quase 41L para cada sub. Como o objetivo do sistema é tocar "pra fora", sintonizei a caixa em 50Hz (nas simulações, ficou quase 3dB melhor que uma caixa sintonizada em 35Hz), subsônico definido em 30Hz (o sub ultrapassa o x-max em 35Hz. 30Hz é o ponto -3dB no subsônico, portanto, fazendo o corte correto). Usei dutos de 4" (por preciosismo, apesar de ter passado perrengue por usar dutos tão largos).

A bateria fica abrigada por um vão de 40cm de largura, 20 cm de profundidade e 20cm de altura. Fica sobre um suiporte, que abriga os porta-fusíveis. Usei cabo de 21mm entre as baterias (com um fusível em cada ponta) e para o terra, cabos de 16mm entre a bateria auxiliar e o megacapacitor, e entre o megacapacitor e o taramps. Todos os equipamentos são aterrados no borne negativo da bateria auxiliar, e dela sai apenas um cabo que se liga ao chassi.

Instalei o crossover no painel do veículo, no compartimento onde fica o airbag, em carros equipados com tal dispositivo. A alimentação do crossover (+12 e terra) vem da bateria auxiliar também, para evitar problemas elétricos e ruídos.

Bem, o T1600 alimenta os 4 307, o Pyramid (gold Series 800W) alimenta 2 drivers e um tweeter em cada bridge, liberando aprox. 70W RMS para cada driver e tweeter. Há apenas capacitores para os tweeters. Os drivers vão ligados diretamente ao amplificador, com corte apenas no crossover (que fica escondido exatamente pra nenhum "entendido" resolver regular tudo de novo).

O acabamento é todo em curvim "Fiat" (perfurado) e carpete preto

FOTOS!

Começando a caixa. Base, meio e parte da frente unidos:

pc090115ah6.jpg

pc090116dq9.jpg

Travessa traseira, formando os pontos principais de sustentação da caixa:

pc090120gl7.jpg

pc090121pe7.jpg

Compartimento da bateria (usamos uma sobra da madeira, por isto a parte arredondada):

pc110126yn9.jpg

Colando a segunda chapa do topo, já com o corte para rebaixar o falante (acabamento infinitamente melhor que com o sub direto na madeira):

pc110127gv1.jpg

Segunda chapa da frente já colada e parafusada:

pc110128hf1.jpg

pc110130ut7.jpg

Reforçando as junções com massa (total de 3kg de massa!)

pc110129wo2.jpg

Suporte da bateria, com os fusíveis. São 3 no total: 1 para o Taramps, um para o Pyramid, e o terceiro protege a conexão com a bateria. Detalhe importante: Muito instalador não coloca este fusível, deixando a instalação completamente desprotegida!

pc170135fc7.jpg

Instalação do megacapacitor, usando ótimos terminais, e protegidos com termo-retrátil:

pc170136sr7.jpg

pc170137ye6.jpg

Caixa e tampão com as corneteiras (as corneteiras são fixadas no tampão) já com o acabamento, e o rebaixo na frente da caixa, para "encaixar" o limpador do vidro traseiro (senão não fecha!).

pc170145ig5.jpg

Capacitor do tweeter, protegido com termo-retrátil:

pc170141uo3.jpg

pc170142wi4.jpg

Nosso almoço ultra-rápido do último dia da instalação. 2 pães e uma bandeja de mortadela pra cada um... :haha:

pc170143bk9.jpg

Mega-capacitor em funcionamento!

pc170150xp1.jpg

Laterais, amplificadores, bateria e fiação, tudo no lugar!

pc170147uw6.jpg

pc170148zf1.jpg

Semana que vem vou pintar os dutos de preto e trocar os parafusos das cornetas e tweeters por parafusos pretos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

show......

bom trabalho cara o som ficou fera... os pioneers estão na mesma caixa sem divisória ??? ele vai colocar mg mais pra frente???

isso deve estar dando um grave legal ...

Compartilhar este post

Link para o post
show......

bom trabalho cara o som ficou fera... os pioneers estão na mesma caixa sem divisória ??? ele vai colocar mg mais pra frente???

isso deve estar dando um grave legal ...

São 2 subs por câmara.

O grave tá muito forte. Não desce tanto, mas é o objetivo: Grave pra trio! Então é sintonia alta, e subsônico alto.

O grave pra fora tá muito legal, mesmo com o sub pouco amaciado ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

caraio kleber... ficou muito buuunito, sem gretas e com uma boa ypioca na montagem...

Fiquei impressionado, que mesmo com a marvada la, o megocio ficou de 1º mesma...ahuhuashuashuas... muito bunito mesmo :pirou:

Ps: senti falta da tequila nas fotos. Porque ???

Marcelo spalenza

Compartilhar este post

Link para o post
Carro pronto:

pc180173hz0.jpg

pc180174xi3.jpg

pc180175io1.jpg

Gostei do Termoretrátil agora eu acho que esse bloco de fusível de uma via não vai aguentar...parabéns !!!

Compartilhar este post

Link para o post

fico legalzão hein, parabéns [-]

tambem estou pensando numa caixa dessa pro meu celta.. :rolleyes:

os 2 subs que estão virados pra cima perdem rendimento pra fora?

ou é quase mesma coisa que virado pra trás normal?

parabéns denovo. :mac1

Compartilhar este post

Link para o post
caraio kleber... ficou muito buuunito, sem gretas e com uma boa ypioca na montagem...

Fiquei impressionado, que mesmo com a marvada la, o megocio ficou de 1º mesma...ahuhuashuashuas... muito bunito mesmo :pirou:

Marcelo spalenza

Tequila é muito caro... :vts

Valeu pelo elogio!

João da Banda, 1 fusível só não aguentou mesmo. Fuse de vidro é fo**. Agora está com 2 fuses de 70A em paralelo. O curioso é que se botar 2 fuses de 80A, queima na hora. Tudo vagabundo. Confiável, só até 70A, e olhe lá. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei impressionado, que mesmo com a marvada la, o megocio ficou de 1º mesma...ahuhuashuashuas... muito bunito mesmo  :pirou:

Marcelo spalenza

Tequila é muito caro... :vts

Valeu pelo elogio!

João da Banda, 1 fusível só não aguentou mesmo. Fuse de vidro é fo**. Agora está com 2 fuses de 70A em paralelo. O curioso é que se botar 2 fuses de 80A, queima na hora. Tudo vagabundo. Confiável, só até 70A, e olhe lá. :vts

Coloca um Disjuntor de 100amp com resete...Ai acabou o problema pois esses fusíveis gold costumam esquentar e dar mau contato...

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Chamam essa corneta de XUXINHA...

Vc acha melhor do que aquele modelo reduzino imitando a longa original de selenium ?

Q eu me lembre... essa corneta vinha do drive de titanium da selenium DH200. é um modelo original selenium.

Show de bola!

Compartilhar este post

Link para o post

Será que alguém ae sabe me responder se teria como fazer uma dessas caixas pra 4 protech 15 ou 12 !?!?!? pra um fiesta do mesmo dessa foto!!!??? será que teria espaço!?!??! daria certo a litragem!?!?!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

[-] Ualll, ficou muito bom, coisa de profissa mesmo [-]

até quantos hertz o pioneer tá tocando?

eu tava com duvida em qual corneta curta pegar

estava pensando em pegar aquela que o Marcelo Abath falou, "modelo reduzino imitando a longa original de selenium"

mas já que tu diz que essa ai é a sua preferida, acho que vou mudar minha escolha

ps: ypióca e pão com mortadela, ô vida boa ein [¨]

Compartilhar este post

Link para o post
Chamam essa corneta de XUXINHA...

Vc acha melhor do que aquele modelo reduzino imitando a longa original de selenium ?

Q eu me lembre... essa corneta vinha do drive de titanium da selenium DH200. é um modelo original selenium.

Show de bola!

Olha, comparando diretamente, a resposta e o SPL são melhores que aquela redondinha reduzida. Como a área da boca é maior, ela consegue um médio menos artificial.

Hoogle, o Pioneer hoje tava descendo bastante. Ficou umas 4h tocando direto, amaciou e começou a descer. Até o SPL melhorou sensívelmente após uma hora no talo.

Não ando confiando muito no Taramps... Parece que clipa antes de atingir os 1600 RMS! Vou medir com calma depois. Sem falar que às vezes ele não liga. Acende o led e tudo, mas não toca.

Compartilhar este post

Link para o post

outra coisa, queria montar uma caixa com um encaixe deste para a bateria.

é mto difícil de calcular uma dessas para 2 protech light de 15"...?

é que é meu próximo sub... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz ficou showw o som parabens [-]

Aproveitando, quanto custou esse courvim q vc colocou na caixa? ele é facil de limpar?

Poxa sou doido pra comprar esse tipo de courvim mas naõ acho.

Ps: acho q (courvim) se escreve assim kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz ficou showw o som parabens [-]

Aproveitando, quanto custou esse courvim q vc colocou na caixa? ele é facil de limpar?

Poxa sou doido pra comprar esse tipo de courvim mas naõ acho.

Ps: acho q (courvim) se escreve assim kkkkkk

sim, é assim mesmo que escreve...

aqui em SP encontra-se facilmente no Brás... agora na Bahia já não sei ... :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

parabens pela montagem :legal: !!

eu tinha q imprimi esse topico e leva pra um pessoalzinho q acha q sabe monta som aq na minha cidade

hehehe

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
parabens pela montagem :legal: !!

eu tinha q imprimi esse topico e leva pra um pessoalzinho q acha q sabe monta som aq na minha cidade

hehehe

abraço

Iaew cara blz?

voce pode me add no msn, e ajudar a projetar uma caixa para meu carro?

piguiromane@hotmail.com

valeo

Compartilhar este post

Link para o post

ae kra fico show toh com o msm projeto..... falta instalar haua...

me add ae tb...

msn: givargo@hotmail.com

Compartilhar este post

Link para o post

Uai, vc montando trio?

E aquele lance de SQ, Hi-fi? Pq nao um "SQ-Trio", com tudo definido? :unsure:

Vou mostrar um link, de um forum que participo na net, onde ensina montar som de qualidade, com subs, MB, Drivers e ST :rolleyes:Autosom.net

Sem sacanagem, ficou show o trampo, parabens.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber,

Me responde uma coisa! os ST200 (R$ 35,00 aqui em Recife a unidade), acompanham os 4 D250x ? Pq num colocaram as D200 ?

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...