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Brian O´Connor

Tem Como Ganhar Potência Sem Turbinar?

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Pessoal, gostaria de saber se existe algum modo de ganhar alguns cvs a mais, sem turbinar. Ouvi falar em uns chips uma vez, como funcionam? Esses dá para colocar em motores originais?

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Cara não sou o maior "entendedor" do assunto...

Mas sei que com um escape bem feito, com um filtro de ar esportivo, você já ganha alguns (poucos) cavalos, se chegar a 10cvs é muito...

Sobre o chip, sempre ouvi falar dos chips de potência, deve aumentar alguns cavalos mas não sei como funciona exatamente...!!!

 

Mas não adianta o único jeito que realmente o custoXbenefício adianta é o turbo...

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unichip

CAI com filtro esport. bom

4x1

arrancar o catalisador

trablahar o cabeçote

.

.

.

 

aaa tem muita coisa para fazer...depende de quanto de potencia vc deseja...

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Sejamos "brutos" de pensamento...

 

O motor só ganha "potência" se houver um aumento do torque produzido em uma mesma rotação ou houver um mesmo torque produzido, só que em uma rotação superior. Só.

 

Em uma prep sobre-alimentada ( Turbo/Blower/Charger/Nitro ) há uma maior quantidade de ar admitido. Com isso vc pode injetar mais combustível e gerar mais torque. Potência é um produto do torque produzido, pela rotação naquele instante. No caso dos sobre-alimentados, aumenta-se muito o torque.

 

Em uma prep aspro, vc pouco ganha em torque... Mas "estende" a curva de torque, para rotações superiores. Mantendo-se o valor do torque produzido mas em rotações superiores, obtem-se maior potência.

 

Nos "chips", geralmente o preparador altera um pouco as condições de ponto e combustível. Injeta-se mais comb e avança-se um pouco o ponto de ignição, de uma forma geral.

 

Mas como em motores atuais essa margem deixado pelos fabricantes é frequentemente estreita ( dado índices de poluentes emitidos ), os ganhos são pequenos.

 

Outro modo de vc ganhar potência é aumentando a eficiencia térmica do manco. Aumento da taxa de compressão, é o mais "rápido e prático" meio para isso. Mas há limites e eles devem ser seguidos por umas outras "pequenas" modificações, para realmente valer a pena. Ponto de ignição e "comando". É uma das poucas modificações que, se executadas com critério ( E isso dificilmente faz-se em oficinas. Só em fábricas ), até rendem o "fabuloso mundo ideal". Vc terá um menor consumo e uma maior potência...

 

Evitar perdas mecânicas. Alívio das peças móveis ( pistões, bielas, vira e volante são os mais "comuns" nesse quesito ). Substituir acionamentos mecânicos por elétricos ( Bombas de água, óleo, A/C, DH, eliminar mecanismos como distribuidores, etc ) tmb. Mas isso é pouco usual ou quase impraticável.

 

Tudo depende dos objetivos. E grana. :P

 

Mas um aumento maior que uns 20% em um manco pra rua de uso diário, o melhor custo x benefício ainda é o Turbocompressor...

 

:legal:

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unichip

CAI com filtro esport. bom

4x1

arrancar o catalisador

trablahar o cabeçote

.

.

.

 

aaa tem muita coisa para fazer...depende de quanto de potencia vc deseja...

E quanto quer gastar também né hehe...

 

Se for pra não gastar muito e pra ganhar uns poucos cv., leia-se até uns 20cv, Chip bem feitinho, escape menos restritivo, Cold air Intake (com um bom filtro), já da pra fazer uma boa diferença!

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Entendi... eu estava pensando em ganhar uns cvs a mais sem tirar muito a originalidade do carro, mas... [¨]

Mas dá sim pra vc ganhar alguns cavalos sem tirar muito a originlidade de seu carro.Um escapamento 4x1 caso seu motor seja um 4 cilindros,dar uma preparada no seu cabeçote,colocar um comando melhor.Tudo depende de quantu vc tem a gastar e quantu a mais de potência vc quer ganhar.

 

:legal:

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tirando o catalizador ganha-se potência, mas há mais emissão, e pode confundir a central fazendo o consumo aumentar.

 

existem também aqueles sensores que enganam o sensor de temperatura fazendo uma medição baixa com isso o carro injeta mais combustível.

 

tem q verificar o que fazer, mas as vezes o carro já é afinado de fábrica, ai não extrai-se muito mais...

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Se quiser deixar o carro "mais esperto", o básico é retrabalho no comando de válvulas, rebaixamento do cabeçote, mudança da centralina e chip (ou remapeando o chip original) da injeção eletrônica, velas de ignição, distribuidor, cabos.

 

Uma retrabalhada básica no coletor de escape vai ser uma boa, agora eu acho besteira retirar o catalizador!

 

Nessa brincadeira vc deve ganhar uns 30cv +/- e essa brincadeira aí deve sair por uns R$1.100,00 com mão de obra inclusa.

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O ganho de potência retirando o catalisador é mínimo (menos de 1 cv)...

 

O que se pode fazer é o CAI (Cold Air Intake) com um filtro de ar esportivo (de preferência de uma marca boa, afinal, o ar admitido vai pra câmara de explosão, um filtro de qualidade duvidosa pode deixar passar partículas maiores que um de boa qualidade, e em alguns raríssimos casos, riscar camisas e pistões, mas como disse, em raríssimos casos...), um retrabalho no escape (algo como um 4x1, aumentar o diâmetro do cano, trocar abafadores por outros de fluxo maior, etc...), um ajuste na injeção (afinal, vc melhorou a admissão - lembrando que o carro não vai admitir mais ar do que precisa - e a exaustão de gases do seu carro, se a injeção não for ajustada pra isso, não terá diferença quase nenhuma, a não ser o barulho e um melhor rendimento em rotações mais altas, o giro sobe com mais facilidade, dando a impressão de que o carro está mais forte, e talvez um aumento no consumo, mas nada muito significativo...)...

 

Acho que pra uma coisa mais simples e barata é isso...

 

Se eu estiver errado em algum aspecto, podem corrigir sem nenhum problema...

 

Espero ter ajudado em alguma coisa...

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nao sei qual é teu carro... mas uma aspiradinha de leve faz certos milagres!

 

1º coisa: Passar pro alcool

 

2º coisa: cabeçotee trabalhado com uma taxinha bruta

 

3º comando mais graduado

 

4º retrabalho na admiçao

 

5º retrabalho no esacape e Coletor

 

6º alivio de peças ( volante de motor, vira, pistoes, quissa bielas )

 

7º rodar feliz

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