Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

anjonegro

Diy - Caixa P/ Protech Light 15" (duto Triangular)

Recommended Posts

Ai galera depois de mandar mai um Cruzader pro espaço, vou mudar, agora vou de protech.

Vou alterar minha caixa ainda cheirando a nova. vai precisar de uns remendos mas que serão bem feitinhos :).

Vai ficar assim galera. pelos meus calculos vão ser 77 litros onde calculo uns 71 litros livres.

Estou apenas com uma dúvida nos dutos. Eu fiz os calculos baseados em um duto retangular de 10x10x6,5cm e fiz a caixa dividindo este duto ao meio, porem se perceberam na parte da frente tem um corte em angulo devido a inclinação Q precisarei fazer pra caber o Sub de 15". A dúvida é a seguinte, eu mantenho esse angulo no duto na parte de traz tambem? fiz o projeto mantendo o angulo de forma Q todas as 3 paredes tenham o mesmo tamanho. tipo / /.

angulobaixo.jpg

angulo.jpg

frente.jpg

angulocima.jpg

Ganho

ganho.jpg

SPL

SPL1W.jpg

É isso ai galera.

Só estou esperando um retorno do Rafael pra fazer o depósito e esperar o bixim chegar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo é uma bela caixa... porém como não manjo muito não posso opinar ainda.

estou pensando em adquirir 2 protechs de 12, como faço para montar uma caixa como a sua mas só que para 2 protechs d 12 ?

qual software é esse ? é mto dificil utilizar?

ps. qual modulo vc vai utlizar para empurrar esse protech de 15 ?

obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
amigo é uma bela caixa... porém como não manjo muito não posso opinar ainda.

estou pensando em adquirir 2 protechs de 12, como faço para montar uma caixa como a sua mas só que para 2 protechs d 12 ?

qual software é esse ? é mto dificil utilizar?

ps. qual modulo vc vai utlizar para empurrar esse protech de 15 ?

obrigado.

Opa Blz.

O Software é o "Google SketchUp" é facim de usar e gratuito.

Caixa para dois protech 12" vai depender mt do teu gosto musical e da finalidade, interno externo ambos. Td depende.

Eu vo empurrar o protech com um HBM 4200 por enquanto.

Compartilhar este post

Link para o post

ola colega, você levou em consideração o gráfico da excursão do cone??

esses dutos estão me parecendo um tanto que curtos demais, deixando a ressonância muito lá em cima... dependendo do amp que tu for tocar o o protech tu manda ele pro espaço tb...

pelo jeito você tentou deixar a caixa mais picuda possível... olhe lá a excursão... deve estar pulando o x-max nos 45hz... pra aguentar isso só com sub-sônico...

Compartilhar este post

Link para o post
ola colega, você levou em consideração o gráfico da excursão do cone??

esses dutos estão me parecendo um tanto que curtos demais, deixando a ressonância muito lá em cima... dependendo do amp que tu for tocar o o protech tu manda ele pro espaço tb...

pelo jeito você tentou deixar a caixa mais picuda possível... olhe lá a excursão... deve estar pulando o x-max nos 45hz... pra aguentar isso só com sub-sônico...

A caixa esta sintonizada em 55Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera ontem cheguei em casa e meti a mão na massa, ou no MDF melhor dizendo. Katei a camera da empresa e fiz um micro Diy. Abaixo seguem algumas fotos.

A vitima. Caixa Band Pass 73 litros totais sendo 29 selado + 44 Dutado.

A Serra "profissional" e a parafusadeira tb profissional, assim como atrena profissional.

Esse pedaço de MDF em cima da caixa era a parte da frente da caixa, que vai ser usado pra fazer os pedaços a serem "emendados".

DSC05564.jpg

Mais uma da vitima da cirurgia.

DSC05565.jpg

A caixa com o carpete parcialmente arrancado e ja marcada onde sera feito a cirurgia.

DSC05566.jpg

A cirutgia ja feita. Não esta la essas coisa mas nada que uma boa lixada no final não resolva.

DSC05567.jpg

Mais uma do corte para a galera poder ver a perfeição. hehehe

DSC05568.jpg

Os pedações que serão emendados na caixa. laterais e parte inferior.

DSC05569.jpg

A caixa e os "remendos" por assim dizer, e lógico o tubo de cola muito importante na etapa seguinte.

DSC05570.jpg

E abaixo alguma fotinhas do remendo feito.

DSC05572.jpg

DSC05574.jpg

DSC05575.jpg

E por fim vai pra maquina profissional de junção de partes.

Notem que não economizei cola :).

DSC05576.jpg

DSC05577.jpg

Bom galera, por enquanto era isso. A caixa vai ficar agora com 75 litros livres sem o falante descontado mas descontando aquela parte no meio onde era fixado o falante quando ela era uma BandPass.

Pelos meus calculos o Sub de 15" vai caber certinho ficando apenas uma borda da caixa de 1cm em cima e embaixo.

Hoje quando chegar em casa do trampo vou fazer os dutos nos cantos superiores e a parte frontal da caixa. Os dutos se ninguem me der resposta sobre o angulo na pergunta que fiz ali em cima, vou fazer com angulo nas duas extremidades mesmo e ver no Q vai dar.

Abraço a todos. Amanha fotos dos dutos e da frente da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

E ai Galera Blz?

Dando continuidade a modificação da caixa ex BandPass com Hinor Cruzader 8.0, Agora Dutada para acomodar um Protech Light 15".

No primeiro passo que esta em post acima fiz a alteração caixa com a parte da frente em angulo para conseguir por o SUb de 15 ja que a caixa tem apenas 37cm de altura, com o angulo consegui 40cm de frente.

Abaixo segue "projeto" da parte frontal :)

DSC05579.jpg

A marcação do buraco onde vai o SUB (reparem no uso de um compasso profissional)

DSC05580.jpg

O MDF ja marcado.

DSC05581.jpg

MD ja cortado

DSC05582.jpg

DSC05583.jpg

Parte frontal da caixa cortada e pedaços que formarão os dutos triangulares

DSC05586.jpg

Pedaços que formam os dutos parafusados e colados na caixa

DSC05587.jpg

Cola (bastante cola) para fixar a parte da frente da caixa.

DSC05589.jpg

Parte frontal colada e parafusada na caixa

DSC05591.jpg

Detalhe dos dutos

DSC05592.jpg

DSC05593.jpg

Caixa com as partes que foram levantadas do carpete ja existente, e pedaços novos ja colados.

DSC05595.jpg

DSC05596.jpg

Caixa totalmente carpetada e com os dutos lixados.

DSC05597.jpg

DSC05598.jpg

Caixa com a parte dos conectores (tomada elétrica tripolar) colocada no lugar (rebaixada), fio 4mm

DSC05599.jpg

DSC05600.jpg

Detalhe do amplificador no porta mala com o "cabinho" e as tomadas

DSC05602.jpg

Caixa dentro do porta malas

DSC05605.jpg

Os dutos ficaram exatamente com 13cm de comprimento, sendo que foi calculado um duto de 100x100mm dividido em dois, formando assim dutos triangulares. A caixa esta com 70 litros livres descontando dutos e o pedaço de MDF onde era fixado o SUB Qnd era um band pass, e agora serve como reforço da caixa, esta sintonizada em 45,5Hz.

Por enquanto é isso galera, espero que tenham curtido.

Agora é só esperar chegar o SUB, que de acordo com o Rafa postou para mim quinta feira.

Depois de td prontinho posto mais fotos e videos pra galera.

Compartilhar este post

Link para o post

Powww cara.

O trabalho ta muito legal vio.

Parabens pelo som!

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa meio "frankenstein" aeiuhaeiuaehiuaeha

ficou ótimo o trabalho, parabéns :legal:

melhor que o compasso profissional é só a trena-chaveiro :vts

Compartilhar este post

Link para o post
A Serra "profissional" e a parafusadeira tb profissional, assim como atrena profissional.

DSC05564.jpg

Tenho uma parafusadeira igual a essa ae!!Ah se arrependimento matasse...

Legal a gambiarra na caixa!!

Só acho que vc deveria ter colocado mais reforços na emenda, mas ta legal o trampo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz eu tenho uma trena dessa ae, mas a minha é com a propaganda da caixa economica federal, o bom dela que é pequena e cabe no bolso, ela já quebrou muitos galhos, todo lugar eu levo ela...

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz eu tenho uma trena dessa ae, mas a minha é com a propaganda da caixa economica federal, o bom dela que é pequena e cabe no bolso, ela já quebrou muitos galhos, todo lugar eu levo ela...

Com certeza. hehehe

Isso é o tipo de marketing inteligente, que com certeza a gente não joga fora :).

Chaveiro/Trena hehehehe. E vo te falar é velho esse trem.

Compartilhar este post

Link para o post
Tenho uma parafusadeira igual a essa ae!!Ah se arrependimento matasse...

Legal a gambiarra na caixa!!

Só acho que vc deveria ter colocado mais reforços na emenda, mas ta legal o trampo!!!

Pelo que conheço dessa cola, acredito que não vai ser preciso mais reforços não. pra isso ai descolar só tirando lasca mesmo, e no sentido Q esta colado dificil sair lascas do MDF. Mas vamos ver no Q vai dar. hehehe se descolar eu colo d novo e dai encho de reforço :).

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Olá ..estou colocando um sonzinho no porta mala tmbm e estou com difoculdades nos dutos.. ainda não verifiquei que tamanho vou por.. vo pesquisar melhor para depois colocar eles :P

são 6 protech de 12"

:P

post-29-1220722102.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Olá ..estou colocando um sonzinho no porta mala tmbm e estou com dificuldades nos dutos.. ainda não verifiquei que tamanho vou por.. vo pesquisar melhor para depois colocar eles :P

são 6 protech de 12"

:P

Mais fotos..

post-29-1220722291.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

É uma caixa multiuso, rsrsrs

Ficou muito legal a caixa!

Reaproveitamento total.

Mas as laterias da caixa onde vc colou? será q só a cola e o carpete seguram? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

só uma perguntinha besta. Qual parafuso vc usa para a caixa. Antes de parafsar vc faz um furo para o parafuso entrar mais fácil ou vai na raça mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
só uma perguntinha besta. Qual parafuso vc usa para a caixa. Antes de parafsar vc faz um furo para o parafuso entrar mais fácil ou vai na raça mesmo?

Sempre faço um furo antes, senão não vai, e sem o furo corre risco de a madeira rachar ou estufar.

Edit: uso parafuso p/ madeira mesmo 40mm

Compartilhar este post

Link para o post
É uma caixa multiuso, rsrsrs

Ficou muito legal a caixa!

Reaproveitamento total.

Mas as laterias da caixa onde vc colou? será q só a cola e o carpete seguram? :blink:

sempre uso muita cola e parafuso, nas laterais tem uns reforços por dentro colados e parafusados.

Compartilhar este post

Link para o post

anjonegro.. blz

cara.. será que esta tico-tico aguenta fazer umas 2 caixas por semana....??

to precisando comprar uma... mas uma rasoavel custa 400 pilas... rsrsr..

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...