Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rdallasen

[diy] - Montando Amplificador P/ Meu Som Do Pc

Recommended Posts

Postado em

Bem, faz desde o ano passado que eu adquiri um livro sobre amplificadores, e junto com ele, veio uma placa para montagem de um amplificador. fui montano devagar, estava meio enrolado com as provas da faculdade, mas montei e testei, e por descuido, queimei a saida.

A placa é para um amp de 160W em 4R, e vou usar ele pra tocar o NAR que tá no cantinho do quarto. Axo que ele vai gostar de receber 4x mais potencia do que esta recebendo atualmente, rsrsrs

Mas continuando...

Depois de um tempo encostado, comprei novamente os componentes, e com ajuda do meu PAItrocinio, que fez o suporte para os transistores, e a armadura e suporte do transformador, e de um grande amigo meu, que fez o transformador, agora a fonte está quase pronta.

O trafo é de 300W, com saidas de 35+35, axo que ficou demais, vai dar uns 50V depois de retificado, estou com medo de perder a saida, mas isso eu deixo pra outra hora. Hoje tomei vergonha na cara e fiz uma lampada em serie pra mim, caprichada, precisei para descobrir as bobinas do trafo.

p1020053vt2.th.jpg

Este é o amplificador propriamente dito, fixado no dissipador, ainda com os bornes de entrada e saida provisorios, quando eu colocar ele em um gabinete, eles irao ser substituidos por outros mais a altura.

p1020055zs0.th.jpg

p1020057xu6.th.jpg

A fixação dos transistores é feita por essa chapa, feita de carcaça de fonte ATX, ficou meio molenga, mas era o que tinhamos a disposição. Se apertar demais, a chapa fica arqueada, e os transistores do meio perdem contato com ela. Ai tive que apertar com moderação, e evitei de fazer um furo pra cada transistor, usar isolador nos parafusos, alem do saco que é pra acertar a posiçao deles qnd solda pra coincidir com os buracos.

p1020068nl6.th.jpg

Espero que essa semana chegue os capacitores que eu encomendei. 16 de 4700uF, e 10 de 3300uF. Vai ficar com 54mF por braço, axo que é suficiente.

E enquanto escrevo e relaxo na frente do pc, eu 'aproveito a vida', rsrsrs

p1020006uc7.th.jpg

E por hoje é isso

hand26

Postado em
Bem, faz desde o ano passado que eu adquiri um livro sobre amplificadores, e junto com ele, veio uma placa para montagem de um amplificador. fui montano devagar, estava meio enrolado com as provas da faculdade, mas montei e testei, e por descuido, queimei a saida.

A placa é para um amp de 160W em 4R, e vou usar ele pra tocar o NAR que tá no cantinho do quarto. Axo que ele vai gostar de receber 4x mais potencia do que esta recebendo atualmente, rsrsrs

Mas continuando...

Depois de um tempo encostado, comprei novamente os componentes, e com ajuda do meu PAItrocinio, que fez o suporte para os transistores, e a armadura e suporte do transformador, e de um grande amigo meu, que fez o transformador, agora a fonte está quase pronta.

O trafo é de 300W, com saidas de 35+35, axo que ficou demais, vai dar uns 50V depois de retificado, estou com medo de perder a saida, mas isso eu deixo pra outra hora. Hoje tomei vergonha na cara e fiz uma lampada em serie pra mim, caprichada, precisei para descobrir as bobinas do trafo.

p1020053vt2.th.jpg

Este é o amplificador propriamente dito, fixado no dissipador, ainda com os bornes de entrada e saida provisorios, quando eu colocar ele em um gabinete, eles irao ser substituidos por outros mais a altura.

p1020055zs0.th.jpg

p1020057xu6.th.jpg

A fixação dos transistores é feita por essa chapa, feita de carcaça de fonte ATX, ficou meio molenga, mas era o que tinhamos a disposição. Se apertar demais, a chapa fica arqueada, e os transistores do meio perdem contato com ela. Ai tive que apertar com moderação, e evitei de fazer um furo pra cada transistor, usar isolador nos parafusos, alem do saco que é pra acertar a posiçao deles qnd solda pra coincidir com os buracos.

p1020068nl6.th.jpg

Espero que essa semana chegue os capacitores que eu encomendei. 16 de 4700uF, e 10 de 3300uF. Vai ficar com 54mF por braço, axo que é suficiente.

E enquanto escrevo e relaxo na frente do pc, eu 'aproveito a vida', rsrsrs

p1020006uc7.th.jpg

E por hoje é isso

hand26

qual o custo total para montar um amp desses?

Postado em

Olha, nao é barato.

100 pila no transformador de força

50 em capacitores pra fonte (eu coloquei mais do que o usual)

transistores deu 20 pila

demais componentes do circuito, 20 pila

tem mais fios, estanho, bornes, isoladores para os transistores, dissipadores, e ai por diante

so ai tem mais de 200 pila.

Postado em
Nenhum.

Sao quatro pares de transistores TIP102/107

Opa! blz...

Se eu procurar aqui em casa eu tenho projetos melhores e mais potentes q esse seu pra montar, mas talvez sejam um pouco mais complexos...

Mas é isso ai, bela iniciativa a sua de montar o seu ampli...

To montando um valvulado pra mim com duas saidas de 10wrms... só falta ficar pronto os trafos...

Abraço :legal:

Josias Bauer

Postado em
Nenhum.

Sao quatro pares de transistores TIP102/107

Opa! blz...

Se eu procurar aqui em casa eu tenho projetos melhores e mais potentes q esse seu pra montar, mas talvez sejam um pouco mais complexos...

Mas é isso ai, bela iniciativa a sua de montar o seu ampli...

To montando um valvulado pra mim com duas saidas de 10wrms... só falta ficar pronto os trafos...

Abraço :legal:

Josias Bauer

Esse projeto é bem bom, pelo que eu vi nos graficos, a resposta é bem plana, os pontos de -3dB são em 1,3 e 220K Hz, isso mesmo usando transistores comuns. Com certeza é inferior a um DX, este amp não foi feito primando qualiade, mas sim ser barato e robusto, com componentes feijao com arroz.

Potência está otima para mim, vou usar ele em conjunto com um NAR 10SW2 (180W), como não preciso que os vizinhos ouçam a mesma radio que eu, e nem vou tocar baile, está de bom tamanho.

Eu também tenho projetos aqui em meu pc, centenas, mas a extrema maioria meio duvidosos. Tenho um legau que dá 620W em 2R, de um forum polones, mas eu nao tenho necessidade de tanta potência, uso apenas 1 kit 2vias de 6" e um sub de 10".

Apesar que se usar os amps que eu possuo com metade da potencia já não se pode fazer uma audição de qualidade, mas festinha dá, rsrsrs, e pior q rola umas festas aqui em casa de vez em sempre, universitario, moro sozinho, ai nao tem zica.

Mas eu imagino como deve ficar esse teu valvulado. Nunca ouvi um, mas pelo que ouço falar... Mas me diz, onde que tu mandou fazer os trafos? Eu tenho bastante dificuldade para conseguir transformadores sob medida para as fontes. Sempre tive q pegar carcaça velha e mandar rebobinar, ai nao tao bom o resultado.

flw

Postado em

pessoal, nao tenho conhecimento nenhum em eletronica, mas se eu comecar a estudar vcs acham q da pra montar um amplificador q de uns 400wrms???

alguem tem algo assim e saberia me dizer qt fica mais ou m enos pra montar??

valeu!!

obs: tenho mt forca de vontade!!!hehehe

Postado em
pessoal, nao tenho conhecimento nenhum em eletronica, mas se eu comecar a estudar vcs acham q da pra montar um amplificador q de uns 400wrms???

alguem tem algo assim e saberia me dizer qt fica mais ou m enos pra montar??

valeu!!

obs: tenho mt forca de vontade!!!hehehe

eu diria que é mutissimo dificil, nao impossivel.

Mas eu tenho um bom conhecimento na area de eletronica, mas mais teorico, e to me quebrando pra fazer um de 160W. Amps mais potentes, tem que ter uma boa experiencia.

Eu axo que se tu quiser, começa montando uns amps menores, de uns 25~50W, que os tombos são menores.

Uma ideia boa, pra tu conseguir potencia e facilidade, é usar CI's (circuitos integrados).

O meu primeiro amp, foi um com CI's, 2 canais de 120W, e foi bem tranquilo. Até estou vendendo ele agora, quero fazer um mais fraco, de uns 50+50W, estou pra me mudar pra apartamento, e dai esse é bem grande.

Mas o custo de um amp de 400W é alto, principalmente de fonte. A fonte eu axo a parte mais critica, é dificil axar transformadores nas especificações do amp.

Postado em

Aproveitando, eu dei uma mexida nele nesses ultimos tempos, ele está jogando CC na saida. Saquei fora todos os TIPs da saida, e testei, estão ok, a lampada em serie salvou eles de um eventual desastre. Haviam 2 resistores da saida aberto, eu troquei e ele continua jogando CC na saida (-30 e poucos volts).

Por fim eu decidi trocar todos os semicondutores dele, menos a saida, já que o gasto é pequeno, e o stress das aulas está retornando.

saudações

Postado em
valeu pelo toque parceiro!

me diz uma coisa, gastou qt pra fazezr esse de 2x120w?

muito obrigado

vinícius benincá

cara, não sei ao certo, mas eu to vendendo ele, se te interessar eu te mando uma MP

O mais complicado nesse de 2x120W, foi a fonte. Eu coloquei um transformador de 400W, já que o consumo dele é 240, tem uma boa margem de folga e de consumo interno. O tranformador é bem pesado, axo que uns 6kg, foi imerso em verniz, para que não ocorram ruidos no funcionamento, bem caprichado. Só nele, eu gastei uns $130, entre fio de cobre, as chapas e mao de obra (tive q mandar fazer, e o cara cobra caro, mas o cara é fera). As placas dele, foram $25 cada, porque consegui de barbada, um amigo meu fez uns contatos e descolou quase de gratis. como são 2, são $50, mas são placas dupla face, com furos metalizados, serigrafia de componentes, se tu ver as fotos, tu vê que é top. Ai tem mais os componentes, que eu nem me lembro, so lembro da ponte de diodos, uma motorola, $15. Depois tem um monte de coisa de gratis, como os coolers, botao do liga-desliga, uns bornes que eu tinha já, uns fios...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...