Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Diego_na_nett

Caixa Subwoofer

Recommended Posts

Postado em

Eu sempre faço caixa de som só por hobby,e essa descidi colocar aqui pra mostrar um pouco da caixa q fiz,fiz na intenção de colocar no meu Home Theater de saída de 50W RMS para Subwoofer 8Ohms,vou ligar em serie com o subwoofer original,só pra descer mais mesmo,porque em potencia vai fica fraco.

Vou usar um Pioneer TS-W202F de 8" 100W RMS,o lendário Subwoofer,pequeno em tamanho,mas robusto nos graves.Eu que o diga,pois tenho um outro no PC em uma caixa dutada 19,5L com duto de 3" e dá um grave de respeito mesmo.

Nessa caixa descidi descer um pouco,sintoniza-la em uns 45Hz abaixo.

Fiz de 22L com Duto de 3" por 33cm e com uma curva!

A caixa apenas pregada:

79784.jpg

O Duto:

0e76f.jpg

A caixa pronta para algum acabamento,toda lixada e cheia de massa:

155c6.jpg

Dando acabamento,resolvi revesti-la com papel contact na cor marfim 8 reais dois metros:

08cbb.jpg

Depois de tanta luta,o máximo que consegui:

82a66.jpg

Os pézinhos:

adf4c.jpg

E o Duto:

2180e.jpg

O Sub:

5f396.jpg

E a caixa:

41591.jpg

E ae,o que acharam?

Se querem mais algumas coisas do genero,não deixem de visitar:

www.somzera.xpg.com.br

Postado em

Parametros...

Qts: 0,65

Vas:16,5 L

Fs:52,50 Hz

Re:3,00 Ohm

Le:0,64

Xmax:4,6 mm

Z:4,00 Ohm

Qms:19,07

Qes:0,68

SPL:91,00 dB

Pe:100,0 W

BL:7,25

Dia:0,165 m

Sd:0,021m^2

Isso é o que eu tenho no meu WinISD,nem lembro mais onde peguei.

A caixa tem 20,500L com alto falante e Duto,Duto 3" por 33cm

Postado em

ficou bala a cx, eu tenho uma marfim, so q usei a madeira de resto de movel

mas na proxima vou fazer com contact, ficou massa o resultado.

mas qual eh o HT que tu usa pra tocar?

eu vi um da gradiente q dizia 400Wrms, e o consumo era 250

nao vi ele tocando pra averiguar, mas eh no minimo curioso

flw

Postado em
ficou bala a cx, eu tenho uma marfim, so q usei a madeira de resto de movel

mas na proxima vou fazer com contact, ficou massa o resultado.

mas qual eh o HT que tu usa pra tocar?

eu vi um da gradiente q dizia 400Wrms, e o consumo era 250

nao vi ele tocando pra averiguar, mas eh no minimo curioso

flw

Meu Home Theater é um Philips HTS3090 200W RMS

Postado em

Sim deixei,apenas por um tempo,só que,a saída diz ser 8Ohms,e o Subwoofer original do Home tb é,então não vou abusar em deixar um Sub de 4Ohms nesta saída né.

E hoje,eu esperimentei ligar junto com o subwoofer original uma bobina com capacitor pra cortar um pouco e deixar mais grave,e como perde um pouco dB eu instalei um Booster depois da bobina e ficou uma bost*** O.O COMO FICOU RUIM,não esperava que fosse ficar assim,ainda mais com essa caixa do Pioneer q tá tripidando um pouco demais da conta,não presto,cinceramente nao ficou o geito que eu esperaria que fosse ficar.

Saída ===============|Subwoofer|===|Bobina|=|Capacitor|==|Booster|==|Sub Pioneer|

Postado em

cara, dizem que quanto menos coisa no caminho do sinal do audio, melhor.

mas tenta deixar ele so com o pioneer, vai usando ele com calma e cuida a temperatura. Meu amp tem a saida minima em 8R tb, mas eu uso falantes de 4R, so q a saida dele eh de 120W, mas eu nao uso nem 40, e alem de nao estar usando ventoinhas (essencial para chegar nos 120W), ele esquenta, mas moderadamente, nada a ponto de estragar.

flw

Postado em
pois mais conta ai se fico forte, se desce legal msm com fs de 52 hz, e a sensibilidade é 91 db né...conta ai

Cinceramente...o Subwoofer em si ficou muito show,o Som ficou muito bom,desce bem pra caramba,no PC que tem um amplificador digital 100W RMS certinho pra ele.No PC atualmente uso um Pioneer tb em caixa de 18L Dutado 3" 22cm sintinia igual o FS,o grave é absurdo de forte,COISA DE LOKO MESMO!Chama a atenção de quem ouvo o som do meu PC,ainda mais com 100W RMS aplicados,o alto falante vai no máximo do volume do PC e o amplificador não deixa distorcer.Ae tirei ele e coloquei o Pioneer do Home e reparei que teve uma pequena perda de SPL,toca um pouco mais baixo,mas o grave é mais macio,e desce mais tb,na musica I Wanna Fuck(quem conhece sabe) o grave desce demais o nesse Pioneer do PC tem hora que o duto dá uma soprada,e no Pioneer do Home toca até o final de boa,desce certinho.

Só que eu achei estranho é que o Pioneer do PC com a caixa de 18L não toca legal no Home,não sei pq,o corte do PC é de 75hz mais ou menos e do Home é de 150hz,acho que por ter um certo pico no GAIN da caixa deve ter deixado ruim nesse corte.

Já o do Home Pioneer do Home mesmo,ficou bem melhor,a resposta da caixa tá mais plana,acho que por isso ficou melhor no corte do Home.

Minhas conclusões foram que eu não tive praticamente nenhum ganho em potencia e em volume,diminuiu a potencia de saída mas tive ganho em SPL devido a mais um alto falante,resultado é praticamente empate.Impato,mas o grave tá mais macio e desce mais devido ao Pioneer.

Mas eu acho que o Som ficou ruim com o Booster,pq já são 50W RMS pra amplificar mais ainda é fod* né.

Postado em

Ae,no WinISD,vejam o grafico:

http://images.cjb.net/82e07.png

O de amarelo é o do PC e o de Branco é o do Home

Mas ae,falaram pra eu ligar o Pioneer de 4Ohms sozinho na saída de 8Ohms que não vai dar nada.

A eu nem vo arriscar não,no meu PC mesmo a saída do Amplificador é de 80W a 60Ohms,e não diz nada de 4Ohms,porém eu uso o Pioneer de 4Ohms e a potencia subiu pra 102W RMS.Até hoje não aconteceu nada.

Postado em
Ae,no WinISD,vejam o grafico:

http://images.cjb.net/82e07.png

O de amarelo é o do PC e o de Branco é o do Home

Mas ae,falaram pra eu ligar o Pioneer de 4Ohms sozinho na saída de 8Ohms que não vai dar nada.

A eu nem vo arriscar não,no meu PC mesmo a saída do Amplificador é de 80W a 60Ohms,e não diz nada de 4Ohms,porém eu uso o Pioneer de 4Ohms e a potencia subiu pra 102W RMS.Até hoje não aconteceu nada.

Eu falei pra ligar e ir cuidando a temperatura, ir usando moderadamente, nao meramente ligar e descer a lenha nele

Como eu já havia dito, eu tenho um amp que a impedancia minima é de 8ohms, e estou usando ele em 4, com algumas resalvas, sem exigir muito,

mas em relação a caixa, tu tentou alterar o posicionamento dela? aqui em casa, eu coloquei o sub com a fuça voltada pra quina do quarto, deu um baita up, o grave se distribui mais uniformemente, diminuiu a formaçao de ondas estcionarias, entre outras coisas. e isso que eu uso um amp com apenas 1 par de TIP122/127, creio que sai uns 40W~50W, pra um falante de 180W com sensibilidade baixa (axo q 87)

TU poderia colocar algum revestimento na caixa, pra diminuir o volume, e amortecer mais medios, já que o corte eh razoavelmente alto. apesar que eu corto meu nar em 150hz tb, por causa q é o menor do cross que eu tenho

flw

Postado em
TU poderia colocar algum revestimento na caixa, pra diminuir o volume, e amortecer mais medios, já que o corte eh razoavelmente alto. apesar que eu corto meu nar em 150hz tb, por causa q é o menor do cross que eu tenho

flw

Com o que dá pra eu revestir por dentro sem ser lã de vidro,não tenho onde conseguir isso,será que carpete de caixa mesmo dá?

Postado em

Phuhuhuhutttaaa que o P*** hoje eu fui levar o carro pra lavar e tirei a caixa atráz e o tampão com as corneta,e inventei de ligar o Bomber Upgrade BD 2x4 no Home!!!MEU DEUS,que SOM!!!liguei as bobinas em serie e deu 8Ohms,e liguei sozinho na saída do Home,e o Som ficou muito Show,ganho grande em SPL,o Upgrade 12" BD tem 92dB e tocando sozinho ainda,fui até o máximo do volume sem medo,nem tinha reparado que era até o 40 que ia,e foi até o máximo sem distorçao nenhuma.Claro que o sub mesmo sendo de um alto falante de porte muito maior o grave ficou meio xoxo,devido a pouca potencia aplicada.Mas mesmo assim,se fosse bem mais potencia aplicada,aqueles Home nervoso da Sony de 4 subwoofer perderiam feio pro meu aqui..hahaha. o-o-

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...