(...)
As Band-Pass de 6ª ordem por sua vez, no seu desenho mais comum de dutos 'paralelos', permite que se ajuste a resposta de frequencia inferior também, através do duto posicionado na camara traseira. Este duto age um pouco como o de uma caixa dutada comum, e exatamente por esse motivo é normalmente o desenho que proporciona maior ganho. Neste desenho, as camaras costumam ser BEM maiores, e a ele se adaptam bem falantes com características ideias para serem utilizados em caixas dutadas.
A Band-Pass de dutos em série, é uma variante da anterior criada com o intuito de diminuir o tamanho das camaras. Nela também existe o duto que sintoniza a camara traseira, porém este irradia dentro da camara frontal, e todo o som é emitido pelo duto. Este tipo de caixa tem um rendimento superior ao da Band-pass 4ª ordem na maioria dos casos, com a mesma vantagem de ter apenas 1 unico duto. Em carros, é muito desejável isso, pela facilidade de colocar 1 duto 'dentro' do carro, ao invés de 2. Também abre um leque muito maior de possibilidades permitindo o uso de falantes que não casam muito bem com a BP4.
Porém, a BP6 em série, é de construção AINDA MAIS dificil do que a de dutos paralelo, e exige muitos calculos para evitar sopros e cancelamentos, porém costuma ter dimensões bastante reduzidas.
Existe um outro tipo de alinhamento que é a Band-Pass de 8ª ordem. Nesse alinhamento, existem 3 camaras para apenas 1 alto-falante. A primeira camara possui um duto que a liga com a terceira. A segunda camara, a do meio, possui um duto que a liga com a terceira também. E a terceira possui um duto para o exterior. O falante fica na camara central. A radiação frontal é para a camara 1, e a traseira na camara do meio. Os dutos permitem sintonizar e criar ganhos tanto na reprodução frontal, quanto na traseira, e nas duas juntas. Este desenho é o que permite o maior ganho e o menor volume de todos eles, porém seu calculo é na maioria dos casos impossível de ser feito 'caseiramente'.
As três ultimas caixas são patenteadas pela BOSE. O subwoofer "acoustimass" da BOSE é uma caixa band-Pass de 8ª ordem. Por isso é dificil encontrar programas que as calculem completamente.
A caixa de 8ª ordem, num automóvel, permitiria extender-se a freqüência além do q é possível nos outros desnehos todos, e ainda usar um falante rapido e pequeno. E tudo isso saindo em apenas um unico duto facilmente posicionável.
(...)
Caro forista RI7, lendo suas explanações sobre as bandpass de 4ª,6ª e 8ª ordem, interessei-me e mt pelas de 6ª e 8ª por terem volumes menores, pois aqui todos nos preocupamos em ter a melhor resposta dentro do ambiente automotivo! Se vc pudesse nos disponibilizar, agradeceria se colocasse esquemas da 6ª e 8ª ordem! Acho que todos do forum iriam gostar de ver esses esquemas pois reunem qualidade sonora com pouco espaço!
"P.S" : algo sobre a acousticmass da bose(pena ser em italiano): http://www.audiocostruzioni.com/r_s/diffus...timass/bose.htm
Abs
Fusinatto
: