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Lucas Santanna

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    Original do carro
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    Lucas Marques Sant'Anna

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    Masculino
  • Cidade/UF
    Rio de Janeiro/RJ
  • Interesse
    Som automotivo

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518 visualizações
  1. Fala, galera! Tenho a pouco tempo um Fiat GRAND Siena 2014 que até o momento ainda está com os alto falantes de fábrica. Nada demais, apenas aqueles alto falantes padrões da Fiat que até têm uma qualidade razoável na dianteira. Na dianteira ele conta com um Tweeter na coluna e um midbass nas portas (não sei se é kit 2 vias, mas creio que não). Na traseira é um coaxial bem simples. Os alto falantes das 4 portas são de 4 Ohms pelo que verifiquei num modelo original igual na Internet. A questão é: o alto falante da porta está começando a abrir o bico, afinal são 6 anos de uso do carro e não sei como o dono antigo usava o som. Eu tenho um kit 2 vias da antiga Selenium modelo 62V2A 4 Ohms guardado que usava no meu carro antigo e me satisfazia muito bem! Minha dúvida é até simples: se eu posso usar apenas o MidBass do kit 2 vias Selenium pra instalar na dianteira do meu carro, no lugar do mid bass original do carro sem usar o Tweeter e o crossover do kit, apenas uma troca simples plug AND play direto entre os alto falantes da porta? Não sei se poderia dar algum problema ou se a troca poderia ser executada tranquilamente. Pois o kit 2 vias é 4 Ohms como consta no manual, assim como creio ser o Mid Bass original, Fiat porém não sei o MidBass selenia fica 4 Ohms apenas quando está ligado entre crossover e Tweeter ou se é a impedância normal dele separado também. Inclusive não sei se poderia dar algum defeito na saída do rádio, que é original da Fiat! Deixei em anexo o manual do kit 2 vias da Selenium pra ajudar com as informações técnicas do mesmo. Sempre bom contar com a galera daqui quando surgem essas dúvidas! Desde já muito obrigado a quem puder comentar e ajudar!! JBL_62V2A_-_par_28085151_manual_portuguese (1).pdf
  2. Boa noite, galera! A quase um ano instalei eu mesmo no meu carro um Kit 2 Vias Selenium 62V2A (60 Wrms / 4 ohms cada lado) na dianteira, um par te coaxiais Bravox CX60BK (60 W rms / 4 ohms cada lado), um Sub 12" Bomber One em caixa Selada (200 W RMS / 4 ohms) e o módulo utilizado é um Taramps DS440 (4 canais de 110 Wrms e 2 ohms cada). Meu carro é um Polo Classic. Cabeamento: Na instalação utilizei como cabos um par de RCA injetado da Taramps de 5 metros, pros alto falantes internos utilizei cabos tecnoise de 1,5 mm² puro cobre e pro sub na mala utilizei cabos de 2,5 mm². Na alimentação utilizei um cabo de 0,75 mm² pro remoto e um cabo de 6 mm² pra alimentação do módulo com positivo e negativo direto na baterial. Utilizei terminais olhal e furquilha crimpados e reforçados com solda pra dar maior segurança.  Esquema da instalação: Liguei cada kit 2 vias em paralelo com cada coaxial de seus reespectivos lados pra manter o efeitoestéreo e casar os 2 ohms da saída do módulo.. Os liguei nas saídas 1 e 2 do módulo cada, utilizando a saída frontal do rádio, e os mantive chaveados emFull Range. O sub foi ligado em bridge nos canais 3 e 4 e chaveado em LPF. Pois bem! Cheguei a ter um problema com meu lado esquerdo que só funcionava com o volume alto, porém solucionei o defeito a algum tempo descobrindo que era um fio com mal contato. O defeito: Essa semana apareceu um outro defeito que é o seguinte: desde a instalação, sempre usei o Crossover do rádio balanceado, ou seja, com o mesmo ganho para ambos os lados. Um dia desses, ouvindo som normalmente durante uma viagem, o tweeter do lado direito deu uma xiada, e a voz ficou como se estivesse efeito “metálica” , isso durou alguns segundos ou minuto e logo voltou ao normal. No dia seguinte, ao utilizar o som comecei a achar que o lado esquerdo estava com mais voz que o direito. Achei que seria problema do tweeter que não estaria tocando, mas logo percebi inclusive com o auxílio de um decibelímetro que o lado direito realmente estava um pouco mais baixo. Compensei esse problema no balanceamento do rádio, o qual coloquei mais 2 pontos pro lado direito, ou seja, saiu de “0” pra “+2R”. De fato compensou o volume dos dois lados, porém eu perdi bastante rendimento e volume de música, com essa configuração não está no mesmo volume que antes. Inclusive mesmo com esse defeito se eu usar o balanço no zero a música tende a ficar mais alta no ambiente de forma geral. Confesso que durante a instalação acabei “mordendo” um dos cabos RCA, que comeu o revestimento de um dos lados desse. Não chegou a pegar no cobre e isolei com fita isolante depois. Achei que esse seria o defeito, mas inverti os RCA no módulo e tenho que compensar o lado da direita do mesmo jeito (mas dessa vez com “+2L” obviamente). É meu primeiro projeto de som e sou iniciante ainda, apesar de estudar muito sempre a respeito. Gostaria de saber se é normal essa queda de rendimento em um lado ou outro depois de um tempo e o porque disso acontecer. Ou será que é um defeito? Se for, alguém com mais experiência sabe me dizer o que pode estar acontecendo? Se é defeito em algum dos alto falantes ou tweeter, se é o canal do módulo, cabeamento?? To completamente no escuro!! Aguardo alguma luz de alguém com experiência que possa me ajudar! Obrigado desde já!!
  3. Ok, obrigado pela dica! Vou procurar onde seria o foco desse mal contato e caso encontre volto a informar aqui se realmente era esse o defeito.
  4. Boa noite! Recentemente instalei eu mesmo no meu carro um Kit 2 Vias Selenium 62V2A (60 Wrms / 4 ohms cada lado) na dianteira, um par te coaxiais Bravox CX60BK (60 W rms / 4 ohms cada lado), um Sub 12" Bomber One em caixa Selada (200 W RMS / 4 ohms) e o módulo utilizado é um Taramps DS440 (4 canais de 110 Wrms e 2 ohms cada). Meu carro é um Polo Classic. Na instalação utilizei como cabos um par de RCA injetado da Taramps de 5 metros, pros alto falantes internos utilizei cabos tecnoise de 1,5 mm² puro cobre e pro sub na mala utilizei cabos de 2,5 mm². Na alimentação utilizei um cabo de 0,75 mm² pro remoto e um cabo de 6 mm² pra alimentação do módulo com positivo e negativo direto na baterial. Utilizei terminais olhal e furquilha crimpados e reforçados com solda pra dar maior segurança. Liguei cada kit 2 vias em paralelo com cada coaxial de seus reespectivos lados pra manter o efeito estéreo e casar os 2 ohms da saída do módulo.. Os liguei nas saídas 1 e 2 do módulo cada, utilizando a saída frontal do rádio, e os mantive chaveados em Full Range. O sub foi ligado em bridge nos canais 3 e 4 e chaveado em LPF. Pois bem! Meu som funcionou perfeitamente, muito bem equalizado, numa boa altura e excelente qualidade de som por volta de 6 meses. Acontece que esse mês um defeito estranho começou a aparecer. Nunca ouvi falar de nenhum defeito do tipo e por isso resolvi pedir ajuda aqui se alguém ja viu algo do tipo e pode por favor me indicar uma luz de qual seria o problema, já que eu enxergo varias possibilidades possíveis! O defeito é o seguinte: apesar de ser intermitente (tem hora que não acontece durante toda a viagem utilizando o som, e tem hora que ele acontece direto), normalmente quando eu entro no carro, apenas o som do lado direito funciona. Para funcionar o lado esquerdo (Kit 2 Vias + Coaxial) eu tenho que aumentar o volume até quase o máximo, quando então o tweeter começa a estalar e então o som funciona. Ai então abaixo o volume e ele continua funcionando, Depois de um tempo, se mantiver o volume baixo as vezes ele para novamente de funcionar e eu tenho que aumentar o volume de novo, o tweeter estala e o lado esquerdo volta a funcionar. Já mexi no rádio pra isolar o lado esquerdo quando o defeito aparece e o sub parece bater normalmente, apenas os falantes do interior do carro que param ou ficam tocando absurdamente baixos!! De vez em quando também o tweeter do lado esquerdo começa a xiar e estalar (um barulho como se fosse interferência) do nada... Aí então o lado esquerdo para de funcionar com isso, ou as vezes o tweeter para de xiar e fica normal de novo. Muito estranho esse defeito, principalmente pelo fato de que quando eu aumento o volume ele volta a funcionar. Estou bem confuso com esse defeito. Não sei se isso pode significar um mal contato em algum cabo de alimentação dos falantes, no cabo RCA, se é algum problema no canal do meu módulo, se é algum defeito em algum falante, crossover do kit 2 vias, o tweeter ou etc! Estou completamente no escuro. Alguém ja viu esse defeito alguma vez antes??? Algum palpite do que seria esse defeito ou de como testar pra descobrir o problema??? Obrigado pela ajuda desde já galera!!
  5. Beleza. Talvez eu não veja tanta necessidade dos Baffles então porque meus falantes não estão vibrando. Alguma outra dica interessante??
  6. Fala ai, Guilherme! O uso dos baffles melhoraria na questão dos graves? Eu ia fazer a forração das portas mais pra frente, até porque a porta desse carro já tem uma ótima acústica mesmo..
  7. Corrigindo: os alto falantes traseiros são CX50BK. hehe E caso não tenha ficado claro, meu módulo está com 2 canais vagos ainda os quais eu pretento montar o sub em bridge.
  8. Boa tarde. Essa semana montei eu mesmo um som novo pro meu carro, um Polo Classic. Sou iniciante em som pra carro, sei um pouco além do básico. Não quero nada exageradamente alto, mas montei visando ouvir num bom volume para o interior do carro. Pois bem, dados dos equipamentos instalados: - Módulo Taramps DS440x4 (4x110 wrms a 2 ohms) - Par de coaxiais Bravox CX60BK (60 wrms e 4 ohms cada) na traseira que ficam posicionados no tampão do carro. - Par de kit 2 vias Selenia 62v2a (60 wrms e 4 ohms cada) Obs: tô com um sub de 200 wrms (Bomber One) que montei numa caixa selada de 30 L, mas que ainda não instalei no carro. Dados da instalação: kit 2 vias e coaxiais de cada lado ligados em paralelo em 1 canal cada para manter o efeito estéreo e tocando em full range nos canais ligados em front. Instalei o módulo na mala do carro e como o carro é um pouco grande usei fios de 6 mm²(apesar do módulo indicar 4 mm² no manual do módulo) tanto para positivo e negativo direto da bateria. No positivo e bateria usei um disjuntor residencial de 25a (como indica o manual). Pra ligar os alto falantes utilizei fios puro cobre paralelo technoise de 1,5 mm² que inteeceptei no caminho para ligar os coaxiais e, logo após, os crossovers+tweeters. Como no meu carro eu teria que desmontar o painel pra ter acesso aos fios das portas, emendei os fios 1,5 mm na fiação original do carro para os alto falantes dianteiros (que também parece ser de 1,5 mm²), direto no chicote de conexão que liga ao plug do rádio. Para as conexões do módulo utilizei terminais forquilha e soldei todas as emendas que fiz. Utilizei RCA's Taramps injetados nas conexões. Como dito anteriormente, ainda não coloquei o subwoofer no carro. Vamos lá : a questão é a seguinte Meu carro tinha instalados 4 coaxiais 60 wrms de papel cada bem antigos direto no rádio no qual um dos traseiros estava ainda queimado. Não sei se é importante a configuração , mas no crossover do rádio eu usava BASS +2 e TREBLE -4. Já se encontravam bastante desgastados e dois deles inclusive já estavam com bastante distorção. Eram relativamente fracos, mas supriam o dia a dia. Pois bem, com a instalação do setup novo eu sabia que não teria nada exagerado, mas esperava uma boa melhora na questão de potência e até nos graves. Não sei se por causa dos tweeters da Selenia , mas pra minha surpresa estou sentindo bastante falta de graves na frente do carro. Aparentemente no banco traseiro o som ficou melhor, com os coaxiais rendendo aquilo do esperado deles. Porém na frente estou com a impressão que os agudos estão se sobrepondo muito aos graves, mesmo eu estando utilizando o rádio com TREBLE -12 e BASS +4. A qualidade sem dúvida é muito melhor do que os antigos, com a voz e os médios muito bem definidos, mas me parece que falta um pouco de grave e volume sonoro. Sendo que quando eu começo a aumentar o volume, quando creio que cheguei num volume razoável, os falantes dianteiros rendem melhor, mas um dos falantes traseiros começa a distorcer nos graves dependendo da música. Dito tudo isso, gostaria de saber de vocês que têm mais experiência com som e com todos esses alto falantes se realmente o som está correto e esse é o resultado esperado ou se teve algum erro meu na instalação, montagem ou escolha do conjunto que gerasse algum dano ou perda de qualidade no meu som.

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