Pena que com tantos anos passados, tantas perguntas em fóruns e tantas críticas sobre alguns alto falantes, até hoje não existe nenhum vídeo na net em algum lugar, mostrando técnica e sonoramente a grande questão de por que um é tão melhor que o outro.
Essa tal de "musicalidade", qualidade, timbre, etc, é muito citado em vários tópicos, mas na prática, ou seja, na grande maioria dos vídeos vistos no YouTube, todo mundo quer é aquele grave de tremer o chão e as paredes e principalmente a lataria do carro, ninguém fala: olha só a qualidade sonora desse alto falante, ouçam só quanta "musicalidade" esse falante tem, ouçam esse timbre! etc,etc.
No final querem mesmo é pancada forte, gravão mesmo, enfim, se não fosse isso, pra que alto falantes tão grandes e potentes? rs.
Ter um sistema de som com muita qualidade não significa ter um som super potente, é o que eu sempre digo.
Meu comentário foi só por que não gosto de ver esse negócio de ficar menosprezando uns e exaltando outros sendo que todos são fortes e no fim é isso que a maioria quer. Daí é só escolher o que tem tamanho e potencia ideal, e que "caiba no bolso".
É claro que na hora de ouvir é possível perceber a diferença no áudio reproduzido pelos falantes, mas isso já é "resposta de frequência" e está explicito nas características de cada um deles. É preciso estudar um pouco também, não só vir e perguntar qual é melhor!
E também existe uma coisa de extrema importância nessa história de som: A bendita da caixa. Essa faz uma baita diferença seja o falante que for.
Minha opinião.