Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Sound Quality em São Paulo/SP domingo (27/10/2019) *****

Christian H.

Membro
  • Content Count

    17
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

0 Neutral

About Christian H.

  • Rank
    novato

Dados Adicionais

  • Car Audio installed
    1x GTO1004
    Kit 2 vias JBL MS 5"
    2x 100 rms 2ohms JBL GTO 938 (69)
    1x GTO 7001
    1x Sub GTO 1214 (12")


    1x GTO7001
  • Complete real name
    Christian E

Profile Information

  • City/State/Contry
    São Paulo/SP
  1. Obrigado! Já me indicaram ele por MP! Farei agora mesmo bro
  2. Obrigado, não sabia disso. Muito ruim nenhum profissional que orcei instalação ter nem cogitado essa hipótese. Já pesquisei e o tratamento está incluso no projeto. O corte do subwoofer no módulo está agora em torno de 90Hz e no player em 62Hz, as vezes mudo pra 80Hz. Esse módulo não tem chavinha. Positivo, vou sim, claro. Antes de tratar a porta, vou arrumar o porta-malas. Por questão de segurança inclusive. Já que não tenho estepe, vou fazer um piso. Algum problema em usar acrílico (superaquecimento e tal, mesmo com coolers)?? Gostaria de deixar fechado para quando precisar colocar algo na mala não riscar mais os módulos. Agora se for muito prejudicial, coloco madeira mais alta que o módulo e pronto. Pode deixar, muito obrigado mesmo cara. Abraços!
  3. Opa, obrigado por clarear! Demorou. Minha dutada era aquela mal falada "palhetada" Nelson. Deve ser por isso então. Vou pesquisar. Agora comprei mais um sub e coloquei uma dupla de 30L cada câmera mas não dá a mesma pressão (nem metade) do que dava 1 na dutada.
  4. Oi Pad. Então cara, eu estava com uma dutada pré-fabricada que estava dando muito, muito atraso. Embolava em graves curtos. Coloquei uma selada e agora está com pouca pressão demais. Gostaria de achar um meio-termo. Oi Kleber. O pouco que li a respeito, parece que é o conjunto todo que muda esse fator (e vários outros fatores consequentemente, né). Eu alterei algumas coisas no winisd e percebi que se eu mudava a litragem em conjunto com a sintonia (principalmente) o group delay alterava. Na verdade, para ter a linha mais flat e o menor group delay, parece (repito, só parece rs) que a sintonia deve ser feita em 23hz (7,9ms a 41,25Hz e 5,75ms a 49,24Hz). No entanto o fabricante do sub (JBL 1214) sugere 49.55 L por sub com sintonia a 34Hz e 1 duto de 102mm. O que dá um delay de aproximadamente 14,61ms a 41,25Hz (quase o dobro) e 9,42ms a 49,24Hz. Farei o que você me sugeriu e pesquisarei mais a respeito. Não sei se é certo mudar a configuração do fabricante. Abraço a vocês e feliz ano 2014
  5. Obrigado, Murillo! Farei isso ainda essa madrugada. Já dimunui o subsonico e zerei o boost, melhorou bastante.
  6. Oi murillo, muito obrigado pelos esclarecimentos Pelo o que eu li por aí, meu som seria mais pra SQPL... mas como disse ainda preciso aprender e muito. Devo pedir para mudar de subforum? Legal, vou setar em 20Hz. Quanto a não ter alto-falante atrás.. você sabe me dizer o motivo, o que faz com que não seja um som de qualidade? Mais uma vez obrigado e feliz 2014
  7. Boa noite! Sou novo e sou ainda menos do que iniciante rs. Gostaria de saber o que faz diminuir a onda de atraso em caixas dutadas, principalmente (e claro) entre 40-69 Hz. Eu fiz um teste no winisd e mexendo apenas na litragem, ou no duto, o atraso não muda tanto. Gostaria de saber se alguém sabe dizer, ou se tem algum link para algum artigo a respeito? Obrigado e feliz ano 2014!
  8. Oi murillo_g_b, tudo certo? Então, aqui embaixo tem a foto de como esta regulado o sub. O 6x9 2 pessoas sugeriram de tirar e você está perguntando. Até agora ninguém chegou a dizer o por que. Eu postei em INICIANTE por que não achei nada abaixo disso, e sou totalmente leigo. Imaginei que postando aqui poderia obter ajuda e orientação, bem como poderia ajudar alguém no futuro com problemas e dúvidas similares à minha. Você pode me ajudar nessa regulagem?
  9. Fala pessoal. Estive analisando o desempenho dos dois subs esses dias... O que eu percebi e o seguinte: 1. Uma pequena distorção bem na entrada (início) dos bumbos eletrônicos. Aqueles estralinhos chatos, curtos e rápidos. 2. Não sei se isso também se chama distorção, mas quando toca notas de baixo de tonalidade mais altas (conseguentemente um pouco mais médias), rola do sub "tremer" e o grave perder a consistência. tipo um "TRRRRRR" (eu sei, péssima onomatopéia rs). 3. Os graves estão de fato deixando muito a desejar. Para o grave ficar aceitável em músicas como rock ou blues, é praticamente impossivel. Em músicas como techno e house preciso aumentar o grave na EQ, aumentar o volume do subwoofer e por o "realçar bass" em +5. Deixando o loudness em low (pq se aumento, aumentam também os agudos etc). O Low Pass Tenho pesquisado muito a respeito nesse último dia. Eu li bastante e pelo o que eu entendi é o seguinte: - Meu módulo tem 700w rms, os subs tem 350 rms cada. Para jogar 700w para os 2 subs, pelo o que entendi (por favor me corrijam se estiver errado) devo colocar o output na mesma votagem da saida RCA do som (4V), é isso? De toda forma, se o que citei nos itens 1 e 2 acima for distorção, tem alguma coisa errada, certo? A única coisa lógica que me vem à cabeça, é estar acontecendo alguma coisa de resistência naqueles conectores que tem atrás da caixa (conecto os cabos atrás da caixa). Então o que eu farei amanhã vai ser o seguinte: 1. Logo cedo vou comprar um multimetro e uns metros de cabo. 2. Vou tirar o som e medir todas as saídas (ficou uns meses ligado sem módulo nos falantes de 2ohms, acho difícil mas vai saber se não zoou) 3. Vou medir se está chegando tudo nas outras pontas dos RCA 4. Vou por o volume do player a 80%, deixarei tudo flat. 5. Desconectarei os subs do módulo 6. Colocarei um cd de tom de 50-60Hz 7. Configurarei o input até que o voltímetro marque 37.42V (veja tabela abaixo) 8. Aumentarei o grave no player e verei o que acontece com a voltagem (por curiosidade) 9. Vou furar a caixa e passar os fios diretamente, sem o conector. Vamos ver se resolve!
  10. Obrigado pelos comentários. O vendedor que me vendeu os subs disse que eu deveria deixar o input de acordo com a voltagem da saída RCA. Então coloquei todas em 4V e Equalizei no pioneer. O grave está uma droga. Quanto a instalação. . Pegar fogo? Nossa. Eu estava pensando em fazer um piso. Mas se o grave for ficar pior que meia boca como está vou mudar os planos... Talvez um sub mais potente em uma dutada. (Acho que dois gerariam problemas de espaço pq a jbl pede quase 50l por sub. Quanto a tirar as 69... Gostaria de entender melhor o pq disso. Ótimas festas pra vocês.
  11. Boa tarde, senhores! Escrevo aqui para mostrar e desenvolver junto o som do meu Uno powered by JBL. Bem, eu tenho um pioneer DEH-X8580BT, a única coisa que não é da JBL. 1 módulo JBL GTO 1004 (4x 100rms) 1 módulo JBL GTO 7001 (1x 700rms) 1 par de 69 JBL GTO 938 (2x 100rms 2ohms) 1 kit duas vias JBL MS-52C (5 pol) Estava com 1 GTO-1214D (12 pol, bobina dupla) ligado no GTO-7001. Como sou leigo e fui mal instruído, coloquei um hip hop um pouco mais alto por um longo período de tempo e a bobina queimou (saiu fumaça do duto). Ah, por falar em duto, eu tinha o sub em uma caixa dutada "palhetada" Nelson (também indicada pelo instalador do som), e depois que li os péssimos comentários tratei de me desfazer dela. De fato existia um atraso em algumas frequencias graves, embora falasse muito. Bem, como não quero ficar sem som na viagem do réveillon, tratei de correr. Pensei: bem, quero ter um som com bastante grave, mas que o grave seja bom e sem tanto atraso. Também poderia aproveitar para resolver o problema de espaço e layout do porta malas com os módulos, que são bem grandes. Então o que eu fiz? Fui pra rua e comprei 2x JBL GTO 1214 e 1 caixa selada dupla (2x 30L). A especificação do fabricante é 28.7 litros. Como todas as lojas estão fechadas hoje, eu mesmo fiz a instalação, acredito que temporária pois sou totalmente iniciante nisso e com certeza não ficou bom. Após as festas levarei num profissional. O que eu fiz? Primeiramente, tentei montar a caixa. Ela vem com plug atrás para ligar os fios. Não sei se esse plug é bom ou ruim. Será que gera resistência? Enfim, arranquei o fio fininho que tinha do lado de dentro e soldei o meu cabo (foi minha primeira solda, e sim: sou meio doido rs). Uploaded with ImageShack.us Depois fui ao carro, e fui reorganizar o layout, pois os módulos antes estavam no banco (e soltaram, caíram). Então fui ver os fios e nossa! Que bagunça, quanta fita isolante. Tive que soltar tudo ,marcar... Soltar tudo dos módulos, marcar os fios com esparadrapo, etc. Enfim, tive que colocar os parafusos nos subs com a única chave de fenda que encontrei aqui (essa da foto acima). Foi uma loucura, e ainda faltam colocar 7 parafusos nelas. Será que tem muito problema? Então levei a caixa ao meu Uno, nesse momento estava assim: Então vamos ligar os fios e rezar: Conectei o cabo nos plugs atrás das caixas, em paralelo. Primeiro em um (vindo do sub), e saindo desse mesmo, indo para o segundo sub. Estou meio encafifado com esses plugs (sem contar com a minha solda). Será que dá m****? Depois liguei todos os fios nos módulos. Uma curiosidade é que, quando fui ligar o fio da força no módulo stereo (o terra já estava ligado) saiu uma faísca, mesmo com o disjuntor "desligado". Normal? Por causa do terra? Enfim, hora de testar as frontais e ufa! Estavam tocando. Nem acreditei, na verdade rs. Depois liguei os subs e ... TAMBÉM TOCARAM! Aparentemente tudo ok: Coloquei o tampão com as 69 e tocaram também... aparentemente tudo ok. Desliguei os subs, cortei o input da traseira, coloquei o som a 3/4 de volume (como recomenda o manual do GTO 1004) e regulei as dianteiras. Depois passei pra traseira e OPS: surpresa: há algo errado alí nos contatos dos RCA, aparentemente. Mesmo com o input zerado, as caixas trazeiras ainda tocavam. Não sei se isso é normal ou não, mas conforme eu mexia nos RCA (pressionava mais contra o plug do módulo) ele dava um ganho considerável de potência, em torno de 50-60% e o som ficava mais encorpado, inclusive o grave (ainda não havia configurado o High Pass). Falarei disso mais adiante. Depois liguei os subs e fiz o mesmo, e preciso confessar que foi decepcionante, muito decepcionante. Os graves são rápidos mas não chegam nem na metade do que apenas 1 sub na mal falada Nelson dava (bem, pelo menos meus problemas de vibrações (QUE ERAM MUITOS) foram a zero. Então comecei a subir o input como sugerido no manual, mexer no bass boost e no subsonico. Enfim, percebi que estava muito baixo o grave, e uma hora de aumentar o input começou a distorcer muito. Não quer perder outro sub no dia seguinte, então diminuí bastante o input (está em um pouco menos da metade), coloquei o subsônico em torno de 40-50Hz (também sugerido no manual) e deixei o bass boost no mínimo (6db). Fui dar um rolê... resultado é que não dá pra ouvir música. Se aumentava, os médios/agudos ficavam muito alto. Se eu aumentava o grave pelo som, mesmo colocando em +8 com low pass a 80Hz, o cenário continuava muito negativo. Estou em dúvida se é aquele plug conector que tem atrás do sub, se é a configuração/regulagem do módulo ou se preciso partir pra dutada mesmo (que de fato não queria). Eu imaginava que poderia haver uma diferença entre a dutada e a selada, claro, mas por isso que meti mais um sub. Agora com 2 subs não tenho nem metade de pressão que tinha na caixa dutada nelson. É assim mesmo? Não né? Estou inconformado Alguém me dá uma luz? Fui tão mal orientado por profissionais que mesmo recorrendo a eles, gostaria de estar mais bem informado. Quanto ao problema que falei antes do módulo stereo, do RCA. Durante os testes, fui mexer no balanço e no fader, e havia alguma coisa errada. Quando eu jogava pra frente, ele ia colocando pra trás... (aparecia pra frente no display, mas o som ía para trás), quando eu voltava pra colocar pra trás, ele ía até o zero e então ía para a esquerda frontal?!?!? Fui lá atrás no módulo e mexi no RCA, então o som deu aquela baixada e desencorpada. Fui lá no som novamente e então o balanço funcionou, aparentemente normalmente. Obrigado desde já de participarem do início do meu projeto.
  12. Cara, você está de parabéns pelo seu projeto e trabalho. Eu estou com um uninho também, meti o louco de começar a fazer o som, e estou muito p*** da vida com as vibrações. Inclusive o vidro basculante lateral (esse que treme pra caramba no video do luan) voou longe, quebraram as dobradiças. O responsável pelas vibrações são um módulo JBL GTO7001 (700 rms) e 1 sub JBL GTO1214 (12"). O sub queimou hoje (foi o que me fez aderir ao forum e fuçar, rs). Agora vou comprar outro, e estou pensando em fazer uma selada com 2 deles. O que me deixa meio assim é justamente a vibração. O que mais vibra é o Porta Malas. Percebo que tem um pouco nas laterais, bem no meio da coluna e um pouco na parte traseira mesmo, naquela região entre as lanternas (mais para os lados do que para o meio). O vidro basculante também vibra, estou pensando em trocar por um fixo. Fui em uma loja aqui perto de casa (uma loja conceituada por aí aqui na vila guilherme - sao paulo) e perguntei de manta asfáltica e tal. Ele me disse que nem vale a pena revestir, que vou gastar dinheiro e vai continuar vibrando. Outra dúvida que também estou agora, é se devo trocar a marca do sub para Questo. Vou dar uma pesquisada no forum a respeito disso. Você tem alguma dica para me dar no que se diz respeito à reduzir as vibrações? Meu som é para dentro apenas.
  13. Birruguia e LeoHas, muito obrigado pelas respostas. Acho que vou buscar um desse novo amanhã então e trocar. Pego o de bobina dupla mesmo né? (4+4) Estou pensando em pegar mais um e fazer uma caixa decente com os 2x12. Li por aí que com esse a selada vai melhor. Eu tenho uma daquela dutada palhetada Nelson, horrível os graves se embaralham todo. Então estou pensando em amanhã buscar as duas, já colocar essa eu mesmo (só pra não ficar sem som até o ano que vem) e depois fazer a caixa com os 2. Esse módulo empurra as 2 tranquilo? Outra coisa, para a caixa dutada, com 1 sub apenas, como vocês me recomendam de deixar a configuração desse módulo? Obs: No manual, ele diz que para caixas dutadas é pra configurar a 10w a menos da ressonancia da caixa, mas eu não faço idéia qual seja a ressonância da caixa.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...