Pessoal, sou novato aqui no fórum. Já cursei eletro-eletrônica, sou muito curioso e gosto de "brincar" com eletrônica.
Bom, estou com uma dúvida e preciso da ajuda de vocês.
O som do meu carro (palio G2 Fire EX) está montado com um player Buster (tem somente 1 saída sub RCA mono, uma entrada e 2 saídas RCA comuns, e as saídas "normais" para os falantes: 2 frontais e 2 traseiros). O fabricante diz que tem 45w por canal, coisa que duvido muito. Nas portas da frente do palio tenho midbass 6" com tweeter bomber na capa do espelho (sem potência por enquanto, ligado direto no player)em cada. No tampão tem um par de 6x9 também sem potência.
Surgiu uma oportunidade de adquirir um SUB SMARTBOX Universal Boog, com falante de 8", com amplificado interno, usado, por um preço bem bacana. Porém ele estava com alguns "probleminhas". Após analisar a placa e o falante, fechei negócio assim mesmo.
Montei o sub com cabo coaxial, seguindo orientações desse forum e de outros do ramo, com cabo coaxial, 75 ohms (não achei de 50 ohms na cidade), malha de 90% e conectores bons (não me lembro a marca). Aterramento feito no parafuso do cinto de segurança central do banco de trás.
Os problemas do sub eram:
1º - Alguém já tinha "fuçado" na placa do amplificador e feito cag@da. Curto-circuitou o potenciômetro do ganho inutilizando o ganho, forçando o sistema a funcionar no ganho máximo o tempo todo, "só" porque o potenciômetro estragou. Era mais fácil trocá-lo.
2º - Havia um problema que causava falhas no funcionamento, do tipo "mal contato". Ao analisar, descobri que o CI TDA8563Q está com um dos terminais quebrado rente ao corpo do CI. Provavelmente devido à vibração do dissipador que é aparafusado nele.
Procurei em todas as eletrônicas da cidade e nenhuma tinha outro CI desses. Teria que encomendar e esperar por cerca de 30 dias pra chegar, e com um preço relativamente alto para um CI. Mas encontrei o CI TDA8560Q, que é muito parecido com o TDA8563Q.
Analisando os datasheet dos dois, vi que o TDA8560Q tem de diferente somente: SVRR (Supply voltage ripple rejection) à 0 ohm de 45dB contra 60dB do TDA8563Q. Tem também diferença no ganho: 41dB contra 27dB do CI original. E a Vno (noise output voltage) de 250uV contra 120uV. Demais parâmetros são idênticos.
Resolvi trocar o CI, trocar o potenciômetro do ganho, refazer algumas soldas que estava muito feias e com sintoma de "solda fria". Fiz alguns testes com multímetro, montei de volta e coloquei pra tocar. Gosto de som interno no carro, não gosto de som exagerado. E confesso que fiquei impressionado com esse sub. Pensei que essa "caixinha" não seria grande coisa, mas como toca forte a bixinha !! Pra som interno é muito bom mesmo. (Que fique claro que não sou vendedor e nem trabalho pra fábrica. Na verdade nem conheço a marca. Nem sei se presta. Só citei pra dizer que no meu caso me impressionou.)
Mas, "nem tudo são flores". Com o som ligado, percebo que o sub está dando uns "soluços", tanto durante a música, quanto durante a troca de faixa, com o carro ligado e com ele desligado também. É um "soluço" baixo, como se fosse um som parecido com a batida do coração humano, com dois "tum-tum" rápidos, porém com intensidade baixa. Não tem interferência e tô usando com o ganho muito próximo do mínimo (antes da primeira marcação), senão encobre o som dos outros falantes, mas mesmo assim, pra mim já tá ótimo. Percebi também que tem momentos em que o falante faz um movimento muito rápido, sem som, tipo dá uma puxada forte e pára, é visível, mesmo se não tiver música tocando, somente com o sistema ligado. Mas como não tenho costume com subwoofer's (na verdade sou calouro no mundo da sonorização), fiquei preocupado de ser algum outro problema que poderia danificar o falante.
E aí, o que pode ser? Será o amplificado com algum outro problema que não percebi? O que pode ser feito pra solucionar esse soluço? E a "puxada", é normal ???
Desde já agradeço.