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AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
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EffemaN

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  1. E as cores do fio do falantes pra ligar o som, ninguem sabe? :-P
  2. Opa, eu estava me referendo ao esquema pra ligar o som, o significado de cada cor dos fios :-) []s
  3. Olá, Alguem poderia me ajudar, por favor, com o esquema de cores dos fios de um Corsa? Desde já grato! []'s Flavio
  4. Cara, no meu Civic sai do negativo uma malha e é ligada direto na lataria e só. Não existe nada mais ligado no negativo. E ele tem AirBag e a injeção de é eletronica. Além disso, os equipamentos eletronicos tipo rádio e alarme tmb são aterrados na lata. Pronto, lenha na fogueira! []'s
  5. Poxa, existem milhares de receitas para cabos maravilhosos de som, porém a maioria se torna impraticavel pra som automotivo. A minha canaleta mal passou os 4 cabos de som + força, foi um parto. Agora imagina começar a enrolar cabos para diminuir as perdas de sinal durante o transporte? Estou usando fio cristal de .5 mm², minha intensão era por um 2 mm² e acho que estaria satisfeito com as perdas, mesmo por que o ambiente do carro não propicia a perceptção perfeita das frequencias reproduzidas. Mas se eu pudesse passar o cabo que eu quisesse, provavelmente seria um esquema de bi-cablagem com o divisor de frequencia (cross-over) a menos de 10 cm do amplificador e dai pra frente um cabo pra agudo e outro pra grave. []'s
  6. Mas até onde eu saiba em Classe A e A/B o consumo de corrente é proporcional a formula Potencia = Corrente x Tensão. Portanto, um amplificador de 400Watts no carro (tensão de 12 V) consome próximo de 40A (arredondando ), portanto acho que é inviavel essa classe pra altissimas potencias. Mas, quanto aos digitais, qual o consumo de um amplificador de 100Watts? []'s
  7. Um softwarezinho pra criar graficos chamado GraphMath. Ele é gratis
  8. Vermelho: Falante 1 (Atrasado) Azul: Falante 2 (Normal) Verde: Onda resultante Analise: Nota-se que o pico não atinge a escala 2, que seria o ideal, caso ambas as ondas fossem coincidentes. Em torno do -0,5 e 2,7 (reta X) ocorrem cancelamento, ou seja nenhum som é audível. []'s
  9. Voltem mais tarde que ainda estou acrescentando conteúdo []'s
  10. Eu pretendo chegar no assunto de interferencias de ondas pra negada intender como as ondas cancelam, e pq muitas vezes é prejudicial ter dois falantes distintos produzindo a mesma frequencia. []'s
  11. EffemaN

    Física: Acústica

    Ondas Existem vários tipos de ondas, porém para os amantes do som automobilístico o mais interessante é a onda mecanica, que se propaga no sentido horizontal. Ou seja, ela trabalha no sentido da propagação da onda, comprimindo e expandindo o meio pelo qual propaga. Vide a figura abaixo: No som automotivo, o que causa a perturbação no meio é o cone do falante que se desloca para frente e para trás, comprimindo e tornando rarefeito o ar em sua frente, desta forma cria-se uma onda transversal. Som O som nada mais é que uma onda no qual nossos ouvidos são sensíveis. Lembrando que em media a audição humana abrange entre 20Hz e 20.000Hz. As ondas sonoras podem ser caracterizadas nos seguintes itens: ALTURA: esta classificação é referente a frequencia e nela podemos distinguir o grave, médio e agudo. INTENSIDADE: referente à amplitude, e quanto maior a amplitude maior energia transportada. Vulgo Volume. TIMBRE: O timbre é a diferença entre mesmas notas e sons emitidas por diferentes fontes sonoras, como por exemplo uma mesma nota emitida por dois instrumentos diferentes, ou o que nos permite identificar a voz de uma pessoa conhecida. Interferências É muito comum que existam varias ondas se propagando em um mesmo meio, basta imaginar um sistema de som estéreo (dois canais, sendo um esquerdo e outro direito). Quando essas ondas se cruzam, no ponto de cruzamento surge uma interferencia, que pode atenuar ou ampliar o som, em termos técnicos, pode ser uma interferencia construtiva ou destrutiva. Interferencia Construtiva: Imaginando um sistema com dois auto-falantes, com parametros identicos, sendo amplificados por fontes identicas e com a mesma intensidade, podemos concluir caso estejam bem posicionadas, elas podem criar ondas identicas num mesmo ambiente, portanto essas ondas se somam criando um som mais intenso (volume maior), vide o gráfico abaixo: (azul: falante 1; preto: falante 2; verde: onda resultante) Interferencia Destrutiva: Imagine a situação acima, porém um dos falantes virados para o lado oposto. Ou seja enquanto um comprime o ar, o outro expande. Portanto, criam ondas de mesma frequencia (tom), porem com fases opostas. Ou seja elas vão se anular como mostra o gráfico abaixo: (azul: falante 1; preto: falante 2; verde: onda resultante) Reflexão Sempre que uma onda sonora atinge um anteparo (podendo até mesmo ser um ar em diferente temperatu, por exemplo: onda indo de dentro pra fora do carro), ela sofre três fenômenos: absorção, refração e reflexão. A absorção é gerada quando uma certa quantidade da energia da onda é dissipada na troca de meios. Por exemplo: O som ao tentar passar pela janela do automóvel perde um pouco de energia e é ouvido com menor intensidade do lado de fora. A refração é um desvio de sentido que ela sofre ao entrar obliquamente no meio, isso em som afeta principalmente o agudo que tem uma capacidade de difusão bem menor. Já a reflexão é o que nos devemos mais se preocupar, pois ela altera a fase da onda e pode muitas vezes voltar destruindo toda a onda, causando uma onda resultante nula. --- Continua ---

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