Olá pessoal!!!
O assunto é muito complexo, mas vou tentar, repito, TENTAR, explicar a minha duvida.....
Lendo sobre o funcionamento de um alto falante, com o objetivo de entender melhor o que diferencia tanto, o grave dos subwoofers existentes no mercado, sendo que basicamente eles partem do mesmo principio de funcionamento. Vi que são inúmeros os fatores que os tornam diferentes uns dos outros, e um desses fatores é o Xmax. Que pelo q entendi, é a medida (mm) máxima que o cone excursiona pra dentro ou pra fora.
Bom aprendi que frequência(Hz), a grosso modo, é o numero de vezes em que o cone excursiona.... exemplo: quando se aplica a freq. de 15Hz em um sub, o cone dele excursiona pra dentro e pra fora 15 vezes por segundo.
Observando o funcionamento do sub ao jogar uma frequência fixa, por exemplo, 30Hz. Ao aumentar o volume tive a impressão de que maior era o deslocamento do cone(Xmax).
Aí surgiu a duvida.....
O que que muda no funcionamento dos subs nos dois exemplos a seguir....
1º caso - Sub utilizado - Selenium tornado de 15" 1100 Watts rms o Xmax dele é 7,5mm
Ao aplicar frequência de 30Hz em potencia máxima(1100Wrms) o deslocamento dele será por exemplo 7mm e ele movimentará 30 vezes por segundo.
2º caso - Sub utilizado - Selenium Flex de 15" 300 Watts rms - supondo que o Xmax dele é 7,5mm tbm.
Ao aplicar os mesmos 30Hz em potencia máxima(300Wrms) o deslocamento dele será os mesmos 7mm e ele tbm se movimentará 30 vezes por segundo.
Daí o nó no cérebro...... O que muda no deslocamento dos cones dos Subs, pra diferenciar no resultado final????? Pois um está transmitindo 30Hz à 1100Watts e o outro 30Hz à 300Watts e o deslocamento do cone nos dois casos é o mesmo....
Seguindo esse raciocínio deduzo que Potencia = volume(altura) = deslocamento (Xmax). E sendo assim, um sub com Xmax de 11mm vai tocar mais alto de q um com Xmax de 6mm....
Parece que quanto mais eu leio, mais eu me confundo...... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Desde já, agradeço a ajuda e a boa vontade de todos!!!!