Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ciso

Mini Trio-Titânio básico no Uno

Recommended Posts

Vou organizar isso aqui pois tinha muita informação no primeiro post.

 

O objetivo inicial era montar um trio 3 vias no Fiat Uno composto por woofers (grave) + woofers (médios) + driver Ti.

 

Atualmente surgiu uma certa insegurança em relação aos woofers dos graves. Sempre gostei de sentir os subgraves, sentir o corpo vibrar mesmo. Tinha decidido por usar woofers que descem mais.. porém a impedância dos woofers geralmente é incompatível com o Stetsom 1k5h@1ohm, portanto volto aos subwoofers mistos.

 

SET ATUAL:

 

Player Pioneer Premier, se não me engano o modelo é deh-p780mp.

 

TRIO:

1x D3300Ti

2x 10PW3

 

Som Interno:

1x CS60d + 1tw1 (atualmente direto no player em bi-amp, no futuro será em bi-amp no roadstar 840)

 

Amplificação:

1x Roadstar 840 (RS-4210AMP) - Fora do carro por enquanto, será usado p/ tocar o kit 2 vias

1x Pyramid 1200w Pb1010Gx - Para o médio-agudo do trio

1x Stetsom 1k5H - Subs

 

Graves:

2x Protech Excursion 15"

 

Alimentação:

1x Moura 60ah

1x NSB100FT AGM 100ah

Cabos 35mm²

Cabos 25mm²

 

 

:vts

Editado por ciso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro post transferido de lugar:

 

------------

 

Acabo de encomendar uma Stetsom 1K5H. Deve chegar semana que vem.. Vai ser usada p/ tocar o sub, que ainda não escolhi, por enquanto tem um par de pioneer 308 p/ ser tocado pela 1k5 aqui..

 

O roadstar 840 tá aqui sem uso ainda.. acho que ele vai sair do projeto, pois quando chegar a 1k5, penso em usar a pyramid p/ tocar o estéreo.. é coisa p/ ser decidida ainda..

 

 

-- Post Anterior: --

 

O sub será escolhido depois, chegou o amp do estéreo, um roadstar 840. Pretendo pegar o par de 12pw3 no fim do mês..

 

Na verdade ainda não decidi, se uso o road840 ou um B.buster1600Gl, ouvi o bbuster, achei mais forte e gostei MUITO do som dele.. alguem tem opnião a respeito?

 

Tô usando tambem como quebra-galho um Pyramid 1200w (pb1010gx) p/ tocar o pioneer 308.. no futuro (de preferencia quando trocar o sub) sai o pyramid e entra um SD.

 

Então galera, peguei o D3300Ti e não me arrependi.. gostei muito do timbre dele, e achei que sobe muito bem p/ um Ti.. dei um ganho BEM PEQUENO em 12khz.. e achei ótimo. Mas só usei p/ testes.. vou deixar ele de fora até me decidir a respeito de amps, colocar os woofers e trocar o sub. Falando nisso..

 

Pensei em trocar o pioneer 308, mas não sei o que colocar no lugar ainda. Pretendo colocar apenas 1 sub, pois é um Fiat Uno, então não tem mala, e ainda pretendo colocar 2x 12PW3..

 

Pensei em 1xDD1515, ouço falar muito bem dele por aqui, mas sinceramente não sei.. acho que tem mais força bruta, não sei quanto à qualidade do sub (vá lá que o 308 tb não tem qualidade)..

 

Busco agora um bom custo X benefício. O que voces indicariam?

 

 

 

POST ORIGINAL ABAIXO:

 

 

 

Seguinte galera.. Já comentei aqui que tô montando um mini-trio em meu carro atual, um fiat uno.

 

A principio pensei no famoso 'D250-X + St200 (ou St350) + 10pw3 + Pioneer 308'.

Mas como tenho visto muita gente falando bem dos Selenium 'Ti', pensei em por D210Ti no lugar do driver + St.

 

Hoje recebi uma proposta, pegar um D3300Ti usado, em perfeito estado, com reparo original por aproximadamente 290 reais já com o expansor.

Dei uma pesquisada e a média de preço que achei nesse driver novo foi de 500 reais.

 

Aqui no forum, vi gente dizendo que é um driver que tem qualidade, mas é difícil de achar reparo. Vi que ele suporta 75wrms e tem uma boa sensibilidade.

 

Então, o que acham? É um bom negócio?

Lembrando que no futuro vou ter que comprar mais um driver aí provavelmente terei que gastar 500 em um novo, e que o reparo achei na internet por 140 reais.

 

P.S.: Vou reservar os próximos posts pois pretendo usar o tópico p/ tirar mais umas dúvidas do triozinho e ir postando aqui conforme a coisa andar..

Editado por ciso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Driver D3300Ti

dsc01320dv.jpg

dsc01321fa.jpg

dsc01324x.jpg

 

 

Só p/ ter uma noção do tamanho do monstro.. isso do lado dele é um pioneer 6"

dsc01323g.jpg

dsc01325x.jpg

 

 

 

Amp Roadstar 840 (Rs-4210)

dsc01326ky.jpg

dsc01327jj.jpg

Editado por ciso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uso d3300ti tanto no meu trio quanto no meu PAzin.. é um driver e tanto... acho quem em 5 anos que tenho eles e queimou somente 2 por acidente..é so fazer um corte bacana por volta dos 1k4 pra cima a 24db/8ª... eu não sei se todos os drivers ti são assim pq não conheço bem os drivers das outras marcas mas c vc socar volume ele fica beeem estridente!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uso d3300ti tanto no meu trio quanto no meu PAzin.. é um driver e tanto... acho quem em 5 anos que tenho eles e queimou somente 2 por acidente..é so fazer um corte bacana por volta dos 1k4 pra cima a 24db/8ª... eu não sei se todos os drivers ti são assim pq não conheço bem os drivers das outras marcas mas c vc socar volume ele fica beeem estridente!!

 

 

Esse som estridente geralmente pelo que pude perceber, ao menos nas d210ti que já vi era exatamente na faixa de 1500Hz, então pretendo cortar em 2Khz e tentar tocar com os 12pw3 até aí... Só não sei se o corte vai ser 24db/8ª.. provavelmente seria em 12db..

 

Quanto as outras informações que postei, estão corretas? Digo, valor do driver, valor do reparo, é isso mesmo?

 

Outra coisa, ele sobe bem ou dá p/ sentir falta de agudos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse som estridente geralmente pelo que pude perceber, ao menos nas d210ti que já vi era exatamente na faixa de 1500Hz, então pretendo cortar em 2Khz e tentar tocar com os 12pw3 até aí... Só não sei se o corte vai ser 24db/8ª.. provavelmente seria em 12db..

 

Quanto as outras informações que postei, estão corretas? Digo, valor do driver, valor do reparo, é isso mesmo?

 

Outra coisa, ele sobe bem ou dá p/ sentir falta de agudos?

 

o preço dele é nessa faixa mesmo, o reparo tbm, é bem grandinho e pesado, ele da um agudo bem forte mesmo mas como td mundo sabe quem usa driver ti tem que dar um pequeno ganho na casa dos 12khz pra dar um brilho a mais... usando um bom falante de medio grave da pra fazer um sistema bem equilibrado.. o corte pode ser sim de 12db/8ª mas é como vc disse tem que cortar um pouco mais alto... e lembrando que no meu PA eu uso uma Machine 4.0 de 2 canais ou seja aplico mais de 2000wrms em 8 drivers d3300ti e só queimei 2 até hj pq uma vez fui fazer um show e infelizmente meu ajudante tirou um dos cabos P10 que estava na mesa e puff estorou o sinal e foi 2 reparos embora, na epoca eu ainda nao tinha um processador ou seja não tinha um limiter atuanto rsrs..

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o preço dele é nessa faixa mesmo, o reparo tbm, é bem grandinho e pesado, ele da um agudo bem forte mesmo mas como td mundo sabe quem usa driver ti tem que dar um pequeno ganho na casa dos 12khz pra dar um brilho a mais... usando um bom falante de medio grave da pra fazer um sistema bem equilibrado.. o corte pode ser sim de 12db/8ª mas é como vc disse tem que cortar um pouco mais alto... e lembrando que no meu PA eu uso uma Machine 4.0 de 2 canais ou seja aplico mais de 2000wrms em 8 drivers d3300ti e só queimei 2 até hj pq uma vez fui fazer um show e infelizmente meu ajudante tirou um dos cabos P10 que estava na mesa e puff estorou o sinal e foi 2 reparos embora, na epoca eu ainda nao tinha um processador ou seja não tinha um limiter atuanto rsrs..

abraços

 

Tá aplicando 250w em cada driver desse? o0

Por isso que tá estridente quando aumenta muito então.. AUUAHuAHuhAuhUhuh

 

Quando deus drivers tiveram problema, deu trabalho p/ conseguir o reparo? Conseguiu onde?

Qual o cone mais indicado p/ usar com esse driver? O que virá junto com meu driver é bem parecido com o Hl-4750, só que em alumínio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá aplicando 250w em cada driver desse? o0

Por isso que tá estridente quando aumenta muito então.. AUUAHuAHuhAuhUhuh

 

Quando deus drivers tiveram problema, deu trabalho p/ conseguir o reparo? Conseguiu onde?

Qual o cone mais indicado p/ usar com esse driver? O que virá junto com meu driver é bem parecido com o Hl-4750, só que em alumínio.

o reparo eu consegui aki na cidade mesmo.. tem uma loja que revende produtos da selenium ai é so encomendar.. mas vc acha sim na internet. com relação a boca eu uso a HL 14-50. essa que vc sitou eu nunca testei, ela tem bastante disperção horizontal deve ficar bom rsrs nd melhor que fazer um teste antes de comprala.

flww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não faria negócio, pelo simples fato de não ficar "amarrado" a esse modelo.

 

Vai depender do que pretende.

 

O 4400Ti, é um Driver e tanto, mas em virtude do tamanho e peso, fica inviável em certas aplicações, mas o 3300, eu não vi bons comentários a respeito deles e foi de uma pessoa que entendia bem em relação aos 4400Ti.

 

Agora, eu já tive (aliás tenho 210Ti, só que não uso mais) e todo mundo achava estridente. Eu usei Cross em 12 db/8ª e aplicando baixíssima potência e não era estridente de forma alguma. Mudei para Drv de 2" porque achei que atendiam melhor e mudei para Snake.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem que já ouviu o D210/220Ti e o D3300Ti, pode fazer uma comparação?

Acredito que sejam drivers de categorias diferentes, mas o D210 e D220, eu já ouvi, então daria p/ ter uma noção..

Editado por ciso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não faria negócio, pelo simples fato de não ficar "amarrado" a esse modelo.

 

Vai depender do que pretende.

 

O 4400Ti, é um Driver e tanto, mas em virtude do tamanho e peso, fica inviável em certas aplicações, mas o 3300, eu não vi bons comentários a respeito deles e foi de uma pessoa que entendia bem em relação aos 4400Ti.

 

Agora, eu já tive (aliás tenho 210Ti, só que não uso mais) e todo mundo achava estridente. Eu usei Cross em 12 db/8ª e aplicando baixíssima potência e não era estridente de forma alguma. Mudei para Drv de 2" porque achei que atendiam melhor e mudei para Snake.

 

A questão é:

 

Pelo que vi, cada driver desse custa cerca de 500~600 reais. A boca adequada, vi em algum lugar que é a HL-4750 mesmo, e ela sozinha custa 200 reais no ML. Dessa forma, o conjunto não sai por menos de 700 reais, e a oportunidade é de pagar 290 no conjunto.

 

Não pretendo crescer muito o trio.. no máximo mais 1 driver desses, mais 1 woofer, e trocar o sub por um 15" ou 18" com qualidade.

 

P.S.: Acabo de ver um post seu aqui..

 

O 4400Ti, assim como o 3300ti, é um dos melhores Drivers nacionais, mas tem concorrentes diretos como é o caso de alguns Snake como por exemplo, SD 375.

...

Qualquer um desses comentados, o resultado é bom, mas o investimento mais pesado, só justifica quanto o conjunto todo é de boa qualidade, ou seja, instalação, cabeamento, demais falantes, player e tudo mais.

 

Pretendo fazer uma instalação relativamente de qualidade sim.. talvez use amps vagabas por enquanto p/ não ficar sem som no natal.. mas o objetivo é evoluir.. []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ter cuidado com relaçao a potencia aplicavel em drivers e tweeters, essa potencia especificada de 75 rms é para casos em que se usa cross passivo(com o devido corte especificado pela fabrica), para corte ativo a potencia aplicavel cai para potencia especificada multiplicada por 0,4 isso mantendo os mesmos valores de corte do cross passivo, pois um corte mais preciso tende a aumentar a potencia aplicavel. No caso vc pode usar a potencia musical que daria 60rms... :legal:

Editado por JurandirSB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ter cuidado com relaçao a potencia aplicavel em drivers e tweeters, essa potencia especificada de 75 rms é para casos em que se usa cross passivo(com o devido corte especificado pela fabrica), para corte ativo a potencia aplicavel cai para potencia especificada multiplicada por 0,4 isso mantendo os mesmos valores de corte do cross passivo, pois um corte mais preciso tende a aumentar a potencia aplicavel. No caso vc pode usar a potencia musical que daria 60rms... :legal:

 

Valeu Jurandir,

 

Pretendo usar corte passivo de 12db/8ª em 2Khz, o corte recomendado pela selenium p/ 75Wrms é em 800Hz.

 

No corte que vou fazer, acho que é tranquilo aplicar até uns 100w..

 

-- Edit.: --

Na verdade a ideia é usar um cross passivo de 2 vias p/ driver e Woofer.

Os woofers seriam 12PW3 de 4ohm, em algum amp que forneça 200W@4ohm na bridge. Assim os pw3 receberiam 200w cada e os drivers cerca de 100w (por conta da impedância [8ohm]).

Editado por ciso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra min os melhores TI do mercado são Eros, são caros, mas tem qualidade superior aos dos comcorrentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria uma boa que esse cross tenha atenuaçao para o driver ou possibilidade de atenuaçao né... Nao sei se vc sabe mas, tem o user Protheus la nos classificados que produz crossover de acordo com a necessidade de cada sistema... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria uma boa que esse cross tenha atenuaçao para o driver ou possibilidade de atenuaçao né... Nao sei se vc sabe mas, tem o user Protheus la nos classificados que produz crossover de acordo com a necessidade de cada sistema... :legal:

 

 

Eu sabia que tinha alguem aqui no forum que faz crossover sob encomenda, mas não lembrava quem era o user..

Valeu a dica!

:D

:rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra min os melhores TI do mercado são Eros, são caros, mas tem qualidade superior aos dos comcorrentes.

 

A questão não é essa.. e sim a possibilidade de pegar o conjunto Driver D3300Ti + Cone HL-4750 por 290 reais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estarei olhando o driver amanhã com o atual dono. Alguma coisa que devo prestar atenção no driver na hora de ver se realmente está em boas condições? ( além da estética e do reparo.. )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ter cuidado com relaçao a potencia aplicavel em drivers e tweeters, essa potencia especificada de 75 rms é para casos em que se usa cross passivo(com o devido corte especificado pela fabrica), para corte ativo a potencia aplicavel cai para potencia especificada multiplicada por 0,4 isso mantendo os mesmos valores de corte do cross passivo, pois um corte mais preciso tende a aumentar a potencia aplicavel. No caso vc pode usar a potencia musical que daria 60rms... :legal:

 

Amigo, se não me engano, o valor máximo a ser aplicado com o uso de cross ativo seria 80% do valor nominal... No caso seria uma multiplicação por 0,8.

 

Enfim, o resultado foi correto: 60w rms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão é:

 

Pelo que vi, cada driver desse custa cerca de 500~600 reais. A boca adequada, vi em algum lugar que é a HL-4750 mesmo, e ela sozinha custa 200 reais no ML. Dessa forma, o conjunto não sai por menos de 700 reais, e a oportunidade é de pagar 290 no conjunto.

 

Não pretendo crescer muito o trio.. no máximo mais 1 driver desses, mais 1 woofer, e trocar o sub por um 15" ou 18" com qualidade.

 

P.S.: Acabo de ver um post seu aqui..

 

 

 

Pretendo fazer uma instalação relativamente de qualidade sim.. talvez use amps vagabas por enquanto p/ não ficar sem som no natal.. mas o objetivo é evoluir.. []-[]

 

Pelo preço acho que vale a pena...

 

Só não sei se vai ficar equilibrado seu sistema de subgraves/graves... Aconselho pegar algum woofer, como eros ou oversound.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo preço acho que vale a pena...

 

Só não sei se vai ficar equilibrado seu sistema de subgraves/graves... Aconselho pegar algum woofer, como eros ou oversound.

 

Pensei em deixar por enquanto 1 driver desse, e 1 par de 12PW3.. será que fica pouco woofer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei em deixar por enquanto 1 driver desse, e 1 par de 12PW3.. será que fica pouco woofer?

 

Se for pra médio-grave prefiro os 10pw3... Menores e mais eficientes!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for pra médio-grave prefiro os 10pw3... Menores e mais eficientes!!

 

A ideia é que os pw3 peguem do sub (100~120hz) até os drivers (2Khz)..

 

O problema é que (até onde eu sei..) não tem 10pw3 de 4ohm. :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ideia é que os pw3 peguem do sub (100~120hz) até os drivers (2Khz)..

 

O problema é que (até onde eu sei..) não tem 10pw3 de 4ohm. :banghead

 

Qual problema? Eles necessitam de pouca potência (150W RMS) pra tocar bem forte...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual problema? Eles necessitam de pouca potência (150W RMS) pra tocar bem forte...

 

Penso em pegar um amp 4Ch, com bridge de 200w@4ohm ligar em cada bridge 1 woofer e 1 driver.. o driver seria em 8ohm, então cairia a potencia p/ 100~120w e o woofer receberia 200w..

 

Esse é o problema..

 

O que você indicaria de amp. p/ tocar com um cross passivo, 1 woofer + 1 driver desse (no caso do woofer de 8ohm)?

Editado por ciso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...