Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gustavo-pb

Hi-fi é So Para Amantes Do Jazz, Opera...

Recommended Posts

Tava ouvindo Nei Matogrosso antigo (Bandolero e outras) bem gravado também. Só palco é meio bagunçado, mas os agudos são muito bem definidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Falei que TEM gravação boa, não que eu gosto disso.

 

A dona-onça que ouve, e como ouvi de relance um violão mais detalhado, sentei e assisti 2 músicas. Mais que isso é martírio, ou só mesmo pra agradar ela depois de torrar uma grana com o som... o-o-

O cara fica ouvindo sertanejo e fala que é a dona patroa que ouve, no ultimo encontro eu vi no porta cd dele um monte de cd do zeze de camargo, leonardo, gino e geno.

 

o-o-o-o-o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Falei que TEM gravação boa, não que eu gosto disso.

 

A dona-onça que ouve, e como ouvi de relance um violão mais detalhado, sentei e assisti 2 músicas. Mais que isso é martírio, ou só mesmo pra agradar ela depois de torrar uma grana com o som...  o-o-

O cara fica ouvindo sertanejo e fala que é a dona patroa que ouve, no ultimo encontro eu vi no porta cd dele um monte de cd do zeze de camargo, leonardo, gino e geno.

 

o-o-o-o-o-o-

O fella tá precisando de óculos...

 

Fella, eu tenho um PRÊMIO BRANCO, e meu porta-cd NÃO POSSUI LANTEJOULAS, COMO O SEU.

 

Lembre-se de citar apenas o que viu, não o que vc tem... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o fato é:

 

em uma sistema Hi-Fi vc pode escutar o que você quizer, desde que seja bem gravado.

 

Eu curto de tudo, menos axé e pagode.

hehehe parece até sacanagem eu falar isso, mas é verdade. Mas de qualquer forma, não acho que a limitação está na musica e sim na gravação como a galera toda está falando.

 

eu custo muito trance, psy, Hip Hop e Rock e no meu sistema que está bem basico agora ( Player + kit NAR + banda 2.4 tocando SUB NAR 300rms ) é notorio a diferença dos CDs que compro e vem dos EUA( lá até a musica do seu JACA é bem produzida ) e os CDs de artistas nacionais.

 

Então a galera tem que parar para pensar tb que eles estão falando que não conhecem pagode, sabamda, axé e etc bem gravado simplesmente pq eles estão colocando na balança artistas gringos onde tudo lá fora é muito melhor feito que aki.

 

Tenho CDs de hardcore e newmetal muito bem gravados.

Tem muitos CDs de HIP HOP muito bem gravado e etc.

A diferença é que lá fora a musica é uma industria muito mais forte e valorizada que a nossa. Então a produção de musica no BR é muito fraca mesmo.

São poucas as boas produções como as da MTV, Sony e alguns.

 

E mesmo a Sony acho que tem divisões dentro da empresa ondem eles só disponibilizam bons recursos para bons cantores.

 

acho que é mais ou menos por ai.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A diferença entre um sintetizador de dance, trance, psy, hip-hop regularmente gravado e bem gravado é pouca, inclusive é pouca a diferença até para um "ao vivo" (?)

 

Agora, a diferença entre um piano ao vivo e um piano gravado é enorme, imagine mal gravado??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A diferença entre um sintetizador de dance, trance, psy, hip-hop regularmente gravado e bem gravado é pouca, inclusive é pouca a diferença até para um "ao vivo" (?)

 

Agora, a diferença entre um piano ao vivo e um piano gravado é enorme, imagine mal gravado??

Isso é verdade.

 

Como disseram, é claro que o problema geralmente não está na música (a não ser, como o Fabio disse, no techno e suas variações, pois são feitas com equipamentos eletrônicos, logo muitas vezes são até gravados 'em linha', ou seja, sai um cabo do instrumento diretamente para a mesa de gravação - pode também ser gravado somente o acionamento das teclas do sintetizador, sendo aplicado o timbre posteriormente a partir de uma biblioteca de timbres que muitos estúdios têm).

 

Uma dupla sertaneja poderia receber uma gravação audiófila. Imagina uma viola, violão, bateria etc. Todos esses instrumentos têm peculiaridades acústicas.

Entretanto, a maioria das gravações desse estilo não tem preocupação com a qualidade da gravação. Vejam bem, quando digo isso não quer dizer que são mal gravadas, mas que não tem a preocupação de soar real.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em relação à música eletrônica, de fato, timbre de sampler em gravação boa ou ruim é a mesma, até pq, de fato, não é bem uma captação. O que muda é a produção... existem excelentes materiais, que misturam sons exóticos, bem trabalhados, com harmonia e tudo aquilo que um músico saberia explicar como boa música... Existem gravações com boa distribuição espacial dos instrumentos...

 

É claro que não dá pra dizer que a única boa música, ou a única boa gravação nunca vai incluir a música eletrônica. Música é arte, e já pensou se a pintura nunca tivesse saído dos retratos? Onde ficariam pintores como Picasso? (se alguém responder onde vai ficar o picasso, toma suspensão... :vts ). Bem, são diferentes formas de ver o mundo... e estas diferentes formas estão lá, na distorcidíssima guitarra do cabeludo viciado em heroína, no cavaquinho do pagodeiro cheirador de lança, nas pickups do dj que toma doce... E também nos músicos "normais", porquê não? :vts

 

Infelizmente, quando vc conhece o "background" da coisa, os estúdios, os métodos de produção e direção, e a parte técnica x econômica, vc descobre que é mais rentável gravar tudo separadamente, fazer aquela puta produção no protools, com tudo maqueado, tudo boomy, tudo bonitinho de se ouvir... é o cd que vende. Gravação audiófila não é comercial, e gravação comercial só é audiófila se nego tiver: 1 - dinheiro; 2 - tempo; 3 - estrutura. "Showbizz" não gosta de perder nem o 1, nem o 2, mas ao menos tem o 3... :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A gravação da Maria Rita, no cd "Segundo", é feita com preocupações de: todos os músicos tocando ao mesmo tempo; estúdio de primeira linha no Brasil etc.

 

Acredito que uma banda de pagode ou samba (samba costuma ter coisa muito boa), por exemplo, onde tem violão, cavaquinho, rebolo, surdo, pandeiro, enfim uma variedade de instrumentos muito legais, poderia muito bem gravar como a produçao da Maria Rita. Ficaria bacana, se abstraíssemos algumas letras e melodias mais pobres...

 

Eu compraria um cd de samba com gravação mais elaborada.

 

a Biscoito Fino é boa pra lançar coisas desse tipo :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A gravação da Maria Rita, no cd "Segundo", é feita com preocupações de: todos os músicos tocando ao mesmo tempo; estúdio de primeira linha no Brasil etc.

 

Acredito que uma banda de pagode ou samba (samba costuma ter coisa muito boa), por exemplo, onde tem violão, cavaquinho, rebolo, surdo, pandeiro, enfim uma variedade de instrumentos muito legais, poderia muito bem gravar como a produçao da Maria Rita. Ficaria bacana, se abstraíssemos algumas letras e melodias mais pobres...

 

Eu compraria um cd de samba com gravação mais elaborada.

 

a Biscoito Fino é boa pra lançar coisas desse tipo :legal:

Eu assisti a parte do DVD que mostrava a gravação... realmente bem interessante. Pena que depois eles deram uma "engrossada" no grave... Tem música que parece bass test no meu carro... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, nenhum, nenhum mesmo CD fica livre de algum tipo de equalização, masterização etc. Eu pelo menos nunca vi um processo que mandasse o CD tal e qual ele fosse gravado para a loja.

É só vc ficar de olho do contrabaixo elétrico. Nenhum faz aquele som 'gordo', nem os com captação ativa diretamente do amplificador. Aliás, nem gravam baixo direto do amplificador. Pelo que eu sempre vejo é 'em linha' mesmo. O som do amplificador é geralmente com bastante médio, sendo que os graves e subgraves muitas vezes somem, dependendo da nota tocada.

É claro que em muitas gravações o pessoal exagera no boom.

Sinceramente, tenho pra mim que uma gravação como o pessoal sonha igual, idêntica a uma apresentação ao vivo ainda não é possível.

Falam de um microfone só gravando tudo... isso não é possível. Ficaria horrível.

 

O que se pode fazer, é o que eu acredito que aconteça nas gravações melhores é microfones individuais para cada instrumento e um ou dois overall para captar a ambiência. Mesmo assim depois deve haver um trabalho de acertar o posicionamento de cada microfone individual com o overall para acertar a 'imagem'.

 

Eu já estive no estúdio do técnico que gravou "Uma Noite em Buenos Aires" no Tom Brasil e ele estava me explicando o processo usado. Devo dizer que o resultado dessa gravação é espetacular. Muito real mesmo. Tive a oportunidade de ouvir o CD usando o equipamento de alta fidelidade do estúdio. Na oportunidade eu estava com o Jazz at The Pawnshop (excelente gravação na minha opinião) e colocamos para comparar. O "Noite em Buenos Aires" superou em muito a gravação do Arne Domnérus.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Miguel, certa vez me deparei com esta questão do "um microfone x microfonação individual". Achava que não existia mesmo... aí perguntei na audiolist, ainda em 2005... Seguem aí as respostas (interessantíssimas!):

 

Bem... sou muito cético com algumas coisas...

 

Outro dia iniciou-se um discussão sobre o trabalho de algumas gravadoras audiófilas (opus3, por exemplo), onde alguém fez um imenso alarde à ausência absoluta de maquiagens... nem mesmo mixers eram usados, nenhuma equalização... bem, achei muito estranho alguém gravar todo um grupo de jazz num único take, com apenas um microfone estéreo. Mas... tem doido pra tudo.

 

ACONTECE que um belo dia, consigo uma gravação audiófila... lá no encarte do CD, vem escrito que nenhum mixer foi utilizado. Apenas um microfone estéreo, um gravador de rolo a 15ips (segundo eles, registrando até 43KHz), e depois, a masterização usando apenas uma DAC “especial”... e nada mais. “No mixing consoles”. Ta bom, muito bem apresentado, conjunto de Jazz, cd no carro de um amigo (sistema que eu bem conheço), e lá vamos ouvir a tal gravação... palco largo (ou seja, boa separação entre os canais), todos os instrumentos soando de forma interessante, um pico meio chato no meio dos agudos... até então tudo aparentemente bem, não fosse pelo vocal. Esquisitamente bem posicionado no centro do palco, e... nenhuma impressão de som aberto nem nada. A voz muito bem empostada, definida. Acho estranho, pois numa distância destas, sem um microfone bem direcional apontando pra ele, isto não seria muito possível não.

 

Além disto, nenhuma sensação de embolamento nem nada. Fiquei com a pulga atrás da orelha, realmente. Pra mim, pelo menos o vocal tinha seu próprio microfone.

 

E vocês... acreditam realmente nisto... ou será apenas jogo de marketing?

 

---------------------------------------------------------------------------------

 

Oi, Kleber,

 

eu acredito nisso, não tem nada de mágico em se gravar

um bom conjunto com apenas um microfone... lembre-se

que na cadeia do áudio cada componente contribui para

a perda de fidelidade.

 

E fico feliz em saber que vc se impressionou com a

qualidade, e questionou esta técnica de gravação

'minimalista'!

 

Lembre-se que o primeiro disco dos Beatles (Please

Please Me / 1962) foi gravado num único período de 12

horas, com poucos takes e apenas 2 tracks. A

diferença, como sempre digo, está nos 'dedos' dos

músicos, não na tecnologia. Curiosamente, foram estes

mesmos rapazes que popularizaram a brincadeira com

gravadores multipistas na música pop. Mas a intenção

era puramente artística. As moças do Queen tb sabiam

utilizar muitíssimo bem os recursos do multitrack para

fazer arte!

 

Ah, e se vc for gravar algum conjunto de jazz, não

cometa a gafe de oferecer uma gravação multipista, os

músicos vão se sentir profundamente ofendidos!!!  ;-)

 

Um abraço,

Herrera (MG)

 

---------------------------------------------------------------------------------

 

Kleber,

 

Procure conhecer um pouco mais sobre técnicas de captação em stereo, que

não são apenas dois mics espaçados, há tambem mics. coincidentes (deve

ser a configuração do tal mic. stereo da gravação), M-S, 3:1... Dê uma busca no seu "search engine" - google, etc. - por Alan Dower

Blumlein (The Inventor of Stereo), por exemplo...

No seu Glossário de termos técnicos, o consultor David Distler explica

(sic):

 

*"X-Y */Técnica de microfonação em que dois microfones direcionais são

colocados com suas cápsulas sobrepostas na vertical e seus corpos

formando um ângulo de aproximadamente 90 graus. Esta técnica ajuda a

minimizar os cancelamentos por chegada de sons defasados nos microfones.

É útil na captação estereofônica de corais."

/

 

Este documento da Schoeps mostra uma comparação entre as várias técnicas

de captação em dois canais (stereo):

http://www.schoeps.de/PDFs/stereo-recordin...echniques-e.pdf

 

Boa pesquisa,

 

Luizinho Referencia - AES 56232

Recife, PE

 

---------------------------------------------------------------------------------

 

"kleber Leandro Pinheiro Alves" <kle3er@u...> escreveu:

>

> ... bem, achei muito estranho alguém gravar todo um grupo de jazz num

> único take, com apenas um microfone estéreo. Mas... tem doido pra

> tudo.

 

 

 

Tá sentado?  :-)

 

Pois acredite: em jazz, é assim que se faz. Todo mundo junto, de uma só vez. Nem precisa ser uma tal "gravação audiófila", qualquer gravação de jazz é feita dessa forma. Caso contrário, não seria jazz.

 

Podemos até usar mais microfones, mas não muitos.

 

 

 

> ... até então tudo aparentemente bem, não fosse pelo vocal.

> Esquisitamente bem posicionado no centro do palco, e... nenhuma

> impressão de som aberto nem nada. A voz muito bem empostada, definida.

> Acho estranho, pois numa distância destas, sem um microfone bem

> direcional apontando pra ele, isto não seria muito possível não.

 

 

 

Não apenas "seria", mas _é_ possivel.

 

 

>

> Além disto, nenhuma sensação de embolamento nem nada.

>

 

 

Justamente por isso (mínima manipulação), não embolou. Quanto menos se complicar (poucos mics, nada de efeitos nem equalização, etc), menos chance de algo dar errado.

 

Claro que o resultado final depende de outros fatores: bons músicos e bons instrumentos, sala com acústica favorável, etc. A maior vantagem do sistema multipistas (além de permitir novos efeitos e idéias) é a de esconder tais deficiências, quando existem (cada vez mais, nos dias de hoje...).

 

 

 

> E vocês... acreditam realmente nisto... ou será apenas jogo de

> marketing?

 

 

 

Já fiz muita gravação assim, sempre com bons resultados, mesmo com equipamento de baixo custo.

 

 

 

> Pra conseguir a separação entre os canais que eles conseguiram,

> acredito que na verdade, usaram 2 microfones, espaçados entre si por

> alguma distância considerável, e não apenas um microfone com duas

> cápsulas...

 

 

 

Como não? É uma técnica comum. Na verdade, mais de uma técnica (agrupadas sob o mesmo nome de "microfones coincidentes"), que existem há décadas. Desde os anos 30, antes mesmo de existir p estéreo como hoje conhecemos, já se faziam experiências e gravações assim. São chamadas "X-Y", "ORTF", "M-S", etc...

 

Na FAQ temos mais informações:

 

http://audiolist.cjb.net/faq.htm#microfone

 

Procure pelas técnicas de captação em estéreo

 

 

 

> ... era notável a largura do palco... instrumentos muito bem

> distribuídos... coisa de louco. MAS aquele vocal é que me deixou

> cabreiro... como poderia então soar tão bem, e tão longe dos

> microfones? Nem digo fazer gravação em multipistas, mas será que

> realmente o monomicrofone estereofônico funciona com tanta precisão?

 

 

 

São justamente os melhores (e mai caros). Já falei aqui várias vezes em microfones stereo que podem ser feitos em casa, com cápsulas de

eletreto:  PZM's montados em anteparos, montagens tipo SASS, disco de Jecklin, etc, etc...

 

Todas funcionam _muito_ bem, e são usadas por todo o mundo há anos, com grande sucesso nos mais diversos tipos de gravação.

 

 

--

abraços,

 

Edu Silva

ES2 Audio

Salvador/BA

---------------------------------------------------------------------------------

 

E para complementar o detalhe da gravação de Jazz, antigamente nos estúdios, na hora do solo o artista levantava e andava para a frente da orquestra e fazia seu serviço e voltava ao seu devido lugar.

 

Edu KVG

 

---------------------------------------------------------------------------------

 

"KVG Audio" <kvgaudio@bn.com.br> escreveu:

>

> E para complementar o detalhe da gravação de Jazz, antigamente nos

> estúdios, na hora do solo o artista levantava e andava para a frente

> da orquestra e fazia seu serviço e voltava ao seu devido lugar.

 

 

 

Mais legal ainda foi entre fim do século XIX início do século XX, na era das gravações mecãnicas. Boa parte dos registros eram árias de óperas, onde o(a) intérprete tinha de cantar próximo à campãnula (um tipo de microfone mecãnico). Eram comuns, trechos onde  se cantava muito forte, criando distorção nos sulcos gravados.

 

Para evitar esse problema, usavam um "compressor" muito especial: o técnico de gravação ficava segurando o cantor pelos ombros, e na hora do "grito", o artista era puxado para trás pelo operador, mantendo uma distãncia segura!!!

 

Tempos heróicos... 

 

Essas e outras curiosidades estão na nova seção que estou criando para o site, anexa ao Museu do Áudio. Ainda não está no ar, mas promete muita novidade. Quero dizer, muita antiguidade...  :-)

 

 

 

pedex [mailto:pedex@i...] escreveu:

>

> Sonorizei um oiteto esses dias como estávamos em igreja, com certeza

> faltaram microfones, sugeri usar 2 mics de coral da AKG e dar um

> passito adiante para fazer o solo. Vocês acham que eles gostaram da

> idéia? Prefiriram espremer as cabeças no SM58.

>

> Eles precisam ver a gravação de Jazz para mudar de idéia.

 

 

 

É cada vez mais frequente nos EUA, eventos com música folk e dixieland (tipo o jazz antigo, 100% acústico) onde o PA é alimentado por apenas um só microfone (quando muito, mais um mic extra p/ o contrabaixo acústico, e olha lá).

 

Fica postado a uma distãncia tal que capta bem todo o grupo. Quando é necessário (num solo, por exemplo) o músico se aproxima do microfone para o devido destaque.

 

Pena que isso não aparece na TV. O que se vê são grandes shows repletos de microfones e caixas de retorno, daí...

 

O maior problema, a meu ver, em usar vários microfones, é a gravação chapada... sem profundidade. Pode ter um foco legal entre os lados, mas perde a tridimensionalidade, pois é exatamente as interações entre sinal, reflexões, intensidades e diferenças de fase, que nos dão a sensação de profundidade. Em sistemas 5.1 é muito mais fácil simular, mas em sistemas 2 canais, é quase uma mágica, que você vê acontecendo em pouquíssimos sistemas. Coisa de ver a cantora sentada sobre um banquinho de 1,10 metro, de pernas cruzadas, entre a mesinha de centro e o rack... de fato, vc sabe onde está cada coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom post.

 

Se no carro deu imagem como descrito, imagine em uma sala.... dar imagem de VERDADE no carro é bem difícil. Digo, imagem de tudo, ambiência etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber, valeu pelas citações. Já as li e pretendo reler em outro momento com mais calma.

 

Só uma correção aí. Segundo eu sei, inclusive já ouvi até o George Martin falando (produtor dos Beatles) que o equipamento usado era 4 canais e não dois.

Tá a gravação dos Beatles é bem natural e eu particularmente adoro, mas vários detalhes são perdidos em comparação a um instrumento real (só para constar eu sei que a discussão não é essa).

 

Mesmo assim, pelas conversas com esse técnico, que manjava muito (e não é coisa de quem só conversou com um não... já conversei com vários técnicos - e pelo resultado que ele me mostrou, vi que ele entendia muito), leituras, experiências e meu próprio raciocínio sobre o assunto, ainda reluto em acreditar nisso. Veja que não quero contrariar ninguém, só estou exercendo meu direito de discutir num fórum de discussão.

 

Dizem que os CDs do Eric Bibb são gravados assim, só o contrabaixo separado (se você prestar atenção e conhecer um contrabaixo ligado em um amplificador vai perceber que aquele timbre do CD não é normal! haha - apesar de excelente. Que fique claro que já ouvi ao vivo os timbres dos melhores contrabaixos elétricos disponíveis, ligados nas melhores caixas - antes que perguntem, sim, já ouvi várias vezes contrabaixos acústicos).

 

Diana Krall, por exemplo, é só ver o vídeo para perceber os vários microfones do Live at Paris.

 

A gravação de bateria mais simples que eu conheço são dois microfones em cima, um na caixa e um no bumbo (eu sou baterista há mais de 20 anos. Tenho 36 e toco desde os 14).

 

E isso dos músicos de jazz se ofenderem se lhes for oferecida uma gravação multipista... um exagero na minha opinião.

 

Pelo menos, pelo menos, no menos, mínimo possível, fica um microfone só para a voz.

 

Bom, eu não sei tudo, mas estou falando coisas que já presenciei, li, ouvi e sobre as quais raciocinei.

 

Kleber, mais uma vez valeu pelas citações. Vou lê-las com calma e pesquisar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muito bom post.

 

Se no carro deu imagem como descrito, imagine em uma sala.... dar imagem de VERDADE no carro é bem difícil. Digo, imagem de tudo, ambiência etc.

Não duvido que seja obtida a imagem, eu mesmo já ouvi isso em um carro (o carro do Mogar, em um encontro). Mas custo a aceitar que essa imagem seja obtida a partir de um único microfone. Esse é o ponto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pr, vale lembrar que apresentações ao vivo fica difícil trabalhar com um microfone apenas... o ambiente não ajuda, e os ruídos de fundo tomariam proporções indesejadas.

 

O que o pessoal faz é em estúdio, todo mundo junto, microfone bem posicionado... Os microfones, claro, são muito superiores aos que usamos no dia-a-dia, e há uma boa engenharia pra eliminar distorções.

 

A galera que comentou da Audio List é muito gabaritada, galera "macaco velho" de estúdio, e pelo overview já dá pra perceber que tem base. Com um bom estudo sobre os tipos de microfones e técnicas de gravação dá pra chegar a algo ainda mais conclusivo. Como deu pra ver na minha primeira mensagem pra eles, o fato da precisão das vozes, ausência do "ambiente" (reverberações e reforços) e a própria precisão da imagem estereofônica espantam qualquer um...

 

Atualmente eu acredito que, de fato, aquilo tudo vem de um único microfone. Conseguir tridimensionalidade num sistema multi-captado é um trabalho de corno que ninguém quer... já pensou regular 2 delays independentes L/R) pra cada microfone, cuidar dos níveis (não adianta ter um delay alto, e um volume saltado), e ainda adicionar as mínimas reflexões, tudo na mixagem? :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Kleber, o Jazz At The Pawnshop tem uma imagem f... e foram usados vários microfones (pelo menos 4 segundo o que li sobre o processo de gravação feita em 76 se não me engano).

 

Como eu não sou técnico de estúdio, mas só um curioso nessa parte, me sobra prosseguir com as pesquisas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembro muito bem desta discussão de "1 mic estéreo", do disco e do sistema :P hehehe Aliás, nunca te dei uma cópia dele?!

 

PR, cuida que o pawnshop tem N gravações, umas excelentes, de fato, e outras, apenas medianas.

 

Mas o set list dos 3 volumes é de arrepiar... Coisa de louco mesmo!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lembro muito bem desta discussão de "1 mic estéreo", do disco e do sistema :P hehehe Aliás, nunca te dei uma cópia dele?!

 

PR, cuida que o pawnshop tem N gravações, umas excelentes, de fato, e outras, apenas medianas.

 

Mas o set list dos 3 volumes é de arrepiar... Coisa de louco mesmo!

 

Abraços

Pois é, viadinho... quero uma cópia dele, e daquela seleção de teste que vc fez...

 

Se o Carlos confirmar os testes de sábado, vc vai, ou vai ficar estudando? o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lembro muito bem desta discussão de "1 mic estéreo", do disco e do sistema :P hehehe Aliás, nunca te dei uma cópia dele?!

 

PR, cuida que o pawnshop tem N gravações, umas excelentes, de fato, e outras, apenas medianas.

 

Mas o set list dos 3 volumes é de arrepiar... Coisa de louco mesmo!

 

Abraços

Arne Domnérus and Friends

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que ele falou das gravadoras... Tem da FIM que é muito boa. Acho que tem proprius tb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que ele falou das gravadoras... Tem da FIM que é muito boa. Acho que tem proprius tb

Ah. Estou me referindo àquele que vc me emprestou, lembra? Da Proprius, né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem no ebay, tiba. pede pro BMP trazer... ou faz uma vaquinha em brasolia, cada um fica com um cd, e os outros vcs gravam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muito bom post.

 

Se no carro deu imagem como descrito, imagine em uma sala.... dar imagem de VERDADE no carro é bem difícil. Digo, imagem de tudo, ambiência etc.

Não duvido que seja obtida a imagem, eu mesmo já ouvi isso em um carro (o carro do Mogar, em um encontro). Mas custo a aceitar que essa imagem seja obtida a partir de um único microfone. Esse é o ponto.

 

 

Imagem no meu carro ? Meu carro nunca deu imagem decente. Mesmo em sistema residencial, conseguir uma imagem convincente eh bastante complicado. Um dia ainda monto um sistema de audio em casa e te chamo pra ouvir.

 

 

Uma coisa que eh dificil vc conseguir em gravacoes com varios microfones eh a ambiencia e palco amplo. Quando um sistema esta bom de imagem e ambiencia, nota-se uma naturalidade a mais nas gravacoes com microfone na plateia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mogar falou tudo...

 

imagem a gente tem que imaginar (rsrs) com muita força pra ficar fiel.

 

Em sistema residencial, algumas vezes ouvi com uma imagem convincente, mas confesso que nao foi sempre, e nao foi com todas as gravações mesmo...

 

Só uma vez que me espantou, uma gravação que além de ambiência, a imagem da voz e do violão tinham a altura como se estivesse em um banquinho, alí.... perfeito... Foi de cair o queixo...

 

Mas muitos instrumentos voce só percebe tipo, direita, esquerda, centro... Pelo menos eu percebo assim, sei q sou meio surdo... hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...