Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alves

Mapa Da Música.

Recommended Posts

Tenho uma revista aqui de maio de 99 q tem uma matéria sobre o "Mapa da música".

O q vcs acham?

Tá tudo certinho ou dá p/modificar alguma(s) coisa(s)?

Se o pessoal achar interessante mesmo, depois é só colocar um link na parte de Artigos e/ou Geral.

mapadamsicaso4.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O bumbo da bateria não é lá na casa dos subgraves não... quer dizer, no 'punch' dele até saem alguns subgraves, mas o que a gente ouve lá no meio da música seria um médio grave mesmo. Principalmente nos programas de jazz, em que os bumbos são pequenos (18/20 polegadas em média - os de rock por exemplo são de 22/24 polegadas. Chegando uns exagerados até 26, caso do John Bonham do Led).

Compartilhar este post

Link para o post
O bumbo da bateria não é lá na casa dos subgraves não... quer dizer, no 'punch' dele até saem alguns subgraves, mas o que a gente ouve lá no meio da música seria um médio grave mesmo. Principalmente nos programas de jazz, em que os bumbos são pequenos (18/20 polegadas em média - os de rock por exemplo são de 22/24 polegadas. Chegando uns exagerados até 26, caso do John Bonham do Led).

O problema aih eh que os caras não tão pensando em Jazz... e fora disso, os bumbos são todos trazendo subgraves sim, ainda mais pós mixagem e masterização... Eh claro que tem agudos e médios.. isso ajuda muito a não embolar e definir as batidas....

O mapa eh bem legal.. eh claro que algumas coisas extrapolam aquilo.. a própria voz humana sobe mais nos agudos, e pode descer tb se considerarmos quartetos vocais, e guitarras em solo tb sobem mais... Mas eh um bom começo pra quem não tem idéia alguma sobre frequencias de instrumentos.

Compartilhar este post

Link para o post
O problema aih eh que os caras não tão pensando em Jazz... e fora disso, os bumbos são todos trazendo subgraves sim, ainda mais pós mixagem e masterização... Eh claro que tem agudos e médios.. isso ajuda muito a não embolar e definir as batidas....

O mapa eh bem legal.. eh claro que algumas coisas extrapolam aquilo.. a própria voz humana sobe mais nos agudos, e pode descer tb se considerarmos quartetos vocais, e guitarras em solo tb sobem mais... Mas eh um bom começo pra quem não tem idéia alguma sobre frequencias de instrumentos.

É, não tava falando de rap... Um bumbo gravado mais naturalmente tem poucos subgraves. Sou baterista e já gravei vários bumbos.

Compartilhar este post

Link para o post

A intenção é essa mesmo. Mesmo q ñ esteja 100% correto, mas acho q ajuda bastante (principalmente os iniciantes).

Além disso, p/os mais experientes, vale a discussão.

No fim, todos aprendem mais um pouco. ;)

Com ele, fica mais fácil explicar os cortes de um crossover, por exemplo.

Quem sabe se depois rola um mapa desse c/todas as correções! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que legal que poderia ser usado como base para uma matéria mais aprofundada. Por exemplo, tentar fazer um mapa o mais realista possivel para cada estilo de musica. Sei que generalizar acaba ocorrendo excessões, mas acho que vale a pena pois teremos uma tabela boa para comparar quando não tivermos oportunidade de realmente ouvir uma pessoa tocando tal estilo de musica. As musicas de mesmo estilo guardam certas semelhanças no timbre por exemplo.

Creio que musicas mixadas seriam excluidas de tal tabelas pois é cada dj faz o que quer da vida, mas creio que para rock, jazz, samba, classica, etc... seria de bom agrado.

Poderiamos fazer um topico descutindo, tendo um redator geral e a opinião de vários usuários, discutindo mesmo.

Diminuiria bastante o numero de topicos ou a procura de usuários.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Alves, parabéns pelo post. Tinha um bom tempo que não aparecia algo que contribuisse com os princípios da audiofilia e que ajudasse a turma novata.

T+

Carlos Henrique

Compartilhar este post

Link para o post
Alves, parabéns pelo post. Tinha um bom tempo que não aparecia algo que contribuisse com os princípios da audiofilia e que ajudasse a turma novata.

T+

Carlos Henrique

Pois é cara... às vezes parece q apenas falar se torna muito abstrato. C/um esquema desse fica mais fácil entender muita coisa.

Por exemplo, sempre falamos em frequência de corte e muitos ñ sabem o q isso representa.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que o mapa não leve em conta as harmônicas...

Confesso que quando vi "mapa" entrei achando que vc tava soltando uns mapas de palco pra músicas conhecidas... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Confesso que quando vi "mapa" entrei achando que vc tava soltando uns mapas de palco pra músicas conhecidas...  :vts

Po.. eu tb entrei com essa certeza...

É, não tava falando de rap... Um bumbo gravado mais naturalmente tem poucos subgraves. Sou baterista e já gravei vários bumbos.

Eu tb sou batera.. amo Jazz... mas tirar subgrave de bumbo eh o fim... lembrando que a intenção do som de bumbo dos jazzistas não eh ser seco... muito pelo contrário, eh ser contínuo, como a nota de um baixo... por isso eles [o_] quando alguém coloca um monte de coisa dentro do bumbo... e pra tentar ter mais graves que os tradicionais mesmo das big bands usavam bumbos enormes tb...

Por exemplo, tentar fazer um mapa o mais realista possivel para cada estilo de musica.

Cara.. a expressão "pra cada tipo de música" eh essencial nessa frase!

Compartilhar este post

Link para o post

Confesso que quando vi "mapa" entrei achando que vc tava soltando uns mapas de palco pra músicas conhecidas... :vts

Entrei pensando a mesma coisa também.

Há alguns anos, uma revista (Audio Car, talvez) produziu um CD em parceria com a Selenium, para testes audiófilos. Na verdade, acho que, de audiófilo, só tinha a intenção mesmo, porque achei o CD uma farsa. Ele vinha com o mapa para cada uma das faixas, tinha o posicionamento dos instrumentos e tal, mas os instrumentos eram todos sintetizados! Onde já se viu...

Compartilhar este post

Link para o post

E eu que já vi um "estalador" tentar regular um som com um CD de MP3, dizendo assim:

"Não , porque como couberam mais músicas, eu consigo ter mais parâmetros, pra ver se a reprodução tá fiel mesmo"

Detalhe, não eram gravações de frequencias, eram concertos de Jazz e MPB

Mas a idéia de um mapa é valida... Rolou algo nessa linha a uns 3 anos atras no fórum (foi uma época q fiquei sem internet) e não sei o q q virou...

Compartilhar este post

Link para o post
E eu que já vi um "estalador" tentar regular um som com um CD de MP3, dizendo assim:

"Não , porque como couberam mais músicas, eu consigo ter mais parâmetros, pra ver se a reprodução tá fiel mesmo"

Detalhe, não eram gravações de frequencias, eram concertos de Jazz e MPB

Mas a idéia de um mapa é valida... Rolou algo nessa linha a uns 3 anos atras no fórum (foi uma época q fiquei sem internet) e não sei o q q virou...

Regulagem pra 95% dos estaladores é atolar o ganho, sentar o bassboost e colocar "Hi +10" no aparelho. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Entaum li ai na matéria ... tenho mó dificuldade em regular meu equalizador de 16 bandas, parece que nunca ta certinho... alguem sabe se esse ruído rosa ajuda ???

Onde posso achar isso ??? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post
Entaum li ai na matéria ... tenho mó dificuldade em regular meu equalizador de 16 bandas, parece que nunca ta certinho... alguem sabe se esse ruído rosa ajuda ???

Thiago... vejo q vc tem muitas dúvidas e isso é normal, já q vc é iniciante. Mas acho q vc poderia dar uma enxugada no seu set. Poderia tentar usar apenas o básico e ir acrescentando à medida q vai aprendendo. Pq se vc tem equipos q ñ tem certeza de como usá-los, tem grandes chances de piorar tudo. ;) Tá certo q às vezes dá p/aprender quebrando a cabeça (e acontece muuuuito, heim) mas se vc ñ tem parâmetros p/comprar c/seus resultados, fica mais difícil. Agora, se vc tem alguém q possa te auxiliar e mostrar como deve ser, aí fica tudo blz... mas muito cuidado p/ñ cair na mão de um "estalador"! :banghead Procure alguém q realmente saiba o q deve ser feito, ouça e leia bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Thiago... vejo q vc tem muitas dúvidas e isso é normal, já q vc é iniciante. Mas acho q vc poderia dar uma enxugada no seu set. Poderia tentar usar apenas o básico e ir acrescentando à medida q vai aprendendo. Pq se vc tem equipos q ñ tem certeza de como usá-los, tem grandes chances de piorar tudo. ;) Tá certo q às vezes dá p/aprender quebrando a cabeça (e acontece muuuuito, heim) mas se vc ñ tem parâmetros p/comprar c/seus resultados, fica mais difícil. Agora, se vc tem alguém q possa te auxiliar e mostrar como deve ser, aí fica tudo blz... mas muito cuidado p/ñ cair na mão de um "estalador"! :banghead Procure alguém q realmente saiba o q deve ser feito, ouça e leia bastante.

Nossa naum é pra tanto conheço um pouco e tento regular com oque conheço... Mas só perguntei do ruído rosa pra eu testar ... vc fala como se iniciante pra vcs não sabem nem oque é um instrumento , não é assim conheço muito instrumentos talvez por causa disso tenho tanta dificuldade pois quero o mais próximo possível do som original... mas tipow meus equipos compro para poder ter recursos para melhorar, peço ajuda aqui pq confio no que dizem ... para comparar tenho oque conheço até hj de instrumentação ???!!!

valeu , sobre o ruído rosa vo tentar achar para testar . :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
vc fala como se iniciante pra vcs não sabem nem oque é um instrumento , não é assim conheço muito instrumentos talvez por causa disso tenho tanta dificuldade pois quero o mais próximo possível do som original...

Ñ quis dizer isso. Sou um dos q acredita q quanto menos coisas vc tiver, menos perda terá no sinal. Sei tb q isso ñ é em 100% dos casos. Quis apenas dar uma dica muito válida p/vc e p/muitos iniciantes q podem estar vendo esse tópico ;)

Outra coisa... quem disse fui eu, então, ñ acho legal dizer "iniciante pra vcs não sabem nem oque é um instrumento" ... ñ acho correto generalizar por conta de um único user.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa naum é pra tanto conheço um pouco e tento regular com oque conheço... Mas só perguntei do ruído rosa pra eu testar ... vc fala como se iniciante pra vcs não sabem nem oque é um instrumento , não é assim conheço muito instrumentos talvez por causa disso tenho tanta dificuldade pois quero o mais próximo possível do som original... mas tipow meus equipos compro para poder ter recursos para melhorar, peço ajuda aqui pq confio no que dizem ... para comparar tenho oque conheço até hj de instrumentação ???!!!

valeu , sobre o ruído rosa vo tentar achar para testar . :rever1:

Thiago, não sou grande conhecedor da área, nem audiófilo, nem nada, mas acredito que, para os ouvido humanos, ruído rosa ou ruído branco são os piores (ou mais difíceis) métodos de equalizar um sistema. Se tiver um RTA em mãos, a coisa muda, mas pode ser que a resposta plana não fique do seu agrado.

Compartilhar este post

Link para o post

Thiago, se seu player tem um autoEQ como o meu, ele usa ruido rosa pra fazer a equalização...

EDITADO:

Pelo que vi dos testes de players, parece q naum da pra confiar muito no autoEQ... Um parametro interessante pra voce usar seria "encontrar" um RTA, testar seu som no FLAT, usar o autoEQ, e testar novamente, pra saber realmente até quando dá pra confiar no equalizador da pioneer...

Ja estou pensando MUITO seriamente numa HU nova :(

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...