Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Diego Camilo

sintonização da w-horn

Recommended Posts

To querendo construir 2 whorn, só que pelo que pesquisei existe basicamente 2 modelos:

A selada (modelo sellenium/Carlos Correa, Homero 7) tem mais puntch, funcia bem a partir de 50hz, chegando a 40hz a partir de 4 unidades, tem mais definição no grave e toca bem acima de 4 por lado.

A dutada (JBL/Keeler, CCDB) tem mais subgrave,melhorb ventilação, toca a partir de 45hz e em 4 unidades pode chegar a incríveis 35hz!, em grandes quantidades tem problema de fase.

A selada e fixa, não tem o que mudar, vai bem com o wpu 1805.

A dutada tem como sintonizar para qualquer AF. Tocando melhor os que se acemelham ao original da caixa (JBL antigo de 300 rms, nem deve existir mais)

Eu pretendo construir a do ccdb pois pode ser "sintonizada" para qualquer AF, a sua única diferença (que eu saiba) para o progeto original do DBK(keeler da JBL) e que tem os cantos interno arredondados, facilitando a passagem de ar.

Ai surgiram as duvidas.

1. Sera que teria algum dinosaluro aki no forum que acompanhava a nova eletronica ou a antiga audiolist antes deles desaparecerem, que ainda tem salvo ou lembra como calcular a sintoniasubgraveb ?

No caso se eu quiser abrir mal de slp para ter pouco mais de subgrave e só eu baixar essa "sintonia" ? Ou a faiutilizadoposta depende exclusivamente do AF(e quantidade) utilizado ?

2. Qual o melhor AF para essa caixa ? Estou entre sub800, 18sw1p e 18sw5p

Sub 800 - ótimo af, pena que deu uma encarecida.

Sw1p - ótimo tmb, escolheria sem pensar se não tivece "piorado"

Sw5p - poucos relatos sobe ele, mas pelo q dizer ta melhor que o sw1p

3. Sera q nessa quantidade (2 caixas) as t 18 renderiam mais sub grave q as whorn(em sintonia baixa) ?

Agradeço desde já a todos que poderem, aceito todo tipo de sugestão.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

W Horn é uma caixa gigante e pesadíssima.

Ou seja, tem um grave problema em ser transportada.

Quanto á sintonia, siga a do projeto original. Ela nãos e altera com o falante.

T18 é uma solução menor e mais leve, boa para locais fechados. W-Horn é mais indicada para locais abertos, a média e grande distância.

Compartilhar este post

Link para o post

sub800 e sw1p tocam nela sem precisar ressintonizar! (JBL/keelee)

Se for de T18, recomendo altamente o over sub800 (evite o ST), tendo o SW1p como segunda opção. A não ser que vá fazer alguma alteração! Ex.: Se for de SDS 2.7k, tem que reduzir o VB dela!

Pra apenas duas, T18 é a mais indicada. W-horn o ideal é 4 pelo menos sendo 8 a 'onda' perfeita (100% de rendimento)

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou dinossauro não rs rs rs, mas nem me atrevo a recalcular. Ficou para os feras.

Vou transcrever parte do que eu consegui pegar do Audiolist na época e vou deixar em destaque, para que não se misture ao meu comentário.

Por conta disso que sempre tive vontade de construir uma delas. Por esse motivo andei guardando algumas coisas, como essa. Por agora eu achei isso:

W-HORN

Este tópico foi criado com a finalidade de reunir mensagens sobre a caixa-corneta dobrada desenvolvida pela JBL, conhecida como "W-horn". Existem outras caixas dobradas em "W", mas esta ganhou popularidade.

Na página linkada a seguir, você pode baixar um arquivo com o projeto original do Don Keele (da JBL) incluindo gráficos de impedâcia e resposta, um artigo publicado na antiga revista Nova Eletrônica, plantas em CAD da versão CCDB, e três versões da Selenium pra seus falantes (HB1505E1, HB1805A1 e HB1805A1R).

Os projetos Selenium já mostram os falantes adequados. Estes são alguns outros falantes que podem ser utilizados, e as alterações necessárias:

* Snake ESX185: Modelo JBL com dois dutos de 4" (100 mm) de diãmetro e 14 cm de comprimento. Como alternativa, os dutos podem medir 20 cm de comprimento (fb em 35 Hz).

* Oversound 15-800: Modelo CCDB com 2 dutos de 3" (75 mm) de diametro por 14 cm de comprimento.

Em qualquer caso, use HPF em 30 Hz como proteção.

Neste outro tópico, informações sobre como sintonizar uma W para qualquer falante:

http://audiolist.org...opic.php?t=174

Os volumes das câmaras (Vb) são:

* HB1805A1 : 158 litros

* HB1805A1R : 140 litros

* CCDB (15") : 141 litros

* Keele/JBL : 141 litros sintonizada em 35 Hz para o falante original, o JBL K151 (baixo Qts, adequado a cornetas)

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria mesmo e aprender sintonizar, na audio lista tinha o tutorial mas acabou se perdendo quando o site caiu.

Eu sei q a t18 rende mais sub grave, ventila mais a bobina, responde a partir de 40hz(com sub bom) e responde satisfatoriamente a partir de 1 unidade

, mas só que a whorn e quase 3 dB mais sencivel que ela, e a resposta e plana ate os 250hz( se bem que isso não me intereçe pois vou usar MG a partir de 120/150hz)

Sds 2.7 eu descarto pois seus 400rms a mais não são intereçante para mim, fora que ele desce menos q o 818, se for para usar um AF de mais potencia usaria o sw5p, pena não ter muitos relatos sobre o mesmo.

O sds e o hpx2180 eu descartei não por serem ruins, pelo contrario são ótimos AF para o q são propostos. Só que para o q eu quero (maximo sub grave com apenas 2 caixas) sinto que eles me decepisionariam.

Tem 2 AF importados que eu to babando no parâmetros, 1 da beyma e outro da 18 sound, ambos de 18" e 800rms. Amanha eu posto os parâmetros.

Compartilhar este post

Link para o post

Faça a T18 é muito mais negócio. Já tive a oportunidade de comparar e até quatro unidades a W-horn perde para a T18.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou dinossauro não rs rs rs, mas nem me atrevo a recalcular. Ficou para os feras.

Vou transcrever parte do que eu consegui pegar do Audiolist na época e vou deixar em destaque, para que não se misture ao meu comentário.

Por conta disso que sempre tive vontade de construir uma delas. Por esse motivo andei guardando algumas coisas, como essa. Por agora eu achei isso:

Tudo o que eu mais queria era conseguir abrir o link para calcular o VB/FB de qualquer af.uma lastima a audiolist não existir mais, e nenhum outro forum br agrega o conhecimento que tinha lá sobre PA nem aki, nem no somaovivo, nem no diyaudio. Uma pena não abrirem uma área pra PA aki.

Sera q se eu simular como uma bp6 concigo calcular os dutos do VB para a FB que eu quiser ?

Compartilhar este post

Link para o post

Faça a T18 é muito mais negócio. Já tive a oportunidade de comparar e até quatro unidades a W-horn perde para a T18.

Perde em que sentido ?

Sub grave eu sei q perde, mas em spl ela toma uma surra. E se eu pudece sintonizar ao meu gosto eu poderia baixar o fb dela assim gerando mais sub grave.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou procurar, mas o que eu consegui além do que havia postado;

Estudem esse paper, é do próprio projetista da W-horn, D. B. Keele Jr (deve ser parente do Álvaro):

* Low-Frequency Horn Design Using Thiele/Small Driver Parameters

http://www.xlrtechs..... TS Paras.pdf

Este outro, também muito bom, nos dá uma outra abordagem (do Marshall Leach Jr, outro parente do Álvaro):

* On The Specification Of Moving Coil Drivers For Low-Frequency Horn-Loaded Loudspeakers

http://users.ece.gat..../HornPaper.pdf

E este é mais prático, irá ajudar no redesenho da W-horn (por Martin J. King):

* Front Horn Theory - Design of a Front Loaded Exponential Horn

http://www.scribd.co...ponential-Horn

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Perde em que sentido ?

Sub grave eu sei q perde, mas em spl ela toma uma surra. E se eu pudece sintonizar ao meu gosto eu poderia baixar o fb dela assim gerando mais sub grave.

Perde em todos sentidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria mesmo e aprender sintonizar, na audio lista tinha o tutorial mas acabou se perdendo quando o site caiu.

Eu sei q a t18 rende mais sub grave, ventila mais a bobina, responde a partir de 40hz(com sub bom) e responde satisfatoriamente a partir de 1 unidade

, mas só que a whorn e quase 3 dB mais sencivel que ela, e a resposta e plana ate os 250hz( se bem que isso não me intereçe pois vou usar MG a partir de 120/150hz)

Sds 2.7 eu descarto pois seus 400rms a mais não são intereçante para mim, fora que ele desce menos q o 818, se for para usar um AF de mais potencia usaria o sw5p, pena não ter muitos relatos sobre o mesmo.

O sds e o hpx2180 eu descartei não por serem ruins, pelo contrario são ótimos AF para o q são propostos. Só que para o q eu quero (maximo sub grave com apenas 2 caixas) sinto que eles me decepisionariam.

Tem 2 AF importados que eu to babando no parâmetros, 1 da beyma e outro da 18 sound, ambos de 18" e 800rms. Amanha eu posto os parâmetros.

Sabe como você calcula a sintonia? Da mesma forma como calcula em uma dutada comum.

Basta pegar o volume certinho pelas medidas. Nada mais. A W Horn é uma corneta com VB traseiro dutado. Nada mais.

Ela é mais sensível que a 18 sim, pois a T18 não é TOTALMENTE uma horn. Mezzo horn, mezzo radiação direta.

A W ou a J-Horn são cornetas mesmo, e por isto, sozinhas, tem pouca área de boca pra poder tirar algum subgrave. 8 W-Horn são capazes de embucetar o planeta, mas dependem de um caminhão só pra elas...

Compartilhar este post

Link para o post

Nao querendo atrapalhar o topico mas já atrapalhando, será que alguem aqui ja ouvir a caixa mini scoop de 15".

Ela parece não ter um vb traseiro e sim um caminho como as cornetas dobradas mas com o auto falante para frente. Seria ela uma caixa pra subgrave?

Compartilhar este post

Link para o post

A W ou a J-Horn são cornetas mesmo, e por isto, sozinhas, tem pouca área de boca pra poder tirar algum subgrave. 8 W-Horn são capazes de embucetar o planeta, mas dependem de um caminhão só pra elas...

Meu vizinho tinha 8 delas com wpu 1805... ele ligava numa machine times one na tomada da garagem (127v, n mandava nem 3kw), putz.. tremia os olhos, as lâmpadas.. vc sentia falta de ar do outro lado da rua!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu vizinho tinha 8 delas com wpu 1805... ele ligava numa machine times one na tomada da garagem (127v, n mandava nem 3kw), putz.. tremia os olhos, as lâmpadas.. vc sentia falta de ar do outro lado da rua!

Menos, tudo bem que 8 graves é som pra caramba, mas faltar o ar do outro lado da rua já é demais. Nem com subs modernos em grandes quantidades e bem processados se consegue tal façanha

Compartilhar este post

Link para o post

Nao querendo atrapalhar o topico mas já atrapalhando, será que alguem aqui ja ouvir a caixa mini scoop de 15".

Ela parece não ter um vb traseiro e sim um caminho como as cornetas dobradas mas com o auto falante para frente. Seria ela uma caixa pra subgrave?

Elas usam o princípio da LT

Compartilhar este post

Link para o post

Menos, tudo bem que 8 graves é som pra caramba, mas faltar o ar do outro lado da rua já é demais. Nem com subs modernos em grandes quantidades e bem processados se consegue tal façanha

8whorn no chão tocando frias, só vc ouvindo pra entender!

8 delas suspensas já reproduzem 35hz fácil, imagina no chão!

Tenta ouvir pelo menos 4 delas q vai me entender!

Não, não tô exagerando!

Edit: explicando pros mais leigos, 8 delas no chão tocam como 16 suspensas... e qq falante frio rende sempre mais!

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post

Pode botar ao menos 24 woofers bem alimentados em bass reflex pra tirar o mesmo grave do outro lado da rua, garanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi um par de MTL2, no chão, ligadas a duas Machine das bem antigas (isto foi em 1997), fazendo algo que muito trio por aí com 20kW RMS e trocentos falantes pancadão não sonham em fazer...

Compartilhar este post

Link para o post

Pra ilustrar:

https://www.youtube.com/watch?v=QqtSKayYHDA

2 Bruthus 800wrms tocando num ICE 1200!

Falantes ruins, num amp ruim!

Apenas duas delas, não acopla perfeitamente! O mínimo seriam 4 ideal 8!

ou... 3 delas tocando em espaço grande e aberto:

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post

Eu conheço W-horn. Já tivemos W-horn com wpu 1805 de 400watts (sim, 400, não sei como), alias já até postei foto desse falante aqui no forum, Quando usavamos essas caixas no PA eram 6 unidades. São excelentes caixas, mas hoje eu uso 4 T18 onde eu usava as W. E conforme o lugar ainda prefiro usar bass reflex.

Em ambientes fechados vocês sabem que tanto uma W-horn quanto uma T18 podem perder feio de uma bass reflex só pelas questões de cancelamento e acústica do ambiente. Já vivenciei isso diversas vezes.

Em ambiente aberto sim, W-horn na cabeça, mas acho elas bem ultrapassadas pros dias de hoje, já se consegue pressão suficiente nas vias de graves com caixas bem pequenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Me corrijão se eu estiver errado (não na gramática kkk):

No chão as caixas aumentado em 3db

No chão e paralelo a uma parede em 6dB

E no chão viradas para uma quina de parede em 9db ?

Ps: Seria engraçado ver uma whorn no chão paralela a uma parede tocar mais que um paredão de 8 AF de 18. Queria ver a cara do dono do paredão se perguntando que bruxaria e essa kkkk

Editado por Diego Camilo

Compartilhar este post

Link para o post

Ps: Seria engraçado ver uma whorn no chão paralela a uma parede tocar mais que um paredão de 8 AF de 18. Queria ver a cara do dono do paredão se perguntando que bruxaria e essa kkkk

Isso é a teoria, na prática não é TÃO facil assim.

No chão sempre toca mais que no alto, isso é fato. No chão e paralelo a uma parede as vezes dá diferença, as vezes não. No chão e em uma quina as vezes da ganhos absurdos, as vezes não acontece nada e as vezes rola uns cancelamentos absurdos. Se for uma local em que o forro seja de pvc ou telhado em zinco/alumínio e similares, usar as caixas nas quinas em geral trás problemas. Simplesmente o barulho do forro/telhado vibrando fica mais alto que o sistema de som.

Por isso que falei ali em cima. Bass reflex é legal em ambiente fechado porque não tem surpresas, ela toca igual em quase qualquer ambiente.

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

Em ambiente aberto sim, W-horn na cabeça, mas acho elas bem ultrapassadas pros dias de hoje, já se consegue pressão suficiente nas vias de graves com caixas bem pequenas.

Pequenas mas pesadas e com 2~3kw, contra 400w da whorn

Compartilhar este post

Link para o post

Mas precisam ser paredes firmes, rígidas... se n, elas vibram e vc n aproveita os 3db

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...