Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

o kara

Projeto Fiesta Street 2002 (com Fotos)

Recommended Posts

Galera, finalmente comprei meu Kit 2 vias, só faltava isso pra montar meu som, o restante eu já tinha, montado ao longo de alguns anos que tenho carro, cada carro recebeu um up, rádio, Sub, amplificador e agora esse felizardo o Kit 2 vias.

A vítima (ou melhor dizendo, o felizardo):

fiesta.jpg

O upgrade que ele recebeu:

fiesta_som01.jpg

O Conjunto completo:

fiesta_som02.jpg

O Problema (pouco espaço na mala devido ao cilindro do GNV)

fiesta_gnv.jpg

A caixa é provisória, tenho Kit GNV no carro e um cilindro de 7,5 M³ na mala, então não sei o que vou fazer ainda.

Essa caixa é uma selada com 35,2 L, com o falante deve dar uns 30 L.

Outra opção seria uma bazuca que tenho em casa de 28,2 L (com falante, provavelmente uns 23,2 L). To pensando seriamente em usar a bazuca por economia de espaço, essa caixa vai me tomar o restinho de mala que tenho.

Lista de material completa:

HU - Pioneer DEH-P6780MP (4 saídas RCA com corte pra SUB, inversão de fase etc)

AMP - Fosgate 4.6X (4x55WRMS @ 4ohms / bridged 150W @ 4ohms)

Kit 2 vias - Bravox CS50D (70WRMS @ 4ohms)

Sub - Bravox Premium IIe PSW 12D6 (160W @ 2x6ohms - 12")

Fiação - Nada especial, fusível 30A na bateria, fio de 6mm para amplificador, cabos RCA normais (não lembro a marca, não são top, mas também não são aqueles genéricos de R$10,00), fio pros falantes e sub de 2mm (ou 2,5mm, como não está escrito não dá pra saber com precisão).

Se tudo sair conforme o planejado, já tenho distração para o próximo final de semana, aguardo opiniões e comentários.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o set tá legal.. mas eu usaria fiação com bitola maior.. pelo menos uns 9mm² pra alimentação, 2,5m pros falantes e 4mm pro sub.

A fiação influencia muito na qualidade do som... equips tops com fiação meia boca , vai resultar em som meia boca.

Compartilhar este post

Link para o post

Peraí pessoal, eu falei 6mm (diâmetro) e não 6mm² (área, ou secção).

6mm na verdade são 27mm², já está o dobro do solicitado que são 13mm² pra esse amplificador.

O Fuse de 30A é o especificado no manual dele.

Os fios que tenho pros falantes não tem a medida escrita, mas com o paquímetro deu 3,4mm de diâmetro (com capa e tudo), não deu pra medir diretamente o fio porque o que está aqui mais próximo de mim está com plug RCA na ponta e não vou desmontar agora. Imagino que esse fio seja no mínimo um 2,5mm correto?

pelo menos uns 9mm² pra alimentação, 2,5m pros falantes e 4mm pro sub.

Novamente vem a história do mm e mm².

Você tá falando mm² correto?

Porque por essa tabela:

http://autosom.net/artigos/tab1.htm

Diz pra eu usar 1,5mm² pros falantes (55w @ 4ohms) e 3mm² para o sub (150w @ 2ohms)

Então por essa outra tabela aqui de conversão:

http://autosom.net/artigos/awg.htm

1,5mm² =~ 1,5mm e

3mm² =~ 2mm

Então meus fios estão dentro do necessário, são no mínimo 2mm (ou 3mm² se preferirem) mas desconfio que sejam 2,5mm (ou 5mm² se preferirem).

Abraços e vamos continuar trocando idéias, to querendo instalar sábado agora.

Compartilhar este post

Link para o post

todas as medidas q falei foi em mm².. bitola de fio é sempre em mm²

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem me referi a mm², só nao tinha colocado o 2 do quadrado por ter esquecido e pq é mais dificil colocar o 2 sobrescrito. Porem sempre se usa a medida da área, e não da largura.

Compartilhar este post

Link para o post

Então complementando o meu primeiro post:

Fiação - Nada especial, fusível 30A na bateria, fio de 27mm² para amplificador, cabos RCA normais (não lembro a marca, não são top, mas também não são aqueles genéricos de R$10,00), fio pros falantes e sub de 3mm² (ou 5mm², como não está escrito não dá pra saber com precisão).

Aí fica tudo exclarecido correto?

E estão bem dimensionandos para o setup, com uma folguinha inclusive.

Compartilhar este post

Link para o post

opa.. agora sim. a fiação tá bem dimensionada sim.. realmente com alguma folga até.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Cara to super ancioso, amanhã vou na minha mãe pegar uma bazuca que eu tenho, pois to pensando em usá-la ao invés dessa caixa, vou testar os dois, pegar carpete que eu deixei lá, madeira pra firmar o amplificador, espero até o final do dia já estar ouvindo um sonzinho.

Tenho que revisar os fios também, pra ver se tá faltando alguma coisa, mas acho que não, acho que só preciso mesmo da cola pro carpete e a madeira do amp.

Vou tirar fotos do processo e depois coloco aqui nesse tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

não sou fã de bazuca.. geralmente pra fazer a caixa arredondada o pessoal usa madeira muito fina pra conseguir curvar ela.. a caixa não dica muito rigida.. prefiro as trapezoidais mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
não sou fã de bazuca.. geralmente pra fazer a caixa arredondada o pessoal usa madeira muito fina pra conseguir curvar ela.. a caixa não dica muito rigida.. prefiro as trapezoidais mesmo.

O problema é espaço cara, veja abaixo a diferença na prática.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, tá aí galera, conforme prometido, fotos do processo todo:

Bazuca (25L) X Caixa Selada (35L)

fiesta_som03.jpg

Espaço que a caixa ocupa na mala

fiesta_som04.jpg

Com a bazuca ganho meio metro a mais de mala

fiesta_som05.jpg

Que inclusive dá pra ficar em pé e me dar ainda mais espaço

fiesta_som06.jpg

Fiação não era tão generosa como tinha postado, mas ainda está dentro das especificações

fiesta_som07.jpg

RCA's, marca Rowland, alguém conhece?

fiesta_som09.jpg

fiesta_som08.jpg

Continua...

Compartilhar este post

Link para o post

... continuando

Planejando

fiesta_som10.jpg

Não deu pra colocar o Tweeter no local original do carro, tive que apelar pra Dremel pra alargar o buraco

fiesta_som11.jpg

fiesta_som12.jpg

Resultado final

fiesta_som13.jpg

fiesta_som14.jpg

Comparação

fiesta_som15.jpg

Porta desmontada

fiesta_som16.jpg

Passando fios, esse aí foi o pior de todos, vontade de jogar ele pelo muro lá na rua

fiesta_som17.jpg

Continua ...

Compartilhar este post

Link para o post

... Continuando

Simplesmente quebraram todas as presilhas da porta do carona e duas da porta do motorista, tive que colar tudo com Araldite (quebrou a peça que é colada no forro, não a travinha)

fiesta_som18.jpg

Fiação já passada

fiesta_som19.jpg

Falante já na porta

fiesta_som20.jpg

fiesta_som21.jpg

Fiação indo pra mala

fiesta_som22.jpg

Amplificador já preso na madeira

fiesta_som23.jpg

Detalhes do Sub

fiesta_som24.jpg

fiesta_som25.jpg

fiesta_som26.jpg

Continua ...

Compartilhar este post

Link para o post

... continuando

Rádio tomando o seu lugar

fiesta_som27.jpg

fiesta_som28.jpg

Quem não tem cão caça com gato, só tinha um terminal que já estava preso no fio do AMP, o fio do rádio receber um "terminal caseiro", he he

fiesta_som29.jpg

Ligação na bateria

fiesta_som30.jpg

Rádio já tocando, primeiros testes

fiesta_som31.jpg

fiesta_som32.jpg

fiesta_som33.jpg

Continua ...

Compartilhar este post

Link para o post

Brother, aproveita e testa o sub na caixa e depois testa na bazuca.

Veja qual te agrada.... de qualquer forma, não adianta "desocupar" espaço se a sonoridade não for boa e pior ainda se utilizar litragem errada....

Aproveita que desmontou a porta (trabalho chato), arranca esta "plástico" e manda manta nas portas.

Sei que $$ é soda, mas compensa muito mesmo ... trabalho um só... fora que vc já percebeu o quanto droga são estas "presilhas" de porta !

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando ...

Mala quase pronta, falta acarpetar a madeira e fazer um acabamento com o cilindro do GNV, mas isso ficou pra outro dia

fiesta_som34.jpg

Porta pronta

fiesta_som35.jpg

Detalhe do Tweeter

fiesta_som36.jpg

Radio no lugar

fiesta_som37.jpg

Surpresinha anti-furto

fiesta_som38.jpg

Final das fotos por hoje

Bom, tá zunindo muito com o motor ligado, mais do que zunia no meu carro anterior.

Meus cabos de vela são NGK supressivos novos, tive que trocar por causa do GNV, o aterramento do AMP não ficou muito bom, amanhã vou refazê-lo, tomei cuidado pra não passar os RCAS por nenhuma fonte de energia, só quando chega na mala que ele se junta ao positivo do AMP.

Ainda tenho a opção de aterrar os cabos RCA, se nada der certo.

Amanhã vou fazer testes com outras ligações do sub também, série, vou por uma bobina em cada canal e ver como fica melhor.

Para a próxima semana quero acarpetar a madeirinha e fazer um acabamento ali onde ela se encontra com o cilindro.

Por enquanto é só galera.

Compartilhar este post

Link para o post
Brother, aproveita e testa o sub na caixa e depois testa na bazuca.

Veja qual te agrada.... de qualquer forma, não adianta "desocupar" espaço se a sonoridade não for boa e pior ainda se utilizar litragem errada....

Aproveita que desmontou a porta (trabalho chato), arranca esta "plástico" e manda manta nas portas.

Sei que $$ é soda, mas compensa muito mesmo ... trabalho um só... fora que vc já percebeu o quanto droga são estas "presilhas" de porta !

Eu pensei nisso cara (colocar manta), mas preferi por enquanto não, minha trava elétrica não está funcionando então querendo ou não terei que abrir essa porta de novo mais pra frente (na verdade quando eu tiver saco) então teria que arrancar a manta e seria dinheiro jogado fora.

Outra coisa também é que quero comparar a sonoridade COM e SEM manta então vou ficar um tempo ouvindo assim sem manta, aí quando os ouvidos acostumarem eu coloco a manta e vejo a diferença na prática.

Quanto ao sub na caixa, por enquanto vai ficar assim, depois quando tiver saco de desmontar eu testo.

Essa bazuca é bem construída, compensado de 10mm e reforçada por dentro.

Compartilhar este post

Link para o post

Dando continuidade ao projeto, domingo e hoje (segunda-feira) tentei acabar com o zumbido chato que vem dos falantes com o carro ligado e não obtive sucesso.

Coisas que fiz e não resolveram:

1. melhorei o aterramento do apmlificador, lixei bem a lata e soldei terminal

2. Troquei RCA, tenho um RCA blindado aqui daqueles de fio de celular que uso como cabo de vídeo do meu DVD, tem tripla blindagem, plugs RCA folheados, etc. Passei por cima dos bancos e nada, o ruído continuou

3. troquei os RCAS de lugar, Sub x estéreo, pois o cabo podia estar ruim, sei lá.

4. Fiz testes com o rádio, puxei terra direto da bateria, aterrei carcaça do rádio, aterrei RCAs, nada disso adiantou.

Um amigo me aconselhou a coloca um filtro na alimentação do rádio, já outro me aconselhou a aterrar o amplificador direto na bateria antes de pôr o filtro pra ver se dará diferença.

Por enquanto a única medida que eu tomei de concreta foi colocar o ganho dos canais dianteiros no mínimo, assim o ruído diminui, aí mexi no equalizador, loudness e aumentei o volume pra compensar isso, mas o som parece meio artificial, sei lá, prefiro deixar o ganho no ponto correto e diminuir no volume do rádio.

Sábado vou fazer esse teste do aterramento do amplificador, por último quero testar esse filtro na entrada do rádio.

Mais alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post
Mais alguma sugestão?

Um user do forum "desoxidou" (não lembro que produto ele usou), tantos os bornes da bat, quanto o terminal terra da bat na carcaça do veículo.

1. melhorei o aterramento do apmlificador, lixei bem a lata e soldei terminal

Tentou "outro" ponto no veículo ?

Fora isso como vc já tentou de tudo, pode ser problema tanto no player, quanto no modulo....

Sou contra qualquer tipo de "filtro anti-ruído" porque se está com ruído, é que algo não está correto.

Eu como muitos por aqui não ganhamos na "sena acumulada"... e por que não precisamos de anti-ruído ?

Não reparei no set mas vc não usa cross ativo né ?? Porque crossovers ativos de qualidade baixa/mediana, são loucos para causar ruídos no som...

Compartilhar este post

Link para o post
Um user do forum "desoxidou" (não lembro que produto ele usou), tantos os bornes da bat, quanto o terminal terra da bat na carcaça do veículo.

Tentou "outro" ponto no veículo ?

Fora isso como vc já tentou de tudo, pode ser problema tanto no player, quanto no modulo....

Sou contra qualquer tipo de "filtro anti-ruído" porque se está com ruído, é que algo não está correto.

Eu como muitos por aqui não ganhamos na "sena acumulada"... e por que não precisamos de anti-ruído ?

Não reparei no set mas vc não usa cross ativo né ?? Porque crossovers ativos de qualidade baixa/mediana, são loucos para causar ruídos no som...

- Sem crossovers

- Ainda não tentei outro ponto de solda um amigo disse pra puxar a do amplificador direto da bateria pra testar, se não der certo procuro outro ponto de solda.

- Do rádio já puxei direto da bateria e ficou pior, do amplificador que não testei ainda.

- Não sou contra anti-ruídos não, os pioneers antigos vinham com anti ruído de fábrica no fio positivo, os novos que não vem mais, se isso resolver meu problema porque não usá-lo?

Agora só sábado que farei novos testes, durante a semana tá complicado, muito trabalho.

Ainda não decidi também se fico com a bazuca mesmo ou ponho a caixa selada, outro teste que pretendo fazer no sábado.

E quanto ao SET, montagem, ninguém comentou nada, sei que a mala não tá bonita, quero primeiro resolver os problemas para depois cuidar da estética, vou forrar a madeira que tá o amplificador, colocar tudo bonitinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um dia de trabalho:

Bom, hoje acordei disposto a eliminar o ruído chato do alternador que me incomoda bastante.

1. Tirei o terra do amplificador e puxei um fio direto da bateria - não resolveu, ficou pior

2. Melhorei o aterramento do amplificador, o parafuso estava meio frouxo pois espanou a rosca, então coloquei arruela de pressão e porca pra firmar bem - não resolveu.

3. Mexi de novo no terra do rádio, coloquei o terra do rádio no mesmo ponto do terra do amplificador - melhorou, mas continuou com um chiadinho baixo.

4. Coloquei um anti-ruído da Stetson (http://yahoo.carros.com.br/icarros/noticias/noticia.jsp?id=552) - melhorou mais um pouquinho mas ainda tem ruído.

Finalizando:

Fui numa loja aqui perto, comprei 5 metros de fio + terminal e passei do rádio lá pra mala pra aterrar junto com o amplificador.

Coloquei o anti-ruído, coloquei o rádio no lugar e pra minha surpresa o ruído chato voltou. :angry:

Tirei o rádio do lugar e o ruído parou, então o problema era um aterramento da carcaça do rádio. Fiz testes, mexendo pra lá e pra cá com o rádio semi-encaixado e vi onde dava mais problemas, tirei o rádio fora e o enchi de fita isolante (deixando a ventilação livre, lógico) e recoloquei no lugar.

Tenho a impressão que o ruído do alternadou parou, mas ainda tem um ruidozinho agudo, tipo um chiado branco que não se altera com o acelerar do carro, alguma sugestão para eliminar esse ruído também?

No final, subi um pouco mais o ganho do amplificador, até esse ruído agudo começar a incomodar, se não fosse o ruído dava pra subir bem mais o ganho, mas o ruído fica insuportável.

Conclusão:

Melhorou um pouco com relação a como estava antes (ganho no mínimo e ruído incomodando) agora o ganho está um pouco acima do mínimo (mas não chegou nem na metade ainda) e o ruído já está bem baixinho e não aumenta junto com o acelerar do carro, mas quero eliminar totalmente esse ruído pra poder dar um gas no ganho, compatibilizar ele direitinho com o player, pois sei que dá pra subir mais.

Mais alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, visualizando as fotos, rola a impressão de que a fiação não é nova ... correto ??

Eu tentaria por partes... tentava outro cabo terra, depois força, remote, speakers, etc...

Fora que o problema possa estar no próprio player mesmo...

Volto a afirmar, minha opinião... o certo é não utilizar anti-ruído pois se tudo estiver correto, não há necessidade do uso...

Compartilhar este post

Link para o post
Então, visualizando as fotos, rola a impressão de que a fiação não é nova ... correto ??

Eu tentaria por partes... tentava outro cabo terra, depois força, remote, speakers, etc...

Fora que o problema possa estar no próprio player mesmo...

Volto a afirmar, minha opinião... o certo é não utilizar anti-ruído pois se tudo estiver correto, não há necessidade do uso...

Finalmente após mais uma manhã de trabalho, pesquisa, telefonemas consegui resolver o problema do ruído, agora está totalmente sem ruído.

Beraldo e demais, agradeço pelo apoio e ajuda aí nessa minha busca, vou relatar o problema e como consegui resolvê-lo e com fotos para ilustrá-lo:

Vamos à solução

Conversando com 2 amigos, os dois foram unânimes em afirmar que o rádio não podia ter 2 terras, então falei que quando solto o fio terra do rádio ele continuava funcionando então falaram que estava recebendo terra ou do chassi encostado na lataria do rádio ou da antena ou dos RCAs.

Fui no amplificador e realmente o terra do RCA tem continuidade com o terra do amplificador então achei que isso podia ser a causa do meu problema.

Passo 1

Tirei o rádio fora (mais uma vez), tirei a armação que o prende ao carro e isolei toda a parte metálica do carro que poderia dar contato com essa armação.

Testei com o multímetro e ficou beleza, totalmente isolada do chassis do carro.

Passo 2

Com o rádio na mão, peguei o multímetro e teste continuidade entre o chassis, terra, terra da antena e terra do RCA, o único que não tinha continuidade era o terra do RCA, antena, chassis e terra davam continuidade entre eles.

Pensei, o chassis já está isolado, então é a antena a minha vilã, vou ligar o carro sem antena pra ver se some o ruído, se der certo depois dou um jeito.

Passo 3

Liguei o rádio SEM ANTENA a fim de testar, agora tinha a certeza que estaria com apenas um terra.

O chiado aumentou absurdamente, então coloquei a antena no lugar e o chiado diminuiu.

Nisso me veio a idéia, o RCA não tem aterramento com a carcaça do rádio, será que precisa ser aterrado?

Passo 4

Peguei um pedaço de fio e liguei o terra do RCA à carcaça do rádio.

Pronto, reoslvido, o ruído sumiu totalmente.

Mas foi totalmente o contrário do que seria o correto, agora o rádio está com 3 terras, terra normal (fio preto) antena e RCAs, mas só assim os ruídos sumiram totalmente.

Passo 5

Dei um pinguinho de solda por fora do rádio mesmo, ligando o terra do RCA à carcaça do rádio, conforme fotos abaixo:

Antes

fiesta_som39.jpg

Depois

fiesta_som40.jpg

Fica aí a dica para quem tenha ruídos no sistema de som, vale a pena como teste, aterrar o RCA na carcaça do rádio (caso não seja).

Agora sim, estou satisfeito, já mexi no ganho, regulei conforme o artigo do Autosom mesmo sobre 70% do volume do rádio com resposta plana e distorção e está agora 100%.

Só falta o acabamento da mala agora, vou forrar a madeirinha que está o amplificador, depois coloco as fotos dela terminada.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala brother...

Então, já li relatos sobre isso por aqui... mas, a pergunta que não quer calar, "Por que alguns players precisam aterrar o RCA e outros não ?".

Tenho Alpine e Clarion... já tive Sony, Pionner e Kenwood... por que nunca precisei aterrar RCA ? Será o modelo do player ?

pasmafaute

Editei... será a "qualidade" do RCA, já que nenhum Monster e a maioria dos Stingers que eu conheça vem com o "terra" junto ao cabo ?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...