Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cogumelo

Subs Beyma Metal Pro.

Recommended Posts

Postado em

Bom companheiros, preciso da ajuda de vcs no projeto do meu grave (qual caixa, qtos litros, opiniões de quem já ouviu...).

Como extrair o máx. desempenho dos subs especificados abaixo considerando que eles serão ligados num 200ix na mala de um astra hatch...

O meu projeto será voltado pro hi fi e o stereo será composto por um kit seas (ex Gio)+jvc 6700...

Eu curto bossa, jazz, rock...

METAL PRO 1000

ESPECIFICACIONES

Diámetro nominal 250 mm – 10”

Impedancia 4 ohms

Potencia admisible 150 w RMS

300 w Prog.

Sensibilidad 90 dB, 2 V, 1 m

Rango de frecuencias 30 – 2000 Hz

Rango freq.recomendado 30 – 800 Hz

Volumen caja recomendado 30 – 80 l

Diámetro bobina 52 mm – 2"

Peso conj. magnético 2.7 kg

Factor Bl 11.8 N/A

Masa móvil 0.066 kg

PARÁMETROS DE THIELE-SMALL

Fs 35 Hz

Re 3.9

Qms 3.36

Qes 0.41

Qts 0.37

Vas 55 l

Cms 0.33 mm/N

o 0.52 %

Sd 350 cm²

Xmax 6 mm

Vd 210 cm³

Le 1 mH

Agora esse infeliz desse projeto sai... já comprei tudo mesmo e to devendo os O.O da cara,ñ tem nem como trocar...

Postado em

Vc conheçe o WinISD?

É fácil de usar... se vc fuçar vai construir a caixa do jeito que vc quer. Dá pra fazer miséria! Eu tô aprendendo cada vez que abro o programa!

Postado em
Vc conheçe o WinISD?

É fácil de usar... se vc fuçar vai construir a caixa do jeito que vc quer. Dá pra fazer miséria! Eu tô aprendendo cada vez que abro o programa!

Aí que está o problema... no momento estou sem micro (deu pau na placa de vídeo), no trabalho ñ posso baixar nada (segurança da informação)...

São os subs que eram do Hugo? Se sim, dá pra pegar umas dicas com ele .... e/ou fuçar nos simuladores mesmo.

Exatamente! Dr. Hugo, gente finíssimame me deu altos suportes... Só que o projeto dele tinha toda uma particularidade, eram sedans (dutadas de 40l no vectra e de 30l no siena), amp jvc 6500, pelo o que eu vi as caixas eram em fibra... E como se trata de um astra hatch frequência de ressonância diferente (a propósito se alguém souber me avise pois ñ tenho como medir), com caixa em MDF... Então eu resolvi postar para trocar uma idéia com a galera, colher umas dicas e compartilhar... []-[]

Sds,

Adriano.

Postado em
Bom,

Baixei aqui o winisd versão alfa e versão beta deste site:

"http://www.linearteam.dk/default.aspx?pageid=winisd"

Qual dos 2 é o melhor?

Sds.

[^]

mdf 18mm é melhor..

ah! eu uso o winsd beta e nao dexa a deseja naum..é é facil de fuçar..hehe :rolleyes:

Eu andei fuçando os 2 e achei o beta mais pratico...

Agora só falta aprender a interpretar os gráficos de phase plot e group delay... preciso ter alguma referência p/ poder trabalhar...

Sds,

Adriano.

Postado em
Para esses subs qual seria a espessura do MDF, 18mm?

Gostaria de saber um pouco + sobre caixas LT vale a pena, dá muito trabalho p/ acertar?

Sds,

Adriano.

Pra voçe fazer uma caixa a espessura ate não eh o mais importante, por que o que importa eh se ela esta rigida iqual a uma pedra.

Voce pode usar uma espessura mais fina e por dentro esar reforços escorados por dentro caixa e ainda por cima aplicar uma bela camada de Resina.

Depois pode colocar material de emborrachamento automotivo e mais ainda lã acrilica(vendida como barba de papai noel nas casas de artesanato)

Pra fazer a LT teria que saber se o falante aceita este tipo de caixa.

Postado em
Pra voçe fazer uma caixa a espessura ate não eh o mais importante, por que o que importa eh se ela esta rigida iqual a uma pedra.

Voce pode usar uma espessura mais fina e por dentro esar reforços escorados por dentro caixa  e ainda por cima aplicar uma bela camada de Resina.

Depois pode colocar material de emborrachamento automotivo e mais ainda lã acrilica(vendida como barba de papai noel nas casas de artesanato)

Dúvidas:

O escoramento+reforço resina farão a caixa perder volume, certo?

Devo fazer a caixa com a litragem um pouco maior p/ compensar esta perda?

Saberia me dizer se o winisd já calcula o volume ocupado pelo sub ou eu devo preve-lo também?

Pra fazer a LT teria que saber se o falante aceita este tipo de caixa.

Esse é o problema, ñ faço a mínima idéia...

Eu estava pensando também em isobárica (o pequeno espaço ocupado me atrai) porém eu perderia 1 sub...tenho medo de fcar com muito pouco grave...

Sds.

Postado em
Opniao de quem conhece beyma, vai de caixa padrao, dutada ou selada, dependendo eu iria de selada.

Esse sub toca muito, entre os 3 melhores que ja ouvi ate hoje

:rever1:

Enfim alguem que conhece o sub...

dependendo eu iria de selada

Dependendo do que exatamente...

Obrigado pelo suporte,

Sds.:legal:

Postado em

Voce pode usar uma espessura mais fina e por dentro esar reforços escorados por dentro caixa  e ainda por cima aplicar uma bela camada de Resina.

Dúvidas:

O escoramento+reforço resina farão a caixa perder volume, certo?

Devo fazer a caixa com a litragem um pouco maior p/ compensar esta perda?

Saberia me dizer se o winisd já calcula o volume ocupado pelo sub ou eu devo preve-lo também?

Esse é o problema, ñ faço a mínima idéia...

Eu estava pensando também em isobárica (o pequeno espaço ocupado me atrai) porém eu perderia 1 sub...tenho medo de fcar com muito pouco grave...

Sds.

Se não me engano o winsd calcula apenas o volume da caixa. Pra voçe ter a ideia da litragem exata, faz o seguinte> depois de fazer a caixa com as litragens aproximadas e levemente maiores, voçe usa bastente escoras internas, a caixa deve ser resinada POR DENTRO E POR FORA!!!! depois disto voçe pode colocar água dentro dela e medir a litragem exata, mas cá entre nós isso é bobagem.

Se a sua caxa deve ter 30 litros e no final da obra ela ter menos é só colocar um pouco de plumante ( lã acrilica ) e se ela passar voçe coloca mais resina

Dica na hora de engrossar a resina que vai por dentro da caixa voçe adiciona areia grossa de obra de construção.

E não esqueça que este sub é leve e de baixa potência então não precisa fazer a caixa absurda de reforçada e pesada!!!!!!!!!!!!!!!

Boa sorte aee hand26

Postado em

Dependo do espaço disponivel e do tipo de musica, como todo sub.

Esse sub toca muito bem em ambas as caixas, se voce for ouvir musica eletronica ou rock vai de selada.

Black music vai de dutada.

É basicamente isso, na minha avaliçao e meu gosto esse sub esta abaixo ao JL e acima ao meu Infinity. E nao perde muito para o JL nao.

Mas eu aconselho voce a conversar com o Hugo mesmo porque ele acertou na caixa para a Iasca.

Postado em
Se não me engano o winsd calcula apenas o volume da caixa. Pra voçe ter a ideia da litragem exata, faz o seguinte> depois de fazer a caixa com as litragens aproximadas e levemente maiores, voçe usa bastente escoras internas, a caixa deve ser resinada POR DENTRO E POR FORA!!!! depois disto voçe pode colocar água dentro dela e medir a litragem exata, mas cá entre nós isso é bobagem.

Se a sua caxa deve ter 30 litros e no final da obra ela ter menos é só colocar um pouco de plumante ( lã acrilica ) e se ela passar voçe coloca mais resina

Dica na hora de engrossar a resina que vai por dentro da caixa voçe adiciona areia grossa de obra de construção.

E não esqueça que este sub é leve e de baixa potência então não precisa fazer a caixa absurda de reforçada e pesada!!!!!!!!!!!!!!!

Boa sorte aee

Vou seguir o conselho... Provavelmente com MDF 15mm, certo? :blink:

Sds.

Dependo do espaço disponivel e do tipo de musica, como todo sub.

Esse sub toca muito bem em ambas as caixas, se voce for ouvir musica eletronica ou rock vai de selada.

Black music vai de dutada.

Meu gosto musical "de certa forma"é variado.

Curto rock (Pearl jam, Nirvana, Engenheiros...), Bossa , Jazz, MPB... mais ou nenos nessa linha...

Mas eu aconselho voce a conversar com o Hugo mesmo porque ele acertou na caixa para a Iasca.

É como eu falei, eram sedãs:

1º - Vectra com dutadas de 40l;

2º - Siena com dutada de 30l.

Segundo ele a de 40l ficou um pouco melhor. Eu recorri ao auxílio de vcs pelas particularidades do meu projeto...astra hatch, caixas em MDF, gosto musical, posicionamento dos subs... provávelmente eu seguirei com dutada de 40l ( me corrija caso estiver errado após informações), mas ajuda nunca é demais.

Obrigado pelo apoio. :legal:

Postado em

Vai de dutada entao, mas cuidado no acerto da caixa.

Outra coisa, se eu fosse voce ao inves de procurar um alpine, tenta pegar um clarion 945 ou um 935, voce vai ver a put@ diferença que vai dar no som, fora que o TA da clarion é super preciso.

Postado em

Outra coisa, se eu fosse voce ao inves de procurar um alpine, tenta pegar um clarion 945 ou um 935, voce vai ver a put@ diferença que vai dar no som, fora que o TA da clarion é super preciso.

Uso um DXZ935 :+1 Por mim, tá mais q aprovado. Ñ lê mp3, mas e daí? Ñ ligo p/isso ñ... e nem tenho magazine! No dia q pensar em trocar, acho q vou tentar um 945 hehehe! :rolleyes:[¨]

Postado em

Uso um DXZ935 :+1 Por mim, tá mais q aprovado. Ñ lê mp3, mas e daí? Ñ ligo p/isso ñ... e nem tenho magazine! No dia q pensar em trocar, acho q vou tentar um 945 hehehe! :rolleyes:[¨]

Esse acerto da caixa muito me preocupa...

Quanto ao player é provável que seja clarion (assim que eu tiver $$$, hehehe...).

To esperando o Celso Jr enjoar do 955 [¨] ...

Sds,

Adriano.

Postado em

Quanto ao player é provável que seja clarion (assim que eu tiver $$$, hehehe...).

Sds,

Adriano.

Pô... sou Adriano tb :+1:legal:

:huh: 955! nada mau... hehehe!

Postado em

Sds,

Adriano.

Pô... sou Adriano tb :+1:legal:

:huh: 955! nada mau... hehehe!

Prazer xará!

Quanto ao player, me surgiu a oportunidade de adquirir um 7892 só que to meio sem grana no momento... vou fazer um esforço para ver se consigo fechar negócio...

Segunda recebi meu kit com cross artesanal feito pelo Gio... mal vejo a hora de testá-lo e começar a projetar o doorpod... no final de semana eu vou tirar umas fotos e postar pra galera...

Sds,

Adriano.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...