Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
eduardo.97

dúvidas no artigo sobre Megacapacitores

Recommended Posts

Duvida: Se eu tiver um Mega Capacitor de 24volts, ele funcionarar bem em 12Volst?

 

Posso estar enganado, mas megacapacitor de 24 volts, significa que ele consegue trabalhar ATÉ 24 Volts, portanto, não há problema nenhum em trabalhar em aproximadamente 12 Volts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

por favor me ajudem. o megacapacitor faz o som consumir mais bateria? ou o contrario?

 

 

O megacapacitor não faz consumir mais ou menos bateria.

Ele somente ajuda a mandar parte da corrente mais rápido para o amplificador.

 

Já o display, LEDs, luzinhas, etc do megacapacitor consome um pouco de energia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por exemplo

 

se você toma banho por 5min todo dia. Então gasta a mesma quantidade de água todo dia.

 

Num dia voce enche por 1min um balde e toma banho em 4 minutos e despeja de uma vez o balde de água.

Com isso você consumiu a mesma quantidade mas teve um balde de água num determinado momento, isto é, mais corrente em um curto espaço de tempo para o amplificador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O megacapacitor não faz consumir mais ou menos bateria.

Ele somente ajuda a mandar parte da corrente mais rápido para o amplificador.

 

Já o display, LEDs, luzinhas, etc do megacapacitor consome um pouco de energia.

 

obrigado pela explicação marcelo, é que eu não entendo muito desses MC porque aqui na minha cidade ninguem os usa ...

eu estava pensando que pelo capacitor alimentar os picos de tensão, consumiria mais corrente da bateria.

qual capacitor vc me indicaria para um módulo de 1000w rms ? 2 farad ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal uma duvida surgiu oportunidade de eu estar trocando 2 cornetas selenium d25x e um tweeter st304 tbm selenium em troca de um mega capacitor da marca b52 de 2 farads.

Agora pergunta sera que rola?

As cornetas eu nem to usando ta parada o Mc eu poderia ate colocar no carro nem que nao va surtir efeito mas pelo menos estetica ate pq ele eh bem banhaninho rsrsrs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal me ajuda aê, instalei aki um Megacapacitor, funcionando normal.

Mas estou com 2 duvidas o MC esta a uns 15cm da Bateria Auxiliar que esta no porta malas isto tem algum problema de estar tão proximo da bateria e outra para economizar cabos pois ja tem demais eu liguei o terra do MC no negativo da Bateria e não na lata do carro.

Tem algum problema ou ta beleza?

Desde ja agradeço. Obrigado!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava lendo o artigo e me surgiu umas dúvidas

 

 

Com relação ao esquema 3 (com 2 amplificadores)

Não entendi o motivo dos amplificadores se conectarem ao mesmo fio que faz o terra do MC.

Não poderia cada um (MC e os amps) ter um ponto diferente de aterramento?

 

 

Outra duvida, quanto a instalação, dá pra fazer a instalação completa e só depois de tudo instalado fazer a "carga" inicial do MC?

Tipo, instala toda fiação, bateria até o MC (sem colocar o fusível, óbvio), e amplificadores até o MC (aterramento, fios dos falantes, etc). E faz a carga com uma resistencia (lampada 12v) no lugar do fusível, e depois que a lampada apagou, só colocar o fusível no lugar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava lendo o artigo e me surgiu umas dúvidas

 

 

Com relação ao esquema 3 (com 2 amplificadores)

Não entendi o motivo dos amplificadores se conectarem ao mesmo fio que faz o terra do MC.

Não poderia cada um (MC e os amps) ter um ponto diferente de aterramento?

 

eletricamente é a mesma coisa, mas você tem que garantir que sejam bem aterrados para não dar diferença

 

 

Outra duvida, quanto a instalação, dá pra fazer a instalação completa e só depois de tudo instalado fazer a "carga" inicial do MC?

Tipo, instala toda fiação, bateria até o MC (sem colocar o fusível, óbvio), e amplificadores até o MC (aterramento, fios dos falantes, etc). E faz a carga com uma resistencia (lampada 12v) no lugar do fusível, e depois que a lampada apagou, só colocar o fusível no lugar?

 

Sim, dá pra fazer exatamente o que você falou, eletricamente é a mesma coisa do que foi descrito no artigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eletricamente é a mesma coisa, mas você tem que garantir que sejam bem aterrados para não dar diferença

 

 

 

 

Sim, dá pra fazer exatamente o que você falou, eletricamente é a mesma coisa do que foi descrito no artigo.

 

 

Quanto ao aterramento entendi, parece mais fácil fazer um único ponto de aterramento mesmo. Como faria pra garantir que, no caso de fazer diferentes aterramentos, eles fossem iguais? Multimetro?

 

 

A segunda pergunta, foi porque sempre vejo a recomendação de "tirar" o negativo da bateria antes de instalar o amplificador. Mas fazendo isso, o MC descarregaria antes de terminar de conectar tudo. E fazer a instalação com tudo "ligado", saem algumas faiscas e fico meio receoso quanto a estragar alguma coisa. ;)

 

Obrigado pelas respostas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma dúvida ,

 

mesmo nao sendo recomendado colocar o MC a uma distancia muito longe do amplificador , minha unica alternativa no carro é colocar o MC a uma distancia de + de 1metro do amplificador , isso perde um desempenho considerável?

 

Detalhes :

Alternador 120A>>>>CABOS35MM²(2m)>>>Bateria60A>>>>CABOS16MM²(4m)>>>Bateria200A>>>>CABOS35MM²(1m)>>>>MC BLITZ 6.0F>>>>>>CABOS 35MM²(1m)>>>>>SD3000

 

é essa minha alimentação , seguindo do alternador até o modulo !

 

Abraço !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PESSOAL ...ME TIREM UMA GRANDE DUVIDA: HÁ ALGUM PROBLEMA PARA O MEGA CAPACITOR OU PARA O SOM EM GERAL SE EU USAR UMA FONTE AUTOMOTIVA LIGADA NA BATERIA??!!

 

Valeu!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigos, tenho uma taramps 2000 rms, uma roadstar 840 modificada, a taramps empurra um sub de 15" 1500 WRms e a road 2 cornetas e 2 twiters, qual MC eu deveria usar, só uso a bateria do carro de 60A. Valew.

PS.: quando coloco o som no volume 10 climpa a taramps e com o carro ligado consigo chegar no volume 12 mas as luzes do carro piscam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigos tenho um mega capacitor da ssl de 3.5F e 2 bicho papao de 15 de 800rms 2x4 e ganhei um banda viking de 5000 vou ligalos a 4ohms tem algum problema do mega capacitor ser mais fraco sendo q o modulo nao vai chegar a 3000 rms a 4ohms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

24v realmente é a maior voltagem que ele trabalha desde 10v a 24v. o megacapacitor é como uma represa ele retem carga e quando o módulo precisa de muita energia pra bater o grave ele joga e ao mesmo tempo suga da bateria armazenando para a proxima batida, e assim sucessivamente. ele é de suma importancia em um carro com modulo acima de uns 800 rms pros graves. pois vc pode queimar muitos equipos eletricos do seu carro por falta de energia ex: lampada de freios, ré , farol, setas, ingeção, limpadores de parabrisa, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um TA1000D com uma 50A no cofre e uma moura 60A na mala e um MC 3F....logo que instalei o MC a qualidade do som mudou...ficou um grave mais encorpado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de uma ajuda em relação a utilizar ou não Megacapacitor , tenho uma bateria de 180AH para som e mais a do carro 65AH,isso para um som de 4200W, seriam interessante usar algum Megacapacitor ?

Podem me ajudar.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde,

 

Sou novo por aqui.... não sei como tirar minha dúvida porém se puderem ajudar eu agradeço. Comprei um Mega Capacitor e liguei ele no meu carro, acontece que eu tenho uma chave liga/desliga para todo sistema da caixa de som que está na mala onde eu ligo apenas quando quero ouvir o som mais alto.

 

Minha dúvida é em relação ao mega capacitor pois quando desligo a energia da caixa corta a energia que está indo pro mega capacitor.... necessariamente precisaria carregar ele todas vez que voltar a ligar a caixa? qual esquema de ligação ideal para isso?

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...