dúvidas no artigo sobre Megacapacitores
Postou 03 julho 2005 - 15:37
http://autosom.net/artigo.asp?cod=74
Qualquer dúvida, postem aqui.
O intuito é sempre melhorar nossos artigos.
Postou 08 julho 2005 - 20:49
Vou tomar chimarrão.
Este post foi editado por Paulo Duto: 24 junho 2008 - 13:52
Postou 08 julho 2005 - 22:19
Alias, o capacitor está com a capa maior que o uniforme, faz menos do que se pensa no geral, alias muito menos. É um acessório dispensável, muito caro.(modismo) Outra boa bateria não é acessório, é indispensável para certa potencia, assim como outro alternador.
Este post foi editado por muriloalvares: 08 julho 2005 - 22:22
Postou 09 julho 2005 - 23:09
Abraços!!!!!!!!!!!!
Postou 11 julho 2005 - 17:00
overload_sound_flp, em Jul 10 2005, 12:14 AM, disse:
Abraços!!!!!!!!!!!!
mas que tal, heim? :legal:
Postou 12 julho 2005 - 19:36
muriloalvares, em Jul 11 2005, 06:05 PM, disse:
Abraços!!!!!!!!!!!!
cada um tem sua opiniao diferente a minha opiniao eh tbm de comprar um bateria melhor!
que os Megacapacitores nao valem a pena!
mas cada um cada um, quem tem dinheiro!
:legal:
Postou 12 julho 2005 - 23:04
Postou 12 julho 2005 - 23:15
Postou 13 julho 2005 - 09:08
Agora alterado para dar mais enfaze a esta característica.
Postou 11 fevereiro 2006 - 11:52
Não adianta muito usar mega capacitor se não tiver bateria para suprir o sistema... Só vai dar uma remendadinha
O Mega capacitor serve apenas como se fosse um "oxido nitroso" ou seja supre a velocidade de fornecimento de corrente que as baterias não conseguem por caracteristicas construtivas por alguns instantes..
Não é um acessório inútil e não é modismo... se fosse assim partida de motores eletricos não o utilizaraiam, pois uma geladeira ligada a uma rede elétrica, consegue hipoteticamente ter toda a corrente que necessita da tomada de 127 V.
[]
Sandro
Postou 11 fevereiro 2006 - 12:38
Link das fotos dele.
http://img81.imagesh...p10900069ue.jpg
http://img398.images...p10900117en.jpg
http://img398.images...p10900169ng.jpg
Com o veículo ligado, o meter ficava sempre cheio, mas desligado cada pancada da musica dava uma puchada no meter até a metade, mesmo a bateria tando cheia. Após umas duas horas, o medidor da voltagem (tinha um no borne da bateria) já oscilava entre 11,6 - 10 volts, dái a puchada no meter ia quase até o final. Achei interessante, porque esses que tem display mostram a voltagem, coisa que o voltimetro do borne ja dava, e no meter dava pra ver a puchada dos WPU.
Postou 16 fevereiro 2006 - 19:57
marcelomoti, em Jul 3 2005, 06:42 PM, disse:
Minha humilde contribuição:
..."Os Megacapacitores são capacitores de grande capacidade, tem a definição de mega porque um Farad é equivalente a um milhão de Farads"...
Não seria "um milhão de micro Farads"?? :huh:
Postou 17 fevereiro 2006 - 09:03
overload_sound, em Jul 12 2005, 09:41 PM, disse:
muriloalvares, em Jul 11 2005, 06:05 PM, disse:
Abraços!!!!!!!!!!!!
cada um tem sua opiniao diferente a minha opiniao eh tbm de comprar um bateria melhor!
que os Megacapacitores nao valem a pena!
mas cada um cada um, quem tem dinheiro!
Até concordo com vc... Mas em teoria a utilização de um mega capacitor irá aumentar a vida útil da bateria, pois não haverá mais tantos picos de corrente passando por sua resistencia interna, que faria ela sempre aumentar e dar maior queda de tensão... (Além de dimuir a variação de tensão fornecida ao amplificador, que também aumenta suma vida útil)
Outra coisa que li no artigo:
"Assim, numa variação de 20A a 80A teremos variações de tensão de:
Vcap = 12 - 0,00625 x 20 = 11,875 Volts (variação 1% na tensão para 20A de corrente)
Vcap = 12 - 0,00625 x 80 = 11,50 Volts (variação 4.2% na tensão para 80A de corrente)
partindo de uma bateria em 12 volts
Isto indica que apesar da bateria fornecer 12Volts, dependendo da corrente, você terá perda de tensão no cabo. Por isso você terá 11,5 Volts no amplificador. 0,5Volts foram perdidos no cabo. "
A principal queda de tensão não é devido aos cabos e sim da resistencia interna da bateria que deve ser algo em torno de 0,05 Ohms, que daria uma variação muito maior.
Flw
Postou 02 março 2006 - 10:34
Vou tomar chimarrão.
Este post foi editado por Paulo Duto: 24 junho 2008 - 13:53
Postou 19 março 2006 - 11:23
Costumo viajar e ficar sem utilizar o carro por 2 semanas. Sempre que faço este tipo de viagem, desligo o positivo e negativo da bateria, para evitar descarga da mesma. Aí que vem a dúvida, fazendo isso o capacitor irá descarregar? será necessário repetir o processo de carga descrito no artigo?
Abraço.
Postou 19 março 2006 - 23:26
PintinhoDJ, em Mar 19 2006, 12:28 PM, disse:
Costumo viajar e ficar sem utilizar o carro por 2 semanas. Sempre que faço este tipo de viagem, desligo o positivo e negativo da bateria, para evitar descarga da mesma. Aí que vem a dúvida, fazendo isso o capacitor irá descarregar? será necessário repetir o processo de carga descrito no artigo?
Abraço.
sim, depois de um bom tempo desconectado da bateria, será necessário refazer o processo de carga.
se vc ligar direto o cabo da bateria sem fazer a carga, pode queimar o fusível que estiver antes do megacapacitor.
Postou 19 março 2006 - 23:29
Paulo Duto, em Mar 2 2006, 11:39 AM, disse:
Fico me perguntando aqui se não seria mais negócio melhorar o banco de capacitância dentro do ampli?
Fazendo isso não teria mais à disposição dos transístores de saída na hora da "paulada"?
O custo não seria equivalente ou menor e a efetiva entrega a saída do ampli, que é quem vai, no frigir dos ovos, entregar aos falantes o sinal amplificado?
Pra quem conhece por exemplo amplis profissionais, Studio R, por exemplo:
Stage 3200 e Z3, quando ambos são quotados a 3200 e 3000 wrms, respectivamente; a diferença é brutal a favor do primeiro;
Saudações,
Paulo Duto.
Imagine um capacitor de 1 Farad dentro do amplificador.
para som automotivo que trabalha com baixa tensão e alta corrente o problema é mais complicado do que amplificadores profissionais que trabalham em 110V
nesses, eles abaixam a tensão, de 110 para 24 por exemplo, é mais fácil manter a tensão estável
em 12 volts, é mais complicado, pois aumentamos a tensão.
ate mais!
Postou 10 outubro 2007 - 15:08
Pessoal é o seguinte..
Tenho um capacitor da Boss de 1.2 Farad, minha bateria e de 50 A. Minhas Luzes piscam quando aumento o som..
Sei que é por cauda da bateria que é fraca.. qual a ideal pra mim.. ( tenho dois SUB de 1200 cada ligados em um MonoBlock 3000 ).
Outra coisa, é normal depois de um tempo sem uso, os leds do capacitor se apagar mesmo ligados na bateria ?
O Interresante é que quando ativo o alarme os leds voltam com com carga total, Será que é algum modo de economia ?
Vi que ela tem alguns botões de ajustes pra que servem ?
Mais uma...alguem tem alguma foto real do bloco de distribuição ? Alguem usa isso ? pois o meu esta ligado direto na bateria com um cabo de 25mm, estava pensando um botar uma caixa de fusivel mas estou em duvida em qual colocar
Obrigado !!
Valew.
Este post foi editado por rickynill: 10 outubro 2007 - 15:13
Postou 02 julho 2008 - 19:45
marcelomoti, em Jul 3 2005, 04:42 PM, disse:
Fala ae Marcelo tranquilo ??
Estava lendo o artigo que voce escreveu sobre mega capacitores, e fiquei com uma duvida... Na parte em que voce mostra as 3 opçoes de ligaçao onde tem os desenhos, eu queria saber o que é esse bloco de distribuiçao que aparece ???
Abraço, Antonio.
Postou 02 julho 2008 - 21:29
acm_1010, em Jul 2 2008, 08:50 PM, disse:
Estava lendo o artigo que voce escreveu sobre mega capacitores, e fiquei com uma duvida... Na parte em que voce mostra as 3 opçoes de ligaçao onde tem os desenhos, eu queria saber o que é esse bloco de distribuiçao que aparece ???
Abraço, Antonio.
é o bloco de fusíveis, quando voce tem mais de um amplificador, voce precisa de um bloco de fusíveis, pois você nao vai emendar um fio no outro pra ligar 2 fios e alimentar 2 amplificadores.
entendeu?
Postou 03 julho 2008 - 09:42
marcelomoti, em Jul 2 2008, 10:34 PM, disse:
Abraço, Antonio.
é o bloco de fusíveis, quando voce tem mais de um amplificador, voce precisa de um bloco de fusíveis, pois você nao vai emendar um fio no outro pra ligar 2 fios e alimentar 2 amplificadores.
entendeu?
Acho que intendi sim, mais só me fala mais uma coisa, quando vai instala 2 módulos precisa de um relê certo ??? Em que lugar o relê seria instalado ???
Postou 03 julho 2008 - 11:00
acm_1010, em Jul 3 2008, 10:47 AM, disse:
Abraço, Antonio.
entendeu?
Acho que intendi sim, mais só me fala mais uma coisa, quando vai instala 2 módulos precisa de um relê certo ??? Em que lugar o relê seria instalado ???
Favor verificar o artigo sobre reles e ventoinhas
ate mais!
Postou 08 julho 2008 - 17:04
marcelomoti, em Jul 3 2008, 12:05 PM, disse:
acm_1010, em Jul 3 2008, 10:47 AM, disse:
Abraço, Antonio.
entendeu?
Favor verificar o artigo sobre reles e ventoinhas
ate mais!
Amigo me diga se estou certo...
esse bloco de distribuição do qual você se refere, seria algo parecido com isto:
http://www.b52audio.com/por/producto_descr...on.php?accID=28
Postou 12 julho 2008 - 20:08
marcelomoti, em Jul 9 2008, 11:42 AM, disse:
Fala ae Marcelo beleza ???
Po cara desculpa pela quantidade de perguntas que eu tenho feito hehe, mais é que eu quero exclarecer bem minhas dúvidas antes de sair por ai comprando as coisas sem necessidade ...
Bom então, eu to montando um projeto de som novo pro meu carro, e estava pensando em colocar um mega capacitor. Mas eu só vo colocar se realmente for necessário !!! Por isso queria saber sua opinião e a da galera que tem experiência no ramo.
Pelo que andei lendo na net, os mega capacitores funcionam paralelos a bateria, mandando energia pro módulo em uma velocidade compatível com as batidas da música. Assim em tese o amplificador recebe energia suficiente para trabalhar em 100% de sua capacidade mesmo nos picos das batidas das musicas ...
Gostaria de saber, e quanto à vida útil da bateria ? Em um sistema de som com mega capacitor instalado, a vida útil da bateria é beneficiada de alguma forma ??
Então mais voltando ao meu projeto, eu to pretendendo instalar:
2 módulos: B52 Element 5 - 1204 (640 WRms).
Um módulo vai tocar os falantes das portas. Na frente: kit 2 vias pioneer TS-E176C (60 WRms). E atrás: coaxial pioneer TS-E1776 (35 WRms).
O outro módulo vou ligar em bridge (o módulo é de 4 canais) e vai tocar dois subwoofers PXW de 10" da BRAVOX (260 WRms cada) ...
Para esse projeto ai, será q precisa de um mega capacitor ??? Vai fazer muita diferença ???
A e só mais uma coisa, a bateria do carro é original da VW 60A.
Obrigado desde já ...
Abraço, Antonio.

Ajuda