Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Diego_na_nett

Air Coupler

Recommended Posts

Eu queria saber exatamente o que é um Air Coupler,vi uma caixa com um monte de pal dentro e o cara disse que dá um grave absurdo!O que isso exatamente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem amigo, vc quer saber o que é um air coupler tb conhecido como linha de transmissão né.... eu falei com um amigo meu chamado Google e veja o que ele disse:

 

Wagner T. Pitocco - UPdate Systems" escreveu:

>

> a) Eu poderia projetar um labirinto para o woofer em qualquer

> sonofletor, respeitando o afunilamento do mesmo até a abertura, sem

> nenhuma fórmula que estabeleça as medidas do mesmo?

 

 

 

Não. Existem formulas para o calculo. Ah, e é bom não confundir

"labirinto" com "linha de transmissão". Apesar de parecidos, são

diferentes.

 

Há muita controvérsia, o que se chama de labirinto consiste num longo

tubo dobrado sobre si mesmo, com o falante numa ponta. Sua seção deve

ter área igual ou maior que o diâmetro efetivo do cone do falante, e o

comprimento o maior possivel. A finalidade é anular completamente as

ondas emitidas pela traseira da falante.

 

As primeiras experiências foram feitas no inicio dos anos 30, pela

Stromberg-Carlson. Era um simples tubo bastante comprido, aberto numa

extremidade e com o falante na outra. Em meados dos anos 60, A.R. Bailey

experimentou divrsos tipos de material absorvente dentro do tubo,

procurando eliminar ressonâncias. Foi a base para a criação das linhas

de transmissão (LT).

 

As LT são sintonizadas de forma a neutralizar a ressonância do falante

mediante uma carga acústica, semelhante às linhas de transmissão usadas

em radiofrequencia.

 

Segundo os estudos das LT em RF, se uma linha de comprimento finito for

terminada por uma resistência de valor igual a sua impedância

característica, as ondas que trafegam ao longo da linhanão não serão

refletidas de volta para a fonte, comportando-se então como se tivesse

comprimento infinito. Assim tambem funcionam as LT acusticas, sendo que

a lã de vidro funciona como a resistência de terminação.

 

Na prática, as ondas dentro do tubo nunca são totalmente absorvidas, mas

podem ser aproveitadas para reforçar as baixas frequencias, como no

projeto citado na mensagem do Wagner.

 

Existe ainda os tubos ressonantes, que podem ou não ser dobrados em

forma de labirinto. Um bom exemplo é o sub CCDB que temos para download

na página de projetos de caixas:

 

http://audiolist.cjb.net/caixas.html

 

Espero que tenha ajudado.

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conhece auele campo escrito BUSCA. Coloca exatamente 'air coupler' que por coincidencia vai aparecer o que tu quer.

 

=]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

so pra corrigir, não confunda air coupler com LT, a LT (linha de transmissao) é um tipo de caixa, e a air coupler seria uma caixa baseada no principio da LT, com um bom grau de parentesco com a LT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...