Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DUKA

T-1000...toca Grave E Médio-grave?

Recommended Posts

Boa tarde amigos.

Gostaria de saber se o taramps t1000 rms, toca o seguinte set:

2 Protech woofer 15" 350 wrms - total 700 wrms na faixa de 50hz a 250hz

Portanto irão sobrar 300 wrms.

Eu gostaria de aproveitar esses wats restantes e tocar os 10"pw3 que juntos completam exatamente 300 wrms na faixa de 250hz a 800hz.

E como esse módulo vai de 50hz a 5000hz acho que não terei problemas...

Os outros 2 driver d305 colocarei outro módulo stereo na faixa de 800hz a 8000hz

2 hdi-320 na faixa de 8000hz ~ 20.000hz

Lembrando que usarei um crossover stx 84 pra tudo.

Terá algum problema ai????????????????????????rs :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

subwoofers de 15" normalmente necessitam de maior potencia do que os de 12", para terem uma resposta rapida..

Eu optaria por deixar o T1000 somente pros de 15, pois vc nao precisa trabalhar com apotencia igual deles... é melhor usar o de 1000 pra 2 de 350.. pois com o regulador do ganho vc garante que ele recebe os 350rms LIMPOS sem distorção.. Se vc colocar a potencia ideal pra cada um, nao sera 100% aproveitada..

Outra coisa, da pra colocar e cortar sim eles, porem os 4 falantes receberao a mesma resposta de frequencia... a nao ser q vc use um indutor nos sub de 15 pra nao tamparem os pw

Compartilhar este post

Link para o post
Boa tarde amigos.

Eu gostaria de aproveitar esses wats restantes e tocar os 10"pw3 que juntos completam exatamente 300 wrms na faixa de 250hz a 800hz.

Os outros 2 driver d305 colocarei outro módulo stereo na faixa de 800hz a 8000hz

Duka uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, entende? hehehe

Você usa o T1000 apenas para os woofers, essa sobra é até "boa", na verdade é boa sim...

Mas não tem como você ligar os 2 woofers de 15 e dizer pro modulo "ah o que sobrar mande para os pw3 o-o- "

e ainda pensar "se sobrar mais um tantinho mande para os drivers <_< "

compre um outro amp para os pw3 e drivers ok. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

compre um outro amp para os pw3 e drivers ok. :legal:

:+1

isso mesmo.

pode pegar um power one por exemplo!

ou algo genérico :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Boa tarde amigos.

Sem chance isso tudo...

Reveja todos os conceitos e este seu set.

O T1000 tem apenas uma saída, a potencia fornecida pelo amp será dividida entres os falantes ligados nesta saída, portanto é impossível vc mandar apenas uma faixa de potencia para um par de falante, e uma outra faixa de potencia para outro falante.

Tem também o problema para divisão de frequencia na qual trabalhará os pares de falante.

Outra coisa, os cortes que vc citou para os drivers. 800 Hz a 8kHz para as D305 tudo bem, mas HDI 320 de 8KHz pra cima nunca dará certo, este driver é fenólico, de 8KHz pra cima coloque um supertweeter.

Não precisa complicar, se vc vai utilizar dois amp do mesmo jeito, coloca um pro sub-grave, e outro pros médios e agudos.

Abraços. :legal:

Fábio

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer criar polêmica, creio que ambos devem rever os conceitos.

Serão observações e não crítica, tem o intuito apenas de serem didáticas.

"O T1000 tem apenas uma saída, a potencia fornecida pelo amp será dividida entres os falantes ligados nesta saída, portanto é impossível vc mandar apenas uma faixa de potencia para um par de falante, e uma outra faixa de potencia para outro falante. "

Fcoelhogomes:

Sim será divida. Se houver mais de uma via e havendo divisão de frequência a potência estará relacionada à resultante de cada via.

Se ligar tudo junto, na faixa de frequência comum, a impedância resultante será a do conjunto.

Com relação a esse termo de potência, não sei se entendi. Creio que o conceito quando estamos nos referindo a falantes distintos seria, faixa de frequência.

Nesse caso, pode sim usar falantes distintos num mesmo amplificador. Podemos até mesmo montar um sistema por interiro usando um único amplificador, mas claro, não estamos pondo em questão a potência fornecida. Para isso precisaríamos levantar a potência máxima adimitida de cada, para que tudo ficasse em harmonia aplicarmos as devidas atenuações, mas claro, sem esquecermos da faixa útil do amplificador.

A condição é que exista divisor de frequência adequado.

Agora se formos nos ater à potência em si, não seria recomendada para os PW3. Pode ser que o falante receba excesso de potência e poderá danificá-lo

"Tem também o problema para divisão de frequencia na qual trabalhará os pares de falante".

Fcoelhogomes: Seria a divisão das vias!

"Outra coisa, os cortes que vc citou para os drivers. 800 Hz a 8kHz para as D305 tudo bem, mas HDI 320 de 8KHz pra cima nunca dará certo, este driver é fenólico, de 8KHz pra cima coloque um supertweeter."

Fcoelhogomes:

Para melhor funcionamento do sistema, até poderia subir o corte no seu limite inferior do driver, de 800 para 900 Hz e também de 8Khz, para 7,5 Khz.

Como estyamos falando de Cross ativo creio que estejamos limitados aos valores prévios e não há muita liberdade.

Quanto à Stw, a indicação foi correta.

"Não precisa complicar, se vc vai utilizar dois amp do mesmo jeito, coloca um pro sub-grave, e outro pros médios e agudos. "

Fcoelhogomes:

Também concordo. Eu particularmente preferiria um amplificador de 04 canais para os PW3 e Drv e Stw e outros somente para os falantes que atuarão na faixa de graves.

Compartilhar este post

Link para o post

compra outro moduo de 4 canais pra tocar as pw3 os driver e sts.....um 4.120 desses daee hurri, mxr, thunder...

Compartilhar este post

Link para o post
compra outro moduo de 4 canais pra tocar as pw3 os driver e sts.....um 4.120 desses daee hurri, mxr, thunder...

`Me indicaram o Hurricane....mais eu não entendo nada...pois tem módulo que fala que tem 4 canais de 100 rms a 2 0hm e tem 200 rms a 4 ohm.....no meu caso....me disseram que os pw3 devem ser ligados em bridge..como? eles não são auto falante...eu vou por eles pra falar e não pra bater....

E outra...um módulo de 4 canais de 100 rms por exemplo....acho que não daria certo...pois só os 2 pw3 10" ja dão 300 wrms....e potencia pros d305 e st não vai sobrar...se puderem me indicar um módulo melhor pra tocar meu sistema...que não custe tão caro como o power one...eu agradeço..

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
`Me indicaram o Hurricane....mais eu não entendo nada...pois tem módulo que fala que tem 4 canais de 100 rms a 2 0hm e tem 200 rms a 4 ohm.....no meu caso....me disseram que os pw3 devem ser ligados em bridge..como? eles não são auto falante...eu vou por eles pra falar e não pra bater....

E outra...um módulo de 4 canais de 100 rms por exemplo....acho que não daria certo...pois só os 2 pw3 10" ja dão 300 wrms....e potencia pros d305 e st não vai sobrar...se puderem me indicar um módulo melhor pra tocar meu sistema...que não custe tão caro como o power one...eu agradeço..

Obrigado.

Rapa, tu está confuso demais!!

Vamos simplificar isso.

04 canais é o mínimo que você precisaria, para poder usar um divisor ativo no sistema. Se fosse usar passivo tudo bem.

Você tem 4 vias no seu sistema, então a saída mais econômica, vamos dizer assim, seria:

1 - T-1000 para os falantes que atuarão na faixa de graves.

2 - Um amplificador de 04 canais e aproximadamente 100~200w por canal e que gere brigde a 04 ohms.

Para ser usado assim:

2.a) 02 canais ligando-se em bridge para "alimentar" o par de PW3 em paralelo.

2.b) Os outros 02 canais restante, você providencia um divisor passivo para atuar nos Drv e Stw, especificando a potência a ser aplicada e os demais falantes que irá usar no sistema. Creio que esse seu sistema, onde os Drv e Stw, tendem a se destacar mais do os demais falantes e isso pode criar uma desequilíbrio nessa faixa. Creio que a melhor coisa é mandar fazer um Cross padronizado para o seu caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado.

Vamos simplificar isso.

04 canais é o mínimo que você precisaria, para poder usar um divisor ativo no sistema. Se fosse usar passivo tudo bem.

Você tem 4 vias no seu sistema, então a saída mais econômica, vamos dizer assim, seria:

2 - Um amplificador de 04 canais e aproximadamente 100~200w por canal e que gere brigde a 04 ohms.

Para ser usado assim:

2.b) Os outros 02 canais restante, você providencia um divisor passivo para atuar nos Drv e Stw, especificando a potência a ser aplicada e os demais falantes que irá usar no sistema. Creio que esse seu sistema, onde os Drv e Stw, tendem a se destacar mais do os demais falantes e isso pode criar uma desequilíbrio nessa faixa. Creio que a melhor coisa é mandar fazer um Cross padronizado para o seu caso.

PURS EU JA COMPREI ESSE STX84 DA STETSON..E AGORA....NÃO DA PRA FAZER AS DIVISÕES COM ELE MESMO????

Compartilhar este post

Link para o post

Para ser usado assim:

:+1

pega o stetsom thunder 4120

o melhor dos 3 modelos 4120 citados

ooou o P One se quiser gastar mais...mas axo que ja eh exagero

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado.

Vamos simplificar isso.

Para ser usado assim:

PURS EU JA COMPREI ESSE STX84 DA STETSON..E AGORA....NÃO DA PRA FAZER AS DIVISÕES COM ELE MESMO????

Ótimo guri, com ele você fará todos os cortes de frequência, não precisa jogar ele fora não hehehehe

Agora pega o T1000 e outro módulo de 4 canais como falaram, se acha que o hurricane, mxr ou o que é fraco, coloca o power one que é 180rms 4 canais @2ohms ou 2 canais (bridge) de 360rms @4ohms...

Faz os cortes no stx e manda pra eles e alegria alegria alegria :vts

Compartilhar este post

Link para o post

"PURS EU JA COMPREI ESSE STX84 DA STETSON..E AGORA....NÃO DA PRA FAZER AS DIVISÕES COM ELE MESMO???? "

Como comentado no item 2.b, o cross passivo é somente para Drv e Stw, assim mesmo, é um crossde 2 vias, somente para separar a faixa de frequências dos 02 tipos de falantes citados.

Falei isso para não ter que comprar outro amplificador.

Agora para usar o cross ativo em todas as vias, você precisará de no mínimo mais 01 ou 02 canais.

Compartilhar este post

Link para o post
"PURS EU JA COMPREI ESSE STX84 DA STETSON..E AGORA....NÃO DA PRA FAZER AS DIVISÕES COM ELE MESMO???? "

Como comentado no item 2.b, o cross passivo é somente para Drv e Stw, assim mesmo, é um crossde 2 vias, somente para separar a faixa de frequências dos 02 tipos de falantes citados.

Agora para usar o cross ativo em todas as vias, você precisará de no mínimo mais 01 ou 02 canais.

Beleza...

Então vai ficar assim:

T-1000 + 2 protech woofer 15" faixa: 50hz ~ 250hz

stetsom 4120 + 2 pw3 10" faixa: 250hz ~ 900hz

stetson 4120 + 2 driver d305 faixa: 900hz ~ 7.500hz

stetson 4120 + 2 st 302 faixa: 7.500hz ~ 20.000hz

Está bom os cortes dessa forma....vai tocar bastante funk, black e forró.

Carro é uma saveiro!

Obrigado desde ja!

Compartilhar este post

Link para o post

Como comentado no item 2.b, o cross passivo é somente para Drv e  Stw, assim mesmo, é um crossde 2 vias, somente para separar a faixa de frequências dos 02 tipos de falantes citados.

Beleza...

Então vai ficar assim:

Carro é uma saveiro!

Obrigado desde ja!

Bom garoto. Está chegando lá, mas ainda não acertou!!

OK! T-1000 + 2 protech woofer 15" faixa: 50hz ~ 250hz

OK! stetsom 4120 + 2 pw3 10" faixa: 250hz ~ 900hz

02 canais ligados em brigde

Sobram somente 02 canais:

02 canais restantes para

2 driver d305 faixa: 900hz ~ 7.500hz e

2 st 302 faixa : 7.500hz ~ 20.000hz

Esses 02 falantes, que serão ligados nos 02 canais restante, use corte HP 900Hz só feito pelo divisor Ativo

O Cross passivo deve fazer:

Corte LP para os Driver em ~ 7.500hz, que equivale ao seu limie superior

Corte HP para STW em ~ 7.500hz que será o seu limite inferior.

Observação:

1 - Como tem o Cross Ativo, não precisa ser BP a divisão para o Drv.

2 - Não existirá corte superior para Stw. Ele atuará FULL a partir dos ~ 7.500hz.

3 - Como esses falantes tem sensilidade bem mais alta do que os demais falantes, convém ter um circuito de atenuação, para que não gere desequilíbrio tonal. Por isso recomendei mandar fazer um personalizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Como comentado no item 2.b, o cross passivo é somente para Drv e  Stw, assim mesmo, é um crossde 2 vias, somente para separar a faixa de frequências dos 02 tipos de falantes citados.

Beleza...

Então vai ficar assim:

Carro é uma saveiro!

Obrigado desde ja!

Bom garoto. Está chegando lá, mas ainda não acertou!!

OK! T-1000 + 2 protech woofer 15" faixa: 50hz ~ 250hz

OK! stetsom 4120 + 2 pw3 10" faixa: 250hz ~ 900hz

02 canais ligados em brigde

Sobram somente 02 canais:

02 canais restantes para

2 driver d305 faixa: 900hz ~ 7.500hz e

2 st 302 faixa : 7.500hz ~ 20.000hz

Esses 02 falantes, que serão ligados nos 02 canais restante, use corte HP 900Hz só feito pelo divisor Ativo

O Cross passivo deve fazer:

Corte LP para os Driver em ~ 7.500hz, que equivale ao seu limie superior

Corte HP para STW em ~ 7.500hz que será o seu limite inferior.

Observação:

1 - Como tem o Cross Ativo, não precisa ser BP a divisão para o Drv.

2 - Não existirá corte superior para Stw. Ele atuará FULL a partir dos ~ 7.500hz.

3 - Como esses falantes tem sensilidade bem mais alta do que os demais falantes, convém ter um circuito de atenuação, para que não gere desequilíbrio tonal. Por isso recomendei mandar fazer um personalizado.

Deixa eu entender...alem do stx84 eu vou necessitar de algum outro crossover....^????

O que é ativo, passivo??

desculpe a ignorancia?

Compartilhar este post

Link para o post

que misturança DUKAralho que você faz hehehehehe

vai precisar do stx84 e somente dele, NÂO vai precisar de 3 modulos stetsom 4120, poxa eu tinha um desses e gostava...mas voltando

T1000 -> protech

Stetsom 4120 -> pw3 + driver + st

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
que misturança DUKAralho que você faz hehehehehe

vai precisar do stx84 e somente dele, NÂO vai precisar de 3 modulos stetsom 4120, poxa eu tinha um desses e gostava...mas voltando

T1000 -> protech

Stetsom 4120 -> pw3 + driver + st

:legal:

AEEEE NICKIOWA....VALEU...ERA ISSO QUE EU QUERIA OUVIR..

NA VERDADE ERA DEIXAR NA MÃO DO INSTALADOR NÉ....MAIS E A PREOCUPAÇÃO DE O CARA FAZER TUDO ERRADO.!

VOLTANDO AO MÓDULO...RS...AONDE EU ENCONTRO..SERA QUE TEM NA STA EFIGENIA EM SÃO PAULO?!?!?

Compartilhar este post

Link para o post

"Stetsom 4120 -> pw3 + driver + st"

Gostaria que você me explicasse como isso seria?

Usar divisor Ativo para 03 vias, tendo 04 canais à disposição?

Eu também tinha a mesma dúvida e perguntei a um colega que é bastante cnceituado. Já escreveu livros, promove cursos. Veja o que ele escreveu.

LEIA O TEXTO:

Para um sistema de 03 vias:

SE FOR UTILIZAR UM SISTEMA COM DIVISOR DE FREQUÊNCIA ELETRÔNICO (ATIVO):

- Para a via de agudos você precisa de DOIS CANAIS.

- Para a via de médios você precisa de DOIS CANAIS.

- Para a via de graves você precisa de UM ou DOIS CANAIS

(porque pode querer usar os subs em MONO).

SE FOR UTILIZAR UM SISTEMA COM DIVISOR DE FREQUÊNCIA PASSIVO:

Se o seu divisor tiver uma entrada e duas saídas (para médios e agudos, por exemplo), então você precisa de DOIS CANAIS para os médios e agudos e UM ou DOIS CANAIS (porque pode querer usar os subs em MONO e, porque geralmente utilizamos subs com divisor ativo - porque é mais prático).

Se o divisor passivo tiver uma entrada e três saídas (para médios, agudos e graves, por exemplo), então você precisará de apenas DOIS CANAIS para todo o sistema de 3 vias.

E assim por diante...

SE FOR UTILIZAR UM SISTEMA COM DIVISOR DE FREQUÊNCIA PASSIVO E ATIVO (HÍBRIDO):

Neste caso você pode usar um simples amp com 4 canais e fazer assim:

1 - Canais 1 e 2 você usa o passa altas (ativo) em uns 80Hz (por exemplo) e liga esses canais num divisor passivo que tenha saída para duas vias (passa alta para agudos e passa baixa para médios). Pronto, com apenas dois canais você já resolveu o problema de duas vias.

2 - Canais 3 e 4 você utiliza em bridge num subwoofer e usa o divisor ativo do amp em aprox. 80Hz LP.

FASF,

Lacerda

Compartilhar este post

Link para o post
"Stetsom 4120 -> pw3 + driver + st"

Gostaria que você me explicasse como isso seria?

Usar divisor Ativo para 03 vias, tendo 04 canais à disposição?

Eu também tinha a mesma dúvida e perguntei a um colega que é bastante cnceituado. Já escreveu livros, promove cursos. Veja o que ele escreveu.

LEIA O TEXTO:

Para um sistema de 03 vias:

SE FOR UTILIZAR UM SISTEMA COM DIVISOR DE FREQUÊNCIA ELETRÔNICO (ATIVO):

(porque pode querer usar os subs em MONO).

SE FOR UTILIZAR UM SISTEMA COM DIVISOR DE FREQUÊNCIA PASSIVO:

Se o seu divisor tiver uma entrada e duas saídas (para médios e agudos, por exemplo), então você precisa de DOIS CANAIS para os médios e agudos e UM ou DOIS CANAIS (porque pode querer usar os subs em MONO e, porque geralmente utilizamos subs com divisor ativo - porque é mais prático).

Se o divisor passivo tiver uma entrada e três saídas (para médios, agudos e graves, por exemplo), então você precisará de apenas DOIS CANAIS para todo o sistema de 3 vias.

E assim por diante...

SE FOR UTILIZAR UM SISTEMA COM DIVISOR DE FREQUÊNCIA PASSIVO E ATIVO (HÍBRIDO):

Neste caso você pode usar um simples amp com 4 canais e fazer assim:

1 - Canais 1 e 2 você usa o passa altas (ativo) em uns 80Hz (por exemplo) e liga esses canais num divisor passivo que tenha saída para duas vias (passa alta para agudos e passa baixa para médios). Pronto, com apenas dois canais você já resolveu o problema de duas vias.

2 - Canais 3 e 4 você utiliza em bridge num subwoofer e usa o divisor ativo do amp em aprox. 80Hz LP.

FASF,

Lacerda

NOSSAAAA...AGORA COMPLICOU TUDO DE NOVO.....

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Na real até eu me perdi

quantos canais é o 4120?

Compartilhar este post

Link para o post
Na real até eu me perdi

quantos canais é o 4120?

SERÁ ISSO SE FOR UTILIZAR UM SISTEMA COM DIVISOR DE FREQUÊNCIA ATIVO

Por isso que eu recomendei que fosse usado divisor passivo nos Drv e Stw, pois um amplificador de 04 canais, seja ele qual for, só vai poder contemplar 02 vias, a não ser que se queira usar um outro amplificador, mas tem de ver se o Cross não limita o nº de vias, pois ele não terá apenas 03 vias e sim 04 vias (Protech + PW3 + Drv + Stw).

Mesmo usando o T-1000 fora do Cross, tem de ver se o Cross não limita os cortes.

Creio que a explicação já deva estar mais do que suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post
Na real até eu me perdi

quantos canais é o 4120?

SERÁ ISSO SE FOR UTILIZAR UM SISTEMA COM DIVISOR DE FREQUÊNCIA ATIVO

Por isso que eu recomendei que fosse usado divisor passivo nos Drv e Stw, pois um amplificador de 04 canais, seja ele qual for, só vai poder contemplar 02 vias, a não ser que se queira usar um outro amplificador, mas tem de ver se o Cross não limita o nº de vias, pois ele não terá apenas 03 vias e sim 04 vias (Protech + PW3 + Drv + Stw).

Mesmo usando o T-1000 fora do Cross, tem de ver se o Cross não limita os cortes.

Creio que a explicação já deva estar mais do que suficiente.

divisor passivo nos Drv e Stw = capacitor ?

Compartilhar este post

Link para o post

" divisor passivo nos Drv e Stw = capacitor ? "

Não recomendaria, em virtude dos Drv dele terem sensibilidade alta e a Stw também e mesmo se não fosse, já sendo Driver, a tendência é que estes se destaquem em relação aos demais falantes.

Como ele tem Sub e não Woofer, o sistema dele se torna crítico em virtude da sensibilidade dos Sub ser mais baixa, com isso não vão acompanhar os demais falantes.

Resultado, pode gerar uma insatisfação, em virtude dos subs estarem com baixo SPL e os demais falantes com excesso de SPL.

É isso que eu estou querendo evitar.

Então é melhor encomendar um Cross personalizado, com atenuação nas vias mais altas, para tentar equilibrar esse sistema e ter um resultado mais harmonioso.

Compartilhar este post

Link para o post
" divisor passivo nos Drv e Stw = capacitor ? "

Não recomendaria, em virtude dos Drv dele terem sensibilidade alta e a Stw também e mesmo se não fosse, já sendo Driver, a tendência é que estes se destaquem em relação aos demais falantes.

Como ele tem Sub e não Woofer, o sistema dele se torna crítico em virtude da sensibilidade dos Sub ser mais baixa, com isso não vão acompanhar os demais falantes.

Resultado, pode gerar uma insatisfação, em virtude dos subs estarem com baixo SPL e os demais falantes com excesso de SPL.

É isso que eu estou querendo evitar.

Então é melhor encomendar um Cross personalizado, com atenuação nas vias mais altas, para tentar equilibrar esse sistema e ter um resultado mais harmonioso.

E AI ENTÃO QUER DIZER QUE ALEM DO STX84 EU VOU TER QUE COMPRAR OUTRO CROSSOVER....VEJO TANTOS SOM MAIS PESADO QUE O MEU...USANDO APENAS O STX 84, O QUE EU FUI ESCOLHER!....RS

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...