Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Iso

Fusível Ou Disjuntor X Consumo Amplificadores

Recommended Posts

Dae pessoal estou instalando meu som e surgiu uma dúvida aqui...

 

Puxei um cabo pros meus amps até a mala, sendo eles:

Blau GTA 480

Soundigital 1800D

 

porém a dúvida que surgiu é:

 

O que utilizar na frente próximo a bateria?

 

Opção 1:

Um Disjuntor de 200A

 

Opção 2:

Um Porta Fuse de 200A

(sendo outra dúvida: um fusível de 2 vias associado em paralelo, sendo cada fuse de 100A, pode isso?) pasmafaute

 

Ajudem ae pessoal!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alguém ae pessoal????

:(

não lembro bem cara... mas acho que esse disjuntor tá muito super dimensionado e que eu lembre os fusíveis têm que ser postos em série para somar e não em paralelo :legal:

 

Um forte abraço,

 

Armando Madureira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alguém ae pessoal????

:(

não lembro bem cara... mas acho que esse disjuntor tá muito super dimensionado e que eu lembre os fusíveis têm que ser postos em série para somar e não em paralelo :legal:

 

Um forte abraço,

 

Armando Madureira.

Q eu saiba se liga em paralelo...

 

Pq em série de nada adianta...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alguém ae pessoal????

:(

não lembro bem cara... mas acho que esse disjuntor tá muito super dimensionado e que eu lembre os fusíveis têm que ser postos em série para somar e não em paralelo :legal:

 

Um forte abraço,

 

Armando Madureira.

Eu dimensionei o disjuntor segundo o consumo dos amps, faltando confirmar o consumo exato do SD1800...

Como alguns me falaram que ele é de cerca de 150A, então logo somei o consumo de 150A do SD mais o consumo de 50A do amp estéreo...

E cheguei aos 200A

 

Qaunto a associação também pensei nisso... pois teoricamente teria de funcionar como a associação de alto-falantes...

série = soma

paralelo = decai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tratando de alta corrente(200 Amperes),eu aconselharia o uso de fusíveis independentes para cada amplificador.

É muito dificil se limitar altas correntes com precisão.

Os fusíveis quase nunca são exatos .

Com os fusíveis em paralelo,voce aumenta a corrente,e em série vc mantem a corrente nominal. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se tratando de alta corrente(200 Amperes),eu aconselharia o uso de fusíveis independentes para cada amplificador.

É muito dificil se limitar altas correntes com precisão.

Os fusíveis quase nunca são exatos .

Com os fusíveis em paralelo,voce aumenta a corrente,e em série vc mantem a corrente nominal. :legal:

Poiseh minha idéia inicial era esta, mas só consegui trazer um cabo do cofre do motor ao porta-malas, isso me restringiu ao uso de um só fusível... a não ser que use um no cofre do motor de menor amperagem 140A e um perto de cada módulo com o respectivo valor de amperagem dos módulos...

Assim seria viável?

E utilizar fusível de menor amperagem que a soma dos fuses de ambos os módulos pode me trazer algum prejuízo além da facilidade com que ele vai romper devido a picos de corrente?

 

Valeu!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se tratando de alta corrente(200 Amperes),eu aconselharia o uso de fusíveis independentes para cada amplificador.

É muito dificil se limitar altas correntes com precisão.

Os fusíveis quase nunca são exatos .

Com os fusíveis em paralelo,voce aumenta a corrente,e em série vc mantem a corrente nominal. :legal:

Poiseh minha idéia inicial era esta, mas só consegui trazer um cabo do cofre do motor ao porta-malas, isso me restringiu ao uso de um só fusível... a não ser que use um no cofre do motor de menor amperagem 140A e um perto de cada módulo com o respectivo valor de amperagem dos módulos...

Assim seria viável?

E utilizar fusível de menor amperagem que a soma dos fuses de ambos os módulos pode me trazer algum prejuízo além da facilidade com que ele vai romper devido a picos de corrente?

 

Valeu!!

Up

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Força ae pessoal... UP

O certo seria usar um fusivel de corrente,igual a bateria que está sendo usada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O certo seria usar um fusivel de corrente,igual a bateria que está sendo usada.

Ajuda o cara ae que vai servir para muita gente galera.

Eu tambem acho que deve ser do mesmo valor da bateria abraço. []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ajuda o cara ae que vai servir para muita gente galera.

Eu tambem acho que deve ser do mesmo valor da bateria abraço. []-[]

Mas a bateria consegue mandar correntes de pico superiores a 1000 amperes (dependendo da bateria e isso segundo os fabricantes). Por isso creio que esta posição de dizer que o fusível tem que ser igual à corrente da bateria é errado.

 

So relembrando que o fusível na verdade é pra proteger a fiação (para não pegar fogo) e os módulos (para não queimarem). Então o certo é somar realmente as correntes exigidas por cada módulo (no seu caso 200ah) e colocar esses fusíveis perto da bateria. Geralmente os módulos possuem fusíveis internos para a proteção dos mesmos. Caso ele não tenha esses fusíveis, aí sim vc deve colocar um fusível (ou associação compatível) no positivo de cada um dos módulos ou seja, se o seu SD1800 necessitar de um fusível de 150ah e o outro módulo 50ah, o fusível compatível com 150ah tem que estar na entrada do SD e o de 50ah na entrada do outro módulo.

Acredito que vc não vai precisar pôr esses fusíveis antes dos módulos. Só será necessário proximo à bateria :legal:

 

Quanto à associação de fusíveis, falei em pôr em série devido ao aumento da resistência, porém creio que devo ter errado mesmo. Desculpa ai.

 

A associação em paralelo seria a ideal, devido à divisão da corrente entre os fusíveis.

 

Quanto aos disjuntores, não sei se para 12Vcc vc poderia usar um disjuntor que foi feito para 127Vac... Se não me engano há disjuntores próprios para a área automotiva. Mas já vi alguns colegas que colocaram disjuntores daqueles da siemens, porém eles geralmente utilizam um limite de corrente do disjuntor muito inferior em relação aos fusíveis.

Vamos esperar alguem com mais conhecimento na área para opinar ai!

 

Um forte abraço,

 

Armando Madureira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas a bateria consegue mandar correntes de pico superiores a 1000 amperes (dependendo da bateria e isso segundo os fabricantes). Por isso creio que esta posição de dizer que o fusível tem que ser igual à corrente da bateria é errado.

 

So relembrando que o fusível na verdade é pra proteger a fiação (para não pegar fogo) e os módulos (para não queimarem). Então o certo é somar realmente as correntes exigidas por cada módulo (no seu caso 200ah) e colocar esses fusíveis perto da bateria. Geralmente os módulos possuem fusíveis internos para a proteção dos mesmos. Caso ele não tenha esses fusíveis, aí sim vc deve colocar um fusível (ou associação compatível) no positivo de cada um dos módulos ou seja, se o seu SD1800 necessitar de um fusível de 150ah e o outro módulo 50ah, o fusível compatível com 150ah tem que estar na entrada do SD e o de 50ah na entrada do outro módulo.

Acredito que vc não vai precisar pôr esses fusíveis antes dos módulos. Só será necessário proximo à bateria :legal:

 

Quanto à associação de fusíveis, falei em pôr em série devido ao aumento da resistência, porém creio que devo ter errado mesmo. Desculpa ai.

 

A associação em paralelo seria a ideal, devido à divisão da corrente entre os fusíveis.

 

Quanto aos disjuntores, não sei se para 12Vcc vc poderia usar um disjuntor que foi feito para 127Vac... Se não me engano há disjuntores próprios para a área automotiva. Mas já vi alguns colegas que colocaram disjuntores daqueles da siemens, porém eles geralmente utilizam um limite de corrente do disjuntor muito inferior em relação aos fusíveis.

Vamos esperar alguem com mais conhecimento na área para opinar ai!

 

Um forte abraço,

 

Armando Madureira.

 

Vale lembrar tambem que a potencia dos modulos nao equivale ao total de corrente consumida. Para isso so lembrar que o amp esquenta. Parte da energia vira som e outra boa parte vira calor principalmente para amps classe A e AB. Precisa saber qual a eficiencia energetica do AMP. Se for 70% por exemplo significa que a potencia RMS e so 70% do consumido, adicione ai outros 30% e teras o total que puxara da bateria do carro quando estiver na maxima potencia.

 

Espero ter ajudado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa e ae pessoal

 

Agradeço a ajuda,e já aproveito pra contribuir também. O correto é usar próximo a bateria um fusível do mesmo valor da Ah nominal da bateria, os amps normalmente são protegidos por seus próprios fusíveis, assim só há a necessidade de proteger a bateria em caso de algum curto-circuito. Lembrando que para a bateria a distância máxima com o fusível é de 15cm, quanto menor esta distância melhor será a proteção.

Caso a soma de corrente nominal dos amps ultrapasse a da bateria, use mesmo assim o fuse com valor da bateria, mas atente para colocar mais bateria, pois do contrário é bem provável que fique sem bateria todo momento e faça o amplificador trabalhar inadequadamente, podendo até mesmo queimar.

 

Quanto aos disjuntores residenciais (brancos - termomagnéticos) entrei em contato com a Alumbra, que vende os disjuntores linha Moeller sobre a aplicação em 12vcc, o engenheiro responsável me repassou que ele funciona nesta voltagem assim como funcionaria em 127vac ou 220vac. O detalhe é que a curva de resposta do mesmo vai variar, então pode ser que um disjuntor de 50Ah nominais desarme com 30Ah assim como pode ser que ele desarme só com 70Ah, que o que ele já observou e recomenda é que se utilize um disjuntor de valor inferior ao da bateria e também que na outra ponta do cabo positivo se utilize um fusível comum, de vidro, ou lâmina para garantia.

Os disjuntores da alumbra se encontram com curvas de resposta B e C, sendo o B uma resposta lenta e C os que possuem resposta rápida. Como o som normalmente tem corrente elevada devido aos graves, obtei pelo disjuntor resposta B de 50A para proteger uma bateria de 60Ah. Como possui resposta lenta ele permite corrente elevada por fração de segundos, necessária aos graves sem se desarmar. Caso utilizasse o de curva C, possivelmente a cada "bummmm" teria de rearmar o disjuntor pois ele desarmaria devido a corrente elevada.

 

Fica ai minha dica e ajuda.

 

Link dos disjuntores: http://www.alumbra.com.br/disjuntores.htm (Lembrando, é o modelo DIN unipolar)

 

Edit:Inclusive o Juliano Anflor deu umas dicas tempos atrás pra mim por mail, e recomendou usar disjuntores. Pois é quase inviável um porta fuse do tipo bananinha aguentar correntes de 150Ah, ele derrete mesmo e eu já vi. Portanto cuidado com corrente elevada, esquenta tudo e o que tiver que derreter pode ter certeza que derrete mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é normalmente os porta fuse tipo faca derrete no meu som atigo deretia se ficava muito tempo com o som ligado no talo huauhahuahu

 

mas os disjuntores pra mim ainda são um misterio :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa e ae pessoal

 

Agradeço a ajuda,e já aproveito pra contribuir também. O correto é usar próximo a bateria um fusível do mesmo valor da Ah nominal da bateria, os amps normalmente são protegidos por seus próprios fusíveis, assim só há a necessidade de proteger a bateria em caso de algum curto-circuito. Lembrando que para a bateria a distância máxima com o fusível é de 15cm, quanto menor esta distância melhor será a proteção.

 

Esqueça A/h de bateria. Isto não tem qualquer utilidade prática no dia-a-dia, exceto por dizer que bateria A de 70A/h tem metade da capacidade média da bateria de 140A/h.

 

Bateria tem corrente de pico. É ela quem diz qual é a capacidade real dela em entregar energia. Este fusível tem que ser calculado com alguma folga sobre o consumo total do sistema. Se consome 100A, você pode colocar 100A ou mais.

 

Se você tem bateria auxiliar, deve usar até menos do que isto entre elas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...